Viajar de trem na Alemanha: como funciona, preços e outras dicas

Diferentemente do Brasil e de outros países do continente americano, viajar de trem na Alemanha é muito comum. Os trajetos de trem são parte das programações de viagens, e às vezes até uma prática diária para quem vive fora dos centros das grandes cidades e precisa do transporte até o trabalho.

Mas será que vale a pena fazer aquela viagem que poderia durar 1 hora de avião em 4 ou 5 horas de trem? Vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens dos trens na Alemanha e como você pode aproveitar o melhor dessa opção de transporte muito popular no país.

Maior empresa de trens na Alemanha – DB

A maior empresa de trens da Alemanha é a Deustche Bahn, ou DB. Trata-se de uma companhia privada, mas que funciona muito bem e, por isso, também praticamente não tem concorrência. Há pouco tempo, a popular empresa de ônibus alemã, Flixbus, começou a oferecer viagens de trens por valores mais baixos do que a DB, mas ainda não conseguiu muito espaço no mercado.

A malha ferroviária cobre praticamente todo o país, fazendo ligações também com países vizinhos, e qualquer cidadezinha vai ter sua própria estação de trem ou em localização próxima, conectando-a com sua região e com o resto da Alemanha.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Trens na Alemanha: intercidades, regionais, entre países e linhas rápidas

Além dos trens entre cidades (Intercity ou IC), dos regionais (RB ou RegionalBahn e RE ou RegionalExpress, com menos paradas) e dos trens entre países (EuroCity ou EC), a DB oferece linhas mais rápidas, os chamados ICE (InterCity Express), que costumam fazer os trajetos com mais rapidez, apesar das passagens serem também mais caras. A linha ICE entre Frankfurt e Colônia, por exemplo, faz o trajeto em apenas 58 minutos.

Há também a intenção de tornar cada vez mais fácil a ligação dos trens na Alemanha com aeroportos, especialmente para quem mora fora das grandes cidades e precisa se deslocar para pegar um voo internacional nos maiores aeroportos do país.

Como pegar trem na Alemanha?

E por que será que muita gente, mesmo com tantas vantagens, ainda prefere viajar de ônibus ou de avião dentro da Alemanha? A resposta é simples: o preço da passagem. Com o barateamento dos preços de passagens de avião e companhias como a Flixbus oferecendo bilhetes de ônibus flexíveis, o trem na Alemanha pode ser considerado uma opção “de luxo”.

Por que usar o trem na Alemanha é tão caro?

Não há muita explicação para isso, além do fato da DB não ter muita concorrência. Apesar disso, há maneiras de adquirir passagens mais em conta, com planejamento e antecedência.

Onde compro passagens de trem na Alemanha e quando devo comprar?

Ao comprar os bilhetes, é recomendado sempre fazê-lo online, pois as estações muitas vezes ficam cheias e há poucas pessoas no atendimento. Também os terminais automáticos normalmente têm filas que podem atrasar sua viagem. Isso considerando que você está fazendo uma viagem de última hora.

máquina de bilhete de trem na Alemanha
Imagem do arquivo pessoal de Clarissa Gaiarsa

A sugestão mais importante aqui é sempre comprar passagens com antecedência para garantir o melhor preço. Os alemães são conhecidos por serem bons planejadores, organizando viagens até 1 ano antes delas acontecerem.

Antecedência garante melhores preços

O valor de uma passagem pode cair pela metade se for adquirida com 2 ou 3 meses antes da data de uso. Portanto, se você sabe que vai passar o carnaval em Colônia ou quer conhecer a feirinha de natal de alguma cidade específica, por exemplo, já fica de olho nas passagens bem antes da data para garantir o melhor preço e não precisar apelar para viagem de ônibus, mais desconfortável.

Como funciona a compra das passagens?

Tanto os terminais automáticos quanto o site da DB e aplicativo possuem versão em inglês para quem ainda não se sente confiante no alemão, sendo também outra vantagem em relação ao atendimento no balcão.

Os bilhetes de trem podem ser de primeira e segunda classe. Pessoalmente, nunca viajei na primeira classe e não acho que tenha uma diferença tão grande quanto ao conforto. Para identificar se um vagão é de primeira ou segunda classe, verifique do lado de fora do trem se há o número 1 ou 2.

Vale a pena reservar assentos?

