Se nos últimos três anos você teve algum voo cancelado, atrasado ou com overbooking (quando a cia aérea vende mais assentos no avião do que os que tem disponíveis), você tem direito a ser ressarcido pelos seus danos e prejuízos. Muitas pessoas não sabem de seus direitos ou deixam o caso de lado depois que veem que vai dar trabalho. Mas o site NãoVoei pode te ajudar nesse processo.
Quer saber mais sobre ele? Então nos acompanhe neste artigo.

O que é a NãoVoei

Lançada em junho de 2017 e com sede em Belo Horizonte (MG), a NãoVoei é uma startup que lhe ajuda a negociar uma indenização por algum dano no seu voo.
A plataforma conecta passageiros que tiveram, nos últimos três anos, problemas com companhias aéreas – como voo atrasado ou cancelado, bagagem extraviada ou overbooking – a uma rede de advogados especialistas em reparar danos.
A NãoVoei só cobra ao cliente se houver reparação de danos. Neste caso, a empresa recebe 30% do montante pago pela cia aérea ao passageiro.

Diferenciais

Há algumas vantagens em escolher a Não Voei, entre elas:

  • Otimização de tempo: a empresa lhe responde em até 24 horas, informando se seu caso é passível de compensação e toda a papelada e a burocracia fica a cargo da empresa; o passageiro não precisa se preocupar com isso;
  • Consultoria especializada: a empresa possui consultores experientes e advogados para defenderem seus direitos, caso sejam necessárias medidas judiciais;
  • O passageiro / cliente não precisa pagar até que receba sua indenização.

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Passo a passo para usar a NãoVoei

Acesse o site da NãoVoei e clique em “Enviar caso”. Você deve responder a 5 perguntas na plataforma para verificar se você tem direito à indenização. Em seguida, deve relatar o seu caso para a empresa.
naovoei site
Os consultores da empresa vão avaliar o caso e retornar para ele em até 24h com os caminhos para solução do problema.
Depois, a NãoVoei vai tomar as providências necessárias para o passageiro quanto à solicitação da(s) compensação(ões) a que ele tem direito e lhe enviará o valor da compensação recebida. Geralmente, os casos demoraram cerca de 4 meses para serem resolvidos.

Indenizações que os passageiros conseguem

As indenizações variam de acordo com o caso: se foi atraso (de quanto tempo, o que aconteceu, gastos do passageiro, danos, etc.), cancelamento (gastos do passageiro, se ele perdeu alguma reunião de trabalho, etc.), extravio de bagagem ou overbooking e do que aconteceu, realmente, caso a caso.
Mas, segundo a empresa, a indenização varia, em média, entre R$ 2 mil e R$ 8 mil em danos morais, bem como o ressarcimento de possíveis danos materiais que o passageiro tenha pago, como, alimentação, hospedagem e transporte, por exemplo.
Primeiramente, a NãoVoei negocia com a companhia aérea para tentar resolver a questão sem meios judiciais e, se não entrarem em um acordo, o caso é resolvido na justiça. O passageiro só é cobrado se foi ressarcido e o valor é de 30% do montante da causa.

A NãoVoei é de confiança?

Acreditamos que sim. A proposta da empresa é bem interessante, pois ela ajuda o cliente a conseguir seus direitos e só cobra caso ele receba a indenização junto à companhia aérea. O site possui um cadeado ao lado da HTTP, que mostra que é seguro e que você está protegido caso insira suas informações pessoais.

Reviews de plataformas

Por ainda ser um site novo (criado em 2017) ou por não possuir reclamações, ele ainda não consta no portal de queixas Reclame Aqui. Mas a NãoVoei foi citada positivamente por alguns sites conhecidos, como: Diário do Turismo, Exame, Valor Econômico, Catraca Livre, UOL, entre outros.
Além disso, possui avaliação de 4.7/5 estrelas no Facebook, o que mostra que os clientes estão satisfeitos.

Reviews de utilizadores

Nada melhor do que ler a avaliação de clientes para saber se vale a pena utilizar o serviço da NãoVoei ou de qualquer outra empresa. No site da NãoVoei, no Facebook e em blogues de viagens estão falando bem da startup. Confira alguns depoimentos:

“Recomendo pois o serviço e excelente, rápido e eficaz.” – Jesue Coimbra.
“Excelente companhia! Tive uma viagem cancelada e depois os destinos foram trocados fora do país, eles resolveram rapidamente e tive um ressarcimento satisfatório! Indico e jamais perderei o contato!” – Paulo Carvalho.
“Empresa muito confiável. Sempre me responderam prontamente, me deixando informada sobre o andamento de todo o processo. Em pouco tempo fui indenizada por um cancelamento de voo. Indico para todos!” – Gabriela Boaventura.
“Ótimo atendimento, foram sempre dispostos e me esclareceram sobre o processo o tempo todo. Recomendo!” – Janaina Diniz.

