Com a sua beleza natural e riqueza histórica, a Sicília é uma das regiões mais encantadoras da Itália. Tornar-se proprietário de um dos imóveis à venda na Sicília, Itália é a oportunidade ideal para aproveitar as férias em lugar paradisíaco, investir em turismo ou encontrar um novo lar aproveitando o melhor da dolce vita italiana.

Mas, comprar uma casa na Sicília é um processo cheio de etapas e trâmites burocráticos. Para que você possa fazer a melhor escolha, separamos um guia completo sobre como adquirir uma propriedade na maior ilha do Mediterrâneo. Andiamo!

Como comprar os imóveis à venda na Sicília, Itália?

A compra de um imóvel na Sicília pode ser feita de forma autônoma ou com a ajuda de uma assessoria especializada.

O apoio de profissionais especializados no mercado imobiliário da ilha irá te ajudar a enfrentar os trâmites burocráticos envolvidos de forma muito mais simples. Além disso, a assessoria pode oferecer uma valiosa ajuda na procura por um imóvel, na negociação com a imobiliária e o proprietário, e também na preparação dos documentos obrigatórios para a compra.

Mas, de qualquer maneira, as etapas necessárias para a compra são as mesmas para quem realiza o processo sozinho ou com ajuda profissional. Veja um passo a passo simplificado para adquirir um dos imóveis à venda na Sicília, Itália:

  1. Defina o propósito da compra (moradia, investimento ou férias) e estabeleça um orçamento;
  2. Pesquise os imóveis disponíveis, online ou em imobiliárias;
  3. Visita às propriedades de seu interesse para avaliar o estado das mesmas;
  4. Faça uma oferta e negocie o preço e as condições de pagamento do imóvel;
  5. Solicite o contrato de venda (compromesso di vendita) a um notário;
  6. Transfira o dinheiro para a compra ou solicite um financiamento;
  7. Pague o depósito de garantia e os impostos obrigatórias;
  8. Assine a escritura de compra;
  9. Registre a propriedade no seu nome.

Você deve ter percebido que comprar casa na Itália é um processo mais simples do que parece a princípio, não é? A boa notícia é que não existem tantas diferenças entre adquirir um imóvel na região como italiano ou brasileiro, uma vez que o processo é bastante acessível independentemente da nacionalidade do comprador.

Tem muitos imóveis à venda na região?

Depende. A oferta é maior em alguns lugares do que em outros.

Com os seus 25 mil quilômetros quadrados de extensão, a Sicília possui um território extenso para os padrões italianos. Assim, a oferta imobiliária não é igual em toda a ilha, mas varia bastante de acordo com a cidade e província em questão.

No site Idealista, existe mais de 60 mil anúncios de ​imóveis à venda na Sicília, Itália. Mas, podemos observar que a quantidade de casas oferecidas é grande nas cidades mais importantes, como Palermo, Messina e Catania, e também nas mais turísticas, como Cefalù, Siracusa e Ragusa.

Em cidades muito pequenas e isoladas, a oferta de casas é bem menor. Isso acontece porque a procura é baixa e, dessa maneira, não são construídos novos imóveis no local para venda.

Onde procurar imóveis à venda na Sicília, Itália?

Você pode buscar opções de imóveis à venda na Sicília, Itália em dois lugares principais: nas imobiliárias e nos sites de anúncio de imóveis.

A procura por um imóvel é uma das etapas mais importantes e delicadas de todo o processo. Dessa maneira, é recomendável que você conte com a ajuda de uma assessoria especializada para te ajudar a encontrar uma propriedade que atenda as suas necessidades e esteja dentro do seu orçamento.

Nós do Euro Dicas recomendamos a INFINITI, uma empresa de profissionais especializados na assessoria de investimentos imobiliários na Itália. Os profissionais da INIFINITI irão buscar a melhor casa na Sicília conforme as suas exigências. Dessa maneira, você não precisará se preocupar em entrar em contato com proprietários.