Ao fazer a compra de uma passagem não é preciso reservar assento, apenas se você quiser garantir lugar na janela ou tenha preferência por um vagão específico.

Também é recomendável reservar se for alta temporada, já que pode acontecer dos lugares estarem todos ocupados e você ter que viajar em pé. A reserva, nesses casos, terá uma taxa extra incluída no valor total da passagem (normalmente a partir de 4 euros).

Caso opte por reservar, você deve atentar na hora de entrar no trem para evitar sair caminhando com mala por todos os vagões até encontrar seu lugar. Para localizar o seu assento e onde entrar, confira a classe, o número do vagão e sua letra correspondente nos monitores, normalmente entre A e F, e que indicam em que parte da plataforma você deve embarcar no trem.

Também na plataforma essa informação pode ser encontrada em murais que mostram onde os trens param, os vagões e suas letras correspondentes.

Como posso validar os bilhetes de trem na Alemanha?

Os bilhetes normalmente não precisam ser impressos ao serem adquiridos online. Mas há casos em que é necessário e haverá algum aviso durante a compra. O site pode oferecer ainda a opção de enviar as passagens por correio, mas esqueça isso, pois o serviço não é muito eficiente.

Seja impresso ou no celular, não é preciso mostrar a passagem antes ou ao entrar no trem. Você pode simplesmente sentar e um membro da DB passará por todos os passageiros para checar. Em trens regionais que circulam dentro das cidades, caso você utilize o bilhete normal de transporte público na Alemanha, este deve ser validado na estação, nas máquinas amarelas ou vermelhas que carimbam a data de validação.

Uma dica para quem faz a compra online e usa cartão é que esse mesmo servirá como identificação na hora de validar o bilhete eletrônico com o funcionário da DB. Portanto, não se esqueça de ter em mãos o mesmo cartão com que fez a compra no dia da viagem. É possível colocar outro cartão como opção de verificação, mas melhor evitar.

Tipos de passes de trem na Alemanha

Há diferentes tipos de passes que barateiam, e muito, as passagens de trem na Alemanha. Há, por exemplo, um cartão anual, o BahnCard, para quem viaja com frequência e que dá descontos na compra, independente de ser feita com antecedência.

Há 3 opções disponíveis:

  • Para 25% de desconto nos bilhetes, o BahnCard 25;
  • Para 50% de desconto, o BahnCard 50;
  • Para 100% de desconto, o BahnCard 100 (esse último custa 3,878€ anuais na segunda classe, sendo realmente apenas para quem viaja com frequência, como, por exemplo, que trabalha em uma cidade e mora em outra).

Uma outra opção seria o passe regional, são 14 opções de bilhetes (o de Brandemburgo-Berlim é um dos que comporta dois estados, já que Berlim é uma cidade-estado) que podem ser usados apenas no estado escolhido, por um período de um dia.

Atenção ao horário de embarque no bilhete

Fique atento ao horário de início que vem marcado no bilhete (normalmente 9h da manhã), pois caso tente embarcar antes, poderá pagar uma multa de 40 euros ou mais.

O passe pode ser compartilhado em até 5 pessoas, o que torna a opção muito mais em conta. Além disso, crianças até 15 anos podem viajar de graça com o grupo que está dividindo o bilhete. O valor varia a depender da região, e pode até ser o mesmo para uma ou várias pessoas.

Chegadas e partidas HBF
Imagem do arquivo pessoal de Clarissa Gaiarsa

Para viajar por todo o país

Se você estiver viajando entre regiões, o melhor é adquirir o passe Quer-durchs-Land que vale por 1 dia e de maneira ilimitada dentro da Alemanha. Custa 42 euros e pode ser usado apenas nos trens regionais.

Para cada pessoa a mais, paga-se um adicional de 6,50. A última opção, principalmente para viagens mais longas, é o GermanRailPass, que funciona de maneira semelhante ao EurRailPass.

Conforto dos trens na Alemanha

Uma viagem de trem na Alemanha não apenas é mais simples, mas também é muito mais confortável. Você poupa tempo na ida até a estação, no tempo que se leva até embarcar no trem e da chegada em outra cidade, não perde tempo despachando bagagem ou tendo que recuperá-l. Além disso, você pode acompanhar as paisagens durante toda a viagem, e não apenas ao embarcar e desembarcar, como no avião.

