O mercado da saudade desponta como uma oportunidade cada vez que verificamos os números crescentes de brasileiros em Portugal. A pergunta que fica é: Será mesmo que é possível colocar um produto no mercado de Portugal para brasileiros? Neste artigo, abordamos este tema.

Das memórias, nasce a saudade

A palavra saudade, remete sempre a algo que nos traz memórias de experiências ou vivências. Elas podem ter sido criadas através de parentes próximos ou mesmo foram momentos e passagens marcantes em nossa vida.

Nosso cérebro adora a saudade. Ele utiliza das memórias das experiências vividas para nos atualizar de que aquilo pelo qual estamos vivendo não é novidade, mas sim fruto de algo já vivenciado. Assim como eu, você já deve ter passado por aquela situação de entrar em algum restaurante e sentir o cheiro de algum alimento que imediatamente desperta em você inúmeras memórias afetivas.

Dito isso, estas experiências geram memórias que criam em nós o que somos. Um ser humano é a soma de tudo que já viveu. Fica mais evidente isso porque um ser humano sem memória é quase um ser sem vida.

A imigração e a saudade

Se existem memórias, existe saudade. Quando migramos de um país para outro, começamos uma nova jornada de experiências em nossa vida. Podemos até dizer, que quando mudamos de país começamos a criar novas “saudades”.

O processo de adaptação em um novo país passa, segundo minha própria experiência de vida, por três estágios:

1. Até 14 dias em outro país

Neste estágio somos chamados de turistas. Tudo é novo, quase tudo belo e percebemos pouco o que é ruim. Este é um estado de contemplação. Muito importante para abrir a mente a uma nova cultura, mas que não desperta grandes sentimentos de saudade.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

É certo que neste estágio, sentimos saudade de um alimento, bebida, família ou mesmo do cotidiano que temos em nosso país. Mas como ao final do ciclo de até duas semanas voltamos a nossa casa, nada gera grandes dores emocionais.

2. Até 35 dias em outro país

Neste momento, muitos começam a ter problemas. Nosso cérebro, após os 14 dias fora das nossas rotinas, começa a gerar incômodos. Segundo o livro “O poder do hábito”, depois de 21 dias, começamos a formar novos hábitos.

Perda de hábitos, surgimento de novos hábitos, mecanismo cerebral da saudade a todo vapor no nosso cérebro buscando tudo que temos de emoções para nos trazer de volta a nossa vida que perdemos.

Nosso cérebro evoluiu para o conforto. Ele detesta mudar seus hábitos. Tudo que gera novos hábitos, demanda uma energia imensa. Este gasto de energia, como não pode ser compensado de imediato, gera dores e desconfortos.

3. Depois de 35 dias em outro país

Já passei por esta sensação duas dezenas de vezes em minha vida. Depois de 35 dias fora do país de origem, ou começamos a morar de fato neste novo local, ou simplesmente não se aguenta.

Retornar é a única coisa que se deseja. Mas e se o desejo fosse justamente morar neste outro país? É justamente aqui que nasce o chamado mercado da saudade.

Ele alimenta nosso cérebro das experiências fundamentais para que não percamos nossas memórias e continuemos evoluindo no novo país que escolhemos para chamar de lar.

Existem oportunidades no mercado da saudade para abrir uma empresa em Portugal?

Podemos dizer que uma resposta direta é sim. Existe oportunidade em abrir uma empresa neste mercado tendo como público-alvo os brasileiros residentes em Portugal.

Claro que você deve estar atento a qual produto ou serviço estamos realmente falando. Nem tudo consegue ficar de pé e dar lucro apenas vendendo para brasileiros.

Cabe também lembrar que não estamos distribuídos em um único lugar, na verdade, aquela brincadeira de que todo lugar tem brasileiro não é nada brincadeira.

Os brasileiros em Portugal estão nos quatro cantos deste país. De Braga a Porto e Coimbra. De Lisboa a Bragança, percorrendo o país até Monsaraz e voltando para Tomar, todos os recantos de Portugal têm colônias brasileiras.

Como distribuir um produto ou serviços em todo o território?

Neste ponto, cabe realizar um bom estudo de mercado para definir em que local sua empresa deve focar o acesso aos consumidores e como deve ser definida a melhor forma de fazer isso.

Se você ainda não conhece essa ferramenta, entenda a importância de um estudo de mercado bem feito e como ele pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio em Portugal.

Vale a pena se libertar dos produtos que já estão no mercado

Gostaria de lembrar que, mesmo havendo oportunidades, não vejo que exista espaço para continuarmos tentando levar produtos brasileiros já consolidados em Portugal.