Para quem prefere realizar a busca por um imóvel de forma autônoma, existem diversas plataformas de busca de propriedades na Sicília, além dos tradicionais sites de imobiliárias.

Como a região é muito visada por quem deseja investir na Itália, turistas e outros compradores, existem muitas agências imobiliárias que oferecem imóveis à venda na Sicília, Itália. Mas, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes ou negócios abusivos.

Veja algumas das melhores opções de agência na região:

Você também pode buscar um imóvel nas plataformas de anúncios, que reúnem uma ampla oferta de casas e apartamentos. A principal vantagem desses sites é que você pode refinar a sua busca com filtros de cidade, preço e características da propriedade. Conheça alguns deles:

Como são imóveis à venda na Sicília, Itália?

Os tipos de imóveis à venda na Sicília, Itália são tão variados quanto a própria ilha. Existem casas rústicas e antigas, muitas vezes centenárias, construídas com pedras e um estilo tradicional da região. Além disso, muitas propriedades possuem elementos típicos da arquitetura regional, como mosaicos e azulejos coloridos.

Ainda, uma construção típica dessa região da Itália é o dammuso, um tipo de casa com teto em forma de cúpula, frequentemente encontrado em zonas rurais.

Mas, como mencionado, os imóveis à venda possuem uma ampla variedade de estilos. É muito frequente encontrar apartamentos muito modernos e imóveis que foram completamente renovados. Também existem casas à beira-mar e casas de campo, para quem quer aproveitar o melhor da beleza natural da Sicília.

De uma forma geral, as casas na Sicília são divididas em categorias conforme a quantidade de cômodos (locali) que possuem. Um monolocale, por exemplo, seria o equivalente à quitinete brasileira, enquanto um apartamento bilocale possui um quarto e outro cômodo separado com cozinha e sala.

Imóveis à venda na Sicília para moradia

A Sicília está atraindo cada vez mais pessoas interessadas em adquirir um dos imóveis à venda para morar na região.

Comprar uma casa na Sicília é uma ótima opção para quem quer morar em uma região com paisagens maravilhosas, uma cultura riquíssima e, sobretudo, um custo de vida na Itália muito mais baixo do que aquele de outras regiões do país.

Investir em uma propriedade na Sicília para moradia é, na minha opinião, um bom negócio para quem quer aproveitar a dolce vita italiana ao máximo, desfrutando de tranquilidade, boa gastronomia e um alto nível de vida. Assim, essa é uma alternativa ideal para quem quer morar na Itália como aposentado, por exemplo.

Imóveis à venda na Sicília para investimento

A Sicília é considerada a melhor região da Itália para investidores que buscam um negócio lucrativo no país.

O turismo é muito forte na região e, dessa forma, a demanda por hospedagem é alta durante todo o ano. Assim, investir em um imóvel para alugá-lo por temporada no ramo turístico é um negócio que não pode dar errado!

Mas, além disso, existe outro fator muito importante responsável por atrair investidores de todo o mundo para a região. Em 2022, a Itália registrou um aumento nos preços de venda de 2,3%, enquanto os valores dos imóveis da Sicília subiram apenas 0,9%. Ao mesmo tempo, os aluguéis na ilha registraram um aumento 8% no último ano, em comparação com o aumento nacional, que foi de 5,2%.

Assim, comprar uma casa na região é uma ótima maneira de garantir uma renda segura por meio do aluguel da propriedade. A rentabilidade é alta, fazendo do negócio um investimento muito lucrativo.

Imóveis a venda na Sicília para férias

Com o seu imenso patrimônio histórico, as suas belezas naturais e as suas paisagens com o vulcão Etna, a Sicília é uma das maiores metas turísticas de italianos e estrangeiros. Assim, ter a possibilidade de passar férias na ilha enquanto proprietário de um imóvel parece muito atrativo, não é mesmo?

