Se você está pensando em estudar na Itália, mas ainda não decidiu qual carreira você vai seguir, não se preocupe, fizemos uma lista com os melhores cursos na Itália. Junto dessa lista colocamos as melhores universidades que oferecem esses cursos, para que você possa se programar e se candidatar.
Veja a lista dos cursos, e como se candidatar a uma universidade italiana.

Lista dos melhores cursos na Itália

A Itália possui muitas universidades de excelência, algumas delas estão inclusive na lista das melhores universidades do mundo. É claro que existem cursos mais bem conceituados do que outros, e muitos deles fazem parte das melhores universidades italianas.

Design de Moda

A Itália é uma referência internacional no mundo da moda, e seria óbvio que um dos seus cursos mais tradicionais seja o Design de Moda. Esse curso está na lista dos melhores cursos na Itália e atrai muitos estrangeiros.
As melhores universidades italianas que oferecem o curso de Design de Moda e cursos ligado à moda são:

Veja aqui um guia completo para fazer faculdade na Itália.

Engenharia

Os cursos de Engenharia estão presentes nas melhores universidades italiana e na lista dos melhores cursos na Itália. São cursos famosos, e muitos estrangeiros resolvem fazer intercâmbio na Itália para cursar engenharia. As universidades italianas que oferecem os cursos de engenharia são:

Medicina

O curso de medicina na Itália também é muito famoso. Por ser um curso muito concorrido, na maioria das universidades as vagas são limitadas. Por isso é necessário passar por um processo seletivo e fazer provas de acesso. São também cursos um pouco mais caros que a maioria. A melhor universidade da Itália para o curso de medicina é:

Estudar medicina no exterior de graça: veja bolsas de estudo para estudar medicina na Europa.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Física

Física também está entre os melhores cursos na Itália. Presente em diversas universidades italianas, inclusive em uma das melhores no ranking mundial, esse curso é bastante concorrido.

Arquitetura

As universidades italianas também são famosas pelos seus cursos de arquitetura. Esse curso está presente na maioria das universidades da Itália, e algumas delas estão inclusive na lista dos 50 melhores cursos de arquitetura do mundo. As melhores universidades italianas com curso de arquitetura são:

O que faz as universidades italianas se destacarem

Os melhores cursos na Itália se destacam por terem uma grade curricular atualizada. As universidades italianas são famosas não só por serem universidades com anos de história, mas também por serem modernas.
Ou seja, a maioria das universidades adapta a grade curricular dos cursos às necessidades identificadas no mercado de trabalho. Assim elas formam profissionais que estão aptos a atuar no mercado de trabalho atual. Todos os anos as grades dos cursos são revistas, a fim de melhorarem as capacidades dos alunos.
Fazer pós graduação na Itália: veja como fazer, documentação, prazos e custos.

Como estudar em um dos melhores cursos na Itália

A maioria das universidades italianas aceita a candidatura de estudantes brasileiros. Por isso, é possível estudar um dos melhores cursos na Itália. Para isso, você deverá entrar no site da universidade e ver o edital.
No edital de abertura de vagas estará explicado como concorrer, documentos necessários e se é necessário fazer prova de acesso ou não. Depois que você juntar todos os documentos que estão no edital você poderá procurar um consulado italiano para fazer a sua candidatura ou fazer a candidatura online.
Visto para estudar na Itália: onde tirar e documentos necessários.

Pode candidatar com o ENEM?

Infelizmente as universidades italianas não aceitam a nota do ENEM para a candidatura. O processo de seleção é outro, e eles irão olhar o seu currículo, seu histórico escolar e analisar a sua carta de motivação. Os documentos que normalmente são pedidos pelas universidades para se candidatar são:

  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Cópia do passaporte;
  • Cópia do diploma anterior (ensino médio, graduação ou mestrado) traduzido;
  • Cópia da autorização de residência;
  • Cópia do recibo de pagamento da taxa de inscrição.

Vale lembrar que o ano letivo na Itália é diferente do Brasil e por isso as matrículas ocorrem em datas incomuns, saiba tudo aqui. Se o seu interesse é fazer mestrado na Itália, leia nosso artigo completo sobre o tema.

Quanto custa estudar na Itália

Na Itália, mesmo as universidades públicas são pagas (com raras exceções). O valor anual dos cursos gira em torno dos 1.000€ a 2.000€ anuais. Óbvio que alguns cursos são mais caros, principalmente se feitos nas universidades privadas.
O preço do curso poderá sofrer um ajuste de acordo com a situação econômica do estudante. Existem também bolsas de estudo disponíveis para a Itália, para as quais os estudantes brasileiros podem se candidatar, assim é possível estudar na Itália de graça ou com bons descontos.

Vale a pena estudar na Itália?

Se você tiver a oportunidade de estudar na Itália, com certeza terá uma experiência única. Estudar em outro país não nos acrescenta somente na parte curricular. Morando fora nós crescemos muito, aprendemos a conviver com pessoas de diversas culturas, aprendemos a ser independentes.
Além disso, estudar um dos melhores cursos na Itália irá abrir muitas portas no seu futuro, e você terá um grande diferencial no currículo. E de quebra, aproveite para aprender italiano na Itália.
Veja também vagas de trabalho para brasileiros na Itália.