Como dirigir na Inglaterra: regras e dicas para conduzir ao contrário

Para quem gosta de pegar um carro e sair mundo afora, ter o prazer de guiar em um país diferente do nosso é sensacional. Hoje vamos falar mais sobre como dirigir na Inglaterra, as regras e leis de trânsito, a mão inglesa e outros assuntos importantes para ter cuidado nas estradas. Confira tudo!

Como dirigir na Inglaterra

Se você quer saber como dirigir na Inglaterra, você precisa primeiro treinar o seu cérebro. Sim, na Inglaterra o volante é na direita e a circulação de veículos é toda ao contrário do que estamos habituados.
Nos primeiros 30 minutos a nossa cabeça estranha, mas depois vai embora e acostuma com o “tudo ao contrário”. O mais complicado é trocar a marcha com a mão esquerda, já que todo o resto é igual.

Como conduzir ao contrário

Como eu disse antes, o segredo de como dirigir na Inglaterra está na facilidade em você adaptar o seu cérebro para “o contrário”. Então se na nossa maneira habitual de dirigir nós entramos na primeira rua e do lado direito, na Inglaterra é na segunda rua no lado esquerdo.
Também nada que umas duas ou três “barbeiragens” você não acostume. A dica de ouro é: dirija devagar até acostumar. É mais ou menos como aprender a cozinhar, pois no começo a melhor coisa a fazer é utilizar o fogo baixo.
Eu confesso que as primeiras vezes que tive a oportunidade de andar no trânsito da Inglaterra me senti perdida. Hoje já acostumei e parece que a minha cabeça dá um estalo e pronto, está na mão inglesa.

Regras de trânsito

No Reino Unido existem algumas regras de trânsito que são um pouco diferentes, como o simples fato de que você deve ultrapassar e dar passagem sempre pela direita, pois a pista da esquerda é que é a lenta.
Além disso, apesar de na Inglaterra seja permitido dirigir com até 35mg de álcool para cada 100ml de sangue, a melhor coisa a fazer é dirigir sem beber. Até porque se você se envolver em um acidente, mesmo que não tenha culpa, ao ter ingerido álcool você é o culpado.
Ah, e caso você se negue a fazer o teste do bafômetro poderá receber voz de prisão. Sim, eu já vi um motorista sendo algemado pela polícia aqui na Inglaterra por estar dirigindo sob o efeito de álcool. Sem conversa, sem dó nem piedade.
Para aproveitar que eu estou falando de polícia, você sabia que se um policial lhe parar, você deve aguardar para fazer qualquer coisa? Pois é, além disso na Inglaterra a polícia não precisa de permissão para revistar o você, o seu carro ou os seus pertences.
Portanto, a melhor coisa ao ser abordado por um policial é manter a calma e fazer tudo o que eles pedem, pois caso você negue, tente fugir ou mande os policiais pararem, você pode ser detido.
Aluguel de carro na Inglaterra: quanto custa, onde alugar e cuidados.

Permissão para dirigir

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira é válida na Inglaterra por até 12 meses, caso você viaje para o país como turista. Caso você vá morar na Inglaterra, deverá proceder com a troca da CNH do Brasil pela Driving Licence inglesa (ou ter uma Carteira de Motorista de outro país da União Europeia).

Conheça as melhores cidades pequenas da Inglaterra para viver.

Dicas de como dirigir na Inglaterra

Para finalizar sobre como dirigir na Inglaterra, deixo algumas dicas importantes. Na Inglaterra existem milhares de câmeras que monitoram tudo todo o tempo. Ou seja, além dos radares de controle de velocidade, existem câmeras que fazem o reconhecimento automático de placas veiculares.
Portanto uma dica é não imaginar que não está sendo notado no trânsito da Inglaterra. Além disso, existe um controle rigoroso em relação aos limites de velocidade e dentro da cidade ele é e de 30 mp/h (apenas 48 km/h).
Vale ressaltar também a importância de saber as palavras em inglês relacionadas ao trânsito e ao carro, são elas:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Capô: “bonnet”;
  • Porta-malas: “boot”;
  • Para-brisa: “windscreen”;
  • Pneu: “tyre”;
  • Para-choque: “bumper”;
  • Câmbio: “gearstick”;
  • Aluguel de Carros: “car hire”;
  • Rotatória: “roundabout”;
  • Rodovia: “motorway”;
  • Estradas principais: “A-road”;
  • Estradas secundárias: “B-road”;
  • Acidente na estrada: “RTA” (Road Traffic Accident).

Acho importante dizer também que o trânsito na Inglaterra é, via de regra, bastante seguro e as pessoas costumam ser bem gentis. Por exemplo: se você der seta querendo trocar de pista, eles vão deixar e não irão acelerar.
Um cuidado que você deve ter ao saber como dirigir na Inglaterra é em relação aos estacionamentos. Até os moradores das cidades precisam de permissão para estacionar (leia-se: permissão = pagar).
A melhor coisa a fazer, especialmente na capital, é utilizar os transportes públicos em Londres. Estacionar custa caro e é bem difícil nas grandes cidades da Inglaterra.
Por fim, tome muito cuidado com os pedestres. Nas cidades da Inglaterra são bem poucas as faixas de pedestre que são pintadas (e nestas você é obrigado a parar). A maioria delas é sinalizada apenas com postes de luz, mas sem a marcação no chão. Portanto, atenção redobrada e muito cuidado com a velocidade.
Se você vai viajar para a Inglaterra e pretende alugar um carro, sugerimos que você utilize o portal RentCars. Esse site é um comparador de locadoras de veículo e mostra para você os preços de cada uma para que você possa alugar o veículo que melhor se adequa ao seu bolso e ao seu estilo de viagem. Vale a pena fazer uma cotação!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Recent Posts

Novos contratos de aluguel causam perda do apoio à renda em Portugal – entenda a situação

Uma realidade desafiadora para os inquilinos em Portugal se desenha mais uma vez. Frente à…

% dias atrás

Visto D7 Portugal: viver no país com aposentadoria ou rendimentos

Saiba o que é o Visto D7, quem pode se aplicar para este visto, quanto…

% dias atrás

Viver sua aposentadoria na Europa: entenda se vale a pena

Pensando em aposentar na Europa? Confira idade mínima, vantagens, desvantagens e como fazer o envio…

% dias atrás

União Europeia: como funciona e vantagens para os membros

Saiba o que é e quais são os países da União Europeia. Quem a fundou,…

% dias atrás

Como enviar dinheiro de Portugal para o Brasil: conheça as opções

Confira quais são as melhores formas de enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, se…

% dias atrás

Novo visto para nômades digitais estrangeiros entra em vigor na Itália

Com a entrada em vigor de uma nova lei em abril de 2024, a Itália…

% dias atrás