A partir de 2025, será necessário possuir uma autorização de viagem para visitar os países do Espaço Schengen para estadias de até 90 dias em um período de 180 dias. Então, hoje você vai entender se precisa do ETIAS para estudar na Europa, se pode fazer um curso de menos de 90 dias no continente europeu apenas com o ETIAS e se você consegue renovar sua autorização de viagem.

O que é o ETIAS?

ETIAS significa Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem. Trata-se de um sistema totalmente eletrônico, que permite e acompanha os turistas de países que não necessitam de visto para entrar na zona Schengen e está relacionado à segurança dos Estados-membros.
Então, confira todas as informações sobre o ETIAS para estudar na Europa.

Vou estudar na Europa, preciso do ETIAS?

Depende. Veja as situações a seguir:

1. Se vai para a Europa com visto de estudo e vaga garantida em instituição de estudo

Com visto de estudo em mãos, não é necessário solicitar o ETIAS para estudar na Europa. A autorização de viagem concede aos seus titulares até 90 dias consecutivos no território Schengen.
Dessa forma, estudos de maior duração, como pós-graduação ou mestrado, por exemplo, exigirão um visto de residência para o país em que você pretende continuar seus estudos.

2. Se vai para a Europa sem visto de estudo e decide ficar e estudar

A autorização de viagem do ETIAS permite que você passe até 90 dias consecutivos no espaço Schengen para negócios, lazer ou turismo. Uma vez concedida a isenção de visto do ETIAS, você poderá visitar todo e qualquer Estado-membro quantas vezes quiser dentro desse prazo.
Isso quer dizer que com o ETIAS você poderá participar de uma conferência, de um seminário, de uma cúpula ou de um curso de curta duração (de até 90 dias) em um dos países-membros sem ter que obter um visto de estudante.
Além disso, a isenção de visto ETIAS para a Europa será o passo ideal para os estudantes que têm o objetivo de continuar seus estudos, mas não estão decididos sobre a universidade onde pretendem obter seu diploma.

Com o ETIAS, você pode ir para todos os países do Espaço Schengen

Tendo em vista que permite diversas entradas para diferentes países da União Europeia, os titulares poderão visitar quantas universidades quiserem dentro do Espaço Schengen para escolher qual delas atende melhor às suas necessidades.
Com a isenção de visto ETIAS para a Europa, será possível que os estudantes internacionais participem de um treinamento acadêmico curto para complementar sua educação e desenvolver seu conhecimento em áreas específicas de seu interesse.
Veja dicas e oportunidades sobre como estudar na Europa de graça.

Vim para a Europa como turista, com ETIAS, e passei em uma universidade. Como troco a minha autorização?

Após definir a universidade e a cidade onde vai residir, será necessário que você vá até o Consulado ou a Embaixada do país em que pretende estudar e se informe sobre os documentos necessários, o tempo de processamento e a estadia autorizada de um visto de estudante para você solicitá-lo. Cada país tem uma política de vistos e por isso você precisa conferir com o órgão oficial os passos a seguir.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

ETIAS ou visto? Saiba qual a opção recomendada para o seu caso.

Posso fazer um curso de menos de 90 dias apenas com o ETIAS?

Sim. Neste caso, o estudante universitário ou o profissional de países elegíveis (como o caso do Brasil) que pretende aprimorar sua carreira no exterior, participando de uma convenção, um fórum, seminário ou aulas em um país do Tratado de Schengen, deverá solicitar um ETIAS para estudar na Europa a partir de 2025.
Com a autorização de viagem, será possível que os alunos possam participar de cursos de curta duração por até 90 dias consecutivos em todo e qualquer Estado-membro de Schengen, visando complementar sua educação e expandir seus conhecimentos em áreas específicas de interesse.

Consigo renovar o ETIAS?

Sim. A autorização de viagem ETIAS é válida por três anos ou até o final da validade do seu passaporte ou documento de viagem registrado durante a solicitação, o que ocorrer primeiro.
ETIAS para estudar na Europa renovação
Dessa forma, se a validade de seu passaporte expirar antes desses de três anos, o ETIAS não será mais válido, sendo necessário renová-lo para entrar novamente no Espaço Schengen.

Posso renovar o ETIAS estudando na Europa?

Caso os visitantes queiram prolongar sua estadia para além dos 90 dias permitidos pela autorização de viagem ETIAS por qualquer motivo, é necessário solicitar um visto.
Com a sua permissão de viagem ETIAS só é possível estudar na Europa por até 90 dias (a cada 180 dias) para aprender um idioma ou fazer outro tipo de curso rápido. Caso você não tenha certeza de quando o seu ETIAS expirará, poderá verificar online, usando o portal ETIAS e fornecendo informações básicas sobre sua inscrição anterior.
Portanto, se você estiver usando o ETIAS para estudar na Europa por um curto período de tempo, deve esperar sua permissão expirar para renová-la no Brasil. Caso pretenda continuar seus estudos na Europa, deve solicitar um visto de estudante e, quando o seu visto não for mais válido, você poderá solicitar o ETIAS, se for elegível.
Veja também como solicitar a extensão de visto de turista em Portugal e saiba quando é necessário tirar visto para Europa e outras dicas.