Cefalù, na Sicília, Itália
Cefalù é uma das maiores metas turísticas da Sicília.

Investir em uma casa para férias na Sicília é uma ótima opção para quem pretende passar longas temporadas no local. Além disso, a partir de uma cidade qualquer na ilha você também pode conhecer diversos outros locais, um ponto muito positivo para quem quer aproveitar as férias em diversas localidades da Sicília.

Como a procura é muito grande, existem diversas opções de imóveis à venda na Sicília para férias. Veja os principais a seguir:

  • Casas à beira-mar: os imóveis à beira-mar na Sicília oferecem acesso direto à praia, vistas deslumbrantes do mar e a oportunidade de aproveitar o clima ensolarado da região;
  • Apartamentos em cidades turísticas: muitas cidades turísticas da Sicília, como Taormina, Cefalù e Siracusa, possuem apartamentos modernos disponíveis para venda, tanto nas regiões costeiras como também nos centros históricos;
  • Vilas: as vilas (ville, em italiano) são uma opção popular para famílias ou grupos que querem aproveitar as férias com privacidade e muitas comodidades, como jardim, piscina e vista para o mar;
  • Casas de campo: os imóveis em zonas rurais oferecem uma experiência autêntica da Sicília, com vistas para o campo e a oportunidade de viver a cultura da região.

Comprar um imóvel na Sicília dá direito à cidadania?

Infelizmente, não.

Comprar casa na Itália não dá direito à cidadania italiana, independentemente da cidade ou região em que o imóvel se encontra.

Mas, a cidadania italiana por tempo de residência pode ser concedida para todos os cidadãos estrangeiros que residirem por ao menos 10 anos na Itália. Assim, comprar um imóvel na Sicília pode ser o primeiro passo para obter a dupla cidadania.

Quanto custam os imóveis à venda na Sicília, Itália?

Entre 35 mil e 12 milhões de euros.

Essa foi a variação de valores que encontramos para imóveis à venda na Sicília, Itália, em uma busca realizada em outubro de 2023 no Idealista.

Em 2023, o preço médio do metro quadrado dos imóveis à venda na Sicília é 1.033€/m², um valor muito abaixo da média nacional registrada este ano na Itália (1.980€/m²). Mas, é claro que o valor varia muito conforme o tipo de casa, a metragem e a localização que você deseja para o seu imóvel.

Além disso, não se esqueça de que compra de um imóvel na Sicília envolve também o pagamento de impostos. As principais taxas que você deverá pagar são:

  • Imposta di registro ou IVA;
  • Imposta ipotecaria;
  • Imposta catastale.

Média de preços de casa na Sicília

O valor médio do metro quadrado na Sicília é baixo, mas o preço pode variar conforme a cidade da ilha em que você quer comprar o seu imóvel. Para que você possa fazer uma estimativa separamos uma tabela com o preço médio do metro quadrado em algumas províncias da região. Retiramos os dados do relatório publicado pelo Idealista, em outubro de 2023.

Província Preço médio do m²
Agrigento  835€/m²
Catania  1.095€/m²
Palermo  1.188€/m²
Messina  1.171€/m²
Caltanissetta 680€/m²
Enna 739€/m²

Casas por 1 euro na Sicília, Itália

Algumas cidades da Sicília fazem parte do “Case a 1 euro”, um projeto conhecido mundialmente e que fez com que muitas pessoas comprassem casas na região pelo valor simbólico de 1 euro.

O objetivo do projeto é atrair novos residentes para as cidades pequenas da Itália que estão sofrendo com o declínio da população devido ao envelhecimento dos moradores e a baixa taxa de natalidade.

Comprar um imóvel na Sicília por 1 euro pode ser uma ótima ideia para quem quer abrir um negócio ou morar na região. Mas, não se esqueça de que as casas oferecidas precisam de uma reforma completa.

