Ao viajar, muitos elementos dos lugares chamam a atenção. Pontos turísticos, monumentos importantes e também as bandeiras. É muito interessante entender a história e o simbolismo que estão presentes. Se você quer saber tudo sobre a Bandeira do Vaticano, acompanhe nosso artigo.

bandeira do vaticano
Índice Bandeira do Vaticano: a história As cores e a adoção do Brasão Enquadramento e simbolismo da bandeira do Vaticano Curiosidades da bandeira do Vaticano Conhecendo a cidade do Vaticano

Bandeira do Vaticano: a história

A atual bandeira do Vaticano, criada em 1929, foi inspirada nas anteriores. Entretanto a primeira bandeira possuía a cor vermelha e a cor amarela, simbolizando a Roma Antiga. O Papa Pio VII, em 1808, ordenou que os soldados que eram leais a ele, e não a Napoleão, utilizassem um uniforme com as cores branco e amarelo.
Alguns dias depois, o Papa comunicou ao corpo diplomático, e posteriormente as cores foram consideradas primordiais para a bandeira do Vaticano. Porém, após esse fato, Napoleão declarou que Roma e os Estados Pontifícios estavam se unindo à França.
O Papa foi preso, e somente após a sua libertação em 1814, as cores branco e amarelo foram totalmente adotadas.
A exibição da bandeira do Vaticano ocorre em cerimônias específicas, como a Páscoa e a festa de São Pedro, por exemplo. Quando um Papa falece, a bandeira é hasteada meio mastro e assim permanece durante nove dias após o seu funeral.
Conheça também a bandeira da Itália.

Você tem direito à cidadania italiana?

Para solicitar a sua, é altamente recomendado contar com uma assessoria especializada. Nós indicamos a Cidadania Já, uma equipe competente e de confiança para tornar sua solicitação mais rápida e segura. Entre em contato!

TORNE-SE CIDADÃO ITALIANO→

As cores e a adoção do Brasão

Com o passar do tempo, a bandeira do Vaticano foi mudando. Na época dos Estados Pontifícios, por volta de 1803, suas cores eram branca e amarela, divididas igualmente. A partir de 1808, as cores amarela e branco foram adotadas, permanecendo assim até a adição do Brasão, em 7 de junho de 1929.
E que tal saber tudo sobre a Europa? Histórias, idiomas, moedas e muito mais.

Enquadramento e simbolismo da bandeira do Vaticano

A bandeira do Vaticano é uma das únicas bandeiras que possuem o formato quadrado, e não retangular como as outras. Com uma proporção de 1:1, ela possui uma banda branca e uma banda amarela. Sob a banda branca, está representado o Brasão.
As chaves representam as chaves dos reinos dos céus, sob a responsabilidade de São Pedro. A coroa simboliza o Papa e o que ele significa. As cores amarelo e prata, simbolizam ouro e prata, respectivamente. Logo, o ouro representa o poder do Reino dos Céus, e a prata representa a autoridade do Papa. A junção delas representa os a união dos dois poderes.
As tiras vermelhas são denominadas infule, e estão presentes na mitra do bispo.

Curiosidades da bandeira do Vaticano

Veja duas curiosidades sobre a Bandeira do Vaticano:

  • A bandeira já foi levada para a Lua, pela Apollo 11. Essa bandeira está exposta no museu do Vaticano;
  • Em 1870, um modelo antigo da bandeira foi interditado pelas forças italianas. Essa bandeira também está exposta no museu do Vaticano.

Leia também 7 curiosidades da Itália surpreendentes.

Conhecendo a cidade do Vaticano

Saiba o que é o Vaticano e o que fazer por lá.

O que é o Vaticano?

Além de falarmos sobre a bandeira do Vaticano, é interessante saber que a cidade do Vaticano, ou Estado da cidade do Vaticano, é a sede da Igreja Católica. Embora localizado na Itália, o Vaticano tem denominação de país, o menor país do mundo.
A Cidade-Estado existe desde 1929, através do Tratado de Latrão. O tratado de Latrão foi assinado por Mussolini e pelo Papa Pio, declarando o Vaticano como Estado soberano e inviolável. Ou seja, a Cidade-Estado Vaticano não é derivado dos Estados Pontifícios, mas sim uma criação independente.
Governada pelo bispo de Roma, o Vaticano também é a sede de sua residência. O Papa exerce os três poderes denominados de executivo, judiciário e legislativo.
Com aproximadamente 800 habitantes, e uma área de 0,44 km², os idiomas falados são o latim e o italiano. Com um verão quente e um inverno chuvoso, possui um clima temperado.
Não deixe de ler também o nosso artigo que fala tudo sobre a Itália.

O que fazer no Vaticano

Muitos turistas que vão até Roma, incluem o Vaticano no seu roteiro, e essa é uma decisão acertadíssima. Reserve um dia completo para poder conhecer tudo. Não deixe de ver:

  • Museus do Vaticano (e assim poder ver a belíssima Capela Sistina!;
  • Praça de São Pedro;
  • Visita a Cúpula de São Pedro;
  • Visitar o interior da Basílica de São Pedro.

Você pode evitar filas e fazer parte de um tour guiado, adquirindo um ticket na Get Your Guide. Consulte valores de outros tours, aqui.
E se você está planejando uma viagem para a Itália, veja nosso artigo sobre comprar passagem para Itália e como comprar o seu seguro viagem para a Itália, é obrigatório. Para garantir o melhor preço no seu seguro, acesse o site do Seguros Promo e faça sua cotação, vale a pena!