A cidadania italiana via administrativa é a forma mais comum de solicitar o reconhecimento da nacionalidade. O pedido pode ser feito no seu país de residência ou diretamente na Itália.

Mas há muitos detalhes e você deve estar atento a eles para tomar a melhor decisão. Portanto, se você é um descendente e a cidadania italiana interessa a você, acompanhe este artigo. Vamos explicar todos os detalhes que você precisa saber sobre a cidadania italiana solicitada pela via administrativa.

Como funciona a cidadania italiana via administrativa?

A cidadania italiana via administrativa é solicitada através de procedimentos administrativos, ou seja, não envolve um pedido judicial. Basicamente, ela pode ser solicitada de duas formas: através de um Consulado ou presencialmente na Itália.

No pedido consular, o requerente encaminha a sua solicitação e entrega os documentos diretamente no Consulado da sua região de residência.

Já no pedido administrativo presencial, a solicitação da cidadania e entrega da documentação é feita diretamente na Itália.

Agora vamos entender um pouco mais sobre os detalhes de cada destes procedimentos. Confira:

Administrativo consular

O pedido administrativo feito via Consulado é o procedimento indicado para quem não mora na Itália. Nesse caso, se você mora no Brasil ou em outro país, deve fazer o seu requerimento no Consulado da Itália que é responsável pela sua zona de residência.

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No Brasil, o atendimento consular acontece da seguinte forma:

  • Chancelaria Consular da Embaixada da Itália em Brasília: atende as regiões do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará;
  • Consulado de São Paulo: atende os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre;
  • Consulado do Rio de Janeiro: atende o Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • Consulado de Porto Alegre: é responsável pelo atendimento no Rio Grande do Sul;
  • Consulado de Curitiba: atende Paraná e Santa Catarina;
  • Consulado de Belo Horizonte: responsável pelo atendimento de Minas Gerais;
  • Consulado de Recife: atende Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No site da Embaixada da Itália em Brasília é possível consultar os contatos de cada um deles.

Caso você more em outro país, basta pesquisar os contatos na Embaixada da Itália no local onde você reside.

Como fazer o pedido

O primeiro passo é verificar qual é o procedimento adotado pelo Consulado, pois as formas de atendimento e de agendamento podem ser diferentes de uma cidade para a outra.

Mas, de modo geral, é preciso providenciar toda a documentação exigida para fazer a solicitação e marcar um atendimento no Consulado para fazer a entrega dos documentos.

Tenha em mente que é preciso seguir à risca todos os procedimentos descritos no site do Consulado. Via de regra, todos são bastante rigorosos com o atendimento das instruções.

No Consulado de São Paulo, por exemplo, o pedido deve ser encaminhado exclusivamente por e-mail, e o mesmo acontece no Consulado de Porto Alegre. Depois, o requerente permanece em uma fila de espera até que seja convocado para apresentar a documentação completa e pagar a taxa de análise, que tem o custo de 300€ para cada pessoa maior de idade.

Só depois dessa convocação e da entrega da documentação é que o processo começa a ser analisado. Conforme a lei, o prazo de conclusão da análise é de até 730 dias.

Decisão do processo

Após a verificação dos documentos, o requerente será informado da decisão. Em caso de concessão da cidadania, já poderá fazer os outros procedimentos necessários, como a inscrição no AIRE (Anagrafedegli Italiani Residenti all’ Estero – Registro de Italianos Residentes no Exterior) e o pedido de passaporte.

O pedido do passaporte italiano é opcional, mas a inscrição no AIRE é obrigatória para todos os cidadãos italianos que não moram na Itália.

Os processos podem demorar bastante

Não é novidade que os processos de solicitação de cidadania italiana nos Consulados costumam demorar muitos anos. Portanto, é preciso ter bastante paciência, caso vá fazer o pedido por essa via.

Em 2022, o Consulado de São Paulo está convocando os pedidos feitos entre 2008 e 2010. Em Porto Alegre, a situação é semelhante e, recentemente, foram convocados os pedidos referentes a 2009.

Administrativo presencial

Já o pedido de cidadania italiana via administrativa presencial é feito diretamente na Itália.

Para isso, é preciso viajar para a Itália e fixar residência no país. Depois disso você poderá dar entrada no processo, que deve ser feito na Comune onde você se instalou. Não é possível fazer o processo através de um Airbnb (apartamento alugado).

Ao chegar no país, será preciso cumprir alguns procedimentos previamente, como obter o Codice Fiscale e fazer o seu registro na prefeitura, a Iscrizione Anagrafe.

Depois disso, um fiscal deve ir até a sua casa e confirmar que você vive lá. Você então receberá uma carta com a confirmação do seu endereço e poderá iniciar o pedido de cidadania italiana.

