Cidadania italiana por descendência: documentos e onde solicitar

Hoje em dia a cidadania italiana mais requerida é a que chamamos de cidadania italiana por descendência, também chamada de cidadania pelo direito jus sanguinis pela legislação da Itália, segundo a qual se presume cidadão italiano todo o descendente de italiano, em linha reta, sem limitações. Nesse artigo, vou falar dos principais documentos para cidadania italiana por descendência, acompanhe.

Cidadania italiana por descendência: onde solicitar?

Havendo direito à cidadania italiana por descendência, sabe-se que a maior parte dos interessados busca este reconhecimento ingressando com pedido via consular, pois além de ser a forma financeiramente mais viável é a forma legalmente correta para quem continuará residindo no Brasil.

Mesmo sabendo-se da existência de diversas pessoas que vão para Itália fazer o processo administrativo e retornam para o Brasil, declarando mudança de residência que efetivamente não ocorre, entende-se que a forma mais adequada é que o requerente sempre faça o pedido no seu local de moradia efetiva, ou seja, no consulado brasileiro da jurisdição de sua cidade.

Diferente de uns tempos atrás, hoje a cidadania italiana pela via consular pode ser antecipada com a notificação, denominada Diffida, e se a mesma não for atendida, o consecutivo processo judicial poderá ser proposto na Itália.

Consulados da Itália no Brasil

Existem diversos consulados nas principais capitais brasileiras. Observe sua localização e abrangência em cada uma das seguintes cidades:

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

  • Rio de Janeiro (RJ e ES);
  • São Paulo (SP);
  • Curitiba (PR e SC);
  • Porto Alegre (RS);
  • Recife (nordeste);
  • Brasília (DF, GO, TO, AM, RR, PA, AP) ;
  • Belo Horizonte (MG)

É bem simples para o requerente escolher qual consulado contempla a jurisdição de sua residência fixa e habitual, pois este é o que legalmente é apropriado para o seu requerimento de cidadania italiana.

Documentos necessários para cidadania italiana por descendência

Os documentos necessários para o requerimento da cidadania italiana pela via consular são:

  • Certidões civis brasileiras;
  • Certidão de nascimento do italiano;
  • Certidão negativa de naturalização;
  • Requerimento ao consulado acompanhado de uma relação de requerentes e árvore genealógica.

documentos para Cidadania italiana por descendência

Certidões civis brasileiras

Todas as certidões de nascimento, casamento e óbito, que devem ser buscadas a partir do(s) requerente(s) à cidadania até chegar ao seu italiano (antenato), sempre seguindo a mesma ordem cronológica: nascimento, casamento e óbito.

Todas as certidões sempre devem ser requeridas em inteiro teor, de forma digitada, sendo também apostiladas e traduzidas.

As certidões civis são aquelas certidões que certificam os atos da vida civil, como casamento, nascimento e óbito, devendo ser requeridas no Cartório de Registro Civil de sua cidade, ou onde nasceram, viveram e faleceram seus ancestrais.

Se o requerente não possuir nenhuma cópia do documento de nascimento de seu italiano, mais ainda será necessário o pretendente à cidadania iniciar a busca a partir da sua certidão até chegar nos documentos de seu ancestral italiano, que geralmente informam em qual cidade da Itália o mesmo nasceu.

Sequência de certidões

Observe a sequência:

  1. Certidões de nascimento e de casamento do requerente (se for o caso);
  2. Certidões de nascimento, casamento e óbito do seu pai ou mãe (quem
    for parte da família italiana);
  3. Certidões de nascimento, casamento e óbito de seu avô ou avó;
  4. Certidões de nascimento, casamento e óbito de seu bisavô;

E assim por diante até localizar a pessoa da família com a naturalidade italiana.

Se o casamento do italiano tiver ocorrido na Itália e não no Brasil, será necessário apresentar o Estratto dell’atto di matrimonio expedido pelo Comune, também original.

E se houver divórcio?

