Se você é empresário e espera que o seu negócio prospere, deve saber que existem diversas possibilidades para o crescimento de sua empresa. A internacionalização de empresas é uma delas. Já pensou em levar a sua empresa para o exterior? Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

O que é a internacionalização de empresa?

Internacionalização de empresa é o processo no qual uma organização amplia a sua atuação para o exterior. Trata-se de uma decisão estratégica da sua empresa, que pode ocorrer de diversas formas, como, por exemplo, com a exportação de determinado produto para o exterior, a abertura de uma unidade industrial em outro país, ou, até mesmo, por meio da prestação de um serviço de consultoria para um cliente situado fora do Brasil.

Em muitos aspectos, é um desafio como se a empresa fosse começar a operar do zero, pois terá que se estabelecer em outro mercado, em outros países.

A internacionalização é indicada para qualquer empresa?

Não. Não são todas as empresas que estão preparadas para iniciar em um novo mercado, para atuar em outros países.

Porém, não é possível traçar um perfil de empresa mais ou menos indicado para atuar no exterior; a questão é oferecer um produto ou um serviço de qualidade, que tenha diferenciais competitivos em relação às empresas locais, fazendo com que se torne atraente para um novo tipo de consumidor.

Como analisar se a internacionalização é o melhor caminho para sua empresa?

Muitos fatores devem ser analisados antes de internacionalizar a sua empresa. É importante verificar como está a sua empresa a nível nacional, como está o cenário internacional, se é o momento certo, qual é o perfil da sua empresa, se o seu produto ou serviço tem aderência ao público de fora do Brasil, entre outros.

Processo de internacionalização da empresa

Conforme explica o Portal da Indústria:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

“o processo de internacionalização requer compromisso da empresa para conseguir, no menor espaço de tempo, responder às oportunidades de negócios”.

É importante estudar as informações sobre o novo mercado, traçar estratégias de mercado, visando adaptar o seu negócio à nova realidade, bem como possuir capacidade para iniciar e continuar com as suas produções.

Segundo o Country Manager Brasil da Atlantic Hub, Benício Filho, existem quatro momentos importantes no processo de internacionalização de uma empresa:

  1. Compreensão do mercado nacional, Brasil: deve ser analisado o mercado e a sua empresa no Brasil, em uma dinâmica de conhecimento;
  2. Prototipação no modelo de empresa no mercado internacional: o produto ou o serviço deve ser adequado ao mercado do país (jornada e proposta de valor);
  3. Validade: é essencial estudar o mercado, fazer pesquisas de campo, qualitativas e quantitativas, pesquisas de possíveis clientes e verificar se o seu produto ou serviço faz sentido para os possíveis consumidores em outro país – tendo a validação do mercado para o que foi criado;
  4. Escala: criação do comercial e da criação de valor, para que a empresa possa começar a faturar.

Em suma, a internacionalização de empresa pode ser uma ótima alternativa para aumentar os seus lucros. Porém, é um caminho repleto de desafios. Ela deve ser feita no momento certo e da maneira correta, para que as suas chances de sucesso sejam maiores.

Como fazer a internacionalização da empresa?

Veja, adiante, um passo a passo que geralmente pode ser feito para internacionalizar a sua empresa.

1. Estudo de mercado

Nesta etapa, é preciso fazer uma análise de segmentação do mercado, visando descobrir se o seu produto ou serviço será vendido no(s) país(es) para onde você pretende expandir o seu negócio.

A Análise de SWOT é uma ferramenta bastante útil nesse momento. Ela avalia a empresa, de acordo com os seus pontos fortes e fracos e considerando os fatores internos e externos da organização (isto é, analisa a empresa no mercado nacional, assim como as ameaças e as oportunidades a serem encontradas no mercado internacional).

Internacionalização de empresa como expandir
O Estudo de Mercado é essencial para saber se sua empresa terá ou não aderência no novo mercado no exterior

2. Desenvolvimento de uma estratégia e um plano de negócios

Cada mercado possui as suas peculiaridades, devido às condições do governo, da cultura e da economia. Por isso, é de suma importância traçar uma estratégia e desenvolver um plano de negócios que alavanquem o sucesso de seu negócio.

No entanto, devemos ressaltar que isso deve estar alinhado com a estratégia, os objetivos gerais da empresa e o orçamento.

3. Prepare o produto

Você deve preparar o seu produto ou serviço, de acordo com uma análise feita da concorrência e adequar as suas ofertas, para que elas sejam diferenciadas e tenham aderência com o consumidor.

4. Organize a sua empresa

Existem bastantes diferenças entre uma empresa nacional e internacional ou multinacional. Elas podem ser culturais, de idioma, de regulamentação ou alfandegária. Por isso, é importante ter flexibilidade nas políticas e nos procedimentos implementados em uma operação internacional.

Devemos lembrar que trabalhadores locais podem atuar no seu negócio; portanto, eles devem se sentir engajados e respeitados pela empresa.

