Apartamento para alugar em Lisboa Portugal: confira dicas

Que Portugal se tornou um destino certo para milhares de pessoas, você já sabe. Porém, hoje vamos falar sobre apartamento para alugar em Lisboa Portugal. Além disso, vamos contar como são os apartamentos na cidade, disponibilizar um guia para encontrar apartamentos na capital de Portugal, a lista de documentos necessários e tudo o que você precisa saber para alugar seu imóvel.

Saiba como achar apartamento para alugar em Lisboa Portugal

Conseguir um apartamento para alugar em Lisboa, Portugal, se tornou uma tarefa das mais difíceis nos últimos anos. Para além dos diversos prêmios de turismo que Lisboa ganhou, milhares de imigrantes escolheram a capital portuguesa para morar.

Portanto, encontrar um apartamento para alugar em Lisboa virou uma missão quase impossível não somente para quem chegou agora, mas também para os antigos moradores que se viram obrigados a migrar para cidades periféricas.

A pressão do setor hoteleiro, a pouca oferta e a alta demanda fizeram de Lisboa uma das cidades mais difíceis de encontrar um apartamento para alugar a preços justos, claro.

Muitos apartamentos no centro se tornaram Airbnb para turistas e diversos moradores tiveram que mudar para mais longe.

Como são os apartamentos em Lisboa

Os apartamentos para alugar em Lisboa, Portugal, seguem diferentes tipologias. Confira abaixo:

  • T0: para nós brasileiros, a famosa é quitinete, estúdio ou loft. Geralmente, um apartamento T0 conta com cozinha integrada e serve para estudantes ou casais sem filhos e que não se importam em viver mais apertadinhos;
  • T1: o apartamento de tipologia T1 é de um quarto. Diferente do T0, no T1 o quarto não é integrado ao restante do apartamento, tem porta e é um cômodo à parte;
  • T1+1: o apartamento T1+1 tem um quarto e mais um quartinho sem janela. Seria uma espécie de um closet ou escritório, mas comporta um bebê ou uma criança de até cinco anos;
  • T2: a tipologia T2 corresponde a um apartamento de dois quartos;
  • T2+1: alguns apartamentos T2 contam com mais um cômodo sem janela. É o equivalente a um escritório;
  • T3: um T3 é um apartamento de três quartos;
  • T4: o apartamento com quatro quartos é comumente chamado de T4 em Portugal;
  • T5: o imóvel de cinco quartos é chamado de T5 e assim por diante.

Boom imobiliário em Lisboa

Com o boom imobiliário que o país europeu desfrutou nos últimos anos, encontrar um apartamento para alugar em Lisboa, Portugal, se tornou um trabalho bastante exigente.

Porém, se a alta demanda por um apartamento em Portugal trouxe dor de cabeça de sobra para quem está atrás de um lugar para morar, também possibilitou que o setor imobiliário investisse pesado. Portanto, você encontra muitos apartamentos novos ou em construção, mas também os clássicos e mais antigos e não só.

Procura de imóvel em Lisboa Portugal

Antevendo a grande demanda que estava por vir, muitos proprietários optaram por reformar e deixar os apartamentos mais velhos novinhos. Além disso, muitos donos de imóveis disponibilizam apartamentos mobiliados para seus inquilinos.

Obviamente que os preços costumam ser mais salgados, mas dependendo da sua situação, pode ser uma excelente opção, porque já está pronto para morar. Tudo vai depender da sua disponibilidade financeira.

Guia para encontrar apartamento para alugar em Lisboa

Para facilitar a sua (complicada) tarefa de procurar um apartamento para alugar em Lisboa, Portugal, nós criamos um guia para facilitar a sua vida. A dica fundamental é sempre utilizar a internet a seu favor. Confira  abaixo alguns dos melhores sites para buscar um apartamento para alugar em Lisboa, Portugal:

Uniplaces

O Uniplaces disponibiliza uma gama bastante grande de imóveis nas principais cidades da Europa, incluindo Lisboa.

