Se você está planejando morar em Barcelona ou na região da Catalunha, aprender catalão será importante para conseguir se comunicar, trabalhar ou até mesmo estudar. Mas como é possível aprender essa língua? Com o que ela se parece? Hoje vamos te contar como aprender esse idioma falado por quase 10 milhões de pessoas.

Aprender catalão: como pode fazê-lo?

O primeiro passo para aprender o catalão é saber como é a língua da Península Ibérica. Pela proximidade com a França, o Catalão é muito parecido com o francês. A língua nasceu da mistura entre o Occitano e o Latin, no século XII e é falada nos seguintes locais:

  • Catalunha (Espanha);
  • Andorra (língua oficial do país);
  • Ilhas Baleares (Espanha);
  • Comunidade Valenciana (Espanha);
  • Algumas cidades do sul da França;
  • Faixa de Aragão (Espanha);
  • Cidade de Algueiro (Ilha de Sardenha na Itália).

O melhor jeito de aprender catalão é fazendo aulas no Brasil (presencial ou online) para ter uma noção inicial da língua ou na Espanha, se você for morar em Barcelona, por exemplo. Aprender o idioma estando na Catalunha é muito mais rápido porque você irá conviver com pessoas da região, irá ler a língua em placas, jornais, ver TV e será muito mais fácil de assimilar.
Com o dia-a-dia indo em supermercados, lojas, restaurantes e padarias, você pode ir conversando e treinando o idioma.

É difícil? É muito diferente do espanhol?

Não, o catalão não é uma língua difícil, porém não estamos acostumados a ouvi-la em filmes, músicas e séries. Diferente do espanhol que soa bem familiar aos nossos ouvidos. Para aprender uma língua na fase adulta é preciso bastante dedicação e que você estipule um horário para estudar diariamente.
Ler em catalão na minha opinião é mais fácil do que falar. Mas com treino e estudo, é possível aprender o idioma. O catalão não deixa de ser uma mistura de espanhol com francês. Conheça algumas palavras e expressões:

  • Hola! – Olá!;
  • Bon dia! – Bom dia!;
  • Bona nit! – Boa noite! (despedida);
  • Bona tarda! – Boa noite!;
  • Adéu! – Tchau!;
  • A reveure! – Adeus!;
  • Sí – Sim;
  • No – Não;
  • Gràcies! – Obrigado!;
  • Si us plau! – Por favor!;
  • Perdó – Desculpe;
  • Ajuda – Socorro.

Aplicativos para aprender catalão

Existem diversos aplicativos e sites para aprender catalão online. Para isso, é preciso dedicação e que você determine um horário diário para estudar o idioma. Veja a lista de opções para começar a estudar catalão:

Parla.cat

O site Parla.cat possui cursos online de catalão, há módulos gratuitos e também módulos pagos. Há quatro níveis de estudo para aprender o idioma: nível básico, nível elementar, nível intermediário e o nível de proficiência. É possível fazer a inscrição online pelo site.

Duolingo

Já o site Duolingo possui aulas divertidas e 100% gratuitas. É uma das maneiras mais populares de aprender catalão online e o site está disponível em português. Também é possível baixar o aplicativo (app) do Duolingo na App Store ou Google Play.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Aprender Catalão

Pelo site Aprender Catalão também é possível fazer cursos online desde básicos, avançados até curso de catalão para viagens.

SpeakCat

O site SpeakCat é voltado para quem quer aprender catalão e fazer universidade. O curso está disponível em dois níveis: o básico e o elementar e é oferecido pela Universidade de Girona (da cidade de Girona, Catalunha).

One Minute Catalan

Online também é possível ouvir podcasts em catalão indo para o trabalho, para a faculdade, etc. Acompanhe as aulas do One Minute Catalan pela Apple Podcasts e também em outras plataformas.

placa em catalão

Com viagem marcada para a região? Saiba mais sobre o seguro viagem para Barcelona.

