Atualmente, há diversas formas de realizar o câmbio de uma moeda estrangeira e levar dinheiro para o exterior. Mas grande parte das pessoas prefere comprar euro em casa de câmbio, principalmente pela segurança.
Mas será que comprar euro na casa de câmbio é o mais recomendado? Quais são as taxas cobradas? Qual é a diferença entre euro comercial e euro turismo? Para responder a essas e outras questões, fizemos este artigo.

Comprar euro na casa de câmbio é o mais recomendado?

É o mais recomendado quando você pretende viajar com dinheiro na mão, pois comprar euro na casa de câmbio é seguro (verificar as casas de câmbio que são credenciadas pelo Banco Central do Brasil a operar) e mais barato do que nos bancos, duas formas tradicionais de realizar operações de troca de moeda.
No entanto, é preciso ficar atento em relação a assaltos e roubos ao trocar muito dinheiro em casas de câmbio e andar com montantes altos nas ruas.

Plataformas digitais são uma alternativa viável

Hoje em dia, já temos as plataformas digitais, que realizam o serviço de enviar dinheiro para o exterior, de forma segura e rápida, e mais barata do que as casas de câmbio.
Basta que você tenha uma conta no exterior (sua, de algum amigo ou familiar de confiança) para poder enviar dinheiro para outro país e sacar os valores, tendo, assim, dinheiro para usar em sua viagem, sem precisar se locomover com valores altos. Existem diversas plataformas que fazem a transferência de dinheiro para o exterior, as mais famosas são a Wise e a Remessa Online.
Veja informações sobre a Remessa Online e a Wise nos artigos que escrevemos sobre as plataformas.

Comprar euro na casa de câmbio: taxas

Se você deseja saber informações sobre determinada taxa de câmbio, deve entender que o valor de mercado de uma moeda (quantos reais você deve pagar para comprar um euro, por exemplo) é diferente da taxa que você receberá da casa de câmbio quando você trocar moedas.

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para a comprar papel moeda é de 1,1%. Além disso, as casas de câmbio trabalham com o euro turismo, ou seja, o câmbio comercializado nas casas de câmbio é mais alto, pois é o equivalente à moeda em espécie. Nesse caso, pode haver variação para o valor comercial, pois podem ser acrescentadas taxas, impostos e outros custos.
Já se você quiser enviar dinheiro para o exterior para uma conta de terceiro (que não seja a sua), pagará somente 0,38% de IOF e as plataformas online, como a Remessa Online e a Wise, antiga TransferWise, trabalham com o câmbio comercial. Entenda a seguir a diferença.

Euro comercial x euro turismo

Para converter reais em euros é preciso primeiro entender a diferença entre euro comercial e turismo.

Euro comercial

É usado para fechamento de contratos de importação/exportação pelas grandes empresas. A moeda é aplicada, também, em transferências financeiras para o exterior, transações do governo, empréstimos de brasileiros que moram em outro país (quando registrado no Banco Central), entre outras operações.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Daycoval Câmbio: saiba como funciona o banco.

Euro turismo

É a moeda adquirida por turistas antes de viajar. É possível comprar euro em casa de câmbio no Brasil, além de em bancos, em agências de viagens e em hotéis, por exemplo. Normalmente, a moeda é adquirida com o objetivo de pagar despesas no exterior, como: passeios, alimentação, transporte, lembrancinhas, etc.
Acesse o artigo sobre o Euro comercial e euro turismo para saber mais detalhes.

É melhor comprar euro em casa de câmbio no Brasil ou no exterior?

No Brasil, porque no país é possível negociar com mais facilidade (e no seu idioma) as taxas de câmbio, seja pessoalmente ou por telefone – e, dependendo da quantia a ser trocada, é possível conseguir um bom desconto.
Além disso, antes de sua viagem é recomendável que você acompanhe a cotação do euro no site do Banco Central do Brasil e também em sites e jornais de notícias, para saber qual é o melhor momento para realizar o câmbio da moeda.
Se você optar por trocar reais por euros na Europa, provavelmente pagará mais caro pela moeda e pode, até mesmo, correr risco de não conseguir comprá-la, pois, o real é uma moeda fraca, que não circula no mundo todo.
Já escrevemos sobre o que é melhor: comprar euro no Brasil ou na Europa. Confira todos os detalhes neste artigo.

Outras formas de fazer câmbio e comprar euro

Como adiantamos, hoje em dia existem diversas maneiras de fazer o câmbio da moeda e de comprar euro, além das casas de câmbio e dos bancos. Veja as principais delas adiante.

  • Plataformas online de envio e recebimento de dinheiro para o exterior, sugerimos a Remessa Online, Wise ou Western Union;
  • Cartão pré-pago internacional, como o Visa Travel Money, por exemplo, que podem ser carregados com dinheiro no seu país de origem e, já no destino, você pode realizar saques com ele em caixas automáticos;
  • Sites buscadores de câmbio, como o BeeCâmbio;
  • Cartão de crédito internacional.

Levar dinheiro para o exterior: conheça as melhores opções.

Comprar euro em casa de câmbio online

A tecnologia e a internet trouxeram algumas facilidades para o nosso dia a dia. E atualmente existem diversas casas de câmbio online, nas quais você não precisa sair de sua casa para ir até uma loja física e comprar euro em casa de câmbio.
Você realiza a cotação e a compra pela internet e pode receber o dinheiro em sua casa, sem estresse (mediante uma taxa de entrega ou não), ou, até mesmo, retirar em uma das casas de câmbio disponíveis na plataforma.
O serviço vale a pena, principalmente pela comodidade, e, dependendo da reputação da casa de câmbio online, é seguro. Recomendamos o BeeCâmbio, por ser um site de nossa confiança.
Comprar euro em casa de câmbio pesquisa
Conheça as notas de euro e os cuidados para comprar dinheiro em espécie.
Porém, antes de realizar a compra da moeda estrangeira, é importante ficar atento às tarifas cobradas e às taxas de administração, além de pesquisar e  acompanhar a cotação do euro em outras fontes, como o ranking do Valor Efetivo Total (VET), do BACEN.
Conheça também a Confidence Câmbio e veja se vale a pena utilizar os serviços desta empresa. E saiba também por que o euro não para de subir nesse artigo de análise.