N26 é seguro? Saiba se vale a pena abrir essa conta digital

Com mais de 3,5 milhões de clientes em 26 países da Europa, o N26 é um dos bancos online que mais cresce no continente. Mas sua rápida expansão leva a questionamentos: o N26 é seguro?

Esta tem sido uma opção que desperta interesses principalmente aos nativos digitais, que buscam soluções econômicas e sem burocracia. Para responder a esta pergunta, se o N26 é seguro, preparamos este artigo especial com pontos importantes.

Entre eles:

  • Testemunhos em diferentes plataformas;
  • Comparação com outros serviços;
  • Vantagens e desvantagens;
  • Conclusão sobre a segurança do banco.

Para saber se o N26 é seguro, vale conhecer seu histórico

O N26 (veja o site oficial) é um banco digital lançado em 2013, em Berlim. Ele permite que residentes da maioria dos países europeus abra uma conta online, via Internet.

Para quem é do Brasil, é possível comparar o funcionamento do N26 com o Nubank. Sem agências físicas, o banco opera basicamente por meio de seu aplicativo móvel, em celulares e tablets. Com isso, oferece basicamente todos os serviços de um banco convencional, como transferências, pagamentos e cartão.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Todo o controle e a gestão dos gastos acontece via app, então fica sempre a dúvida sobre se o N26 é seguro de fato. Um ponto importante é que o N26 foi reconhecido pelo Banco Central Europeu em 2016. Isso quer dizer que ele cumpre as exigências de segurança e tem competências exigidas pelas entidades reguladoras. Este é um excelente indicativo de que o n26 é seguro.

Essa fintech está em processo de expansão e seu próximo passo é chegar aos Estados Unidos. Aliás, nossa equipe do Euro Dicas já falou sobre as possibilidades da N26 vir para o Brasil.

N26 é seguro e oferece diversas proteções

Para quem tem dúvidas sobre a credibilidade desta empresa, eles disponibilizam uma série de dispositivos e medidas de segurança. Combinados, esses recursos são uma garantia a mais de tranquilidade para seus clientes. Conheça os principais:

Depósito de proteção

O órgão que garante os depósitos de bancos alemães (Compensation Scheme of German Banks) assegura todas as contas N26 até o limite de 100 mil euros.

Procedimentos de segurança nas transações

Todas as contas e transações são protegidas por várias camadas de segurança. A conta só pode ser associada a um único smartphone por vez, por exemplo. Para fazer o login, é preciso usar senha ou impressão digital, quando o modelo de celular permite. A verificação de transações online e offline é realizada com um PIN. Inclusive, até mesmo para a abrir a conta, uma videoconferência é realizada para confirmar a identidade, comparando com o passaporte ou o cartão de residência europeu.

Notificações em tempo real

Outro recurso para quem questiona se o N26 é seguro é a transparência quanto às movimentações. Neste quesito, pode ficar tranquilo. O cliente do N26 recebe notificações push no momento em que há alguma atividade na conta, como débitos, transferências e saques. Ou seja, não é preciso esperar dias para verificar se uma transação foi realizada, como acontece em bancos convencionais. Então, se algo indevido acontecer, este recurso permite agir imediatamente.

N26 é seguro site

Opções de segurança customizadas

As permissões e restrições ao cartão Mastercard vinculado à conta N26 podem ser adaptadas pelo usuário. No próprio app é possível definir se o cartão pode ser usado em transações fora do país, se pode ser utilizado apenas em pagamentos online e quando é possível fazer saques em caixas eletrônicos com ele. Se o cartão for perdido, é possível bloqueá-lo rapidamente. Quando for encontrado, o cliente também consegue liberá-lo. Se for reportado um roubo, o N26 bloqueia o cartão e envia uma segunda via de imediato.

Medidas anti-bugs

O N26 possui um Bug Bounty Program, que recompensa programadores e usuários que informem sobre vulnerabilidades e bugs no sistema. Deste modo, a empresa consegue localizar e resolver eventuais falhas de segurança.

Segurança 3D

O Mastercard SecureCode é uma camada adicional de segurança que ajuda a prevenir fraudes enquanto o cliente realiza pagamentos online.

Se você ainda não sabe como funciona o N26, sugerimos a leitura desse artigo que explica em detalhes o funcionamento desse banco digital.

Conheça algumas vantagens e desvantagens do N26

Fizemos esta lista para comparar os prós e contras deste banco online. E alguns de seus pontos positivos têm a ver com a segurança.

Vantagens

  • Aceita passaporte brasileiro como documento de identificação – mas pode ser solicitado também um cartão de residência europeu com validade de um ano;
  • Cadastro para abrir a conta exige videoconferência;
  • Abertura gratuita da conta pela internet em apenas oito minutos;
  • Taxas mensais de 0€ a 16,90€;
  • Aplicativo notifica em tempo real as transações efetuadas;
  • Caso perca o cartão, é possível bloqueá-lo com 1 clique;
  • Autorizado pelo Banco Central Europeu;
  • Tem parceria com a TransferWise, uma empresa também confiável e utilizada para enviar dinheiro para o exterior.

Desvantagens

  • Exige que o brasileiro comprove seu endereço na Europa para abertura de conta e receber o cartão de débito;
  • É preciso ter um telefone celular compatível com o aplicativo do N26;
  • Aceita apenas uma conta por pessoa;
  • Atendimento somente em inglês, francês, alemão, espanhol e italiano;
  • Oferece apenas cartão de débito Mastercard na Europa.

Se quiser conhecer todas as vantagens do N26 de forma detalhada, leia também esse artigo.

Testemunhos de quem utilizou o serviço: será que o N26 é seguro?

