Muito tem se falado sobre a queda do euro neste fim de 2022, que vem se desvalorizando até em relação ao seu principal par, o dólar. Mas será que o euro vai continuar caindo? Confira a seguir as principais informações que temos sobre o assunto.
O euro vai continuar caindo?
Tudo vai depender de quanto tempo mais a Europa continuará lidando com as crises que tem enfrentado.
Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. O cartão de débito é em sua casa e você pode sacar dinheiro e fazer compras em 160 países.
Abrir Conta Agora →Depois da crise socioeconômica causada pela pandemia do coronavírus, seguida de lockdowns, a Guerra da Ucrânia e o corte de fornecimento de gás por parte da Rússia vieram para intensificar os problemas econômicos que o continente já vinha enfrentando.
Diante disso — e do fato que o inverno europeu está prestes a ficar ainda mais intenso na região —, podemos concluir que o euro vai continuar caindo por mais algum tempo, sim. Isso porque, além de tudo, grandes investidores têm procurado aplicações e investimentos mais seguros — e é aí que o dólar entra em cena.
Afinal, é melhor investir em uma moeda como o dólar, mais estável e com reserva de valor — ou seja, capaz de preservar o seu poder de compra a longo prazo.
Entendendo a paridade dólar-euro
Em julho de 2022, o euro atingiu o valor mais baixo em 20 anos, a ponto de ficar em paridade com o dólar. Mas o que isso quer dizer? Que as moedas passaram a ter o mesmo valor, o famoso um para um.
Depois disso, no entanto, a moeda europeia continuou perdendo valor e, em novembro de 2022, quando este artigo foi escrito, 1 euro estava valendo 1,03 dólar, ou seja, valendo menos que a moeda americana.
Por que o euro está caindo em relação ao dólar?
Além da crise socioeconômica mundial gerada pela pandemia do coronavírus, na Europa, somou-se a isso a Guerra na Ucrânia, o corte de fornecimento de gás pela Rússia e, por último, mas não menos importante, o aumento dos preços de energias como gás e eletricidade e a falta de segurança energética.
Diante disso, investidores de grande porte procuram aplicações mais seguras em moedas mais estáveis, no caso, o dólar. E o euro foi perdendo a sua força: cenários de muitas incertezas também colocam as moedas de cada região em contestação.
Saiba também se existe melhor dia da semana para comprar euro.
Desvalorização do euro no cenário mundial
Como uma moeda costumeiramente forte, assim como o dólar, o euro vem se desvalorizando já há alguns meses — pelo menos 12 meses, para ser mais detalhista. E o fato do euro continuar caindo ou não também vai continuar dependendo da situação da economia da Europa. Atualmente, as chances de cair são maiores do que de subir.
No entanto, vale lembrar que de nada adianta a desvalorização do euro para quem deseja comprá-lo se a moeda “da casa” não colaborar — no caso do Brasil, o próprio real.
Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Remessa Online, Paypal, Western Union, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido, fácil de utilizar e tem as melhores taxas.
Enviar Dinheiro com a Wise →Isso quer dizer que, se o real se fragilizar junto com o euro, a conversão euro-real não vai ficar mais barata para aqueles que querem trocar a moeda brasileira pela moeda europeia.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Entenda também se a troca de dólar por euro vale a pena.
É o melhor momento para comprar euro para viagem?
Tudo vai depender de dois fatores: se a sua viagem está próxima ou distante e o seu perfil de viajante, se é mais conservador ou mais arrojado.
Se faltam, digamos, quatro meses para viajar para a Europa, você pode esperar mais um pouco para ver se o euro vai continuar caindo ou mesmo ir fazendo a compra da moeda de pouco em pouco: ⅓ agora, ⅓ em dois meses e outro terço quando a viagem estiver chegando.
Esse “parcelamento” vai te dar uma “proteção” para a compra do euro. Mas se quiser entender melhor sobre o que estamos falando, assista ao vídeo a seguir.
Agora, se a sua viagem é em, digamos, duas semanas, vale aproveitar tudo que o euro já caiu em 2022 e fazer a sua compra logo. Isso porque, se você já verificou uma queda substancial da moeda desejada, vale a pena comprar euro agora do que esperar até, por exemplo, a véspera da viagem. Se por acaso acontecer da moeda disparar na data, você pode acabar tendo que lidar com um prejuízo desnecessário.
Portanto, você não precisa comprar tudo de uma vez, mas também não faz sentido esperar até um dia antes da sua viagem, ok?
Veja também como comprar euro mais barato.