Curso de Idiomas

Aprender catalão: saiba como aprender o idioma da Catalunha

Se você está planejando morar em Barcelona ou na região da Catalunha, aprender catalão será importante para conseguir se comunicar, trabalhar ou até mesmo estudar. Mas como é possível aprender essa língua? Com o que ela se parece? Hoje vamos te contar como aprender esse idioma falado por quase 10 milhões de pessoas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Aprender catalão: como pode fazê-lo?

O primeiro passo para aprender o catalão é saber como é a língua da Península Ibérica. Pela proximidade com a França, o Catalão é muito parecido com o francês. A língua nasceu da mistura entre o Occitano e o Latin, no século XII e é falada nos seguintes locais:

  • Catalunha (Espanha);
  • Andorra (língua oficial do país);
  • Ilhas Baleares (Espanha);
  • Comunidade Valenciana (Espanha);
  • Algumas cidades do sul da França;
  • Faixa de Aragão (Espanha);
  • Cidade de Algueiro (Ilha de Sardenha na Itália).

O melhor jeito de aprender catalão é fazendo aulas no Brasil (presencial ou online) para ter uma noção inicial da língua ou na Espanha, se você for morar em Barcelona, por exemplo. Aprender o idioma estando na Catalunha é muito mais rápido porque você irá conviver com pessoas da região, irá ler a língua em placas, jornais, ver TV e será muito mais fácil de assimilar.

Com o dia-a-dia indo em supermercados, lojas, restaurantes e padarias, você pode ir conversando e treinando o idioma.

É difícil? É muito diferente do espanhol?

Não, o catalão não é uma língua difícil, porém não estamos acostumados a ouvi-la em filmes, músicas e séries. Diferente do espanhol que soa bem familiar aos nossos ouvidos. Para aprender uma língua na fase adulta é preciso bastante dedicação e que você estipule um horário para estudar diariamente.

Ler em catalão na minha opinião é mais fácil do que falar. Mas com treino e estudo, é possível aprender o idioma. O catalão não deixa de ser uma mistura de espanhol com francês. Conheça algumas palavras e expressões:

  • Hola! – Olá!;
  • Bon dia! – Bom dia!;
  • Bona nit! – Boa noite! (despedida);
  • Bona tarda! – Boa noite!;
  • Adéu! – Tchau!;
  • A reveure! – Adeus!;
  • Sí – Sim;
  • No – Não;
  • Gràcies! – Obrigado!;
  • Si us plau! – Por favor!;
  • Perdó – Desculpe;
  • Ajuda – Socorro.

Aplicativos para aprender catalão

Existem diversos aplicativos e sites para aprender catalão online. Para isso, é preciso dedicação e que você determine um horário diário para estudar o idioma. Veja a lista de opções para começar a estudar catalão:

Parla.cat

O site Parla.cat possui cursos online de catalão, há módulos gratuitos e também módulos pagos. Há quatro níveis de estudo para aprender o idioma: nível básico, nível elementar, nível intermediário e o nível de proficiência. É possível fazer a inscrição online pelo site.

Duolingo

Já o site Duolingo possui aulas divertidas e 100% gratuitas. É uma das maneiras mais populares de aprender catalão online e o site está disponível em português. Também é possível baixar o aplicativo (app) do Duolingo na App Store ou Google Play.

Aprender Catalão

Pelo site Aprender Catalão também é possível fazer cursos online desde básicos, avançados até curso de catalão para viagens.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

SpeakCat

O site SpeakCat é voltado para quem quer aprender catalão e fazer universidade. O curso está disponível em dois níveis: o básico e o elementar e é oferecido pela Universidade de Girona (da cidade de Girona, Catalunha).

One Minute Catalan

Online também é possível ouvir podcasts em catalão indo para o trabalho, para a faculdade, etc. Acompanhe as aulas do One Minute Catalan pela Apple Podcasts e também em outras plataformas.

