Com o programa Empresa na Hora, mesmo estando no Brasil, você poderá fazer a abertura da sua empresa em Portugal sem maiores dificuldades. Porém, isso não é certeza de nada. Começar a ter os primeiros clientes é o maior desejo e o maior desafio. Para que os clientes sejam realidade na sua empresa, sempre chamamos a atenção para a análise de concorrência.

Neste artigo, percorremos o caminho para um estudo da sua concorrência, analisando o que realmente importa. Desde o entendimento dos números macros da economia em Portugal até o estudo com mais detalhes dos concorrentes em si, após identificá-los. Entenda mais a seguir.

Por que fazer a análise de concorrência para abrir empresa em Portugal?

Um bom estudo de mercado em Portugal, começa por identificar qual o segmento exato que você gostaria de entender. Produzir, por exemplo, é bem diferente de comercializar.

Em Portugal, para identificar o segmento em questão você deve estar atento ao CAE desta empresa (no Brasil o CNAE é a definição de atividade econômica). Abaixo, dou um exemplo de segmento para ilustrar o que desejo que você perceba.

Como funciona o CAE?

Tenha em mente que a identificação da Classificação Portuguesa das Atividades Econômicas é definida como CAE. É um sistema de classificação e agrupamento das atividades económicas (produção, emprego, energia, investimento, entre outras) em unidades de bens e serviços.

A cada atividade econômica e empresarial é atribuído um código de classificação específico. E cada empresa, dependendo do seu objeto ou ramo de atividade, estará abrangida por um (ou mais) destes códigos.

Atendendo à atividade e ao negócio apresentado abaixo, vou exemplificar um segmento apenas, porém com múltiplos CAE. Este segmento é ligado à área de tecnologia e tem como produto o desenvolvimento de soluções em software.

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Em Portugal, considera-se que o CAE mais aproximado da atividade é o descrito na primeira linha. Porém, outros CAE também poderão se adequar, como nas linhas seguintes. Observe:

Código da Atividade (CAE) Descrição
63110 Atividades de processamento de dados, domiciliação de informação e atividades relacionadas
62010 Atividades de programação informática
62020 Atividades de consultoria em informática
62090 Outras atividades relacionadas com as tecnologias da informação e informática

Desta maneira, quando você identificar seu CAE em Portugal, procure relacionar mais segmentos. É possível buscar esta relação de CAE, atividade econômica e suas correlações no Banco de Portugal ou no site ePortugal.

Exemplo: análise das empresas com CAE 63110 em Portugal

Em 2021 (dado mais atual) existiam 447 empresas com o CAE 63110 em Portugal, o que representa um aumento de 6 empreendimentos. Ou seja, é um crescimento de 1,36% face ao ano de 2020.

Entendo que esta análise não é simples para quem está chegando em Portugal, mas o roteiro apresentado neste artigo (fazendo referência às bases de dados) poderá ajudá-lo a ampliar esta visão da concorrência.

Quero ainda ampliar sua visão sobre o tema fazendo uma nova análise destes dados. Veja os comentários a seguir, eles ainda estão sob a visão do mesmo segmento e das mesmas 447 empresas deste setor.

Distribuição de empresas por idade

Falamos de uma distribuição em que as empresas de 6 a 10 anos possuem 18,79% do mercado e com até 5 anos 54,14%. Isso significa que este mercado é composto em grande parte por novos empreendimentos, considerando-se as empresas que permanecem ativas com perfil alto de inovação.

Já os negócios com mais de 20 anos somam 12%, o que demonstra que pouco mais de 10% das empresas permaneceram, por se tratar de um setor competitivo a longo prazo. Isto é, se trata de um mercado de empreendimentos jovens e com alto potencial de inovação e flexibilização dos negócios.

Quando analisados com maior detalhe, percebemos que este segmento (embora já estruturado e com maturidade) apresenta um grau baixo de empresas. Ele pode, já em um primeiro momento, representar uma oportunidade.

Como são classificadas as empresas em Portugal?