5. Prepare o orçamento

O levantamento financeiro é um passo primordial para o sucesso da internacionalização de empresa. Nesta etapa, é importante fazer um orçamento de três anos, com indicadores de desempenho detalhados.

Lembre-se de criar um orçamento em tempo real (ou semanal, pelo menos) para relatórios com análise de variância. Revise o seu orçamento sempre que for necessário.

6. Relacione-se com empresas locais

Criar um ecossistema de apoio de produtos e serviços complementares contribui para o sucesso na internacionalização de sua empresa. Eles podem chegar por meio de relacionamentos de terceiros.

Sua rede de apoio pode dar uma boa vantagem competitiva no seu negócio. Por isso, crie uma equipe interna de parcerias, responsável por fazer o gerenciamento e a promoção dos relacionamentos de sua empresa.

Ficou interessado? Conheça cinco cases de sucesso de internacionalização de empresas brasileiras em Portugal.

Serviços de Marketfit e Ignition da Atlantic Hub

É recomendado ter inteligência e cautela na hora de internacionalizar a sua empresa. Contar com a ajuda de uma consultoria profissional para orientar o processo e fazer um estudo de mercado e de viabilidade econômica pode fazer toda a diferença para o seu negócio tomar rumos internacionais.

O Euro Dicas recomenda os serviços da Atlantic Hub, uma consultoria séria e confiável, com 6 anos de experiência, para auxiliá-lo no processo de internacionalização de empresa. Confira, a seguir, os serviços prestados pela consultoria empresarial, focados no sucesso do seu negócio.

Atlantic MarketFit

Neste serviço, especialistas com grande atuação no mercado português elaboram um diagnóstico preliminar, para verificar se o seu negócio se adere ao mercado.

Aqui, são discriminados possíveis caminhos para a abertura do negócio em Portugal e a empresa auxilia o empresário brasileiro a decidir, por meio de dados concretos, a possibilidade da abertura do negócio no país europeu.

Atlantic Ignition

A Atlantic Hub auxilia no processo de transculturização e prepara a sua empresa para a entrada no mercado português e europeu.

Isso ajuda a aumentar a probabilidade de sucesso do processo, dando resposta aos maiores desafios apresentados pelos promotores que já começaram a fazer a internacionalização dos seus negócios.

Abrir empresa de serviços gerais em Portugal é um bom investimento? Entenda.

Quais os mercados com maior potencial para internacionalização?

Primeiramente, é importante citarmos as cinco formas mais comuns empregadas na internacionalização de empresa:

  • Exportação: disponibilizar e enviar produtos e serviços para outros países;
  • Importação: adquirir de outros países insumos necessários ou adquirir tecnologias ao processo produtivo;
  • Franquia: ceder a um empreendedor o direito de usar a marca, a comercialização de produtos ou seu sistema de negócio. Por outro lado, o franqueado paga ao franqueador uma participação nos lucros ou royalties;
  • Joint Ventures: é uma associação entre duas ou mais organizações, tendo um objetivo em comum, por um prazo predeterminado;
  • Investimento direto: é a abertura de uma subsidiária ou filial fora do seu país.

No geral, alguns exemplos de mercados com potencial de internacionalização na Europa – e em Portugal – são:

  • E-commerce e marketplaces digitais;
  • Armazéns de fulfillment;
  • Dropshipping*;
  • Startups e empresas de tecnologia;
  • Empresas de produtos eletrônicos e de informática;
  • Empresas de moda;
  • Cafés;
  • Empresas de alimentação saudável;
  • Agências de marketing digital e comunicação visual, entre outras.

*Modelo de negócio em que a loja virtual efetua as suas vendas e uma empresa fornecedora é responsável por armazenar, estocar e entregar as mercadorias.

O que é preciso para uma internacionalização de empresa bem-sucedida?

Alguns itens são necessários para que a internacionalização de empresa seja bem-sucedida, como:

  • Contratação de profissionais qualificados, que tenham os mesmos propósitos de sua empresa;
  • Conhecimento no mercado onde pretende atuar, assim como contatos com empresas do ramo, em busca de alianças comerciais;
  • Acesso a informações financeiras, econômicas, sociais e cultura de internacionalização do empresário brasileiro;
  • Implementação de uma rede de distribuição local.

Exemplos de empresas brasileiras que internacionalizaram e tiveram sucesso

Algumas organizações brasileiras que obtiveram sucesso com a internacionalização são:

  1. Vale;
  2. Tigre;
  3. Gerdau;
  4. Alpagartas;
  5. Camil.

Gostou? Quem sabe a sua empresa brasileira consegue ampliar e ganhar o mundo? Comece a sua pesquisa, busque aconselhamento profissional e bons negócios!

Se quiser saber mais sobre a empresa Atlantic Hub, leia esse artigo completo que escrevemos de avaliação dos serviços.