Esportes mais populares na Suécia: os 8 mais famosos no país

Suécia  / 

Na Suécia é comum encontrar pessoas que adoram praticar algum esporte e passar muito tempo do lado de fora de casa (na medida do possível durante o inverno, claro). Mas quais são os esportes mais populares na Suécia? Venha conferir!

Esportes mais populares na Suécia: esporte ou atividade física?

Antes de te contar quais são os esportes mais populares na Suécia eu preciso te dar uma mini aula de sueco, assim você conseguirá entender melhor os dados que eu vou te apresentar.

Sport ou idrott?

Se você por algum motivo precisar pesquisar sobre esportes na Suécia em sueco você vai se deparar (e provavelmente se confundir) com duas palavras da língua sueca: sport e idrott. Pode-se entender sport como esporte e idrott como atividade física, porém há quem diga que as duas palavras significam a mesma coisa, enquanto outros dizem haver diferença.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Pelo menos na teoria idrott são aqueles esportes mais focados no indivíduo/atleta e no seu desempenho individual, enquanto sport são esportes em que existe uma competição entre os envolvidos. O problema é que muitos esportes podem ser considerados tanto idrott quando sport, além do fato de ser cada vez mais frequente que os suecos usem essas duas palavras como sinônimos. Acredite em mim: essas duas palavras causam confusão até mesmo para muitos suecos.

Saiba tudo sobre a Suécia neste artigo especial que escrevi sobre o país.

As atividades físicas e esportes mais populares na Suécia

De acordo com o site da Confederação Sueca do Esporte (Riksidrottsförbund – RF), os 10 esportes e atividades físicas mais populares na Suécia em 2017 entre pessoas de 6 a 80 anos de idade foram:

  • Diversos tipos de caminhada/stavgång*
  • Corrida
  • Academia
  • Ciclismo/mountain bike
  • Atividades físicas em grupo (aeróbica, step, zumba, etc)
  • Natação
  • Yoga/meditação
  • Futebol
  • Caminhada/trekking
  • Esqui/snowboard

*Stavgång ou Nordic Walking é um estilo de caminhada feita em terreno plano com o auxílio de bastões similares aos que são usados por quem pratica esqui.

Visto para a Suécia: veja quais estão disponíveis e como tirar o seu.

Os esportes mais populares na Suécia: atividades em grupo

Desconsiderando modalidades que podem ser consideradas “apenas” como atividade física, os esportes mais populares na Suécia (em número de praticantes e/ou de espectadores) são:

1. Futebol

Futebol é um dos esportes mais populares no mundo todo, e não é diferente aqui na Suécia (principalmente durante o verão). Aqui, o esporte é popular tanto entre homens quanto entre mulheres, porém a maior parte da torcida e o maior número de jogadores é composta por homens.

Futebol feminino na Suécia

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O futebol feminino na Suécia ainda enfrenta preconceito, mas mesmo assim é mais popular e mais valorizado do que o futebol feminino em muitos outros países. Um bom exemplo disso foi uma pesquisa feita pela Sveriges Radio (Rádio da Suécia) que entrevistou suecos e suecas em Estocolmo sobre o jogo da final olímpica de 2016 entre as seleções de futebol feminino da Suécia e da Alemanha. A pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados sabia que o jogo iria acontecer e declararam também a intenção de assistir à partida.

Veja quais são as melhores cidades da Suécia para viver e o estilo de vida de cada uma.

2. Hockey no gelo

Na Suécia, um esporte tão popular quanto o futebol é o hockey ou hóquei de gelo. Pesquisei e achei uma explicação básica e fácil de entender no site regrasdoesporte.com.br:

“O esporte é disputado por duas equipes, cada uma delas contendo 6 jogadores na linha. […] O objetivo principal do jogo consiste na marcação de pontos, feita ao fazer com que o pequeno disco atravesse a baliza do campo adversário.”

