Trabalhar no exterior é uma experiência enriquecedora, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. A melhoria do nível de vida e currículo, o contato com culturas diferentes e a possibilidade de aprender novos idiomas são alguns atraentes que fazem com que muitas pessoas procurem emprego em outros países. E se você tem vontade de trabalhar no Velho Continente, acompanhe este artigo, pois aqui vamos falar sobre o ETIAS para trabalhar na Europa.
Vou trabalhar na Europa. Preciso do ETIAS?
Depende. Veja por que adiante.
Se você vai para a Europa com visto e trabalho garantido
De acordo com o site oficial do ETIAS, se você já possui um visto de residência ou de longa duração de um dos países do Espaço Schengen, você não é obrigado a solicitar uma autorização ETIAS para trabalhar na Europa. Você deve apresentar seu visto na fronteira para entrar na área de Schengen.
Se você vai para a Europa sem visto de trabalho e decide ficar e trabalhar na Europa
Com o ETIAS, você pode ficar até 90 dias em um período de 180 dias dentro do Espaço Schengen procurando uma oportunidade de trabalho. Caso consiga, não deverá solicitar o ETIAS para trabalhar na Europa, e sim um visto de trabalho no país europeu que se encontra.
A partir de 2025, a autorização de viagem ETIAS permitirá que brasileiros e outros cidadãos que até então não precisam de visto para entrar na Europa permaneçam de forma legal no Espaço Schengen durante até 90 dias, independentemente de fazer uma viagem a turismo, a estudos ou a trabalho.
Se você pretende trabalhar na Europa, esta é uma boa oportunidade para conhecer o Velho Continente, escolher o país onde pretende morar e realizar um curso intensivo de idioma, caso seja preciso para a vaga de trabalho.
ETIAS para morar na Europa: saiba se é possível solicitar.
ETIAS para trabalhar na Europa: como conseguir emprego?
Muitas pessoas poderão visitar a Europa com o ETIAS e encontram ofertas de trabalho no país onde pretendem morar, inclusive a Comissão Europeia possui um portal onde anunciam vagas para todos os países europeus, o que pode ajudar na pesquisa e também é ideal para entender melhor o mercado de trabalho de cada país.
Outra forma de trabalhar na Europa é por meio dos estudos. Em países, como a Espanha, Portugal e Irlanda, por exemplo, um estudante também pode trabalhar.
É possível que fazer estágios em grandes empresas e, consequentemente, isso ajude o viajante a conseguir um emprego, uma vez terminados os estudos. É comum, ainda, que as universidades tenham acordos com várias empresas, o que facilita o contato dos alunos com o mercado de trabalho.
Quanto custa estudar na Europa: saiba os custos detalhados.
Vim para a Europa como turista, com ETIAS, e consegui emprego. Como troco a minha autorização?
O visto Schengen, ou visto Europeu, não é um visto eletrônico, como o ETIAS. Por isso, são necessárias pelo menos seis semanas para solicitá-lo.
Caso consiga um trabalho na Europa, é necessário que cumpra as leis e os requisitos específicos de cada país para obter seu visto de trabalho. Mas, basicamente, de acordo com o site do ETIAS, para solicitar um visto de trabalho no Consulado, você deverá apresentar os seguintes documentos:
- Passaporte válido por seis meses ou mais;
- Carteira de identidade brasileira;
- Formulário de solicitação de visto e a comprovação do pagamento das taxas do mesmo;
- Contrato de trabalho da empresa e/ou carta convite para trabalhar;
- Comprovação de meios de subsistência pelos próximos meses;
- Seguro de saúde e de viagem;
- Comprovante de hospedagem;
- Atestado de antecedentes criminais, emitido pelo Polícia Federal do Brasil;
- Caso seja casado, sua certidão de casamento.
Cada solicitação é processada individualmente no Consulado ou na Embaixada do país europeu de chegada, de acordo com o itinerário que o candidato fornecer. O visto é indicado em casos de trabalho, residência ou negativa do ETIAS.
Geralmente, a validade do visto de trabalho é enquanto o seu titular estiver empregado. No entanto, uma vez que esteja residindo na Europa, é possível renovar o seu visto de trabalho nos prazos estabelecidos pelos governos.
Caso você mude de país, deverá solicitar o visto pertinente dessa outra nação. Saiba qual é a melhor época para mudar para Europa e veja como se planejar.
O ETIAS me permite ficar na Europa por até quantos dias?
A partir de 2025, com a autorização de viagem do ETIAS, você pode ficar até 90 dias consecutivos no Espaço Schengen dentro de um período de 180 dias.
Isso quer dizer que os viajantes brasileiros podem entrar e sair do espaço Schengen quantas vezes quiserem, desde que não ultrapassem os 90 dias, tendo em vista que estão isentos de visto para a zona livre do Espaço Schengen.
É importante lembrar que o seu primeiro país de entrada deve ser o indicado na inscrição do ETIAS. Caso você não tenha certeza de quando a sua autorização de viagem ETIAS vai expirar, poderá verificar online, usando o portal ETIAS e fornecendo informações básicas sobre sua inscrição.
Se o viajante quiser permanecer em um país europeu depois do período permitido pelo ETIAS, ou seja, por períodos mais longos, deve solicitar um visto.
Para isso, deve visitar o Consulado ou a Embaixada do país onde deseja ficar para obter mais informações sobre os requisitos de viagem e visto. Se o viajante permanecer por mais de 90 dias sem o ETIAS ou um visto europeu, corre o risco de sofrer multas e deportação.
Consigo renovar o ETIAS?
Sim. A autorização de viagem ETIAS é válida por três anos ou até terminar a validade do seu passaporte ou documento de viagem registrado durante a sua solicitação online, o que ocorrer primeiro.
Sendo assim, se a validade de seu passaporte expirar antes desses de três anos, o ETIAS não será mais válido e você deverá renová-lo para entrar novamente no Espaço Schengen.
Como mudar para Europa: veja dicas para planejar sua mudança.