Você deve ter visto na mídia sobre o caso do casal de Tocantins que foi passar as férias nas Maldivas e voltou para casa com uma dívida de R$22 mil por contrair Covid durante a viagem e ter que ficar em quarentena na Ilha, certo? Nesse artigo, vamos explicar o desenrolar dessa história sobre o casal das Maldivas e a Assist Card e te fazer um alerta importante.
Índice do artigo
O casal das Maldivas em suas férias
Quem é que não deseja passar umas férias e iniciar o ano nas Maldivas? Para comemorar os 7 anos de casamento, o casal tocantinense Ana Paula Toríbio e João Paulo resolveu embarcar de férias para a ilha contando com o otimismo de que tudo correria bem em meio a pandemia e sabendo da nova variante Ómicron.
Realmente correu tudo bem e foi lindo nas Maldivas até chegar o momento de retornar para o Brasil. Ao fazerem o teste RT-PCR no dia 1º de janeiro – véspera da viagem- Ana Paula testou positivo e o marido negativo. Dessa forma, não ela poderia embarcar.
Então, ambos retornaram ao hotel para fazer a quarentena. O João contraiu o vírus uns dias depois e a quarentena precisou ser prolongada. O casal permanece em quarentena até o dia 20 de janeiro de 2022.
Além de contrair o vírus, contraiu uma dívida
Já imaginou quanto custa uma diária de hotel nas Maldivas? Sim, é bem alto.
Contudo, após o início da pandemia, onde também acompanhamos casos de pessoas que ficaram presas na ilha, alguns hotéis formularam algumas regras para serem aplicadas em casos de quarentena.
No hotel em que o casal estava, o valor diminuiu para 200 dólares a diária (equivalente a R$ 1.106,98 na cotação de 16 de janeiro). O acumulo das diárias, alimentação e remédios chegou a R$ 22 mil.
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Ver Cotação →Apesar do otimismo, o casal viajou “preparado” para o caso de contrair o vírus. No planejamento chegaram a contratar um seguro viagem com cobertura para Covid. No entanto, cometeram um erro gravíssimo: não leram com a devida atenção a apólice do seguro para saber quais as coberturas são oferecidas e em quais as condições.
A quarentena não foi coberta pela Assist Card
Anteriormente, seguro viagem não oferecia nenhum tipo de cobertura em casos de epidemia e pandemia, mas diante da realidade atual, muitas seguradoras passaram à oferecer a cobertura para Covid-19 em seus planos. Inclusive, a Assist Card, seguradora contratada pelo casal em questão foi pioneira ao oferecer tal cobertura.
Porém, essa cobertura se limita as cobrir apenas as despesas médicas e hospitalares em decorrência de Covid, ou seja, apenas se você precisar utilizar a urgência e emergência do hospital por alguma complicação ou sintoma forte do vírus é que poderá acionar o seguro viagem. Caso contrário, esqueça.
Algumas seguradoras, como a Universal Assistance, ainda estendem a cobertura de Covid-19 para indenização do diagnóstico de Covid-19 e o traslado de corpo em caso de morte ocasionada pelo vírus.
A apólice não garantia tal cobertura
Entendendo quais as coberturas são oferecidas pelas seguradoras em casos de Covid, fica mais fácil entender o erro cometido pelo casal ao não se atentar as condições descritas na apólice do plano contratado.
A cobertura de hospedagem, alimentação e remédios não está contemplada na apólice do seguro viagem. O que acabou gerando a surpresa do casal tocantinense, quando foi acionar a seguradora e teve a resposta de que não teria nenhum tipo de cobertura, mesmo sendo um caso de Covid-19.
Por isso, é importantíssimo ler com atenção a descrição das coberturas oferecidas, bem como as condições para serem acionadas. Tudo isso antes de contratar o seguro.
Não basta contratar apenas pela indicação do nome “Plano XXX Covid-19”. E se por um acaso contratar só pela indicação do nome, ao receber a apólice por email, reserve um tempo para a leitura.
Caso verifique que o plano não vai atender a possível necessidade, entre em contato com a seguradora antes da viagem acontecer e solicite um upgrade ou troca de plano.
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O casal conseguiu alguma indenização?
Por enquanto, o casal não conseguiu nenhuma indenização, uma vez que a descrição das coberturas são bem claras na apólice do seguro viagem, assim como respondeu a própria seguradora Assist Card. Contudo, o casal pode sim entrar com uma ação judicial e pedir indenização, pois houve um erro no atendimento da seguradora.