Ele é mais voltado para estudantes universitários, com aluguel de quartos, mas também é possível achar apartamentos inteiros para famílias. Se você ainda não conhece essa plataforma, confira nosso artigo de avaliação da Uniplaces.

Rema

A Remax é uma multinacional que atua na área imobiliária e o seu site em Portugal funciona muito bem. Pode ser uma excelente alternativa nos momentos de procurar um apartamento para alugar em Lisboa ou um imóvel para comprar em Portugal.

Nestpick

O Nestpick também conta com uma grande oferta de imóveis nas mais diferentes cidades do mundo, incluindo Lisboa.

Idealista

O Idealista é bastante conhecido em Portugal e conta com diversas ofertas de imóveis na capital do país, Lisboa.

Casa Sapo

O Casa Sapo pode ser uma excelente ideia para quem está tentando encontrar um apartamento para alugar em Lisboa, Portugal.

Imovirtual

O Imovirtual é um site bastante completo e com muitas opções de imóveis para alugar em Portugal e também comprar. É possível filtrar pela cidade, tipologia, preço, etc.

Melhores imobiliárias para alugar apartamento em Lisboa Portugal

Em Lisboa, você encontra centenas de imobiliárias. Porém, perceberá que as grandes redes como REMAX, ERA e Century 21 dominam o mercado.

A melhor coisa que você pode fazer é tentar encontrar imobiliárias no bairro onde pretende morar. Entre nas imobiliárias, deixar seu contato e o tipo de imóvel que você busca. Levar com você uma carta de recomendação do imóvel que você alugava no Brasil também ajuda bastante no processo.

Na Europa, é bastante comum que os donos dos imóveis queiram conhecer o inquilino e fazer uma entrevista antes de alugar. Se ele não gostar de você, pode alugar para outra pessoa ou fazer mais exigências.

Procure apartamentos para alugar no Facebook

O Market Place e os grupos do Facebook também podem ser excelentes opções para você que está em busca de um apartamento para alugar em Lisboa, Portugal. Porém, tenha atenção aos golpes já que, provavelmente, você fechará negócio diretamente com o proprietário. Jamais deposite dinheiro antes de conhecer o imóvel pessoalmente e ver suas reais condições.

Chaves na mão

Alguns profissionais, na intenção de não passar tanto sufoco para encontrar um apartamento para alugar em Lisboa, Portugal, podem optar pelas “chaves na mão”.

A ideia de algumas imobiliárias que disponibilizam esse tipo de serviço é facilitar a vida de quem está de mudança para Lisboa para trabalhar. Basta você verificar se a imobiliária tem o serviço e contratar. O resumo é: você diz o que precisa e os profissionais da empresa saem em busca do imóvel ideal para você e sua família.

O trabalho difícil é feito por eles e você paga a mais por isso, mas pode ser uma boa opção para quem tem pressa.

Documentos necessários para alugar apartamento em Lisboa Portugal

Os documentos necessários para alugar um apartamento em Lisboa são:

  • Documento de identificação com foto (Passaporte, Título de Residência ou Cartão de Cidadão);
  • Demonstrativo de rendimentos (holerite ou contrato de trabalho com o valor do salário);
  • NIF (Número de Identificação Fiscal – equivalente ao CPF no Brasil) que deve ser emitido já em Portugal.

Precisa de fiador? Caução?

Sim, ou fiador ou caução. Em alguns casos, as duas coisas. Geralmente os proprietários de imóveis em Portugal exigem fiador, porém se você não tiver um, poderá ser exigido uma caução maior. Por conta da alta demanda e da baixa oferta de apartamento para alugar em Lisboa, alguns proprietários estão exigindo até um ano de aluguel adiantado.

Porém, se você acredita que a imobiliária ou o dono do apartamento está agindo de má-fé, você poderá acionar os órgãos de fiscalização e mostrar o abuso.

Quanto custa?

O valor do apartamento para alugar em Lisboa, Portugal, vai depender do tamanho do imóvel e, claro, da localização. Nos bairros mais nobres, os preços são mais altos e nos mais afastados e não tão nobres, as rendas costumam sair mais em conta. Você encontra apartamentos que iniciam em 450€ a 6.500€.

