A Alemanha tem muito a oferecer àqueles que decidem viver a aposentadoria no país. Qualidade de vida, segurança e saúde são apenas alguns dos aspectos que atraem os brasileiros para a terra da batata. Contudo, quem se muda para trabalhar na Alemanha logo se questiona sobre como funciona a previdência. Da mesma maneira, aposentados brasileiros podem se perguntar sobre como seria poder morar no país enquanto recebem a aposentadoria do Brasil. Este artigo traz todas as dicas e informações que você queria saber sobre a aposentadoria na Alemanha.

Aposentadoria na Alemanha: como funciona a previdência na Alemanha?

Com um excelente sistema público de saúde e listada entre os países com melhor qualidade de vida do mundo, morar na Alemanha durante a aposentadoria parece ser uma excelente ideia. Mas afinal, como funciona a previdência no país?
A expectativa de vida na Alemanha está entre as mais altas do mundo. Com o envelhecimento da população, o sistema de previdência no país está se tornando cada vez mais incapaz de atender as necessidades dos idosos.
A aposentadoria na Alemanha funciona em esquema de repartição simples. Dessa forma, os trabalhadores ativos e os empregadores ajudam a financiar a aposentadoria de quem já não mais trabalha.
A contribuição para a previdência na Alemanha é compulsória e corresponde a 18,6% do salário. Metade da contribuição é paga pelo empregador e a outra metade pelo empregado. Certos profissionais liberais também pagam a contribuição de forma compulsória (é o caso, por exemplo, dos jornalistas), enquanto algumas categorias de autônomos podem decidir se desejam participar do sistema.
O valor da aposentadoria na Alemanha é definido considerando a idade, o tempo de contribuição e a renda média do período em que o requerente trabalhou.

Sistema de pontos

A previdência na Alemanha funciona com sistema de pontos, os quais são concedidos de acordo com a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e o valor acumulado da contribuição. Ao solicitar a aposentadoria, é feito um cálculo que determina o valor do benefício a ser recebido pelo aposentado.
Cálculo aposentadoria na Alemanha

Qual a idade de aposentadoria na Alemanha?

Atualmente, a idade mínima para se aposentar na Alemanha é 65,6 anos.
Desde 2012, a idade de aposentadoria na Alemanha aumenta progressivamente com o objetivo de chegar aos 67 anos em 2029. Anteriormente, a idade de aposentadoria era 65 anos.  É, contudo, possível se aposentar na Alemanha antes da idade estabelecida. Neste caso, há uma redução de 0,3% no valor da aposentadoria para cada mês não trabalhado.

Quanto ganham os aposentados na Alemanha?

De acordo com uma reportagem da Deutsche Welle, atualmente a aposentadoria na Alemanha fornece aos aposentados um benefício que, em média, corresponde a 48% em relação ao que ganhavam enquanto trabalhadores.
Diferente do Brasil, em que o salário mínimo é definido como a base da aposentadoria, na Alemanha não há um valor mínimo estabelecido para o benefício. Isto faz com que muitos aposentados recebam valores significativamente baixos.
De acordo com a reportagem, 48% dos aposentados na Alemanha recebem menos de 800€ por mês. Em contraste, o salário mínimo atualmente é estabelecido em 1.584€. Por este motivo, a pobreza entre os idosos é um tema frequentemente debatido no país.

Aposentado brasileiro pode morar na Alemanha?

Diferente de outros países europeus que facilitam a permanência de estrangeiros aposentados em seu território, como Portugal, Espanha, Itália e França, a Alemanha não possui nenhum visto específico para aposentados.
Nesse caso, se você pretende passar a aposentadoria na Alemanha, é essencial a nacionalidade europeia (que dispensa a necessidade de visto) ou outro visto para Alemanha, tais como o visto de união familiar ou o visto de empreendedor.

Acordo Bilateral de Previdência Social entre Brasil e Alemanha

Trabalhei por um tempo no Brasil e atualmente trabalho na Alemanha, e agora? A minha contribuição para a previdência no Brasil será considerada para me aposentar na Alemanha?
Sim! Os profissionais que tenham trabalhado por um período no Brasil e desejem se mudar para a Alemanha poderão ter os anos de contribuição considerados para a aposentadoria no país. Da mesma maneira, aqueles que trabalharem por alguns anos na Alemanha e desejarem retornar ao Brasil, também terão seus anos de contribuição considerados.
Para saber mais informações sobre o acordo, acesse o site do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt am Main.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Brasileiro aposentado na Alemanha tem desconto de imposto de renda de 25%?

Sim, todos os brasileiros que vivem no exterior têm, descontado na fonte, uma redução de 25% na aposentadoria vinda do Brasil, independentemente do valor recebido.
aposentados na Alemanha

Melhores cidades da Alemanha para aposentados

Temos um post que lista as melhores cidades para morar na Alemanha. Esta lista traz as maiores cidades do país e aquelas em que há maiores e melhores oportunidades de trabalho e estudo.
Os aposentados, por outro lado, geralmente são atraídos por outras características, tais como segurança, áreas verdes, e atrações culturais. Ademais, morar em cidades menores também significa ter um custo de vida significativamente mais baixo do que nas grandes cidades alemãs. Além disso, atualmente pode ser bastante difícil encontrar uma casa ou um apartamento que se sejam adequados às suas necessidades em cidades como Berlim e Munique.
Dessa forma, algumas sugestões de cidade para passar a aposentadoria na Alemanha são Leipzig, Dresden, Bonn ou Bremen. Essas são cidades médias, com população entre 300 e 550 mil habitantes, e que oferecem muitas atrações culturais e muitas áreas verdes.

Custo de vida na Alemanha para aposentados

O custo de vida é um aspecto bastante pessoal e varia de acordo com o consumo e o estilo de vida de cada um. O seu custo de vida nada mais é do que a soma dos preços pagos pelos diferentes bens e serviços. Nesta conta entram itens como aluguel, transporte, alimentação, educação, vestuário e itens de higiene e limpeza.
Algumas pessoas são felizes levando estilos de vida mais simples e, portanto, possuem um custo de vida mais baixo. Outras pessoas são mais exigentes e possuem um custo de vida mais alto.

Vantagens e desvantagens de viver a aposentadoria na Alemanha

Viver a aposentadoria na Alemanha apresenta muitas vantagens. Os aposentados no país podem usufruir de qualidade de vida, um bom sistema de saúde, e muita segurança.
Apesar disso, os custos de vida podem ser altos, principalmente em cidades como Munique, Stuttgart e Berlim. Para quem recebe a aposentadoria do Brasil, este é um aspecto particularmente relevante, tendo em vista a desvalorização do real frente ao euro.
Ainda, para quem se aposenta pela previdência alemã, também pode ser difícil se manter somente com a aposentadoria. Este é o caso, principalmente, dos trabalhadores que passaram por um longo período de desemprego ou em trabalho em tempo parcial. A aposentadoria na Alemanha reforça as desigualdades sociais, e faz com que muitos não possuam as condições para passar por este período de forma tranquila.
Qual a sua opinião? Acha que vale a pena viver a aposentadoria na Alemanha?