Empresas semelhantes à NãoVoei

A NãoVoei não é a única empresa que atua em defesa do consumidor por problemas de voo, na verdade, há várias empresas nesse segmento. Por isso, se você quiser conhecer mais opções, sugerimos que visite os sites abaixo e verifique se eles têm proposta mais adequada ao seu problema:

Dentre todas, a AirHelp é a nossa favorita.

Como funciona a NãoVoei em caso de atraso ou cancelamento de voo

Nem todos os casos de atraso ou cancelamento de voo são passíveis de compensação financeira. Por isso, é necessário enviar seu caso para a NãoVoei, para que os consultores especializados o analisem.
O atraso ou o cancelamento de voo podem ocorrer pode diversos motivos, como:

  • Mau tempo;
  • Desaparecimento de passageiro;
  • Manutenções não programadas;
  • Conexões para outros voos;
  • Overbooking.

Em caso de o passageiro querer cobrar seus direitos, é muito importante que ele guarde todos os comprovantes, como:

  • Cartão de embarque;
  • Comprovantes dos gastos com alimentação, comunicação, transporte e hospedagem;
  • Documentos relacionados à atividade que você compareceria no destino, caso sua viagem seja de negócios.

Passagem aérea promocional: 9 dicas de ouro para encontrar a sua.

NãoVoei: atraso ou cancelamento de voos no Brasil

Com base na Resolução nº 141/2010, quando ocorrer voo atrasado, cancelamento ou preterição de embarque, o passageiro que aparecer para embarque terá direito à assistência material: comunicação, alimentação e acomodação. Essa assistência vai variar de acordo com o tempo de espera do passageiro:

  • A partir de uma hora: comunicação. O passageiro tem acesso à internet e pode fazer telefonemas;
  • A partir de duas horas: telefonema e voucher de alimentação;
  • A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Caso esteja no aeroporto de sua cidade, a cia aérea oferecerá somente o transporte para sua casa e desta para o aeroporto;
  • Superior a 4 horas ou caso a empresa já estime esse tempo de atraso do voo, ou o voo for cancelado ou houver preterição de embarque: direito à assistência material, opções de reacomodação sem custo em outro voo (pode ser até de outra companhia) ou reembolso integral da passagem.

Desistência do passageiro em voar

No caso de o passageiro ainda não ter despachado suas malas e desistir de voar por causa de atrasos devido ao mau tempo ou se ele se deparar com grandiosas filas de passageiros à espera de reacomodação nos voos, é possível que solicite, por telefone, o reembolso ou a alteração do voo.

Situações em que o reembolso pode ser solicitado

O passageiro pode solicitar reembolso nas seguintes situações:

  • Voo atrasado por mais de 4 horas;
  • Cancelamento ou interrupção do voo;
  • Desistência da viagem pelo passageiro;
  • Preterição do passageiro – embarque negado por motivo de segurança operacional, overbooking ou troca de aeronave.

Cancelar voo TAP com reembolso: saiba como obter seus direitos.

NãoVoei: atraso ou cancelamento de voos na Europa

O regulamento UE 261/2004 garante os direitos aos passageiros que viajem para dentro e para fora da União Europeia. Ele é aplicável para todas as companhias aéreas do mundo, quando o voo tem origem em um país da UE e somente para companhias aéreas licenciadas em um estado-membro da União Europeia, quando o voo tem origem fora da UE e o destino é um país na UE.
Não é previsto neste regulamento, nos casos de atraso ou cancelamento de voo, ou impossibilidade de embarque, um prazo limite para o passageiro realizar uma reclamação. Por qualquer motivo de cancelamento, os passageiros têm direito a:

  • Solicitar refeições e refrescos;
  • Fazer ligações de forma gratuita ou enviar dois e-mails para comunicarem a outros sobre o ocorrido;
  • Receber acomodação e alimentação (caso a cia aérea não ofereça, guarde todos os recibos para solicitar reembolso).

Caso o cancelamento do voo tenha acarretado danos para o passageiro, ele pode procurar a NãoVoei para verificar seus direitos. Com base no regulamento, o valor de compensação de um passageiro caso o voo atrase mais de três horas varia de 250 a 600 euros (menos se o cancelamento ocorreu devido ao mau tempo). A definição do valor final da indenização é dada pela combinação do destino e da distância do voo. Confira a seguir.

  • Distâncias inferiores a 1.500 quilômetros: 250 euros;
  • Distâncias entre 1.500 e 3.500 quilômetros: 400 euros;
  • Distâncias superiores a 3.500 quilômetros: 600 euros.

Os direitos são extensivos aos passageiros de todas as nacionalidades, desde que partam de um país da União Europeia ou seu destino seja em um dos países do bloco e que estejam viajando em uma companhia aérea da UE.
Veja também a nossa avaliação da GIVT e se vale a pena utilizá-la.