Tipos de visto para a Suécia

Suécia  / 

Quem não gostaria de morar em um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, não é mesmo? Além de sonhar, é preciso ter um bom planejamento para que o sonho não vire pesadelo, e pesquisar sobre vistos para morar no país onde você quer morar deve (ou deveria) ser um dos seus primeiros passos.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Então venha comigo que hoje eu vou te contar um resumão sobre alguns dos tipos de vistos mais comuns que existem para quem quer morar na Suécia!

Visto para a Suécia, para quem apenas tem passaporte brasileiro

Turismo

Vai viajar a turismo e ficar na Suécia por até 90 dias? Então tenho uma boa notícia: você não precisa de aplicar para um visto para a Suécia, antes de viajar. Ao desembarcar na Europa você receberá um carimbo no seu passaporte que te permitirá ficar legalmente no país, desde que você tenha todos os documentos em ordem.

Verifique que tem um passaporte com validade superior a 90 dias à duração da sua estadia no país, dinheiro suficiente (450 coroas suecas por dia e por pessoa), seguro de saúde-viagem e assim vai.

Leia mais sobre os documentos que turistas precisam ter no site da Embaixada da Suécia. Ah, não está na lista, mas é comum que o departamento de imigração peça para ver sua passagem de volta para o Brasil também!

Moradia, trabalho e estudo

Se você tem apenas um passaporte brasileiro e que morar e/ou trabalhar no país nórdico, você provavelmente vai precisar de um visto para a Suécia, mas até aqui não tem muita novidade, certo? Para simplificar um pouco, regra geral para os casos mais frequentes é a seguinte:

Quer trabalhar na Suécia?

Antes de se mudar e começar a trabalhar você já vai precisar ter uma oferta de emprego no país feita por uma empresa sueca (ou por uma família, caso você queira ser au pair). Ou seja, vir para a Suécia com seu passaporte brasileiro como turista e procurar emprego já no país geralmente não adianta muita coisa.

Quer morar na Suécia porque tem um relacionamento com um sueco(a)?

Você vai precisar aplicar para o seu visto, o que geralmente tem que ser feito ainda no Brasil também. A pessoa que já está no país vai ter que provar que tem condições de te sustentar, que o lugar onde vocês irão morar está de acordo com as regras (tamanho, etc), e assim vai.

Além disso, vocês terão que provar que o relacionamento de vocês é verdadeiro através dos documentos que o departamento de imigração de pedir, sendo que em muitos casos é necessário passar por uma entrevista. Mas fique tranquilo(a): se está tudo em ordem e o relacionamento é verdadeiro, você provavelmente não vai ter problemas!

Quer estudar em uma universidade sueca?

Então você vai precisar passar pode todo o processo de seleção e ser aceito(a) por uma instituição antes de se mudar. Aliás, você pode conferir como conseguir bolsas de estudo na Suécia!

Importante: cursos de idiomas (sueco, inglês, etc) geralmente não te darão direito a um visto de moradia/trabalho, ok?

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Visto para a Suécia, para quem tem passaporte Europeu

Turismo

Quem tem passaporte europeu não precisa de visto para viajar a turismo na Suécia, mas atenção: é bom ter o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença para caso você precise de assistência médica de emergência.

Moradia, trabalho e estudo

Você tem um passaporte europeu e quer morar na Suécia? De acordo com o site do departamento de imigração da Suécia (Migrationsverket), europeus podem vir morar aqui sem precisar de uma autorização de moradia caso tenham trabalho em uma empresa sueca ou um trabalho autônomo ou caso sejam aceitos em uma universidade sueca.

Além disso, o site da Receita Federal Sueca (Skatteverket) diz ainda que europeus que podem se sustentar sozinhos podem morar no país, desde que possam provar tal condição financeira além de atender a outros requisitos.

Se você tem um passaporte europeu mas não se encaixe em nenhum dos casos acima, é claro que você também pode se mudar para a Suécia caso você tenha, por exemplo, um relacionamento com um sueco(a).

A diferença é que você vai precisar pedir uma autorização de residência, e a boa notícia é que você pode fazer isso da Suécia mesmo! Maravilha, né?

O “CPF Sueco”, conheça o Personnumer

Além do visto para a Suécia, tendo passaporte europeu ou não, você provavelmente vai precisar ser cadastrado(a) no registro geral de pessoas residentes na Suécia (folkbokförd em sueco) caso queira ficar mais de um ano no país.

Após o seu registro ser feito você receberá um número chamado personnummer (uma espécie de “CPF sueco”), e é a partir daqui que você vai poder comecar a estudar, trabalhar, abrir conta no banco, pegar livros nas bibliotecas (!) e seguir sua vida normalmente.

Esse número é fundamental para quem mora na Suécia, e sem ele não é possível fazer muita coisa no país.

Mais informações sobre os tipos de visto para entrar na Suécia

Sei que falar de visto é um assunto muito complexo e extenso, e por isso eu irei escrever um texto para cada tipo de visto. Assim fica melhor, não é mesmo?

Para você ter uma ideia, existem algumas situações e alguns tipos de vistos que eu não mencionei aqui, justamente porque o texto de hoje foi só uma introdução, um pequeno resumo que cobre os casos mais comuns de visto para a Suécia entre os brasileiros que procuram morar nesse país.

Ah, você tem alguma pergunta? Aproveita para escrever a sua dúvida aqui nos comentários, assim eu poderei responder nos futuros textos sobre o tema! E não deixe de ler o que eu já escrevi sobre a comunidade de brasileiros na Suécia.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.