Europa

Como mudar para Europa: dicas para planejar sua mudança

Morar na Europa é o objetivo de muitas pessoas que desejam viver novas experiências e aproveitar oportunidades no exterior. No entanto, para tornar esse sonho em realidade, é preciso muito planejamento e preparo emocional. Para descobrir como mudar para a Europa de maneira tranquila, elaboramos o artigo abaixo com dicas práticas para garantir uma mudança sem problemas. Vamos lá?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como mudar para Europa: passo a passo

O planejamento de como mudar para Europa não é fácil. Qualquer mudança para outro país envolve uma série de decisões importantes, burocracia e planejamento financeiro.

Para te ajudar a organizar esses preparativos, elaboramos esse passo a passo com as principais etapas dessa mudança:

  • Defina o objetivo da sua mudança para a Europa;
  • Escolha o destino e o seu tempo de permanência no país;
  • Acesse o site do consulado do país no Brasil e providencie toda a documentação necessária;
  • Verifique o custo de vida no país e faça um planejamento financeiro;
  • Escolha onde você vai morar e garanta o pagamento do aluguel;
  • Prepare a sua família para a mudança;
  • Quite as suas dívidas no Brasil;
  • Faça as suas malas;
  • Contrate o seguro viagem;
  • Embarque para a Europa.

O que você vai fazer na Europa?

A Europa é o destino favorito de viajantes de todo o mundo. O motivo é simples, o continente é rico em cultura e oferece oportunidades para todos os perfis e objetivos.

As motivações para passar uma longa temporada na Europa são diversas, porém as mais procuradas pelos estrangeiros são:

Para tomar a melhor decisão, reflita sobre os seus objetivos pessoais e perfil. Em seguida, confira as opções disponíveis e faça uma pesquisa detalhada sobre cada uma delas.

Essa escolha deve ser tomada com cautela, pois ela irá influenciar em todo o planejamento da mudança, incluindo visto, país de destino, gastos, período de viagem e até a preparação da mala.documentos para mudar para europa

Saiba como viajar e trabalhar na Europa nesse guia completo.

Visto para morar na Europa

Agora que você definiu os objetivos da sua mudança, chegou a hora de providenciar os documentos para entrar na Europa. O visto é com certeza um dos mais importantes, pois ele garante a sua legalidade no país europeu.

Existem diferentes tipos de vistos de longa duração para estrangeiros sem dupla cidadania. Vamos citar abaixo os mais requisitados.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »
  • Estudo;
  • Trabalho;
  • Investidores;
  • Empreendedores;
  • Turistas.

O ideal é escolher a categoria que combina com o seu objetivo na Europa. Esse documento deve ser solicitado antes da viagem, em qualquer consulado do país de destino no Brasil.

Confira aqui os riscos de morar ilegalmente na Europa.

Organização financeira

O planejamento financeiro é outro item que ajuda muito no processo de como mudar para a Europa. Com ele, você tem uma estimativa dos gastos e custo de vida no exterior.

Para elaborar esse planejamento, basta criar uma planilha no Excel e simular todas as suas despesas. Se você não tiver habilidades no Excel, faça uma tabela numa folha de caderno mesmo. Uma dica bacana é organizar os gastos antes e depois da mudança:

  • Antes da viagem: passagem aérea, seguro viagem, documentação, valor de entrada do aluguel e outros preparativos;
  • Depois da viagem: alimentação, hospedagem, transporte, lazer e custos extras.

Uma dica legal para fazer o levantamento do custo de vida de cada país é acessar sites como o Numbeo e o Expatistan. Com uma base dos seus gastos, é possível saber quanto dinheiro levar para a Europa e quanto deve ser a sua renda, para viver no exterior.

como mudar para europa escolha o país

Veja também a nossa lista das 10 cidades com menor custo de vida na Europa.

Como escolher o melhor país para morar

A escolha de como mudar para Europa exige uma reflexão detalhada sobre diversos fatores. Para tomar uma boa decisão, comece selecionando os países com idiomas que você deseja aprender ou é fluente.

Também pesquise tudo sobre a cultura, custo e qualidade de vida dos locais que está considerando. Além disso, descubra quais são as oportunidades de trabalho ou instituições de ensino que combinam com os seus objetivos.

Como decidir o país para morar no exterior? Veja mais dicas aqui.

Documentação a providenciar

O processo de como mudar para Europa é burocrático. Além do visto, você precisa providenciar uma série de documentos e comprovantes antes da viagem. Veja abaixo, quais são os mais importantes e exigidos pela imigração:

Preparação da Família e Preparo emocional

A sua preparação emocional e da família é tão importante quanto planejar a viagem e providenciar a documentação. Quando você cuida desses aspectos, conseguirá lidar com os imprevistos e emoções que vão surgir com essa mudança de vida.

Apesar de não existir uma receita pronta para essa preparação, você pode começar tendo um diálogo sincero com seus familiares e amigos. Deixe claro que essa é uma etapa importante na sua vida e o apoio de todos é importante.

Antes da viagem, comece um processo de autoconhecimento e imagine como você irá reagir em cada situação que possa acontecer com você. Outra dica bacana é fazer terapia ou coaching sobre essa mudança.

Fechando contas e quitando dívidas no Brasil

Antes de embarcar decida o que você vai fazer com os seus bens no Brasil. Venda o seu carro, apartamento e outros itens de alto valor. Com o dinheiro acumulado, quite as suas dívidas e monte uma poupança de emergência para viver na Europa.

Comunique com antecedência a sua mudança para o exterior na empresa onde trabalha. Assim, terá tempo para cumprir a rescisão e se planejar melhor. Caso você more de aluguel no Brasil, informe ao proprietário sobre a sua saída. Também ligue para as empresas de água, luz e internet e cancele os serviços.

Aprenda também como enviar dinheiro para o exterior.

Fazendo as malas

Agora que você já sabe como mudar para Europa, desde o país escolhido e até quanto dinheiro precisa para mudar, chegou o momento de fazer as malas. Nesse ponto, é preciso escolher bem os itens que vão compor os poucos quilos da sua bagagem. Considere comprar algumas peças de roupas e acessórios no país onde você vai morar.

Não sabe como comprar mala de viagem? Então confira as nossas dicas para escolher a mala ideal para a sua viagem.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Andrea Côrtes

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.

Artigos Relacionados

Fechar