Uma coisa é certa, não importa onde você esteja, o Dia das Mães sempre será especial se você estiver ao lado de quem você ama. Mas é claro que existem algumas diferenças na forma como cada país comemora a data, afinal, as tradições podem ser bastante particulares. Então, como é celebrado o Dia das Mães na Inglaterra?

Leia o artigo e saiba todas as curiosidades! Vamos lá?

Qual é a data do Dia das mães na Inglaterra?

O Dia das Mães na Inglaterra ocorre no quarto domingo da Quaresma, exatamente três semanas antes do domingo de Páscoa. Ou seja, é diferente do Brasil, quando a data é celebrada sempre no segundo domingo do mês de maio.

Também, diferente do Natal, Dia dos Namorados e Halloween, o Dia das Mães é comemorado em datas diferentes em cada país todos os anos. Aliás, não apenas o Dia das Mães ocorre em uma data diferente a cada ano, mas também é celebrado em momentos diferentes em diferentes países ao redor do mundo.

Como é comemorado o Dia das mães na Inglaterra?

De forma geral, acredito que o Dia das Mães é celebrado como em outros países – com exceção daqueles que possuem tradições bem particulares. Eu particularmente não senti diferença em relação ao Brasil, já que temos almoço em família e lembranças dos filhos.

Na Inglaterra, uma tradição em algumas famílias é o simnel cake, conhecido também como mothering cake, um tipo de bolo de frutas com duas camadas de pasta de amêndoa (uma no topo e outra no meio).

Ainda, tradicionalmente, as igrejas também realizam serviços do Dia das Mães e flores são distribuídas às crianças para entregarem às suas mães. Assim como é comum recebermos cartões dos filhos.

Já se imaginou morando na Inglaterra?

Com o nosso Ebook Morar na Inglaterra você pode! Neste livro digital, você encontra todos os passos para imigrar de forma legal e segura para a Inglaterra. Garanta o seu e dê o primeiro passo rumo à sua nova vida na Terra do Rei!

PREPARAR MINHA MUDANÇA →
Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Portanto, no domingo do Dia das Mães, as famílias se reúnem para celebrar a data com um almoço tradicional inglês. Além disso, as mães costumam receber flores dos filhos e o cartão, que nunca pode faltar em uma comemoração na Inglaterra.

Na escola do meu filho, as crianças sempre fazem uma pequena lembrança para as mães, junto com um cartão. É bem especial!

O Dia das mães na Inglaterra é um feriado especial.
Andrea e seu filho moram no interior da Inglaterra. Foto de arquivo pessoal.

Veja as semelhanças e diferenças com o Dia das Mães na Espanha.

Qual a origem da data no país?

Durante o século XVI, os ingleses costumavam voltar no quarto domingo da Quaresma para um serviço em sua “igreja mãe”, ou seja, a igreja principal ou catedral da região. Alguns historiadores explicam que o costume passou a ser chamado de “a-mothering“, mas não há confirmações oficiais sobre o termo preceder o nome Mothering Sunday.

Mais tarde, o termo passou a ser usado para se referir ao dia em que os trabalhadores, que haviam deixado suas famílias para trabalhar em outras cidades, tinham um dia de folga para visitar à sua igreja materna, com suas próprias mães e outros membros da família, onde haveria uma bela celebração. É importante notar que não era incomum crianças de 10 anos deixarem as suas casas para trabalhar.

No retorno para casa, todos os trabalhadores, incluindo as crianças, aproveitavam para colher as flores no caminho como um presente para suas mães e reencontrarem a família. Eventualmente, a tradição religiosa evoluiu para a tradição secular do Dia das Mães de dar presentes às mães.

A data também se tornou uma celebração à medida que as regras de jejum da Quaresma foram relaxadas, ganhando o nome de Refreshment Sunday, Simnel Sunday – em homenagem aos bolos tradicionalmente assados no dia – e Pudding Pie Sunday.

Influência norte-americana

Contudo, nos anos 1920, o costume de celebrar o Mothering Sunday havia caído em desuso na maior parte da Europa.

Com a influência de Anna Jarvis, nos EUA, que organizou um memorial para sua mãe e todas as mães, colocando a data do Dia das Mães no calendário, Constance Penswick-Smith, no Reino Unido, criou o movimento Mothering Sunday. Em 1921, escreveu um livro pedindo a retomada da celebração.

A retomada da data comemorativa foi por meio da influência de soldados americanos e canadenses que estavam servindo no exterior durante a Segunda Guerra Mundial. Com isso, as tradições originais se misturaram com os novos costumes.

Comerciantes do Reino Unido viram a oportunidade comercial no feriado e o promoveram incansavelmente no país, e na década de 1950, ele era celebrado em todo o Reino Unido.

Aproveite e conheça curiosidades do Dia das Mães na Itália e do Dia das Mães na França.

Como se fala Dia das mães na Inglaterra?

Na Inglaterra, o Dia das Mães é chamado tradicionalmente de Mothering Day, mas a data é comercialmente conhecida como Mother’s Day, assim como em outros países do mundo, como os Estados Unidos.

Como é comemorar o Dia das mães na Inglaterra sendo brasileiro?

Acredito que com exceção da data diferente, comemorar o Dia das mães na Inglaterra traz a mesma simbologia de termos um dia especial para celebrar.

E apesar de não estar perto da minha mãe nesse dia, eu costumo brincar que o lado positivo é poder celebrar a data duas vezes: na versão inglesa e também o Dia das Mães no Brasil, comemorado em maio.

As crianças inglesas costumam entregar cartões e flores no Dia das mães na Inglaterra
Andrea e seu filho comemoram o Dia das mães na Inglaterra. Imagem de arquivo pesssoal.

Todos os anos eu ganho um lindo cartão do meu filho com uma lembrança que ele sempre faz na escola com a ajuda do professor. Então, eu acho que após morar na Inglaterra por tanto tempo, nós expatriados passamos a valorizar muito mais o gesto e o carinho e a lembrança do que a data em si.

Portanto, comemorar o Dia das Mães é sempre especial, independente de onde a gente esteja!