Como se candidatar à Universidade na Itália: processo e documentação

Itália  / 

Estudar fora do Brasil é o sonho de muitos brasileiros. Existem muitos países que estão com as portas abertas para os estudantes brasileiros. Descubra como se candidatar à Universidade na Itália, quais os custos e documentos necessários.

Como se candidatar à Universidade na Itália

Antes de se candidatar à uma universidade na Itália, você deve entender que existem 2 tipos de acesso à universidade.

Accesso Libero

Existem cursos na Itália que não precisam de provas de ingresso (tipo o nosso vestibular). São os chamados cursos de acesso livre. Normalmente nesses cursos as turmas são enormes, pois não existem limites de vagas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Numero Chiuso

Os cursos em que existem um número limitado de vagas são aqueles em que é necessário fazer uma prova de ingresso. Normalmente esses cursos são muito concorridos.

Como se candidatar à Universidade na Itália: documentos necessários

Tempo de estudo

Para poder se candidatar à Universidade na Itália, você deverá ter completado pelo menos 12 anos de estudos. Ou seja, você deverá ter terminado o ensino fundamental (8 anos) e o médio (3 anos), e feito 1 ano de faculdade.

Caso você já tenha feito parte do ensino fundamental de 9 anos, você não precisará fazer 1 ano de faculdade para poder se candidatar à uma universidade na Itália.

Comprovante de tempo de estudo

Você precisará de uma “Declaração de Valor”, emitida pelo consulado italiano, que comprova que você completou o ensino fundamental e médio. Esse documento é bem detalhado e vem explicando direitinho tudo o que você estudou, quais foram os métodos de avaliação, a duração dos programas.

Para fazer a solicitação desse documento no consulado, você precisa ter o seu histórico escolar e o diploma do ensino fundamental e médio (traduzidos por um tradutor juramentado).

ENEM para estudar na Itália

A Itália não aceita as notas do ENEM como uma forma de se candidatar à universidade. Por isso, para saber como estudar na Itália, você deverá primeiramente reunir os documentos solicitados pelas universidades.

Carta de motivação

Além do seu histórico escolar, as universidades italianas também poderão pedir uma carta de motivação.

Currículo

O seu currículo também poderá ser pedido pela universidade italiana. Por isso faça o seu currículo no formato Europass, e coloque todas as suas atividades extra-curriculares.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Como se candidatar à Universidade na Itália: procedimento

Depois que você tiver os documentos necessários em mãos, entre em contato com a universidade para saber quais são os próximos procedimentos. Cada universidade na Itália tem o seu próprio processo seletivo.

Ao escolher o curso que você irá fazer, confira o tipo de processo seletivo que ele possui, e a língua utilizada nas aulas. Existem alguns cursos nas universidades italianas que são ministrados em inglês.

Entendendo o sistema universitário da Itália

Quem está procurando saber como se candidatar à Universidade na Itália, deve entender primeiro como o sistema universitário funciona. Na Itália existem 3 tipos de cursos universitários:

Laurea Triennale

É um curso universitário que dura 3 anos.

Laurea Magistrale

É como se fosse o nosso mestrado no Brasil. É um curso que tem a duração de 2 anos e tem como pré-requisito o término do curso Laurea Triennale.

Laurea Magistrale a Ciclo Único

É um curso mais longo, que dura entre 5 e 6 anos, e abrange os cursos que não podem ser feitos em 2 módulos, como medicina (e outros cursos da área da saúde), direito e arquitetura.

estudante Itália

Visto de estudante para a Itália

Saber como se candidatar a Universidade na Itália não é suficiente se você não tratar do seu visto de estudante.

Documentos necessários

  • Passaporte;
  • Fotografia;
  • Formulário de solicitação de visto;
  • Comprovante de hospedagem;
  • Comprovante de meios de subsistência;
  • Seguro saúde;
  • Comprovante de inscrição na universidade.

Custos de fazer universidade na Itália

A maioria das universidades da Itália são públicas, porém o ensino não é completamente gratuito. O preço que você deverá pagar vai variar de acordo com a universidade e o curso que você escolher. O valor anual para estudar em uma universidade na Itália é em torno de 1 mil €.

Bolsas de estudo

Para quem quer se candidatar a Universidade no país, existem algumas opções de bolsas de estudo na Itália que podem ajudar. As bolsas de estudo normalmente são muito concorridas, mas não custa nada tentar.

Oferecidas pelas universidades

Algumas universidades italianas abrem, anualmente, o concurso para bolsas de estudos. O valor das bolsas varia de acordo com cada edital, mas costumam rondar 1 mil €, além da isenção do pagamento das taxas universitárias.

Confira nos sites das universidades se existem bolsas de estudo para alunos estrangeiros e veja quais são os requisitos necessários para se candidatar.

Oferecidas pelo Governo Italiano

O Governo Italiano também oferece bolsas de estudos para estudantes estrangeiros. São bolsas oferecidas através do Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI) para cursos de mestrado e doutorado e alguns cursos específicos (como artes e música).

Programa Erasmus +

O Programa Erasmus + é um programa que oferece bolsas de estudos para estudantes internacionais. Os editais variam de acordo com cada universidade, por isso pesquise no site da universidade a possibilidade de se candidatar a um programa de bolsas Erasmus +.

Melhores cursos na Itália

As universidades italianas são excelentes e algumas inclusive estão no ranking das melhores do mundo. Veja a lista dos melhores cursos para se fazer na Itália:

  • Design de moda;
  • Engenharia;
  • Medicina;
  • Física;
  • Arquitetura.

Melhores universidades italianas

Fazer uma lista com as melhores universidades italianas não é fácil, afinal a maioria das universidades possui um ensino de excelência. As universidades que mais se destacam são:

Se você está decidido a estudar na Itália, saiba que para entrar no país a imigração pode exigir de você um seguro viagem, é um documento obrigatório para entrar no país. Saiba tudo sobre o seguro viagem para Itália neste artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.