Para saber se o N26 é seguro mesmo, uma das formas é buscar referências de quem utilizou, na prática, seus serviços. A experiência de clientes é uma das formas mais transparentes para se avaliar a confiabilidade em um banco. Aqui no Euro Dicas nós já fizemos um artigo completo sobre o N26 com a nossa opinião, que você pode conferir aqui.

Site oficial

Um indicativo importante de transparência é que a própria n26 disponibiliza em seu site oficial as avaliações de clientes.

Mais de 5 mil avaliações com cinco estrelas foram recebidas pelo N26 nas lojas dos aplicativos App Store e Google Play. A imprensa especializada também reportou boas experiências, com destaque para a usabilidade do aplicativo, como os sites TechCrunch, Forbes e Mashable.

Uma das resenhas enfatiza exatamente a questão da segurança. “Gosto de focar em como é simples transferir dinheiro ou rastrear as ações no aplicativo”, afirmou Stephanie. “Fico satisfeito com as notificações instantâneas, porque funcionam rapidamente e posso sempre ter certeza de que todas as operações que realizei ocorreram de forma correta”, destacou Vasily.

Trustpilot

Da mesma forma que o Reclame Aqui no Brasil, este site recebe queixas e centraliza diversos diálogos entre empresas e clientes para resolver problemas. No dia em que pesquisamos, o N26 estava avaliado como Ótimo, com cerca de 4900 avaliações. Foi definida como excelente por 68% dos clientes, enquanto 11% indicaram como ótimo e 17% consideram a empresa ruim. Um destaque positivo são as opiniões sobre a agilidade do serviço. Leia mais no site do Trustpilot (em inglês).

Facebook

A página do N26 recebeu mais de 218 mil curtidas. Reputação vale muito para empresas que nascem no meio digital, e percebe-se o quanto o N26 cuida deste ativo. Esta popularidade é outro indício de que o n26 é seguro. Confira o perfil do N26 no Facebook.

Comparação entre o N26 e outros serviços

Conheça outras empresas que oferecem funcionalidades semelhantes ao N26.

Revolut

O Revolut é o principal concorrente do N26 e surgiu em 2013, sendo aprovado pelo Banco Central Europeu desde 2018. Também realiza várias customizações, categorizando até os gastos de restaurantes, despesas de casa, compras e outros. Com o app, o cliente pode controlar os cartões físicos a qualquer momento para impedi-los de serem usados, mas também pode criar cartões virtuais.

Ganha destaque pelos excelentes recursos, ótimo design do aplicativo e permite que o usuário tenha vários tipos de moeda na mesma conta (trabalha até com criptomoedas). Nós já fizemos um comparativo para saber se é melhor o N26 ou Revolut aqui no Euro Dicas.

TransferWise

A TransferWise é uma empresa especializada em envio de dinheiro para qualquer lugar do mundo, que passou a oferecer também pagamentos com cartão. Pode servir a quem está viajando, precisa de um cartão e precisa receber dinheiro com facilidade. Não funciona exatamente como uma conta de banco, embora disponibilize um número de conta exclusivo. Também não realiza pagamentos via celular, o que pode ser uma desvantagem. Já publicamos um review do Transferwise, saiba mais.

Bunq

Fintech da Holanda que existe desde 2015. Recentemente, expandiu sua plataforma para usuários da União Europeia e só opera em euros. Tem todos os recursos que se espera de um banco tradicional, oferece cartão MasterCard e tudo pode ser controlado pelo aplicativo.

No entanto, especialistas comentam que a empresa não está acompanhando a velocidade das mudanças e oferece apenas serviços básicos, em comparação com outras startups. Por exemplo: no quesito segurança, ainda não utiliza Touch ID do iPhone. No lugar, exige que o cliente use uma imagem de sua mão, o que dificulta o processo de autenticação. Veja mais na página do Bunq.

N26 ou TransferWise: saiba as diferenças e semelhanças entre os dois serviços.

Conclusão: o N26 é seguro?

Sim, é seguro. É uma tendência crescente a abertura de startups financeiras e bancos que oferecem serviços rápidos, sem burocracia e que são desenvolvidos com máxima segurança. O N26 combina diversos recursos tecnológicos, prima pela transparência na comunicação e na cobrança de taxas de clientes. Com essas referências, é possível recomendá-la.

Vale lembrar que é exigido um endereço na Europa, então a solução é indicada a quem mora ou estuda por um período mais prolongado no continente. Se você mora na Europa, tem a possibilidade de usufruir desse serviço!

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Banco N26 é confiável? Descubra e veja como funciona

Brasileiros podem abrir conta no Banco N26? Vale a pena ter conta nesse banco? Mostramos vantagens, desvantagens, custos e muito mais.

Procuração para movimentação bancária: o que é e como fazer

Entenda o que é a procuração para movimentação bancária, onde e para qual finalidade utilizar, documentos necessários, cuidados a tomar e como revogar.

Como funciona o ActivoBank: o banco digital de Portugal

Descubra como funciona o ActivoBank, como abrir uma conta bancária, quais os documentos necessários, onde existem agências e como utilizar.

Abrir conta bancária em Portugal: os principais bancos e condições

Saiba como abrir uma conta bancária em Portugal, quais são os bancos do país e aqueles sem custos, além dos documentos necessários.

Conta Borderless da TransferWise: como funciona e quem pode utilizar

Conta Borderless da TransferWise: guia de utilização, vantagens e desvantagens, como e quando usar e se vale a pena ou não.

Como abrir conta em Portugal estando no Brasil? Saiba aqui

Saiba como abrir conta em Portugal estando no Brasil, quais os documentos necessários, as opções de bancos e como fazer a abertura da conta.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube