N26 é seguro? Saiba se vale a pena abrir essa conta digital

Contas bancárias no exterior  / 

Com mais de 3,5 milhões de clientes em 26 países da Europa, o N26 é um dos bancos online que mais cresce no continente. Mas sua rápida expansão leva a questionamentos: o N26 é seguro?

Esta tem sido uma opção que desperta interesses principalmente aos nativos digitais, que buscam soluções econômicas e sem burocracia. Para responder a esta pergunta, se o N26 é seguro, preparamos este artigo especial com pontos importantes.

Entre eles:

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »
  • Testemunhos em diferentes plataformas;
  • Comparação com outros serviços;
  • Vantagens e desvantagens;
  • Conclusão sobre a segurança do banco.

Para saber se o N26 é seguro, vale conhecer seu histórico

O N26 (veja o site oficial) é um banco digital lançado em 2013, em Berlim. Ele permite que residentes da maioria dos países europeus abra uma conta online, via Internet.

Para quem é do Brasil, é possível comparar o funcionamento do N26 com o Nubank. Sem agências físicas, o banco opera basicamente por meio de seu aplicativo móvel, em celulares e tablets. Com isso, oferece basicamente todos os serviços de um banco convencional, como transferências, pagamentos e cartão.

Todo o controle e a gestão dos gastos acontece via app, então fica sempre a dúvida sobre se o N26 é seguro de fato. Um ponto importante é que o N26 foi reconhecido pelo Banco Central Europeu em 2016. Isso quer dizer que ele cumpre as exigências de segurança e tem competências exigidas pelas entidades reguladoras. Este é um excelente indicativo de que o n26 é seguro.

Essa fintech está em processo de expansão e seu próximo passo é chegar aos Estados Unidos. Aliás, nossa equipe do Euro Dicas já falou sobre as possibilidades da N26 vir para o Brasil.

N26 é seguro e oferece diversas proteções

Para quem tem dúvidas sobre a credibilidade desta empresa, eles disponibilizam uma série de dispositivos e medidas de segurança. Combinados, esses recursos são uma garantia a mais de tranquilidade para seus clientes. Conheça os principais:

Depósito de proteção

O órgão que garante os depósitos de bancos alemães (Compensation Scheme of German Banks) assegura todas as contas N26 até o limite de 100 mil euros.

Procedimentos de segurança nas transações

Todas as contas e transações são protegidas por várias camadas de segurança. A conta só pode ser associada a um único smartphone por vez, por exemplo. Para fazer o login, é preciso usar senha ou impressão digital, quando o modelo de celular permite. A verificação de transações online e offline é realizada com um PIN. Inclusive, até mesmo para a abrir a conta, uma videoconferência é realizada para confirmar a identidade, comparando com o passaporte.

Notificações em tempo real

Outro recurso para quem questiona se o N26 é seguro é a transparência quanto às movimentações. Neste quesito, pode ficar tranquilo. O cliente do N26 recebe notificações push no momento em que há alguma atividade na conta, como débitos, transferências e saques. Ou seja, não é preciso esperar dias para verificar se uma transação foi realizada, como acontece em bancos convencionais. Então, se algo indevido acontecer, este recurso permite agir imediatamente.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

N26 é seguro site

Opções de segurança customizadas

As permissões e restrições ao cartão Mastercard vinculado à conta N26 podem ser adaptadas pelo usuário. No próprio app é possível definir se o cartão pode ser usado em transações fora do país, se pode ser utilizado apenas em pagamentos online e quando é possível fazer saques em caixas eletrônicos com ele. Se o cartão for perdido, é possível bloqueá-lo rapidamente. Quando for encontrado, o cliente também consegue liberá-lo. Se for reportado um roubo, o N26 bloqueia o cartão e envia uma segunda via de imediato.

Medidas anti-bugs

O N26 possui um Bug Bounty Program, que recompensa programadores e usuários que informem sobre vulnerabilidades e bugs no sistema. Deste modo, a empresa consegue localizar e resolver eventuais falhas de segurança.

Segurança 3D

O Mastercard SecureCode é uma camada adicional de segurança que ajuda a prevenir fraudes enquanto o cliente realiza pagamentos online.

Se você ainda não sabe como funciona o N26, sugerimos a leitura desse artigo que explica em detalhes o funcionamento desse banco digital.

Conheça algumas vantagens e desvantagens do N26

Fizemos esta lista para comparar os prós e contras deste banco online. E alguns de seus pontos positivos têm a ver com a segurança.

Vantagens

  • Aceita passaporte brasileiro como documento de identificação;
  • Cadastro para abrir a conta exige videoconferência;
  • Abertura gratuita da conta pela internet em apenas oito minutos;
  • Taxas mensais de 0€ a 16,90€;
  • Aplicativo notifica em tempo real as transações efetuadas;
  • Caso perca o cartão, é possível bloqueá-lo com 1 clique;
  • Autorizado pelo Banco Central Europeu;
  • Tem parceria com a TransferWise, uma empresa também confiável e utilizada para enviar dinheiro para o exterior.

Desvantagens

  • Exige que o brasileiro comprove seu endereço na Europa para abertura de conta e receber o cartão de débito;
  • É preciso ter um telefone celular compatível com o aplicativo do N26;
  • Aceita apenas uma conta por pessoa;
  • Atendimento somente em inglês, francês, alemão, espanhol e italiano;
  • Oferece apenas cartão de débito Mastercard na Europa.

Se quiser conhecer todas as vantagens do N26 de forma detalhada, leia também esse artigo.

Testemunhos de quem utilizou o serviço: será que o N26 é seguro?

Para saber se o N26 é seguro mesmo, uma das formas é buscar referências de quem utilizou, na prática, seus serviços. A experiência de clientes é uma das formas mais transparentes para se avaliar a confiabilidade em um banco.

Site oficial

Um indicativo importante de transparência é que a própria n26 disponibiliza em seu site oficial as avaliações de clientes.

Mais de 5 mil avaliações com cinco estrelas foram recebidas pelo N26 nas lojas dos aplicativos App Store e Google Play. A imprensa especializada também reportou boas experiências, com destaque para a usabilidade do aplicativo, como os sites TechCrunch, Forbes e Mashable.

Uma das resenhas enfatiza exatamente a questão da segurança. “Gosto de focar em como é simples transferir dinheiro ou rastrear as ações no aplicativo”, afirmou Stephanie. “Fico satisfeito com as notificações instantâneas, porque funcionam rapidamente e posso sempre ter certeza de que todas as operações que realizei ocorreram de forma correta”, destacou Vasily.

Trustpilot

Da mesma forma que o Reclame Aqui no Brasil, este site recebe queixas e centraliza diversos diálogos entre empresas e clientes para resolver problemas. No dia em que pesquisamos, o N26 estava avaliado como Ótimo, com cerca de 4900 avaliações. Foi definida como excelente por 68% dos clientes, enquanto 11% indicaram como ótimo e 17% consideram a empresa ruim. Um destaque positivo são as opiniões sobre a agilidade do serviço. Leia mais no site do Trustpilot (em inglês).

Facebook

A página do N26 recebeu mais de 218 mil curtidas. Reputação vale muito para empresas que nascem no meio digital, e percebe-se o quanto o N26 cuida deste ativo. Esta popularidade é outro indício de que o n26 é seguro. Confira o perfil do N26 no Facebook.

Comparação entre o N26 e outros serviços

Conheça outras empresas que oferecem funcionalidades semelhantes ao N26.

Revolut

O Revolut é o principal concorrente do N26 e surgiu em 2013, sendo aprovado pelo Banco Central Europeu desde 2018. Também realiza várias customizações, categorizando até os gastos de restaurantes, despesas de casa, compras e outros. Com o app, o cliente pode controlar os cartões físicos a qualquer momento para impedi-los de serem usados, mas também pode criar cartões virtuais.

Ganha destaque pelos excelentes recursos, ótimo design do aplicativo e permite que o usuário tenha vários tipos de moeda na mesma conta (trabalha até com criptomoedas). Nós já fizemos um comparativo para saber se é melhor o N26 ou Revolut aqui no Euro Dicas.

TransferWise

A TransferWise é uma empresa especializada em envio de dinheiro para qualquer lugar do mundo, que passou a oferecer também pagamentos com cartão. Pode servir a quem está viajando, precisa de um cartão e precisa receber dinheiro com facilidade. Não funciona exatamente como uma conta de banco, embora disponibilize um número de conta exclusivo. Também não realiza pagamentos via celular, o que pode ser uma desvantagem. Já publicamos um review do Transferwise, saiba mais.

Bunq

Fintech da Holanda que existe desde 2015. Recentemente, expandiu sua plataforma para usuários da União Europeia e só opera em euros. Tem todos os recursos que se espera de um banco tradicional, oferece cartão MasterCard e tudo pode ser controlado pelo aplicativo.

No entanto, especialistas comentam que a empresa não está acompanhando a velocidade das mudanças e oferece apenas serviços básicos, em comparação com outras startups. Por exemplo: no quesito segurança, ainda não utiliza Touch ID do iPhone. No lugar, exige que o cliente use uma imagem de sua mão, o que dificulta o processo de autenticação. Veja mais na página do Bunq.

Conclusão: o N26 é seguro?

Sim, é seguro. É uma tendência crescente a abertura de startups financeiras e bancos que oferecem serviços rápidos, sem burocracia e que são desenvolvidos com máxima segurança. O N26 combina diversos recursos tecnológicos, prima pela transparência na comunicação e na cobrança de taxas de clientes. Com essas referências, é possível recomendá-la.

Vale lembrar que é exigido um endereço na Europa, então a solução é indicada a quem mora ou estuda por um período mais prolongado no continente. Se você mora na Europa, tem a possibilidade de usufruir desse serviço!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.