Trabalho na Itália para brasileiros: saiba como conseguir o seu

Itália  / 

Em busca de emprego e de melhores condições de vida, no final do século XIX, vários italianos imigraram para o Brasil. Agora, principalmente devido à crise político-econômica e à falta de segurança que o Brasil enfrenta, muitos brasileiros estão fazendo o caminho contrário e tentando melhor qualidade de vida na Itália. Mas há trabalho na Itália para brasileiros?

Neste artigo, vamos te contar os tipos mais comuns de trabalho na Itália para brasileiros e os seus respectivos rendimentos. Além disso, vamos te dar dicas de onde, como e o que fazer para conseguir um emprego no solo italiano.

Trabalho na Itália para brasileiros: tipos de trabalhos mais comuns e respectivos rendimentos

Em agosto de 2018, a taxa de desemprego italiana atingia 9,7%, de acordo com o Eurostat. Então, não pense que encontrará emprego com facilidade na Itália. Além da alta taxa, você ainda tem outros obstáculos: estará disputando vaga com cidadãos italianos, que dominam muito bem o idioma, estudaram no país e, em sua maioria, são qualificados.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

trabalho na italia para brasileiros restaurante

Os salários recebidos por trabalhadores variam de acordo com a sua qualificação:

  • Salário médio de trabalhadores pouco qualificados: de 1.000 a 1.400 euros;
  • Salário médio de trabalhadores com qualificação mediana: de 1.400 a 1.900 euros;
  • Salário médio de trabalhadores altamente qualificados: de 1.900 a 3.000 euros.

Uma profissão que está em alta na Itália e em toda a Europa é a de Tecnologia da Informação (TI). Um profissional dessa área recebe em torno de 30 mil euros brutos por ano (ou até mais, dependendo da sua experiência).

Quando pesquisamos sobre trabalho na Itália para brasileiros, encontramos, também, muitas oportunidades de:

  • Engenheiro da Computação: a partir de 30 mil euros brutos ao ano;
  • Padeiro: 30 mil euros brutos ao ano, em média;
  • Gerente de Vendas: 25 mil euros brutos ao ano, em média;
  • Mecânico: 23 mil euros brutos ao ano, em média;
  • Cozinheiro: a partir de 20 mil euros brutos ao ano;
  • Profissional de estética: 20 mil euros brutos ao ano, em média;

Descubra quais são as profissões mais bem pagas na Itália e quanto recebem os profissionais.

Trabalho na Itália para brasileiros: onde se concentra a maior parte dos empregos

A maior parte das oportunidades de trabalho na Itália para brasileiros, assim como para a maioria da população que reside no país, está concentrada na região norte, em cidades como Milão, Gênova e Veneza.

Conheça quais são as melhores cidades da Itália para morar.

trabalho na italia para brasileiros veneza

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Trabalho na Itália para brasileiros: onde e como procurar trabalho

Encontrar trabalho na Itália para brasileiros é possível. E a melhor maneira é pesquisar muito.

Internet

Use a internet a seu favor. Procure oportunidades em sites de emprego na Itália, como: Indeed, Cerco Laboro, Trovo Laboro, Monster, Neuvoo, Adecco, Gi Group, Ali Spa, entre outros.

Agências de emprego

Se você já estiver na Itália e busca vagas para trabalho, procure agências de emprego. Elas intermedeiam a contratação de profissionais e divulgam oportunidades em todo o país.

Trabalho voluntário e trabalho temporário

Trabalho voluntário e trabalho temporário também são boas alternativas para você conhecer mais gente e conhecerem o seu trabalho. Dessa forma, consegue entrar com mais facilidade no mercado de trabalho.

Quer saber como morar na Itália? Tudo o que você precisa está aqui.

Networking

Por falar em conhecer gente, a indicação de amigos e a ampliação da sua rede de networking são maneiras muito eficazes para conquistar a sua vaga de trabalho na Itália ou em qualquer lugar do mundo!

Veja também quais são os países que aceitam brasileiros mais facilmente.

O que fazer para brasileiros conseguirem trabalho na Itália

Há diversas estratégias que aumentam as chances de trabalho na Itália para brasileiros. E estar legalizado no país é o primeiro passo.

Legalize-se no país

Caso você não tenha cidadania europeia e queira trabalhar no país, é preciso ter uma oferta de emprego para conseguir visto de trabalho.

A empresa italiana deve enviar o contrato de trabalho para o profissional e este deve ir à Embaixada ou ao Consulado da Itália ainda no Brasil para solicitar o visto.

O visto pode ser concedido por vínculo empregatício (ou trabalho subordinado) ou ser específico para trabalhadores autônomos, como empreendedores, sócios de empresa, praticantes de atividade física ou profissionais liberais, como médicos, por exemplo, e startups.

Para solicitar o seu visto, você deve apresentar uma documentação comprovando que você se encontra em uma dessas condições. Por exemplo: para a solicitação de visto de trabalho autônomo para uma atividade esportiva, um atleta deve apresentar uma declaração feita pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano que mostre a sua modalidade.

O site Visto Per Itália disponibiliza a toda documentação específica necessária para solicitar cada tipo de visto.

Você pode ficar até 90 dias na Itália sem a necessidade de visto. Caso fique mais do que esse período, estará ilegal no país. Porém, há outros vistos que são concedidos pela Embaixada Italiana. Confira neste artigo quais são os tipos de visto para a Itália.

Conheça outras dicas que lhe auxiliarão a alcançar esse objetivo:

Elabore um currículo europeu

Criar um currículo no modelo europeu é primordial para se candidatar a uma vaga de trabalho na Itália. O documento deve conter informações sobre sua nacionalidade, idiomas que domina, sua experiência profissional, entre outras.

Fale italiano

Falar italiano é fundamental para aumentar suas chances de trabalho na Itália. Inglês fluente já não é um diferencial para ocupar uma vaga no mercado de trabalho italiano.

Veja algumas dicas sobre cursos de italiano.

Conheça as diferenças culturais

O comportamento e o pensamento dos italianos é diferente do nosso. Por isso, quando o assunto é trabalho na Itália para brasileiros, é preciso muita informação e conhecimento sobre as diferenças culturais.

Por isso, antes de procurar por oportunidades na Itália, estude as peculiaridades do mercado de trabalho italiano.

Especialize-se

Fazer cursos presenciais ou à distância também pode aumentar as oportunidades de trabalho na Itália para brasileiros. Cargos como padeiro e garçom, por exemplo, podem exigir uma formação específica e, normalmente, ganha a vaga o profissional que tem mais experiência e é mais especializado.

Se você deseja se aperfeiçoar, saiba que a Casa di Caitá oferece, gratuitamente, diversos cursos de curta duração na Itália, que te treinam para o mercado de trabalho.

Pesquise bastante e não rejeite serviço

Como vimos, a internet é sua grande aliada na busca por uma oportunidade na Itália. Agências de emprego, trabalhos voluntários, trabalhos sazonais (mesmo que não sejam de acordo com o que você procura no momento) e indicação de amigos também são de grande valia para aumentar seu networking e, consequentemente, suas chances de conquistar sua vaga de trabalho na Itália.

Saiba como trabalhar na Itália e não deixe de conferir, também, o guia que fizemos sobre emprego na Europa.

Para entrar na Europa, é preciso um seguro viagem internacional, o documento é obrigatório. Leia o nosso guia completo sobre o seguro de viagem para Itália.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.