Hockey no gelo: um dos esportes mais populares na Suécia

A mais importante divisão do hockey no gelo masculino na Suécia é a SHL (Svenska hockeyligan). Estima-se que os jogos dessa divisão sejam tão assistidos quanto os jogos da primeira divisão do futebol sueco, a Allsvenskan.

O custo de vida na Suécia é elevado? Descubra aqui.

3. Bandy e Innebandy

Bandy e Innebandy são esportes que podem dar um nó na cabeça de quem não nasceu aqui na Suécia, inclusive na cabeça da pessoa que vos escreve.

Pois bem, o site Edkbandy.se explica que:

Bandy é uma variedade que é jogada em ambientes externos e innebandy é a variedade jogada em ambientes fechados”.

Ah, a palavra sueca inne significa algo como “dentro”.

esportes mais populares na suecia bandy

Diferença entre bandy e innebandy

Ainda de acordo com o site Edkbandy.se:

Bandy é jogado no gelo em três tempos de 30 minutos, sendo que os 11 jogadores de cada time usam skates para gelo [e tacos parecidos com os tacos usados para jogar hockey no gelo] e o objetivo é fazer gols com uma pequena bola vermelha”. “Innebandy é um esporte jogado em ambientes fechados. As partidas têm três tempos de 20 minutos cada e os times são formados por cinco jogadores cada”.

Acrescento ainda que innebandy não é jogado no gelo e o taco também é diferente.

Leia também nosso artigo sobre o transporte público da Suécia e entenda como funciona.

4. Esportes equestres

Esportes equestres são aqueles em que cavalos são tão importantes quanto os atletas humanos. Aqui na Suécia esses esportes são tão populares que é muito comum que muitas pessoas apostem dinheiro.

4. Brännboll

O brännboll é uma espécie de “basebol anarquista”, o que faz sentido já que as regras no esporte não são fixas. O nome brännboll vem do ato de pegar um jogador entre duas bases no final de uma rodada de rebatedores. Quando o jogador é pego ele é “queimado” (bränna significa queimar).

Veja neste artigo 10 curiosidades sobre a Suécia que são muito engraçadas para nós brasileiros.

5. Kubb

Kubb é um esporte popular na Suécia e em outros países onde é jogado em campos de grama. As regras do jogo podem variar bastante, mas o objetivo é jogar bastões de madeira (kastpinnar) para derrubar os blocos de madeira (kubbs) do time adversário.

esportes mais populares na suecia kubb

Os campos de kubb geralmente são bem pequenos e a maior parte dos blocos de madeira são colocados no fundo de cada lado do campo, sendo que apenas uma peça maior chama de Rei é colocada no meio do campo. Primeiro derrubam-se os blocos normais de maneira, e o primeiro time a derrubar o rei ganha.

6. Ginástica

Gymnastik em sueco: um conjunto de várias modalidades de movimentos que exigem que o atleta tenha muita força, flexibilidade e coordenação motora.

7. Atletismo

Friidrott em sueco: um conjunto de várias modalidades de corrida, marcha, lançamentos e saltos.

Passagem para Suécia: veja como comprar a sua pagando menos.

8. Esporte eletrônico ou E-Sports

Sei que para muita gente chamar jogos de eletrônicos de esportes ainda é algo surreal, mas aqui na Suécia esse tipo de esporte tem se tornado cada vez mais popular, a ponto de que a maior LAN party do mundo acontece aqui na Suécia, a famosa Dreamhack.

Os E-Sports estão alcançando um nível de popularidade tão alto aqui na Suécia que já é possível assistir a torneios pela televisão. De acordo com o site thelocal.se uma pesquisa feita em 2017 constatou que cerca de 400.000 suecos e suecas assistem a algum e-sport diariamente.

Vai visitar Estocolmo? Que tal fazer uma caminhada gastronômica de 4 horas? Assim você conhece a cidade e a comida local ao mesmo tempo! Garanta o seu ingresso aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.