Melhores cursos no Brasil para aprender catalão

Veja algumas opções de cursos de catalão no Brasil:

Associação Cultural Catalonia

A Associação Cultural Catalonia oferece cursos de catalão no Brasil em três níveis (básico, intermediário e avançado) com ênfase na conversação. Os cursos são semanais aos sábados e tem duração de 2,5 horas cada aula. O curso está localizado em São Paulo, na Vila Mariana e tem o apoio do governo espanhol.

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro

Já no Rio há o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro com cursos de catalão, espanhol, galego, entre outros. Acesse o site e conheça as opções, preços e horários.

Aprender catalão: melhores cursos na Espanha

Se você vai morar na Espanha, veja algumas opções de cursos no país para aprender o idioma:

CPNL

O curso da CPNL (Consorci per a la Normalització Lingüística) também é uma ótima opção para aprender catalão na Espanha e o cursos iniciais são gratuitos, financiados pelo governo. O semestre letivo começa sempre em fevereiro e setembro de cada ano.

Nova Língua

O Centre d´Idiomes Nova Lingua é uma escola de idiomas em Barcelona e possui cursos de 1,5 semanais até 45 horas semanais para quem quer cursos intensivos e poder aprender rápido o idioma. A escola oferece cursos anuais, intensivos, de imersão, preparatório para exames, aulas particulares, entre outros. Não há limite de idade e inclusive idosos podem fazer um curso de catalão em Barcelona.

CI

Também é possível contratar uma escola de intercâmbio ainda no Brasil para estudar na Espanha. A CI Intercâmbio é uma das opções e possui parceria com escolas de diversas cidades europeias.

Dá para morar na Catalunha sem falar catalão?

Sim, é possível morar na Catalunha apenas dominando o espanhol e depois fazer um curso de catalão quando estiver lá para aprender o idioma e se inserir melhor na comunidade. Cerca de 45,5% da população usa o catalão como língua oficial no ambiente de trabalho, já o espanhol é usado por 42,5%. Contudo, se você se está preparando para estudar na Espanha, convém já ter algumas bases do idioma.

Aprender catalão: dicas para aprender a língua

Para aprender catalão ou qualquer outro idioma é preciso fazer uma imersão linguística.

Música, filmes e séries

Ouça música catalã, assista filmes, séries, documentários. Se estiver na Espanha, converse com as pessoas em praças, restaurantes e parques. Cachorros são sempre um ótimo motivo para puxar conversa e fazer amizade.
Na Netflix também há uma série de Barcelona chamada Merlí, que pode te ajudar a treinar o catalão e praticar. Coloque sempre a legenda e o áudio em catalão.

Fale sem medo

Não tenha medo de falar, nem de errar. Somente falando e errando que você poderá aprender. De uma forma geral, as pessoas gostam de ensinar a língua local e eles certamente vão te corrigir se algo estiver errado.

Rádio e podcast

Outra dica é: ouça rádio! Atualmente já existem diversos sites e aplicativos onde é possível ouvir rádio de todo o mundo. Além de conhecer as músicas que tocam na Espanha, você pode aproveitar para ouvir o idioma, como os locutores falam e quais expressões utilizam.
Também existem diversos podcasts em catalão e você pode ouvir diariamente para se familiarizar com o idioma, uma maneira divertida de aprender.

Línguas faladas na Espanha

Existe basicamente 4 idiomas falados na Espanha e que variam de acordo com cada região. O espanhol (ou castelhano) é o idioma mais falado e a língua oficial, seguido do catalão (na Catalunha), do galego (na Galícia) e do basco (no País Basco e Navarra), que são considerados idiomas co-oficiais.

Seguro viagem para Espanha

Se você está querendo aprender catalão com intenção de morar ou visitar a Catalunha, saiba que a Espanha exige o seguro viagem Europa para entrar no país, pois faz parte do Tratado de Schengen. Utilize o nosso comparador de seguro viagem para fazer a cotação e encontre o melhor seguro no menor preço.