Suécia

10 diferenças do natal na Suécia e no Brasil

Ah o natal! Uma época tão bonita, mas também tão diferente em vários lugares do mundo. Confira agora 10 coisas que eu considero diferentonas entre o natal sueco e o natal brasileiro!

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Saiba como é e conheça 10 diferenças do natal na Suécia

1 – Natal é celebrado desde o dia 24

O Natal na Suécia geralmente é celebrado (e os presentes são abertos) já no dia 24. E não precisar esperar dar meia noite não senhor (nem para comer). Seriam os suecos meio apressadinhos?

2 – Todos assistem a um especial da Disney

Desde os anos 60 muitos suecos (muitos mesmo) param tudo que estão fazendo no dia 24 de dezembro às 15:00 para assistir a um especial da Disney que passa TODOS OS ANOS. Pasme: são as mesmas animações e pedaços de filmes todos os anos, e só no final é possível ver pedaços de filmes ou animações curtas recém lançadas.

Veja aqui uma playlist desse especial tão amado na Suécia (versão 2015):

3 – Papai Noel na Suécia

Pensou em natal pensou em papai noel, certo? E aqui na Suécia existem duas versões: o papai noel que temos no Brasil e também uma versão que é uma mistura desse primeiro com um tomte, um gnomo guardião das fazendas e jardins no folclore nórdico.

Essa última versão toma conta do lugar onde ele vive e na noite de natal vai até as casas comer uma espécie de arroz doce que as crianças deixam na varanda (alguns suecos dizem que ele também entrega presentes).

Papai Noel na Suécia
Veja também 20 coisas que todo o brasileiro pensa ao chegar na Suécia.

4 – A ceia de natal

A ceia de natal (e também todo o período natalino) aqui na Suécia tem alguns ítens que não existem na ceia brasileira, o os meus favoritos são:

  • julmust (um refrigerante que só é vendido nesta época do ano);
  • sill (peixe arenque em conserva) com diferentes molhos;
  • Janssons frestelse (um gratinado cujo os ingredientes principais são:
    • Batatas;
    • Creme de leite;
    • Cebolas;
    • E anchovas em conserva.
  • e também Gravad lax:
    • Salmão cru marinado no sal;
    • Açúcar;
    • Endro/aneto;
    • Pimenta branca.

Na Suécia também existe peru de natal (julkalkon), sendo que algumas famílias preparam a ave inteira e outras pegam só o filé mesmo.

Conheça em detalhe quais são as comidas típicas da Suécia que vão te deixar com água na boca.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

5 – Símbolos do natal na Suécia

Um dos símbolos do natal na Suécia são os bodes. A explicação é que os bodes seriam uma representação dos bodes que carregavam o deus nórdico Thor nas suas viagens.

Alguns dizem os bodes viraram símbolo do natal porque no “dia do natal” os bodes de Thor desciam do céu e matavam carneiros.

6 – Porcos também são símbolo do natal na Suécia

Além dos bodes, os porcos também são símbolo do natal na Suécia. Existem várias explicações: uma diz que os porcos representam o javali do deus nórdico Frei e a outra diz que é uma representação do porco em si já que muitos pratos da ceia de natal sueca derivam desse animal.

7 – Não existe amigo secreto

No natal da Suécia não existe amigo secreto (para o alívio de uns e tristeza de outros).

Entenda também porque eu escolhi morar na Suécia, esse país tão diferente do Brasil!

8 – Luzes de natal por todo o lado

O período de natal na Suécia é uma parte do ano muito escura, e isso ajuda explicar porque eles usam tantas velas, lâmpadas e pisca-pisca (que muitas vezes nem pisca mas ok).

A luz mais popular

Uma das “luzes de natal” mais populares é a estrela de natal (julstjärna) ou estrela de advento (adventsstjärna): uma estrela que, além de ajudar a iluminar o escuro inverno sueco, representa a estrela de Belém, que teria revelado o nascimento de Jesus aos magos e os guiado até Belém.

Luzes de Natal na Suécia

Confira ainda o meu guia detalhado para você morar na Suécia!

9 – Dia de Santa Lucia

Uma das maiores e mais importantes celebrações do natal na Suécia é o dia de santa Lucia/Luzia no dia 13 de dezembro.

Nesse dia meninas vestem um vestido branco e uma faixa vermelha emvolta da cintura, assim como uma coroa de velas na cabeça.

Geralmente acompanhadas de mais pessoas (em corais), essas meninas vão a escola, hospitais, lojas, e outros lugares cantando uma música sobre Santa Lucia e as vezes distribuindo biscoitos de gengibre (pepakakkor).

Dia de Santa Lucia na Suécia

10 – A árvore de Natal

também está presente no natal da Suécia, e aqui algumas famílias vão para a floresta procurar a árvore ideal: um pinheiro que deve ter muitos galhos e ser o mais reto possível. Claro que existem pessoas que apenas compram a árvore, seja ela de verdade ou de plástico.

Confira o especial de natal que eu fiz lá no Canal Aqui no Exterior ano passado:

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Taís Fernandes

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.

Artigos Relacionados

Fechar