Algumas peculiaridades devem ser observadas quando existe divórcio ou separação, de modo que alguns documentos existentes neste processo deverão ser copiados e autenticados pelo cartório.

  • Quando divórcio extrajudicial: segunda via da escritura pública, com tradução
    juramentada e apostiladas;
  • Quando divórcio judicial: cópia judicial, com reconhecimento da assinatura do oficial do cartório judicial, com tradução juramentada e apostilada.

Os documentos necessários são a petição inicial, o termo de audiência, a sentença e o carimbo do trânsito em julgado.

Veja também como solicitar a sua cidadania italiana por casamento neste artigo.

Certidão de nascimento do cidadão italiano (antenato)

A certidão de nascimento do ancestral italiano, também chamado de antenato, é um documento chamado Estratto dell´ atto di nascita.

A certidão de nascimento de seu parente italiano é o documento que atesta de forma verossímil o seu direito a ser um cidadão italiano. O registro de nascimento italiano original (Estratto dell’atto di nascita) do antepassado que veio da Itália e que deu origem ao direito à cidadania, deve conter a sua filiação.

Portanto, deve-se solicitar o “estratto di nascita con generalità”, ou “estrato per riasunto degli atti di nascita com maternità e paternità” ou “certificato plurilíngue di nascita”.

Onde solicitar?

Este documento deverá ser solicitado pelo requerente e sua família ao Comune italiano onde nasceu o ascendente.

Caso não houvesse ainda registro civil no local em que o mesmo nascera, a certidão de batismo (certificato di battesimo), emitida pela paróquia italiana, contendo o reconhecimento da curia diocesana competente (vidimazione curia).

Além de conter a filiação, é bom que a certidão religiosa contenha o reconhecimento da assinatura do padre pela Diocese competente e com uma certidão negativa de nascimento emitida pela Comune.

certidão de identidade italiana

Certidão Negativa de Naturalização

A certidão negativa de naturalização (CNN) do italiano é emitida no próprio site do Ministério das Relações Exteriores (Ministério da Justiça Brasileiro) com a autenticação eletrônica do próprio site, com reconhecimento do conteúdo e da autenticação em cartório, também traduzida e apostilada.

A certidão negativa de naturalização é exigida para confirmar ao órgão governamental italiano que aquele cidadão italiano, que está transmitindo a cidadania, não se naturalizou brasileiro ou, ao menos, não se naturalizou brasileiro antes de haver nascido o filho, que também está lhe transmitindo a cidadania.

Nesta certidão deverão constar todas as variações de grafia de nome e sobrenome do ascendente italiano que constem nas certidões. Ainda, este documento também deverá ser traduzido por tradutor juramentado e ambos (original e traduzido) apostilados.

Requerimento ao Consulado com documentos

Esse é o requerimento formal ao consulado com a relação de requerentes e árvore genealógica.

Cada consulado adota sua própria forma de envio. Para alguns, o requerimento deve ser enviado por e-mail e, para outros, por correspondência, pelo que se aconselha sempre que, neste último caso, sejam remetidos com aviso de recebimento (AR), constando o conteúdo enviado no mesmo.

Apesar dos consulados definirem cada vez mais as suas próprias regras sem uma padronização, em todos é necessário o requerimento formal de inscrição na fila de chamada, juntamente com a árvore genealógica (albero genealógico) e a relação de requerentes, que constituem sempre os documentos solicitados.

O que é a árvore genealógica?

A árvore genealógica é um simples documento, sempre disponibilizado no site do consulado em formato texto ou PDF, que lista toda a sequência familiar, iniciando do italiano e indo até o(s) requerente(s).

Relação dos requerentes

Já a relação de requerentes, também disponibilizada no site de cada ofício consular, consiste numa relação que indica o requerente principal, que será comunicado pelo consulado, juntamente com a relação dos demais, constando todos que são maiores e menores.

Documentos complementares para cidadania italiana por descendência

Comprovante de endereço

Todo(s) o(s) requerente(s) sempre deve(m) guardar e ter consigo comprovantes de endereços da época do requerimento para inscrição na fila de espera no consulado, da mesma forma que comprovantes do período em que for chamado.