Obviamente que a sua disponibilidade financeira fará toda a diferença no momento de buscar apartamento para alugar em Lisboa, Portugal.

Os preços dos apartamentos em Lisboa subiram?

Subiram e muito. É a tal “regra do mercado” que, basicamente, determina o valor dos imóveis através da relação simples entre oferta e demanda. Como Lisboa está na moda há alguns anos, houve um aumento na demanda. Tal crescimento fez o mercado imobiliário na capital de Portugal, Lisboa, subir muito nos últimos anos, especialmente de 2018 em diante.

Vista de Lisboa Portugal

Como dito anteriormente, os mais diferentes prêmios recebidos por Lisboa na área do turismo fez com que muitos proprietários optassem por fazer dos seus imóveis alojamentos locais.

Empresas como o Airbnb oportunizaram que os proprietários de apartamentos em Lisboa ganhassem muito mais com o mesmo imóvel. Então a bolha imobiliária é, hoje, uma realidade na capital de Portugal e em todo o país.

Cuidados necessários para alugar apartamento em Lisboa

A primeira coisa que você, por precaução, deve ter em mente é que tudo aquilo que é muito fácil, é digno de desconfiança. E eu explico. A realidade é que encontrar um apartamento para alugar em Lisboa não é tarefa fácil.

Depois de entender isso, saiba que o ditado que diz que quando a esmola é grande o santo desconfia faz também muito sentido. Então, a primeira coisa é tentar se blindar para evitar cair em golpes e perder dinheiro. Procure empresas idôneas, busque informações na internet e o site da DECO Proteste (como se fosse o PROCON no Brasil) disponibiliza muitas opiniões e classificações de empresas de Portugal.

Confira esse artigo que explica como funciona o golpe do aluguel de apartamento comum em toda a Europa.

Confira a classificação energética do apartamento

Tenha especial atenção à classificação energética do imóvel (de A a E), isso porque no inverno você poderá se ver em maus lençóis quando o frio apertar e o apartamento não esquentar. Então imóveis com classificações melhores, ainda que um pouco mais caros, podem ser uma boa pedida. Principalmente no caso de famílias com idosos ou crianças.

Confira o isolamento térmico do imóvel

Também se atenha ao isolamento térmico do prédio onde o apartamento está. Isso porque um prédio bem isolado poderá fazer toda a diferença nos meses de inverno e de verão.

Ainda que pareça exagero, tente verificar a posição solar e ter em conta que apartamentos virados para o Sul costumam ter uma maior incidência solar. Por consequência, você terá menos chances de ver suas roupas mofarem e até de desenvolver doenças respiratórias.

Leia o contrato com muita atenção

Desconfie de negócios feitos muito rapidamente e, principalmente, leia todos os papéis que está assinando. Se ficar em dúvida, busque por um advogado e evite entrar numa fria. Veja o tempo de duração do contrato e verifique se tudo está em funcionamento antes de assinar o contrato.

Dicas extras para morar em Portugal

Morar em Portugal é uma experiência sensacional. Porém, a busca por um imóvel é maçante, estressante e cansativa. Você, muitas vezes, pode desanimar, mas saiba que a paciência pode fazer toda a diferença. Tente manter a cabeça no lugar, traga uma boa reserva financeira para o primeiro ano para não cometer erros que poderão atrapalhar a sua estadia em Portugal. Espero que você consiga encontrar um apartamento para alugar em Portugal e seguir a sua vida como o planejado.

Além disso, para planejar sua mudança de forma segura e sem maiores preocupações, recomendamos a leitura do ebook Como Morar em Portugal. Nele você confere dicas imperdíveis e conteúdo exclusivo para morar em terras lusitanas.

Amanda Corrêahttps://vagaspelomundo.com.br/
Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Artigos relacionados

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Documentos para morar em Portugal: confira a lista completa

Aqui vamos apresentar de maneira simples e objetiva os documentos para morar em Portugal que você precisará providenciar para viver no país.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube