Expectativa de vida na Alemanha: veja quanto vivem os alemães

Alemanha  / 

Você sabe que existem alguns países onde a população tem vivido cada vez mais? E sabe porque isso acontece? Pois é, a Alemanha é um país com alto índice de desenvolvimento e integra a lista dos países com maior expectativa de vida do mundo. Mas você sabe porque a Alemanha tem uma das maiores expectativas de vida da Europa? Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre a expectativa de vida na Alemanha.

O que é expectativa de vida?

Primeiramente, a expectativa de vida é um conceito estatístico que está ligado ao bem-estar da população. Ela reflete as condições de qualidade de vida da população em geral, assim como seus hábitos individuais.

Em outras palavras, é o tempo de vida média restante a partir do nascimento e está ligada com a qualidade de vida que o país possui.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quais fatores interferem na expectativa de vida?

A média de tempo de vida aproximada de uma sociedade varia de acordo com vários aspectos, entre eles:

  • Acesso à educação;
  • Assistência social;
  • Saneamento básico;
  • Condições econômicas;
  • Saúde;
  • Hábitos alimentares;
  • Hábitos sociais;
  • Cultura;
  • Taxa de criminalidade;
  • Poluição;
  • Violência;
  • Acidentes;
  • Segurança no trabalho.

Devido a estes motivos a expectativa de vida varia, sendo que em indivíduos mais carentes a expectativa de vida é menor.

Você sabe qual é o país mais feliz do mundo? Descubra aqui.

Quais os fatores que colaboram para o aumento da expectativa de vida?

Bem, o aumento da expectativa de vida está relacionado com a qualidade de vida da população. Podemos afirmar que o avanço na medicina, melhoria dos hábitos adotados pela população e melhoria dos sistemas públicos contribuem para esse aumento.

O que é Índice de Desenvolvimento Humano?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) consiste em dados que medem a qualidade de vida da população. Esses dados estão relacionados com a expectativa de vida da população. Na escala de valores, quanto mais próximo de 1 é o IDH de um país, maior qualidade de vida ele tem.

O Índice de Desenvolvimento Humano alemão é de 0,936, bastante alto.

Tem vontade de morar na Alemanha? Leia aqui tudo o que você precisa saber.

Qualidade de vida na Alemanha

A Alemanha é o país mais populoso da União Europeia, com cerca de 82,6 milhões de habitantes. Em 2016, no índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, a Alemanha ocupou o 4º lugar entre 188 países.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O alto desenvolvimento da Alemanha deve-se ao grau de alfabetização, renda per capita e expectativa de vida.

Veja também como é a qualidade de vida na Itália e a qualidade de vida na Espanha.

Qual a expectativa de vida na Alemanha?

A expectativa de vida na Alemanha tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. Um dos principais motivos é a melhoria da qualidade de vida. E acredite, o acesso aos serviços de saúde contribuem muito para o envelhecimento populacional.

Segundo o Destatis, agência de estatísticas do governo alemão, os números mostram que em 30 anos a expectativa de vida aumentou em 6 anos para os homens e quase 5 anos para as mulheres.

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) afirma que a expectativa de vida em média na Alemanha é de 81,2 anos. Em meninos recém-nascidos a média é de 78 anos e 4 meses de vida, enquanto para as meninas estima-se 83 anos e 2 meses.

Conheça um pouco mais sobre o sistema de saúde na Alemanha.

E qual a expectativa de vida nos estados alemães?

Desde a reunificação da Alemanha em 1991, tanto o lado Oriental como o lado Ocidental apresentam números de expectativa de vida semelhantes. Mas existem diferenças entre os 16 estados alemães e isso se deve as condições existentes em cada um.

Quais os fatores que determinam a expectativa de vida nos estados alemães?

Local

Entre outros fatores, a expectativa de vida na Alemanha depende do local onde a pessoa vive. As regiões mais estruturadas e desenvolvidas oferecem melhor acesso a serviços básicos o que agrega positivamente a qualidade de vida de sua população.

As condições socioeconômicas de cada região favorecem uma expectativa de vida mais elevada. Regiões onde o sistema de ensino, as condições de trabalho e de vida são mais desiguais traduzem uma menor expectativa de vida.

Por exemplo, a cidade de Pirmasens localizada no estado da Renânia-Palatinado apresenta dados de 7 anos a menos de expectativa de vida, em relação a cidade de Starnberg na Baviera.

Em Pirmasens existem problemas estruturais e um alto endividamento, refletindo no poder aquisitivo da população. A expectativa de vida para os homens é de 73 anos, para as mulheres é de 77,1 anos de idade, sendo as mais baixas da Alemanha.

Leia nosso artigo sobre as melhores cidades na Alemanha.

A mais alta expectativa de vida na Alemanha é registrada na região de Starnberg, lá os moradores vivem em torno de 83 anos em média.

No estado de Baden-Württemberg tem-se uma renda média acima da média nacional e a taxa de desemprego é uma das menores da Alemanha. O alto desenvolvimento econômico deste estado se reflete na qualidade de vida e na alta expectativa de vida.

Renda

A renda influencia diretamente a expectativa de vida da população. O Departamento Federal de Assuntos Urbanos e Desenvolvimento Alemão identificou, através de dados recolhidos em levantamentos, que pessoas com menor renda sofrem com mais frequência doenças como derrame, diabetes e enfarte. Além disso, problemas como depressão e doenças crônicas influenciam na diminuição da expectativa de vida destas pessoas.

Também as más condições de saúde, alimentação precária, condições de trabalho inadequadas e poluição do ar diminuem consideravelmente a expectativa de vida entre a população menos favorecida financeiramente. Resumindo, essa camada da população morre bem mais cedo do que pessoas com rendimentos mais altos.

Em locais com maior renda as pessoas tem condições de ter uma melhor formação, saúde e mais tempo para o lazer.

Para visitar o país, é preciso ter um seguro viagem para Alemanha, veja aqui como contratar o seu.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

May Bell é brasileira, formada em Zootecnia. Adora história mundial, literatura, música e artes, além de viajar e conhecer outras culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e a família.