Politécnicos em Portugal: confira um guia completo sobre eles

Portugal  / 

O ensino superior em Portugal tem atraído muitos jovens brasileiros nos últimos anos. Existem diversas opções de escolas superiores e universidades no País, com uma infinidade de cursos. Atualmente, os institutos Politécnicos em Portugal vêm chamando muito a atenção e cada vez mais se tornado uma opção de escolha pelos estudantes. Se você quer saber tudo sobre essa ascensão, acompanhe nosso artigo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Politécnicos em Portugal: o que são?

Os politécnicos em Portugal são instituições de ensino superior, com um direcionamento voltado para a parte prática das profissões. Ou seja, geralmente nas grades curriculares, você encontrará muito mais aulas de teor prático do que quando comparado às grades das universidades do país.

As universidades costumam abranger mais aulas de cunho teórico e pesquisas. Um dos diferenciais dos politécnicos costuma ser justamente essa visão mais ampla, do mercado de trabalho, com essa vertente de aulas mais voltadas para a técnica nas profissões. Mas isso não significa que não acontecem trabalhos de investigação (iniciação científica) nos politécnicos.

Experiência: Enquanto estive no politécnico em Portugal, desenvolvi um trabalho de iniciação, inclusive sob supervisão de uma matéria denominada metodologias da investigação. Não são todas as faculdades brasileiras que oferecem aulas com esse foco na pesquisa, por exemplo. E o instituto politécnico, apesar de ter o cunho mais prático, me proporcionou essa experiência acadêmica.

Além de oferecerem cursos de graduação, você também encontrará politécnicos em Portugal com cursos de pós-graduação e mestrados. Conheça agora, quais são os principais e onde estão localizados.

Faculdade em Portugal: tudo o que você precisa saber sobre a graduação no país.

Institutos politécnicos em Portugal: conheça os principais

Saibam quais são os principais institutos politécnicos em Portugal, e em quais cidades eles se encontram.

Instituto Politécnico de Coimbra

O Instituto Politécnico de Coimbra conta com 6 escolas, sendo 5 em Coimbra e uma em Oliveira do Hospital.

Instituto Politécnico de Lisboa

Instituto Politécnico de Lisboa conta 6 escolas superiores e dois institutos, localizados em Lisboa.

Instituto Politécnico de Leiria

O Instituto Politécnico de Leiria possui 5 campi, espalhados por Leiria, Caldas da Rainha e Peniche.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Instituto Politécnico do Porto

O Instituto Politécnico do Porto conta com escolas superiores e unidades de extensão, no Porto.

Instituto Politécnico da Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda possui 4 escolas, sendo a de Turismo e Hotelaria, localizada em Seia.

Conheça também:

Para ver a lista completa e conhecer mais instituições, acesse Portugal Polytechincs.

Condições de acesso aos Politécnicos em Portugal

Cada instituição possui suas próprias condições de acesso para estudantes internacionais. Além disso, os documentos para ingressar na licenciatura, são diferentes dos requeridos para o mestrado.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Para ser considerado estudante internacional, os pontos muito importantes a se ressaltar, são: você tem que ser detentor da nacionalidade brasileira, não ser familiar de nacionais de estado membro da União Europeia, não estar residindo em Portugal há mais de dois anos de forma ininterrupta e não ser beneficiário do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres do tratado internacional entre o Estado Português e o Estado de que é nacional.

Melhores Universidades de Portugal: veja quais são.

Candidatar à licenciatura

Tendo como exemplo o Politécnico de Coimbra, algumas das condições de ingresso para as licenciaturas, determinadas por eles, são:

  • Ao se candidatar, você deve apresentar uma declaração, atestando que você pode ingressar no ensino superior oficial (ou seja, declaração de que você concluiu o ensino médio);
  • Para ingressar, você deve possuir qualificação acadêmica específica;
  • Deve satisfazer os pré-requisitos da instituição e curso que concorre.