Você deve se perguntar como estão classificadas as empresas em Portugal. Muito similar ao Brasil, eles estão classificados entre microempresas, pequenas empresas, médias empresas e grandes empresas.

É importante compreender esta classificação pois ela facilita seu entendimento de quem realmente é seu concorrente. Sendo assim, elas estão organizadas da seguinte forma:

Microempresas

  • Empregam menos de 10 pessoas;
  • Vendas inferiores a 2 milhões de euros.

Pequenas Empresas

  • Empregam entre 10 e 49 pessoas;
  • Vendas inferiores a 10 milhões de euros ou balanço total anual inferior a 10 milhões de euros.

Médias Empresas

  • Empregam entre 50 e 249 pessoas;
  • Vendas inferiores a 50 milhões de euros ou balanço total anual inferior a 43 milhões de euros.

Grandes Empresas

  • Empregam mais de 249 pessoas;
  • Vendas superiores a 50 milhões de euros e ativo líquido superior a 43 milhões de euros.

Nivelamos o conhecimento sobre como olhar a concorrência. Agora, vamos aos pontos essenciais para você aprofundar seu olhar sobre a concorrência em Portugal.

empresários ao redor de uma mesa trabalhando
A análise de concorrência deve ser feita de forma online e presencial em Portugal

Análise de concorrência Portugal x Brasil: é diferente?

As diferenças entre Brasil e Portugal quanto ao quesito concorrência não são nada triviais. Um dos maiores desafios em compreender como seu concorrente se comporta é a baixa utilização do digital.

No Brasil, apenas com consultas no Google e nas redes sociais você já poderá ter uma boa noção do comportamento dos seus concorrentes quando o tema é proposta de valor e portfólio.

Em Portugal, muitas empresas acabam tendo posicionamento offline ou sua forma de captação de clientes ainda é o tradicional boca a boca, em eventos ou ações de associações.

Por ser um mercado muito menor que o Brasil, compreender a concorrência em Portugal exige mais estudo e entendimento dos dados do mercado. Vale a pena sua leitura novamente dos pontos anteriores quando apresentei o mercado português através dos dados do mercado.

É preciso conhecer o mercado português

Conhecer o mercado português é parte importante do processo de compreender a concorrência. Uma dica é sempre fazer uma boa viagem ao país, mas não crie uma visão do mercado apenas com esta experiência.

Já presenciei muitas empresas que, depois de uma viagem, tiveram a sensação de que o mercado seria muito mais aberto do que realmente ele era. Por outro lado, embora já sejamos mais de 400 mil brasileiros em Portugal, isso não é suficiente para que a grande maioria das empresas fique de pé.

O chamado mercado da saudade, pode viabilizar muitas vendas, mas ao longo do tempo é insuficiente para sua empresa ser sustentável. Um bom estudo de mercado auxilia você no entendimento melhor deste mercado.

Fatores que deve ter em atenção ao analisar a concorrência em Portugal

Alguns fatores são bem relevantes para que você não tenha uma visão equivocada dos seus concorrentes em Portugal. Um deles é ficar atento ao tamanho das empresas. Em estudos que desenvolvemos nos últimos anos, chegamos a uma conclusão bem importante: a maioria dos setores e segmentos são compostos de empresas de pequeno tamanho ou microempresas.

Este dado é essencial para que você compreenda que, embora seu concorrente possa estar mais estabilizado que você e com clientes, ele é pequeno. Digo isso pois identificá-los e conhecê-los acaba se tornando algo simples.

Você não está diante de uma grande multinacional. Entendendo o local em que ele está instalado e se está dentro de um Hub de empresas, você poderia visitar alguns deles para ajudá-lo a compreender o mercado.

Outra dica é não fazer isso on-line. O presencial é importante e decisivo em Portugal.

Abriuma empresa em Portugal
Antes de abrir seu negócio em Portugal, certifique-se de que o produto tem espaço no mercado e consumidores suficientes.