Em 2023, as cidades da Sicília com casas à venda por 1 euro são as seguintes:

  • Augusta;
  • Bivona;
  • Calatafimi;
  • Segesta;
  • Caltagirone;
  • Cammarata;
  • Canicattì;
  • Castel di Lucio;
  • Castiglione di Sicilia;
  • Corleone;
  • Gangi;
  • Grotte;
  • Itala;
  • Leonforte;
  • Mussomeli;
  • Palma di Montechiaro;
  • Petralia Soprana;
  • Pettineo;
  • Piazza Armerina;
  • Racalmuto;
  • Regalbuto;
  • Salemi;
  • Sambuca;
  • San Cataldo;
  • San Piero Patti;
  • Saponara;
  • Serradifalco;
  • Termini Imerese;
  • Troina;
  • Valguarnera Caropepe.

São muitas opções, não é mesmo? Vale a pena conferir as condições e requisitos de cada cidade e considerar a compra de uma casa por 1 euro na Sicília.

Os imóveis à venda na Sicília podem ser financiados?

Sim, estrangeiros e italianos podem financiar a compra de um imóvel na Sicília.

Além dos custos mais baixos em relação à média nacional, outra grande vantagem de comprar um imóvel na Sicília é que você pode financiar até 80% do valor da propriedade.

Financiar a compra do seu imóvel pode ser uma ótima ideia, uma vez que os juros sobre a compra de um imóvel na Itália são muito baixos: cerca de 0,67% ao ano, em 2023.

Como funciona o financiamento?

O financiamento de uma casa na Sicília deve ser solicitado a um banco privado. Cada banco possui as suas próprias condições, incluindo o valor mínimo que deve ser pago para a entrada e o prazo para pagamento, que pode ser de até 40 anos.

Imóveis a venda na Sicília Itália permitem financiamento.
A assessoria irá te ajudar a preparar os documentos necessários para o financiamento

Mais uma vez, eu recomendo que você contrate o serviço de uma assessoria especializada. Nesse caso, os profissionais da empresa contratada irão realizar todos os trâmites legais para negociar o financiamento com o banco.

Os requisitos para solicitar um financiamento na maioria dos bancos são:

  • Possuir entre 18 e 70 anos;
  • Morar na Itália legalmente há pelo menos três anos;
  • Pagar o valor de entrada pedido (pode variar, mas será cerca de 20% do preço total do imóvel).

Caso você seja residente na Itália, é provável que o banco solicite um “contratto di lavoro indeterminato”, ou seja, um contrato de trabalho efetivo como garantia. Mas, normalmente, aceitam-se também outras formas de comprovante de renda (como o Imposto de Renda brasileiro traduzido e apostilado), principalmente se você não for residente no país.

Porém, precisamos avisar que conseguir um financiamento sem ser residente na Itália pode ser complicado devido aos regulamentos dos bancos. Vale a pena analisar cada caso e verificar se a possibilidade existe ou não.

Como pagar a compra do imóvel na Sicília?

O pagamento pode ser feito com a ajuda de uma assessoria ou de forma autônoma.

No primeiro caso, os profissionais da empresa contratada serão responsáveis por discutir as possibilidades de pagamento e financiamento com a imobiliária e o proprietário do imóvel. Se optar pelo serviço da INFINITI, por exemplo, saiba que você irá receber todo o suporte necessário também para que o pagamento seja efetuado da maneira mais simples e segura possível.

Caso decida realizar o pagamento sozinho, saiba que a forma mais simples de pagar a compra de um imóvel na Sicília é transferindo dinheiro da sua conta no exterior.

É possível enviar dinheiro para Itália pelos bancos e pelas plataformas digitais. Geralmente, os bancos cobram taxas mais elevadas e cotações não tão favoráveis, mas vale a pena conferir as condições do banco em que você possui conta.

Por outro lado, as plataformas de envio de dinheiro internacional, como a Wise e Remessa Online, oferecem taxas baixas e boas condições de envio. Mas, lembre-se de conferir os limites disponíveis para as transações.

