Ah, o natal! Uma época tão bonita, mas também tão diferente em vários lugares do mundo. Confira agora 10 costumes do Natal na Suécia que eu considero bastante diferentes!
Saiba como é e conheça 10 diferenças do natal na Suécia
A seguir, conheça os principais costumes e tradições natalinas na Suécia!
1. Natal é celebrado desde o dia 24
O Natal na Suécia geralmente é celebrado (e os presentes são abertos) já no dia 24. E não precisar esperar dar meia noite não senhor (nem para comer). Seriam os suecos meio apressadinhos?
2. Todos assistem a um especial da Disney
Desde os anos 60 muitos suecos (muitos mesmo) param tudo que estão fazendo no dia 24 de dezembro às 15:00 para assistir a um especial da Disney que passa TODOS OS ANOS. Pasme: são as mesmas animações e pedaços de filmes todos os anos, e só no final é possível ver pedaços de filmes ou animações curtas recém-lançadas.
3. Papai Noel na Suécia
Pensou em natal, pensou em papai noel, certo? E aqui na Suécia existem duas versões: o papai noel que temos no Brasil e também uma versão que é uma mistura desse primeiro com um tomte, um gnomo guardião das fazendas e jardins no folclore nórdico.
Essa última versão toma conta do lugar onde ele vive e na noite de natal vai até as casas comer uma espécie de arroz doce que as crianças deixam na varanda (alguns suecos dizem que ele também entrega presentes).
Veja também 20 coisas que todo o brasileiro pensa ao chegar na Suécia.
4. A ceia de natal
A ceia de natal (e também todo o período natalino) aqui na Suécia tem alguns ítens que não existem na ceia brasileira, o os meus favoritos são:
- julmust (um refrigerante que só é vendido nesta época do ano);
- sill (peixe arenque em conserva) com diferentes molhos;
- Janssons frestelse (um gratinado cujo os ingredientes principais são:
- Batatas;
- Creme de leite;
- Cebolas;
- E anchovas em conserva.
- e também Gravad lax:
- Salmão cru marinado no sal;
- Açúcar;
- Endro/aneto;
- Pimenta-branca.
Na Suécia também existe peru de natal (julkalkon), sendo que algumas famílias preparam a ave inteira e outras pegam só o filé mesmo.
Conheça em detalhe quais são as comidas típicas da Suécia que vão te deixar com água na boca.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →5. Símbolos do natal na Suécia
Um dos símbolos do natal na Suécia são os bodes. A explicação é que os bodes seriam uma representação dos bodes que carregavam o deus nórdico Thor nas suas viagens.
Alguns dizem os bodes viraram símbolo do natal porque no “dia do natal” os bodes de Thor desciam do céu e matavam carneiros.
6. Porcos também são símbolo do natal na Suécia
Além dos bodes, os porcos também são símbolo do natal na Suécia. Existem várias explicações: uma diz que os porcos representam o javali do deus nórdico Frei e a outra diz que é uma representação do porco em si já que muitos pratos da ceia de natal sueca derivam desse animal.
7 – Não existe amigo secreto
No natal da Suécia não existe amigo secreto (para o alívio de uns e tristeza de outros).
Entenda também porque eu escolhi morar na Suécia, esse país tão diferente do Brasil!
8. Luzes de natal por todo o lado
O período de natal na Suécia é uma parte do ano muito escura, e isso ajuda explicar porque eles usam tantas velas, lâmpadas e pisca-pisca (que muitas vezes nem pisca mas ok).
A luz mais popular
Uma das “luzes de natal” mais populares é a estrela de natal (julstjärna) ou estrela de advento (adventsstjärna): uma estrela que, além de ajudar a iluminar o escuro inverno sueco, representa a estrela de Belém, que teria revelado o nascimento de Jesus aos magos e os guiado até Belém.
Confira ainda o meu guia detalhado para você morar na Suécia!
9. Dia de Santa Lucia
Uma das maiores e mais importantes celebrações do natal na Suécia é o dia de santa Lucia/Luzia no dia 13 de dezembro.
Nesse dia meninas vestem um vestido branco e uma faixa vermelha em volta da cintura, assim como uma coroa de velas na cabeça.
Geralmente acompanhadas de mais pessoas (em corais), essas meninas vão a escola, hospitais, lojas, e outros lugares cantando uma música sobre Santa Lucia e às vezes distribuindo biscoitos de gengibre (pepakakkor).
10. A árvore de Natal
também está presente no natal da Suécia, e aqui algumas famílias vão para a floresta procurar a árvore ideal: um pinheiro que deve ter muitos galhos e ser o mais reto possível. Claro que existem pessoas que apenas compram a árvore, seja ela de verdade ou de plástico.