Passo a passo para fazer a análise de concorrência

Para auxiliar você em sua jornada para compreender seus concorrentes, fiz a sequência abaixo. Vamos a isso, como se diz em Portugal.

  1. Comece identificando qual a sua classificação como empresa e segmento em Portugal;
  2. Faça a análise do CNAE para o CAE;
  3. Identifique empresas com os mesmo porte e posicionamento da sua no Brasil. Mesmo que os faturamentos possam ser diferentes, esteja mais atento ao posicionamento e proposta de valor;
  4. Pesquise na internet, mas tente visitar estas empresas;
  5. Crie uma matriz SWOT e compare seus pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes;
  6. Mapeie a região em que deseja se instalar em Portugal e identifique seus concorrentes locais;
  7. Crie uma lista de aprendizados adquiridos com seus concorrentes e diferenciais que você tem na sua empresa.

Exemplos da Atlantic Hub na análise de concorrência em Portugal

Veja os exemplos abaixo de análise de concorrentes. Não foi realizada a análise SWOT por não existir empresa para esta comparação.

Empresa Webhelp

A Webhelp é uma empresa global de serviços de outsourcing e customer experience, presente em diversos países, incluindo Portugal.
No país, a Webhelp oferece uma ampla gama de serviços de suporte e atendimento ao cliente para empresas de diversos setores.

Atua como um parceiro terceirizado para as empresas, fornecendo soluções de suporte e atendimento personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente.

Alguns dos serviços que a Webhelp oferece são:

  • Atendimento ao cliente;
  • Suporte técnico;
  • Gestão de processos de negócios;
  • Vendas e geração de leads.

A Webhelp possui uma ampla experiência em fornecer soluções de suporte e atendimento ao cliente para empresas de diversos setores, incluindo telecomunicações, varejo, tecnologia, serviços financeiros e muito mais. Seus serviços visam melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento dos negócios.

Código da Atividade (CAE) da Webhelp Descrição
63110 Atividades de processamento de dados, domiciliação de informação e atividades relacionadas
77400 Propriedade intelectual
74900 Outras actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares

Empresa Relva Viva

A Relva Viva é uma empresa de manutenção de jardins e relvados (gramados, que atua em várias regiões de Portugal, oferecendo serviços de jardinagem e paisagismo. É uma empresa com visão jovem, que conta com profissionais certificados e de elevada qualidade. Suas instalações ficam na zona de Sintra.

Desde 2010 presta serviços, de Norte a Sul do País, em jardins, parques e outros espaços exteriores urbanos, como espaços florestais e rurais, no âmbito de:

  • Aconselhamento;
  • Desenhos e Projetos;
  • Construção e acompanhamento de obra;
  • Manutenção e Gestão.

Em seu rol de serviços dispõe de um sistema de rega automática corretamente projetado e mantido que permite aos clientes economizar em gastos de água e manter o seu jardim em perfeitas condições. E um dos seus diferenciais está em utilizar as melhores marcas do mercado, como Rain Bird e Hunter.

Dispõe de equipe com um Técnico Responsável de aplicação de produtos fitofarmacêuticos, e os jardineiros estão habilitados a fazer aplicações de produtos fitofarmacêuticos pela DGAV.

Possui certificações como a Certificação de PME (atribuída pelo IAPMEI) e Alvará do IMPIC (Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção) desde 2014.

Gosta de conteúdo em vídeo? Então dê o play para ver o vídeo de resumo deste conteúdo que eu gravei para vocês:

Você não precisa fazer tudo sozinho

Esse é o ponto! Você não precisa fazer tudo sozinho. Nos podemos ajudá-lo, seja em um estudo de mercado específico para você ou outra forma de compreender como podemos apoiar seu projeto.

Temos experiência na realização de mais de 200 estudos de mercado em que a concorrência é um dos pontos mais exigidos. Podemos ajudá-lo e teremos o maior prazer em marcar um momento com você.

Venha conosco começar esta nova fase da sua vida. Nós da Atlantic Hub queremos fazer parte desta sua nova história.

Forte abraço e até o próximo artigo.