Dos cerca de 980 mil estrangeiros que vivem legalmente em Portugal atualmente, 390 mil são brasileiros, conforme os dados oficiais. Esta grande fatia (cerca de 40% do total dos imigrantes) mantém o Brasil no topo da lista das nacionalidades presentes em solo português.

Número de brasileiros cresceu mais de 50% no último ano

Os dados preliminares do retrato atual da população total do país, anunciados pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), mostram um grande salto neste número em um intervalo muito curto de tempo: no final de 2022, o total de brasileiros girava em torno de 240 mil.

 

Dados do relatório sobre imigrantes em Portugal
O último relatório, de 2022, mostrava o tamanho da comunidade brasileira em Portugal. Fonte: Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo

Isso significa que, em menos de um ano, foram emitidos aproximadamente 150 mil títulos de residência para cidadãos brasileiros.

Autorização de residência CPLP impulsiona o crescimento

De acordo com o SEF, parte do grande crescimento se deu em função da criação do modelo especial de concessão de autorização de residência para cidadãos da CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da qual o Brasil faz parte. A nova modalidade tornou o processo de autorização de residência para morar em Portugal mais ágil e menos burocrático.

O Portal CPLP, a plataforma online lançada em março para a concessão das autorizações deste novo modelo, já emitiu mais de 140 mil documentos nestes poucos meses após seu lançamento. A maioria deles para os brasileiros (pouco mais de 74%), seguidos por cidadãos de Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Apesar do grande número de autorizações de residência emitidos este ano, ainda há cerca de 270 mil pedidos que aguardam a análise das autoridades, contabilizando todas as nacionalidades que buscam o documento.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Os processos pendentes deverão passar pelo crivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a nova estrutura criada para substituir o SEF e que começa a operar a partir do final de outubro de 2023.

Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Braga são as preferidas

É praticamente impossível encontrar alguma cidade em Portugal em que não haja um (ou uns) brasileiros. Mas a maior concentração é em Lisboa e no Porto, as duas maiores cidades portuguesas. Outras opções muito escolhidas pelos brasileiros são Sintra, Cascais (as duas são “vizinhas” de Lisboa) e Braga (mais próxima do Porto).

Braga, que muitos chegam a chamar de “Braguil”, concentra (proporcionalmente) uma das maiores fatias da população brasileira em Portugal. São cerca de 15 mil brasileiros que moram na cidade, algo como 8% do total de cidadãos bracarenses.

Atrás do Brasil, Reino Unido e Cabo Verde

Dados do RIFA 2022 (Relatório de Fronteiras, Imigração e Asilo produzido pelo SEF) também mostram que, em dezembro de 2022, o total de estrangeiros em Portugal era de pouco mais de 780 mil.

É o sétimo ano consecutivo de aumento da população estrangeira no país. O número mais do que dobrou neste intervalo de tempo (na comparação entre dados de 2017 x dados preliminares de 2023)

Vale lembrar que neste ano, de janeiro até agora, o país ganhou mais um grande número de imigrantes e já conta com cerca de 980 mil estrangeiros, o que representa algo como 10% da população total do país. Importante notar, ainda, que os dados se referem aos que vivem legalmente no país. No caso específico dos brasileiros, muitos já chegam a Portugal com cidadania portuguesa, ficando fora destes indicadores.