Segundo a Ana Paula em entrevista ao Portal G1, a Assist Card afirmou por e-mail, que “não cobre os eventos ocorridos em consequência direta e indireta de epidemias e pandemias declaradas por órgão competente”.
A verdade é que ela cobre sim esse tipo de evento desde que seja para atendimento médico e hospitalar, e não para hospedagem, alimentação, remédios e outros gastos que possam surgir em decorrência de quarentena por infecção do vírus.
A explicação incorreta por parte da seguradora por e-mail, abriu precedente para que o casal possa entrar com a ação judicial. Segundo a advogada especialista em danos morais, Sofia Coelho ao G1, o casal deve entrar com uma ação judicial configurando danos materiais e morais.
Importância de ler a apólice
Mais uma vez repito sobre a importância de ler sobre a apólice do seguro viagem antes de contratá-lo para evitar qualquer tipo de surpresa desagradável.
Quando realizamos a contratação do mesmo, esperamos não ter que utilizá-lo, mas se o imprevisto nos pegar durante a viagem, o mínimo que esperamos é que tenhamos a cobertura e assistência necessária.
Caso já tenha adquirido o seu seguro viagem sem ler com a devida atenção, reserve um horário para fazer isso. Ao ler tudo e constatar alguma cláusula que não vai atender a uma necessidade específica que você espera, entre em contato com a seguradora para fazer o upgrade ou troca do plano. E faça isso antes do embarque, caso contrário, não terá outra oportunidade.
Não entendeu o que está escrito no apólice? Ligue para a seguradora e pergunte. Você está pagando pelo serviço e pode pedir explicações sobre a sua cobertura.
A Assist Card lança seguro que cobre quarentena devido à Covid 19
Diante desse acontecimento trágico de dívida contraída pelo casal e para evitar outros casos semelhantes, a Assist Card acabou de lançar o seguro viagem que oferece cobertura para quarentena devido à Covid-19 para viagens internacionais.
O novo plano se chama AC Covid-19 QUARENTENA e prevê as seguintes coberturas na sua apólice:
- Reembolso de gastos como a diferença tarifária ou multa por alteração da data da passagem aérea;
- Despesas com hospedagem em até 10 dias;
- Se o passageiro estiver sozinho ou for obrigado a prolongar a sua estadia devido ao resultado do exame de Covid-19, poderá utilizar da transferência ou estadia de um familiar, em caso de recomendação médica;
A cobertura para quarentena é destinada para aqueles que necessitam realizar teste de Covid-19 para retornar para o Brasil. Caso o teste, realizado em até 72h antes do embarque, for positivo, o viajante deverá cumprir a quarentena até realizar um novo teste com resultado negativo.
Veja como remarcar ou cancelar passagens aéreas na pandemia.
Quanto custa esse novo plano que cobre a quarentena?
Para saber o valor do novo plano Quarentena, realizamos uma cotação às 17 horas do dia 16 de janeiro de 2022, através do comparador de seguro viagem Seguros Promo. A cotação foi realizada simulando uma viagem de 10 dias para a Europa.
Plano | DMH | Valor |
AC 60 Mundo Covid-19 Quarentena | USD 60 mil | R$ 626,40 |
AC 150 Mundo Covid-19 Quarentena | USD 150 mil | R$ 669,64 |
AC 250 Mundo Covid-19 Quarentena | USD 250 mil | R$ 725,94 |
AC 1.000.000 Mundo Covid-19 Quarentena | USD 1 milhão | R$ 1.233,70 |
Saiba que o seguro viagem Europa é obrigatório e tem regras estipuladas para a cobertura para despesas médicas e hospitalares.
Outras seguradoras também oferecem essa cobertura?
Não. Por quanto, apenas a Assist Card passou a oferecer a cobertura em casos de quarentena. Pode ser que futuramente, outras seguradoras também ofereçam.
A contratação desse plano Quarentena está disponível no Seguros Promo e outros comparadores ou por meio da Central de Atendimento da própria seguradora. As condições de coberturas para Covid-19 podem ser lidas no site oficial da Assist Card.
E mais uma vez: sempre leia a apólice do seguro viagem e quais as condições gerais do plano antes de contratá-lo.