Quanto custa fazer mestrado em Portugal? Descubra aqui

Portugal  / 

Se você sonha em fazer um Mestrado fora do país, já pensou morar em Portugal? O país tem sete universidades entre as melhores do mundo, uma cultura muito parecida com a do Brasil, custo de vida baixo e o melhor: a mesma língua. Existem muitas vantagens de estudar no nosso país irmão, e neste artigo vamos te mostrar quanto custa fazer mestrado em Portugal.

Quanto custa fazer mestrado em Portugal: valores de diferentes universidades

Quando falamos sobre quanto custa fazer mestrado em Portugal, não podemos levar em conta apenas o custo do curso. Temos que considerar fatores como gastos pessoais, custo de vida e possibilidade, por exemplo, de arrumar um emprego part-time para conciliar com os estudos.

Ao falar sobre o preço anual dos cursos (chamado de propina em Portugal), pode ocorrer variação de valores para cada um, mas listamos uma média dos valores de algumas universidades e politécnicos mais famosos do país:

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »
  • Universidade de Aveiro: propinas por volta dos 2.000 euros anuais;
  • Universidade do Porto – O valor anual do mestrado pode variar de 3.000 a 6.000 euros para estudante internacional. Entretanto pode ser aplicada uma taxa de redução de 50% nesse valor, se o estudante for de algum país pertencente a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). É a chamada bolsa de estudo CPLP. Por isso, estudantes brasileiros podem conseguir essa opção caso seja aprovado no mestrado;
  • Universidade de Coimbra– possui uma das propinas mais caras para estudante internacional, por volta de 7.000 euros por ano. Entretanto, os valores podem variar, então não deixe de verificar no site da universidade;
  • Politécnico de Coimbra: para ver o valor dos cursos de mestrado, acesse propinas;
  • Politécnico de Braga: a propina paga pelos estudantes do Brasil é no valor igual ao montante mínimo previsto na lei para estudantes internacionais (atualmente, igual a 1063,47€). Para mais informações, acesse estudantes internacionais – documentação.

Veja um artigo completo sobre estudar em Portugal e saiba como alcançar esse objetivo.

As melhores Universidades de Portugal para fazer um Mestrado

Além de saber quanto custa fazer mestrado em Portugal, é importante também escolher bem a instituição a se estudar.

Em fevereiro de 2018, dez universidades portuguesas foram selecionadas entre as 100 no ranking global da educação. Além disso, é crescente a quantidade de estudantes brasileiros que buscam estudar fora, principalmente nos cursos de mestrado portugueses.

Entre as melhores universidades de Portugal para realização de mestrado, listamos as principais:

Leia nosso artigo com o ranking das melhores universidades de Portugal e saiba também como conseguir visto de estudante para Portugal.

Além dessas universidades, existem muitas outras boas instituições em Portugal, e para encontrar a que você mais se identifica, com o curso que quer fazer, não deixe de pesquisar em diversos sites de universidades portuguesas e converse com alunos ou ex-alunos das instituições.

Este artigo sobre os melhores mestrados em Portugal pode ajudar na sua decisão.

A ascensão dos Politécnicos

Os institutos politécnicos de ensino superior público vêm ganhando destaque também quando o assunto é mestrado. Ao querer saber quanto custa fazer mestrado em Portugal, vale a pena pesquisar o seu curso nos institutos, que possuem um ensino muito voltado para a prática das profissões. A qualidade do ensino é alta.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Experiência: Realizei um intercâmbio durante a graduação no Politécnico de Coimbra. Eu me interessei tanto que pretendo aplicar para o meu mestrado no Politécnico, tendo em vista o custo-benefício que possui.

Dentre os politécnicos, listamos os principais:

Saiba quais universidades de Portugal que aceitam nota do ENEM.

Processo seletivo do mestrado em Portugal

Os processos seletivos para entrada no mestrado em Portugal começam a partir de março (variam de acordo com cada universidade, podendo ir até julho). O início do semestre letivo acontece no mês de setembro de cada ano.

Para se candidatar a uma vaga são necessários, normalmente, os seguintes documentos:

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »
  • Ficha de inscrição online;
  • Pagamento da inscrição;
  • Diploma da graduação;
  • Histórico escolar;
  • Curriculum vitae detalhado;
  • Fotocópia de bilhete de identificação (passaporte);
  • Carta de motivação.

O mestrado em Portugal é algo muito comum, praticamente uma extensão do curso de licenciatura e todas universidades do país oferecem uma diversidade muito grande de cursos em todas áreas do conhecimento. A Universidade do Minho, por exemplo, oferece mais de 120 cursos de mestrado.

Para saber maiores detalhes você pode conferir como se candidatar a Universidade em Portugal aqui.

Mestrado integrado x Mestrado

Ao falar em quanto custa fazer mestrado em Portugal, temos que saber que existem o mestrado integrado e o mestrado (que é o 2º ciclo).

O mestrado integrado é como se fosse uma “continuação” da licenciatura em Portugal. E o mestrado 2º ciclo, semelhante ao nosso mestrado no Brasil; seria uma especialização. Então, atente-se a essa informação ao pesquisar sobre o seu tipo de mestrado.

Leia também o artigo de opinião “minha experiência no mestrado em Portugal“.

Bolsas de Mestrado em Portugal

Algumas universidade oferecem bolsas de estudo em Portugal próprias e possuem parcerias com universidades brasileiras. Há opções da CAPES e CNPq, que são as principais agências de financiamento no Brasil.

As Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais também oferecem, em alguns casos, bolsas de pesquisa ou ensino no exterior (ex.: FAPESP, FAPERJ, FAPESB).

O Banco Santander também oferece programas de bolsas que podem ser utilizadas por estudantes brasileiros que queiram fazer Mestrado em Portugal, as bolsas têm duração de um semestre. Os candidatos interessados devem contactar as suas universidades ainda no Brasil. Mais informações no site do Santander Universidades.

Veja como estudar em Portugal de graça através de bolsas de estudo.

Custo de vida em Portugal durante o mestrado

Além do valor do mestrado em Portugal, é preciso levar em consideração alguns outros gastos, como transporte, moradia, alimentação e etc. Temos um guia completo sobre o custo de vida em Portugal, não deixe de ler.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Yara é brasileira, tem 22 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.