Requisitos para comprar imóveis na Sicília

Nos últimos anos, as autoridades da Sicília diminuíram consideravelmente a quantidade de burocracias envolvidas no processo de compra de imóveis na região. O objetivo é dinamizar a economia local, permitindo que os milhares de estrangeiros interessados em adquirir uma propriedade não desistam da compra devido aos trâmites burocráticos excessivos, presentes em outras regiões da Itália.

Em geral, os requisitos são os seguintes:

  • Apresentar algum tipo de comprovante de renda;
  • Apresentar carta di identità ou passaporte válido;
  • Apresentar o Codice Fiscale.

Ah, e não se esqueça de que não é necessário ser residente na Sicília para comprar uma casa. Mas, caso você seja um estrangeiro que mora na Itália, precisará apresentar também o permesso di soggiorno.

Documentos para comprar um imóvel à venda na Sicília

Ao longo do processo de compra de um imóvel na Sicília, os seguintes documentos deverão ser apresentados:

  • Cópia do documento de identidade do comprador;
  • Cópia do Codice fiscale do comprador;
  • Licença de construção original (para construções após 1969);
  • Atto notarile do proprietário anterior, se for o caso;
  • Cópia de escritura pública de aquisição do bem;
  • Certificado de usabilidade;
  • Contrato do imóvel (compromesso);
  • Certificado de qualificação energética;
  • Regulamentação do condomínio, se for o caso.

Os documentos pessoais devem ser providenciados pelo comprador ou pela assessoria especializada, se for o caso. Os documentos relativos ao imóvel, por sua vez, devem ser redigidos por um notaio, o tabelião italiano.

Melhores cidades para comprar imóveis na Sicília, Itália

A Sicília possui cidades para todos os gostos. Para quem quer adquirir um imóvel, a melhor cidade será aquela que puder corresponder ao seu objetivo com a compra: moradia, investimento ou férias.

Para moradia

Confira algumas sugestões de cidades na Sicília para morar:

  • Palermo;
  • Catania;
  • Messina;
  • Enna;
  • Ragusa;
  • Caltanissetta.

Para investimento

Confira algumas sugestões de cidades na Sicília para investir:

  • Siracusa;
  • Trapani;
  • Marsala;
  • Noto;
  • Taormina.

Para férias

Confira algumas sugestões de cidades na Sicília para curtir as suas férias:

  • Mondello;
  • Cefalù;
  • Siracusa;
  • Modica;
  • Agrigento;
  • San Vito Lo Capo.

Porém, é claro que a escolha de uma cidade é pessoal e deve ser feita com muito cuidado. Se possível, visite a cidade antes de realizar a compra do imóvel. Assim, você poderá conhecer o local pessoalmente e avaliar se é a melhor opção para você.

Dicas para comprar imóveis na Sicília

Agora que você já sabe como a compra de um imóvel na Sicília funciona, é hora de conferir as dicas que separamos para que você consiga fechar o melhor negócio possível.

  • Analise a localização do imóvel: algumas regiões da Sicília são muito isoladas, principalmente devido às poucas opções de transporte público. Assim, é importante que você entenda qual a situação do local em que pretende adquirir a sua casa;
  • Verifique a classe energética do imóvel: na Sicília, a classe energética de cada imóvel é classificada com as letras do alfabeto. Quanto mais perto da letra A, menor será o consumo de energia e gás da propriedade.
  • Visite as propriedades pessoalmente: é muito importante que você avalie o estado do imóvel antes de realizar a compra;
  • Certifique-se de que todos os documentos estão completos: se possível, contrate uma assessoria para verificar a regularidade da documentação e garantir que não existam pendências legais.

Ficou com vontade de comprar um imóvel e aproveitar o sol siciliano, não é mesmo? Aproveite as informações do nosso guia e se desejar, entre em contato com a INFINITI para realizar o sonho de se tornar um proprietário de imóveis na Sicília.

Buona fortuna!