Aprender catalão ouvindo podcast

Melhores cursos no Brasil para aprender catalão

Veja algumas opções de cursos de catalão no Brasil:

Associação Cultural Catalonia

A Associação Cultural Catalonia oferece cursos de catalão no Brasil em três níveis (básico, intermediário e avançado) com ênfase na conversação. Os cursos são semanais aos sábados e tem duração de 2,5 horas cada aula. O curso está localizado em São Paulo, na Vila Mariana e tem o apoio do governo espanhol.

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro

Já no Rio há o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro com cursos de catalão, espanhol, galego, entre outros. Acesse o site e conheça as opções, preços e horários.

Aprender catalão: melhores cursos na Espanha

Se você vai morar na Espanha, veja algumas opções de cursos no país para aprender o idioma:

CPNL

O curso da CPNL (Consorci per a la Normalització Lingüística) também é uma ótima opção para aprender catalão na Espanha e o cursos iniciais são gratuitos, financiados pelo governo. O semestre letivo começa sempre em fevereiro e setembro de cada ano.

Nova Língua

O Centre d´Idiomes Nova Lingua é uma escola de idiomas em Barcelona e possui cursos de 1,5 semanais até 45 horas semanais para quem quer cursos intensivos e poder aprender rápido o idioma. A escola oferece cursos anuais, intensivos, de imersão, preparatório para exames, aulas particulares, entre outros. Não há limite de idade e inclusive idosos podem fazer um curso de catalão em Barcelona.

CI

Também é possível contratar uma escola de intercâmbio ainda no Brasil para estudar na Espanha. A CI Intercâmbio é uma das opções e possui parceria com escolas de diversas cidades europeias.

Dá para morar na Catalunha sem falar catalão?

Sim, é possível morar na Catalunha apenas dominando o espanhol e depois fazer um curso de catalão quando estiver lá para aprender o idioma e se inserir melhor na comunidade. Cerca de 45,5% da população usa o catalão como língua oficial no ambiente de trabalho, já o espanhol é usado por 42,5%. Contudo, se você se está preparando para estudar na Espanha, convém já ter algumas bases do idioma.

Aprender catalão: dicas para aprender a língua

Para aprender catalão ou qualquer outro idioma é preciso fazer uma imersão linguística.

Música, filmes e séries

Ouça música catalã, assista filmes, séries, documentários. Se estiver na Espanha, converse com as pessoas em praças, restaurantes e parques. Cachorros são sempre um ótimo motivo para puxar conversa e fazer amizade.

Na Netflix também há uma série de Barcelona chamada Merlí, que pode te ajudar a treinar o catalão e praticar. Coloque sempre a legenda e o áudio em catalão.

Fale sem medo

Não tenha medo de falar, nem de errar. Somente falando e errando que você poderá aprender. De uma forma geral, as pessoas gostam de ensinar a língua local e eles certamente vão te corrigir se algo estiver errado.

Rádio e podcast

Outra dica é: ouça rádio! Atualmente já existem diversos sites e aplicativos onde é possível ouvir rádio de todo o mundo. Além de conhecer as músicas que tocam na Espanha, você pode aproveitar para ouvir o idioma, como os locutores falam e quais expressões utilizam.

Também existem diversos podcasts em catalão e você pode ouvir diariamente para se familiarizar com o idioma, uma maneira divertida de aprender.

Línguas faladas na Espanha

Existe basicamente 4 idiomas falados na Espanha e que variam de acordo com cada região. O espanhol (ou castelhano) é o idioma mais falado e a língua oficial, seguido do catalão (na Catalunha), do galego (na Galícia) e do basco (no País Basco e Navarra), que são considerados idiomas co-oficiais.

Seguro viagem para Espanha

Se você está querendo aprender catalão com intenção de morar ou visitar a Catalunha, saiba que a Espanha exige o seguro viagem Europa para entrar no país, pois faz parte do Tratado de Schengen. Utilize o nosso comparador de seguro viagem para fazer a cotação e encontre o melhor seguro no menor preço.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Artigos Relacionados

Fechar