Estação central de trem Berlim
Estação central de trem Berlim – foto de Clarissa Gaiarsa

Para se distrair e matar a fome, principalmente em viagens longas, todos os trens na Alemanha possuem um vagão com restaurante. As refeições não são sofisticadas, mas os preços são razoáveis (entre 5 e 10 euros em média) e dá para se garantir até chegar no local de destino.

Também é possível fazer um lanche, pois os restaurantes possuem como opções salgadinhos, chocolate, etc. É bem comum os alemães tomarem uma cervejinha no vagão para passar o tempo papeando com seus companheiros de viagem. Caso não queira gastar com a comida do trem, você pode também levar seu próprio lanche.

Cuidado com o tamanho da bagagem

Apesar de ser muito mais tranquilo do que em uma viagem de avião, e também sem limites, não é recomendável levar uma mala de 20kg no trem. Isso porque os espaços para bagagens são disputados e ninguém vai querer levantar uma mala com esse peso para colocar na parte acima dos assentos, por mais educados que os alemães sejam.

Portanto, tente viajar sempre com malas de mão e mochilas, a não ser em casos de mudança ou de longas viagens pela Europa.

Tipos de trem na Alemanha

Lembrando que as siglas acima são importantes para se orientar também quando nas estações de trem e ao comprar um bilhete:

  • InterCity-Express (ICE) – trens de alta velocidade para longas distâncias, em rotas nacionais e também para outros países europeus (Áustria, Bélgica, França, etc.)
  • ICE Sprint (ICE-S) – trens ICE especiais que não param, com rotas entre grandes cidades alemães, oferecendo a opção de conexões rápidas para viagens de negócios
  • EuroCity (EC) – trens internacionais para longas distâncias
  • InterCity (IC) – trens nacionais para longas distâncias entre cidades da Alemanha
  • EuroNight (EN) – trens para viagens internacionais com vagões com cabines para dormir. Algumas rotas comuns do EuroNight: Colônia-Frankfurt-Viena, Berlim-Praga-Bratislava-Budapeste e Munique-Salzburg-Viena.
  • City Night Line (CNL) – trens noturnos nacionais e internacionais com cabines para dormir
  • Interregio-Express (IRE) – trens rápidos locais para longas distâncias em uma mesma região
  • Regional-Express (RE) – trens rápidos regionais com menos paradas que os trens RB
    RegionalBahn (RB) – trens regionais comuns, com menos velocidade e mais paradas

Já está pronto para viajar de trem na Alemanha? Fique atento a todos os detalhes citados acima e boa viagem!

Por Clarissa Gaiarsa, do Batatolandia.

Soteropolitana e brasileira de nascimento, e italiana no passaporte, sou jornalista, tradutora e produtora de conteúdo, apaixonada por música, línguas e viajar. Já vivi em 5 países: Brasil, Espanha, Estados Unidos, Grécia e atualmente na Alemanha. Adoro compartilhar experiências e ajudar os iniciantes na arte de morar fora do nosso país. É autora convidada no Euro Dicas.

Artigos relacionados

Salário mínimo na Alemanha e profissões com melhores salários

A Alemanha é um país muito almejado pelos brasileiros, e pensando nisso, vamos falar tudo sobre o salário mínimo na Alemanha

Como morar na Alemanha: um guia para planejar sua mudança

Um guia com tudo o que você precisa saber sobre como morar na Alemanha: documentação, oportunidades de emprego, clima, e adaptação no país.

Como conseguir cidadania alemã: veja o passo a passo completo

Você tem ascendência alemã ou mora na Alemanha? Saiba como obter a cidadania alemã, quanto tempo demora, quem pode solicitar, quanto custa e benefícios.

Custo de vida na Alemanha: saiba quanto custa viver no país

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação, seguro de saúde, transporte e tudo o que você precisa saber.

Emprego na Alemanha: guia completo para conquistar o seu

Veja como encontrar emprego na Alemanha, melhores sites para procurar emprego, salários, custo de vida, se precisa falar alemão e outras dicas.

Vistos para trabalhar na Alemanha: quais são e como tirar

Saiba quais são os vistos para trabalhar na Alemanha. Conheça os tipos de vistos e permissões de residência no país para os estrangeiros.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube

1