O artigo de hoje tem como proposta dar uma dica de utilidade pública sobre como fazer um câmbio inteligente quando você tem uma moeda estrangeira e quer trocar por outra. E uma das dúvidas mais comuns é: vale a pena trocar dólar por euro no Brasil?
Será que basta ir na casa de câmbio e trocar uma pela outra? Ou será que existem alternativas para economizar dinheiro? Confira a resposta para essas e outras dúvidas no artigo de hoje.
Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. O cartão de débito é em sua casa e você pode sacar dinheiro e fazer compras em 160 países.
Abrir Conta Agora →Vale a pena trocar dólar por euro?
Não, não vale a pena trocar dólar por euro.
Isso porque no momento em que você quer trocar uma moeda de fora do país por outra, você precisa fazer dois câmbios, quais sejam, de dólar para real e depois com os reais comprar euros. Então, você está perdendo duas vezes. Explico melhor a seguir.
Em primeiro lugar, é preciso reforçar que não vale a pena especular quando se tem uma moeda em mãos. Então, caso você tenha dólares e está esperando um momento favorável após alguns dias de alta para vender e depois esperar o euro cair para comprar. E por que isso não vale a pena?
Porque, além de câmbio em papel moeda não ser recomendado para investimento, essa especulação muda muito pouco e é muito difícil conseguir a alta de uma moeda e a baixa de outra em um curto período de tempo – por exemplo, durante um mês, que é quando a maioria das pessoas começa organizar o câmbio para poder viajar.
Além disso, quando você compra papel moeda, é preciso levar em consideração o custo embutido das instituições envolvidas. Você teria que ter uma valorização de pelo menos 10% entre uma moeda e outra para não perder dinheiro na margem de lucro da instituição, se considerarmos o spread de compra e de venda da mesma.
Por fim, fator importante é que as moedas acabam tendo um comportamento semelhante aqui no Brasil, pois existe a paridade com o real. Então quando o real perde força, ele faz subir as duas moedas, e a oscilação é pequena em relação a nossa moeda.
É melhor trocar dólar por euro ou primeiro por real?
O mais indicado na hora de trocar dólar por euro é pegar os dólares guardados e trocar diretamente na Europa, por euros – e preferencialmente em uma casa de câmbio na região central; fuja do câmbio do aeroporto!
Trocar dólar por euro no Brasil ou na Europa?
Como mencionei no tópico anterior, o mais indicado para você que quer trocar dólar por euro é fazer a compra do câmbio direto na Europa. Dessa forma, você estará fazendo somente um câmbio, de dólar para euro, simples assim.
Entenda mais sobre os motivos no vídeo a seguir do meu canal Câmbio Inteligente:
Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Remessa Online, Paypal, Western Union, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido, fácil de utilizar e tem as melhores taxas.
Enviar Dinheiro com a Wise →Dicas para trocar dólar por euro na Europa
Agora que você já sabe a melhor forma de trocar dólar por euro, vamos às principais dicas para que você faça a troca do câmbio sem perder dinheiro!
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Fuja das casas de câmbio de aeroportos
Trocar dinheiro no aeroporto é sempre uma roubada, já que as taxas de aeroportos são sempre mais caras.
Casas de câmbio que operam em terminais de aeroporto precisam colocar margem porque os custos da localização são muito altos, então você vai acabar perdendo dinheiro.
Por isso, antes de viajar, pesquise se existe uma casa de câmbio próxima ao seu hotel ou na região, na região central ou turística, que o mais indicado é trocar nesses locais.
Guarde os dólares para uma futura viagem para os EUA
Uma outra dica é: se puder, guarde os dólares para uma futura viagem aos Estados Unidos e não utilize-os para essa ida a Europa. Principalmente se foi analisado que a moeda passou por uma sequência de meses de queda e, junto a um assessor de câmbio, foi verificado que é um momento interessante de compra par fazer preço médio.
Então, guarde os dólares e compre os euros a partir dos reais aqui no Brasil, fazendo apenas um câmbio.
Verifique o tipo de dólar guardado
A última dica é, também, um alerta. Caso você tenha dólares guardados, revise se os seus não são do modelo chamado “da cara pequena”, emitido até 1993. Se esse for seu caso, é pior ainda fazer esse tipo de troca de dólar por euro, seja no Brasil ou na Europa. Isso porque há chances de essas notas não serem aceitas na troca local.
Nesse caso, é imprescindível que você guarde essas notas e troque somente nos Estados Unidos, pois lá essas notas são aceitas sem maiores problemas.
Descubra também qual é o melhor dia da semana para comprar euro nesse artigo.