Os documentos aceitos são: contas de luz, telefone e comprovantes de votação e participação eleitoral.  Estes servem para o órgão competente consular atestar que os mesmos são moradores habituais daquela jurisdição.

Reconhecimento de maternidade ou paternidade

Outro documento complementar importante e que pode muitas vezes evitar um grande problema no reconhecimento da cidadania italiana por descendência é aquele reconhecimento de paternidade ou maternidade específico para quando o pai ou mãe do filho, que transmite o direito à cidadania, não declarou o filho na certidão de nascimento.

Neste caso, deve elaborar no cartório, com a devida assessoria, um documento complementar que declare seu reconhecimento aquele filho legítimo.

Documentos de identificação válidos

Também sempre é importante que o(s) requerente(s) esteja(m) com seus documentos pessoais, como carteira de identidade e passaporte, válidos, atualizados e bem conservados.

Explicações Complementares

É possível aproveitar documentos de parentes que estão no consulado?

É muito importante a informação de que não é mais possível aproveitar documentos de parentes já depositados nos consulados.

Isso significa que para cada novo pedido com novo(s) requerente(s) há que se apresentar todos os documentos, ainda que se verifique ascendentes em comum com quem já os apresentou ou mesmo já tenha tido a sua cidadania reconhecida.

Apostila de Haia é obrigatória

O apostilamento entrou em vigor no Brasil em 14 de agosto de 2016, quando passou a viger a Convenção da Apostila da Haia, de 05 de outubro de 1961, sendo que os documentos que eram anteriormente legalizados pelos Consulados passaram a ter que ser previamente apostilados junto aos Cartórios e/ou Tabelionatos credenciados, eliminando a exigência da legalização por parte deste Consulado-Geral.

Isso por um lado facilitou a vida de muitas pessoas, que não precisaram mais enfrentar toda a burocracia para a legalização dos documentos. Os que já tinham legalizado os documentos no consulado e ainda estão com a documentação antiga, pode ser necessário que o consulado exija agora a reemissão de todos os documentos com o devido apostilamento.

É preciso traduzir os documentos?

Sim. Todas os documentos que devem ser traduzidos sempre deverão ser traduzidos por tradutor juramentado e com a sua firma reconhecida.

assessoria para Cidadania italiana por descendência

Veja também quais são as vantagens de possuir cidadania italiana.

Vale a pena contratar uma Assessoria? Por quê?

A contratação de uma boa assessoria evita a perda de tempo e gastos indevidos e precipitados com documentos e traduções.

Além disso, existem muitas modificações de regras e detalhes na legislação (Lei 91 de 1992, Lei 89/2014, DPR 12 ottobre 1993, n. 572 e il DPR 18 aprile 1994, n. 362 e Convenção da Apostila de Haia de 2016).

Evita erros com a documentação

Além de toda a legislação e regras com procedimentos, existe a análise material da documentação em particular do(s) requerente(s), onde muitos erros podem acarretar o indeferimento da cidadania, como, por exemplo: a falta de declaração de legitimidade de um filho, casamento realizado depois do nascimento de um filho, erros de datas em certidões, erros de nome/grafia em certidões, erros de localidades, regiões; ausência de termos/informações necessários em certidões, etc.

Assessoria por etapas

Aconselha-se a contratar uma assessoria por etapas.

Busca pelos documentos

Por exemplo: se o(s) requerente(s) não possui todos os documentos em mãos, primeiro deve contratar apenas a busca pelos documentos faltantes. Assim, quando todos forem localizados e requeridos, parte-se para a contratação da próxima etapa.

Análise dos documentos

Depois de reunir corretamente os documentos, eles poderão ser materialmente analisados.

Se houver erros graves nestes ou, ainda, vislumbrando a situação de ausência de certidão, poderá o profissional corrigir os erros ou complementar, seja com processo judicial de retificação ou suprimento, seja de forma administrativa.