Para saber detalhadamente, condições de acesso e ingresso, acesse a página do concurso para estudantes internacionais.

Nessa mesma instituição, saiba mais sobre a candidatura do mestrado.

Candidatar ao mestrado

Para a candidatura ao mestrado no politécnico de Lisboa, por exemplo, são exigidas as seguintes documentações:

  • Certificado de habilitações com o discriminativo das disciplinas, créditos ou cargas horárias e notas (documentos legalizados pela Apostila de Haia);
  • Curriculum Vitae;
  • Carta de motivação e recomendação.

Saiba mais sobre o politécnico de Lisboa na área de estudante internacional.

A utilização da nota do ENEM nos Politécnicos em Portugal

Desde 2014, diversas instituições  portuguesas aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso dos estudantes brasileiros nas licenciaturas em Portugal. Novamente, a forma de utilização da nota vai depender dos critérios de cada instituição.

Ainda usando como exemplo o politécnico de Lisboa, eles exigem uma nota de corte mínima de 500 pontos na redação, e 475 pontos nas outras provas que compõe o ENEM. Ah, lembrando que você só pode usar o ENEM do respectivo ano, ou até no máximo, dos 3 anos anteriores.

Quando as escolas superiores e universidades começaram a aderir ao ENEM como forma de ingresso, aumentou consideravelmente a quantidade de alunos brasileiros em Portugal. É uma ótima oportunidade, principalmente se colocar na ponta do lápis o custo de vida, o valor da anuidade, segurança e qualidade de vida, quando comparado ao Brasil.

Trabalhar com visto de estudo em Portugal: é possível? Saiba tudo aqui.

Valores: entenda porque vale a pena

Em Portugal, o ensino público é pago, diferente do Brasil. Entretanto, os valores das anuidades em Portugal são, muitas vezes, muito inferiores quando comparados com muitas universidades privadas do Brasil. Os politécnicos em Portugal fazem parte do ensino público. As anuidades podem variar, dependendo do curso e instituição que escolher.

Por exemplo, no politécnico de Coimbra, um mestrado em marketing e comunicação, tem o valor total de 2.100€. Um mestrado em engenharia mecânica possui o mesmo valor. No politécnico de Leiria, um mestrado em administração pública, tem o valor de 3.000€, para estudantes internacionais. Os valores são variáveis, para saber mais consulte a instituição que deseja estudar.

Diversos politécnicos em Portugal oferecem alojamento e refeições por um valor cobrado à parte. Não deixe de consultar as condições. Mas atente-se: geralmente não são muitas as vagas nas residências, então, tente se candidatar sempre nas primeiras fases dos concursos para estudantes internacionais, para possuir mais chances de ingressar na instituição e conseguir vagas na residência.

Nós já falamos aqui no Euro Dicas quanto custa fazer mestrado em Portugal. Veja nosso artigo.

Vale a pena estudar no Politécnico em Portugal?

Sim, vale muito a pena! Eu estudei no politécnico em Portugal, o de Coimbra. E minha experiência foi extremamente positiva e enriquecedora. O ensino dos politécnicos é de boa qualidade, além da alta competência dos docentes.

Não deixe de considerar estudar em um politécnico. O custo-benefício é excelente. Ah, Portugal não é um país onde estudantes internacionais encontram muitas bolsas de estudo disponíveis. Entretanto, o Politécnico de Leiria, oferece algumas todo ano. Veja se existe uma que se enquadra no que você está procurando, em Bolsas do IP Leiria.

Conheça também os melhores cursos em Portugal: onde estudar e como garantir a sua vaga.

Está pensando em estudar em Portugal? Mudar de país é uma decisão que deve ser feita mediante um planejamento completo. Para ajudar você nesse processo, temos o Ebook Como Morar em Portugal. É um guia completo com todo o passo a passo do que precisa fazer para morar legalmente no país, vale a pena conferir!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Yara é brasileira, tem 24 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.