Os casos mais clássicos são produtos como açaí, tapioca, pão de queijo, caipirinha, etc. É necessário mais do que um produto que seja tradicional no Brasil para que o mercado da saudade realmente gere boas oportunidades.

Um exemplo que gosto de dar é o restaurante Palaphita em Cascais. Ele tem como concepção a comida brasileira, tendo um forte traço da cozinha amazônica.

É um restaurante, que leva produtos brasileiros, mas que eleva sua qualidade e margem de lucro, pois justamente sai do trivial. Nasce do mercado da saudade, mas tem muito mais do que apenas a saudade como atributo.

brasileiros em restaurante de Portugal
Com brasileiros por todo o país, o mercado da saudade focado em alimentação em uma boa oportunidade de negócio.

Ainda no campo dos restaurantes, as churrascarias, são outro bom exemplo de atendimento a demandas locais do Brasil, mas que ganham gosto dos europeus. Que nosso churrasco é bom, não temos dúvida, mas para que um bom churrasco saia, dependemos de bons insumos e bons churrasqueiros.

Apenas uma operação de uma churrascaria já gera uma cadeia de prestadores e produtos. Essa pode ser sua próxima empresa, mas para que ela dê certo, muito planejamento ainda existe a ser feito. Para isso, conte conosco.

Onde mais existe oportunidade no mercado da saudade?

Apesar de muito comuns em Portugal, as cafeterias ainda são uma boa oportunidade de negócio. Com a variedade de grãos que temos no Brasil, isso pode ser um ótimo negócio desde que esteja bem alicerçado.

As cervejas artesanais ainda são raras em Portugal. Um bom pub ou bistrô com cervejas artesanais e bom menu pode ofertar ao mercado justamente o que não há em Portugal. Dominado pela Super Bock e Sagres, não se acha muita variedade e quando o assunto é cervejas IPAs, por exemplo, estas marcas erram feio.

Com uma população brasileira enorme, já temos mercado para estas variedades de cervejas, mas o turismo também é outro mercado enorme para estes produtos.

O desafio da logística no mercado da saudade

Como vimos até aqui, existe uma oportunidade inclusive com detalhes de produtos brasileiros para o chamado mercado da saudade. Este mercado é, sim, interessante, mas você deve estar atento à distribuição geográfica dos brasileiros em Portugal.

Os brasileiros acabaram criando verdadeiras “colônias” em algumas cidades portuguesas. O maior exemplo é a cidade de Braga. Hoje mais de 15 mil brasileiros vivem em Braga.

Por distribuição geográfica, as cidades que mais brasileiros residem são:

Abrir uma empresa em cidades que não têm grande expressão de brasileiros, tendo como alvo o mercado da saudade, pode não ser uma boa estratégia. Esteja atento também à concentração da população para que faça sentido sua empresa nestas cidades.

É um erro acreditar que o mercado da saudade tem aderência em outras populações. Pessoas de outras nacionalidade e culturas precisariam compreender e fazer experiências do que são produtos brasileiros.

Eles podem, sim, ser consumidores, mas antes, precisariam conhecer do que estamos falando e como podem até mesmo utilizar estes produtos.

A comunidade brasileira não para de crescer em Portugal

Dados do SEF de Portugal (Órgão que atua no controle migratório em Portugal), de setembro de 2023, apontam que oficialmente os brasileiros bateram a marca de 390 mil moradores oficiais em Portugal.

Sendo dados oficiais 390 mil, podemos dizer sem margem de erro que já somos efetivamente mais de 600 mil, porém algumas estimativas apontam para mais de 700 mil. Esse número, em constante crescimento há pelo menos dez anos, não parece arrefecer.

Em outras estimativas, estudos de projeção apontam que em meados de 2030, seremos mais de um milhão. Brasileiros já somam o maior contingente de um país individualmente em Portugal, mas sem dúvida tendo este número em constante aumento, estamos mesmo vendo Portugal se tornar um pedaço do Brasil.

O ponto, porém, é que Portugal não é e nunca será o Brasil. E aqui é que nasce uma enorme oportunidade de negócio neste mercado.

Com estimativas de cerca de um milhão de pessoas, muitos produtos e até serviços começam a ter viabilidade econômica e podem tornar-se mais populares, inclusive na população mais tradicional.

Comece certo em Portugal

A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.

O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado. Tenha certeza de que você estará com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.

Venha conosco começar esta nova fase da sua vida. Nos, da Atlantic Hub, queremos fazer parte desta sua nova história.

Forte abraço e até o próximo artigo.