Exemplo: filhos considerados ilegítimos

Também existem situações em que determinado familiar acabou não recebendo ou transmitindo o direito a esta cidadania. Neste caso, talvez se faça necessário um processo judicial a ser proposto na própria Itália.

Um exemplo desta situação é a possibilidade de um filho ter nascido depois do casamento dos pais, que não vem a ser reconhecido como filho legítimo.

Exemplo: erros de datas e nomes

Análise de erros de datas e nomes são de grande importância, do mesmo modo que pode estar faltando um determinado documento, que precisará ser judicialmente suprido/criado.

Assim, se você já contrata todo o processo de cidadania, por questões de necessidade ou falta de experiência, o profissional poderá ainda assim fazer o requerimento, vendo ou não o erro que vai causar o futuro indeferimento do pedido.

Cuidado na escolha da Assessoria

Se você já possui todos os documentos, é muito importante requerer a análise dos mesmos por um profissional que conheça bem a matéria, pois existem muitas armadilhas que podem fazer com que você gaste bastante dinheiro, espere por um enorme tempo, e no momento da conferência pelo consulado, acaba restando com o processo indeferido.

Uma boa forma de escolher o profissional é saber se o mesmo trabalha por etapas e, ainda melhor, se o mesmo também é ou está vinculado a algum advogado italiano.

A complexidade das regras sobre a cidadania italiana podem trazer armadilhas às vezes indetectáveis, uma vez que existem uma série de exceções, e o tratamento adequado deve se dar desde a busca inicial dos documentos, e estas informações não são fornecidas pelos consulados ou pela Embaixada Italiana.

Como se pode ver, informa o Consulado Italiano de Porto Alegre informa que:

“Este Consulado-Geral não fornece informações sobre como proceder na busca da documentação para o reconhecimento da ascendência italiana. Há sites especializados, entidades e profissionais que podem auxiliar nesta pesquisa. Não indicamos nomes.”

As boas assessorias não possuem um preço muito barato de serviço, e apesar disso, podem evitar uma grande dor de cabeça.

Se tiver dúvidas ou necessitar de assessoria para solicitar a sua cidadania italiana, coloco-me à disposição.

Advogado Português e Brasileiro, é especialista na área do direito Internacional e sócio do escritório Fonseca Dani & Petry Advogados. Também especialista em Direito Processual Civil e Tributário. Estuda atualmente Direito Italiano e da União Europeia. Sempre em viagem para a Alemanha, Itália, Portugal, Áustria e Reino Unido, trabalha com Direito de Imigração, e juntamente com sua equipe, atende demandas de Imigração e Cidadania Italiana.

Artigos relacionados

Cidadania italiana: quem tem direito, como solicitar e custos

Veja como reconhecer a sua cidadania italiana, desde saber se tem direito, recolher documentos e reconhecer no Brasil ou na Itália (e qual o custo).

Custo de vida na Itália: veja quanto se gasta por mês no país

Saiba qual é o custo de vida na Itália para um casal, incluindo aluguel, despesas fixas, transporte e saúde. Veja quanto é preciso para viver na na Itália.

Como morar na Itália: visto, custo de vida e melhores cidades

Se você quer morar na Itália confira tudo o que precisa saber sobre o país: tipos de visto, empregos, como estudar, custo de vida, saúde e muito mais.

Como trabalhar na Itália: salários, visto e como conseguir vaga

Tudo sobre como trabalhar na Itália: se precisa de visto ou cidadania, onde procurar emprego, custo de vida no país e as profissões mais procuradas.

Cidades da Itália: as 14 melhores para morar no país

Veja quais são as melhores cidades da Itália para morar, na opinião dos brasileiros e de acordo com o custo de vida, qualidade de vida, infrastruturas e segurança. Escolher a cidade para morar na Itália é uma decisão importante, pois tem impacto no seu futuro. Confira as dicas, conheça as cidades e escolha a sua.

Sites para alugar apartamento na Itália: conheça os melhores

Confira uma lista com os melhores sites para alugar apartamento na Itália e descubra os principais requisitos e quais são as melhores cidades para morar.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube