Queijo Serra da Estrela: saiba tudo sobre essa delícia de Portugal

Portugal  / 

A gastronomia é uma das maneiras de conhecer a cultura de um povo. Não importa o objetivo da viagem: turismo, trabalho ou passar um tempo, sempre vale a pena buscar informações sobre pratos e produtos típicos. Se você é fã de queijos e seu destino é Portugal, não deixe de experimentar o Queijo Serra da Estrela. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre ele, acompanhe!

A história do Queijo Serra da Estrela

O Queijo Serra da Estrela é um dos mais antigos de Portugal. Sua produção inicial data da época do povo romano. Poemas de Gil Vicente, poeta e dramaturgo português que viveu entre 1465 – 1537, dão pistas de que na Idade Média os portugueses já faziam o Queijo Serra da Estrela.

A primeira queijaria criada na região da Serra da Estrela, que dá nome ao queijo, foi criada em 1287, pelo rei Dom Diniz. Porém, a iguaria só chegou nas cidades do Porto e Lisboa, no ano de 1885. Nesta época, o Queijo Serra da Estrela se tornou mais popular no país e ainda mais apreciado.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Uma curiosidade sobre o Queijo Serra da Estrela é que ele não era somente visto como um bom aperitivo. Os exploradores da época comiam o queijo porque oferecia uma excelente fonte de nutrientes, o que eles precisavam para suas longas viagem.

Saiba também quais são as comidas típicas de Portugal de Norte a Sul.

Reconhecimento internacional do Queijo da Serra da Estrela

O Queijo Serra da Estrela segue sendo fabricado em Portugal com a mesma qualidade que nos primórdios, assim como continua sendo considerado um dos melhores dentro e fora do país. A qualidade do queijo foi reconhecida pela União Europeia em 1996, recebendo a denominação de origem protegida.

Como é feito o Queijo Serra da Estrela

O Queijo Serra da Estrela é feito com leite cru de ovelha. Mas não é qualquer ovelha. Para a produção do queijo são usados litros de leite de ovelhas da raça bordaleira, criadas na Serra da Estrela, ou da churra mondegueira.

O Queijo Serra da Estrela é curado e pode ser encontrado em dois tipos de texturas diferentes. Os queijos de origem da Serra da Estrela podem ser semi-mole de pasta amanteigada em uma tonalidade de branco amarelado. Ou também com a pasta semi dura a extra dura e de cor laranja acastanhada, caracterizando o Queijo Serra da Estrela velho.

A Serra da Estrela é reconhecida por ser uma região que neva no país. Entenda como é o clima em Portugal.

Como é o processo de produção do queijo

O que tem este queijo de tão especial? Os amantes de queijo sabem que a boa qualidade é conseguida graças a matéria prima. No caso do Queijo da Serra da Estrela, o local e a maneira como as ovelhas são criadas fazem toda a diferença para obter um leite de muita qualidade.

Outro diferencial deste queijo é o método artesanal de trabalho com que é feito.  Acompanhe o processo abaixo.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Ordenha das ovelhas

As ovelhas são ordenhadas de forma manual e o leite conseguido é filtrado em panos brancos. Uma vez filtrado o leite é aquecido e salgado. A temperatura deve ficar entre 28 e 32 graus. Os produtores adicionam flor do cardo (planta usada na produção de queijos), que foi previamente moída com sal.

A mistura fica repousando entre 45 e 60 minutos e em seguida é feito o corte manual da coalhada e mais uma vez é realizada uma nova filtragem. Nesta segunda fase de filtrar, se retira o soro restante.

Francesinha de Portugal: conheça a história desse prato típico do Porto.

Maturação e modelação

O queijo então entra nas fases para se modelado, prensado e nova salga seguindo para maturação, que acontece em duas fases. Na primeira fase, se contam entre 15 a 20 dias e a temperatura deve variar entre 6 e 12 graus, importante também a umidade do ar que deve ficar entre 85 e 90 graus. Terminada a primeira fase se faz a viragem e durante este período também são feitas lavagens diárias.

Então, a fabricação do Queijo Serra da Estrela entra na segunda fase. Que ficará até o quadragésimo quinto dia contando desde da sua primeira filtragem. A temperatura neste período deverá variar entre 6 e 14 graus, umidade 90 a 95 e as lavagens e viragens não serão todos os dias. A escolha de quando serão feitas é determinada de acordo com o aspecto que a crosta vai apresentando. Um momento mais que crucial que conta com a experiência de quem fabrica o Queijo Serra da Estrela.

Comer no Porto e Lisboa: veja restaurantes que você precisa conhecer nessas cidades.

Como saborear o Queijo Serra da Estrela

O jeito mais fácil de saborear o Queijo Serra da Estrela é cortando a parte de cima, uma casca mais durinha, como se estivesse abrindo uma lata. Você terá o queijo molinho para saborear.

Dizem que é bom comer o queijo com marmelo. Fica a dica!

Outra dica para quem ficou com água na boca é que nos meses de fevereiro ou de março, acontece a festa do queijo Serra da Estrela na cidade portuguesa chamada Oliveira de Hospital. Para os amantes do queijo, uma ótima oportunidade de experimentar como se deve essa delícia portuguesa.

Veja também 10 cidades pequenas de Portugal para morar e visitar.

Algumas curiosidades sobre o Queijo Serra da Estrela

Fica fácil adivinhar a origem do nome, que já falamos antes, Serra da Estrela, porque as ovelhas são criadas naquela região de Portugal. Porém, um dos diferenciais é que as ovelhas têm pastagens espontâneas.

Uma outra curiosidade é em relação ao tamanho, que será sempre entre 9 a 20 centímetros de diâmetro e a altura entre 4 a 6 centímetros.

Se você ficou curioso em imaginar qual o sabor deste delicioso queijo português, podemos adiantar que é suave e levemente acidulado.

Não esqueça que você poderá encontrar o Queijo Serra Velho, cujo tamanho varia entre 11 e 20 centímetros de diâmetro e entre 3 e 6 de altura. É de sabor agradável, porém, em relação ao Queijo Serra da Estrela é mais forte e se nota um leve picante e também mais salgadinho.

O preço do queijo é um pouco elevado se pensarmos em reais convertidos em euros. Em média, entre 25 e 30 euros o quilo (aproximadamente de R$112 a R$135, em dezembro de 2018).

Ficou com vontade de conhecer a Serra da Estrela e experimentar esse queijo? Então compre um tour para visitar a região aqui.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Danielle é brasileira, jornalista e já viveu em Milão, na Itália e Linz, na Áustria, somando 5 anos na Europa. Atualmente, mora em Madrid e está cursando Cinema no Instituto del Cine de Madrid. Apaixonada por viagem e moda, deu início ao projeto Italy Fashion Time, em Milão, cujo objetivo é proporcionar aos brasileiros uma experiência no mundo da moda italiana.