Por conta da proximidade geográfica da Irlanda com países da Grã-Bretanha, algumas pessoas pensam que a moeda da Irlanda é também a Libra Esterlina, mas na verdade a moeda utilizada na Irlanda é o Euro.
Tudo o que precisa saber sobre a moeda da Irlanda
A Libra Irlandesa
Antes do euro ser introduzido como moeda da Irlanda em 1999, a moeda utilizada no país era a Libra Irlandesa.
A libra irlandesa surgiu depois da independência do país, em 1928, substituindo a libra esterlina, já que a Irlanda não faria mais parte do Reino Unido.
A moeda libra irlandesa esteve em circulação na Irlanda até 2002, e o processo de transição para o euro foi repleto de polemicas envolvendo o preço pela conversão da troca de moedas.
Pode ser interessante aprofundar seus conhecimentos sobre a economia da Irlanda.
Euro na Irlanda
Apesar da Irlanda ter integrado a zona do Euro em 1999, o Euro só começou a definitivamente circular e ser única moeda da Irlanda em 2002.
Curiosidades sobre o Euro na Irlanda
Por ser a moeda oficial de muitos países, a moeda física do Euro é diferente em cada país. Na verdade, a moeda tem uma face igual em todos os países, representando a união, e uma outra face que é escolhida pelo país que a cunhou.
Geralmente, o símbolo escolhido para a face da moeda é um símbolo nacional.
As moedas da Irlanda carregam em si o símbolo da Harpa de Brian Boru, um símbolo muito famoso no país.
Para saber mais sobre os símbolos famosos na Irlanda, veja nosso artigo sobre a Bandeira da Irlanda.
Métodos de Pagamento na Irlanda
Assim como a maioria dos países globalizados, aqui é muito mais comum pagar suas compras com cartão do que com dinheiro físico. A grande razão disso é porque a maioria dos estabelecimentos, sendo grandes ou pequenos, vão aceitar pagamento com cartão.
Cartão de debito
Diferente do Brasil, aqui o cartão mais utilizado é o de debito, para se ter noção eu nunca conheci uma pessoa que tivesse um cartão de crédito na Irlanda.
Pagamento em Parcelas
Uma outra coisa que é extremamente comum no Brasil, mas que aqui na Irlanda não é comum é o pagamento em parcelas. Enquanto no Brasil é possível parcelar uma compra de 50 reais em quatro vezes sem juros, aqui comprar em parcela é mais comum quando se vai comprar um apartamento, por exemplo.
Veja também nossas dicas para empreender na Irlanda.
Pagamento por Aproximação
A tecnologia de pagamento por aproximação é muito difundida aqui na Irlanda, é bem comum ver pessoas fazendo compras e pagando sem precisar colocar a senha ou inserir o cartão. Com a tecnologia de aproximação o pagamento pode até mesmo ser feito pela aproximação do seu celular ou smartwatch.
Há quem diga que esse tipo de pagamento não é seguro, mas confesso que a facilidade é tão grande, e também nunca soube de nenhuma história ruim relacionada a essa tecnologia.
Aqui na Irlanda só se pode pagar no máximo 30 euros nesse método, mas não vai se empolgar com a facilidade do pagamento e gastar todo seu dinheiro sem perceber, fica a dica!
Saiba também como funciona o banco N26 na Irlanda e se vale a pena utilizá-lo no país. Entre no site oficial do N26 e confira as condições do banco digital que mais cresce na Europa.
Onde comprar Euro?
Se você vier para a Irlanda, a melhor forma de comprar Euro é comprar no Brasil, mas não sem antes pesquisar muito!
Pesquisar a cotação do Euro em diversas casas de Câmbio é a dica mais importante, afinal é comum o preço variar de uma casa de câmbio para outra. Com o Euro alto, qualquer centavo não gasto já é uma grande economia no montante final.
Para ajudar você a saber a cotação do Euro nas casas de câmbio, colocamos aqui a informação atualizada em tempo real:
Como enviar dinheiro para Irlanda?
A forma mais simples e mais em conta de enviar dinheiro para Irlanda (e enviar dinheiro da Irlanda para o Brasil) é online.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Sites como a Wise e a Remessa Online oferecem um serviço de remessas internacionais via internet com uma cotação muitas vezes menor do que as casas de câmbio.
Quer saber como utilizar esse serviço online, veja nossos artigos sobre enviar dinheiro pelo Remessa Online e Wise, como funciona.