Permesso di Soggiorno

Você poderá (provavelmente precisará) pedir o Permesso di Soggiorno (Autorização de Residência), uma permissão para permanecer no país além do período de turismo, que é de 90 dias. Esse pedido deve ser feito em um Poste Italiane (correio).

É importante lembrar que é preciso permanecer na Itália durante todo o trâmite do processo.

Em comparação com o processo feito nos Consulados, a grande vantagem do pedido administrativo presencial é o tempo, pois o processo é muito mais rápido. Se todos os procedimentos forem feitos corretamente, normalmente tudo é resolvido em poucos meses.

Se você ainda não tem certeza se pode fazer o pedido, descubra se tem direito à cidadania italiana.

Comune na Itália

Como tirar cidadania italiana via administrativa

Você pode fazer o pedido da cidadania italiana via administrativa por conta própria ou com o auxílio de uma assessoria especializada. Entenda as diferenças entre eles.

Por conta própria

Para encaminhar o pedido por conta própria, você deve ter atenção a todos os detalhes do processo, desde a documentação que é exigida até os procedimentos que são exigidos, tanto no Consulado como na Itália.

Providenciar a documentação para a cidadania italiana pode ser um processo bem demorado e trabalhoso, principalmente por conta da certidão de nascimento do antenato italiano, que deve ser requerida na Itália.

Também é preciso ter atenção com a correção dos documentos (se for necessário) e a tradução dos documentos.

A vantagem de fazer a cidadania por conta própria é que o processo pode ser um pouco mais barato. Por outro lado, a desvantagem é que, como o processo é cheio de detalhes, você corre o risco de cometer erros e atrasar o seu pedido.

Através de assessoria para cidadania italiana

Utilizar os serviços de uma assessoria especializada em cidadania pode ser um ótimo investimento que vai poupar você de cometer erros durante o processo.

Uma assessoria pode auxiliar você a todo tempo, desde o momento inicial quando você precisa esclarecer dúvidas, durante a preparação da documentação e na busca pela certidão do antepassado italiano.

Além disso, a assessoria será responsável por encaminhar e acompanhar o seu pedido, até o momento final da análise.

Claro que esses serviços têm um custo, mas você pode considerar um investimento em tempo e tranquilidade que certamente vale a pena.

Na hora de escolher uma assessoria, pesquise por profissionais ou escritórios que sejam conhecidos no mercado e tenham uma boa reputação. Dê preferência a pessoas bem recomendadas e que tenham clientes satisfeitos. Nós conhecemos e recomendamos a INFINITI CIDADANIA, uma empresa especializada na obtenção de cidadania com escritórios no Brasil e na Itália, e da nossa confiança para fazer o seu processo.

Saiba também como funciona a cidadania italiana via judicial.

Quanto tempo demora a cidadania italiana via administrativa?

Os prazos podem variar bastante, e dependem principalmente do local onde o pedido é feito.

Como comentamos anteriormente, a cidadania italiana via administrativa requerida nos Consulados do Brasil costuma demorar alguns anos, mas existem variações até mesmo dentro do país. De modo geral, o processo pode levar entre 2 e 12 anos para ser finalizado.

Já os pedidos administrativos feitos na Itália são infinitamente mais rápidos. Requerimentos que não tenham problemas de documentação podem ser concluídos entre 2 e 6 meses, em média.

Quanto custa a cidadania italiana via administrativa?

Há muitos custos envolvidos no processo de cidadania italiana via administrativa: busca de documentos, pedido de certidões, traduções e taxa da análise do pedido.

Sabemos também que o custo pode variar dependendo dos profissionais envolvidos, como assessores, advogados e tradutores.

Caso o pedido seja feito na Itália, também é preciso considerar todos os gastos envolvidos na viagem, como passagem aérea, estadia e custo de vida durante os meses que precisar permanecer no país.

Em resumo, um processo feito através do Consulado pode custar, no total, cerca de R$ 10.000,00. Já o pedido feito diretamente na Itália tem um custo bem mais alto, que pode ficar entre R$ 30.000,00 e R$ 40.000,00.

Cidadania italiana via administrativa por assessoria

Se você optar por ter o apoio de uma assessoria especializada, o Euro Dicas recomenda que conheça a INFINITI CIDADANIA, uma empresa que é especializada em prestar assessoria para o pedido de cidadania italiana.

A empresa possui cinco escritórios no Brasil (em São Paulo, Porto Alegre, Belém, Jundiaí e Belo Horizonte), além de um na Itália, em Ragusa.

A INFINITI faz busca de informações, pesquisa de certidões italianas e brasileiras, análise da documentação, correções, apostilamento, tradução juramentada e encaminha o processo pela via que for mais conveniente para o seu caso.

Se quiser conhecer mais sobre os serviços da INFINITI CIDADANIA, é possível agendar uma reunião online.