Se você está pensando em viajar para a Inglaterra, já deve ter ouvido falar sobre a famosa mão inglesa, não é mesmo? Ou seja, você dirige no lado esquerdo da rua. Mas por que no país se dirige do “lado oposto”? Explicamos o motivo para a diferença, em quais outros países se dirige do lado esquerdo e outras curiosidades. Vamos lá?

O que é a mão inglesa?

Você certamente já ouviu falar na mão inglesa ou que os ingleses dirigem do outro lado da rua. Mas, afinal, o que é a mão inglesa?

Aqui no Brasil e na maior parte do mundo, os motoristas dirigem pela direita, a chamada mão francesa. Mas, ao contrário de nós, o volante dos carros ingleses está colocado à direita e a direção é pela esquerda. Parece complicado, não é? Mas, na verdade, é bem simples. Em suma é:

  • Mão inglesa: dirige pela esquerda, volante do lado direito;
  • Mão francesa: dirige pela direita, volante do lado esquerdo.

Por que os ingleses dirigem do lado esquerdo?

Para entender por que os ingleses dirigem pelo lado esquerdo, é preciso voltar à Idade Média. O hábito é anterior à existência dos carros e continuou ao longo da história.

Esse é um costume no Reino Unido que muitos ligam ao fato de que os ingleses querem ser diferentes. Mas, na verdade, inicialmente a “mão certa” era a mão inglesa e depois mudou.

Qual a origem da mão inglesa?

A história da mão inglesa começa ainda na Idade Média, quando viajantes e cavaleiros andavam no lado esquerdo da estrada para usar a espada com mais suavidade em caso de ataques repentinos. Isso porque a maioria das pessoas era destra e manter a mão esquerda facilitava sacar as espadas para se defender, montar a cavalo ou andar ao lado. Assim, decidiu-se cavalgar pela esquerda para evitar a colisão das armas.

Essa prática foi formalizada por volta de 1300 em um édito do Papa Bonifácio. Ao reiterar que “todos os caminhos levam a Roma”, ele convidou os peregrinos a ficarem do lado esquerdo da estrada, reforçando o hábito já difundido entre viajantes.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Quando surgiram as primeiras carruagens puxadas por cavalos, o hábito de conduzir à esquerda dos trilhos foi preservado no Reino Unido. Então, mesmo com a chegada dos carros, o costume foi mantido com o nome de mão inglesa.

Por que a mão inglesa não se manteve como convenção mundial?

Durante a Revolução Francesa, Robespierre ordenou que os cidadãos se movessem para a direita, em sinal de desafio à Igreja Católica.

Poucos anos depois, Napoleão Bonaparte exportou esse costume para os países ocupados por seus exércitos, segundo alguns, também em oposição ao costume em vigor no Reino Unido. Foi então que a direção pela direita ficou conhecida como mão francesa, difundida na maior parte do mundo.

Está pensando em dirigir na Inglaterra? Confira as dicas sobre aluguel de carros em Londres.

Os ingleses sempre dirigiram do lado esquerdo?

Sim. O Reino Unido e suas ex-colônias mantêm esse antigo hábito, que expressa o tradicionalismo típico dos habitantes da Grã-Bretanha.

Em 1773, devido a um aumento repentino de cavalos nas estradas, o governo britânico introduziu “The General Highways Act”, um código de estrada no qual era recomendado manter-se à esquerda. Isso se tornou lei em 1835 como parte da “Lei da Rodovia”.

Claro, dirigir pelas ruas da Inglaterra costuma ser bastante complicado no início. Por outro lado, no longo prazo, pode se tornar outra razão para o charme da velha Inglaterra, não é mesmo?

Existem outros países que adotam a mão inglesa?

É claro que a Inglaterra é o primeiro país que lembramos quando falamos da mão inglesa. Mas, você sabia que o país não é o único em que se dirige pela esquerda?

A verdade é que a mão inglesa é adotada em mais de 40 países em todo o mundo, principalmente por aqueles que são ex-colônias do Império Britânico. Aliás, alguns muito conhecidos que poucos sabem que dirigem pela esquerda, como Japão e Austrália. Veja alguns deles na lista abaixo:

  • América: Bahamas, Barbados, Granada, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, Santa Lúcia, Trinidad e Tobago, Guiana, Ilhas Malvinas e Suriname;
  • Ásia: Brunei, Butão, Cingapura, Índia, Indonésia, Japão, Sri Lanka, Malásia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Tailândia e Timor-Leste;
  • Europa: Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – Irlanda, Chipre, Malta, Ilha de Man, Jersey;
  • África: África do Sul;
  • Oceania: Austrália, Ilhas Salomão, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné.

Um brasileiro consegue dirigir pela mão inglesa?

Para quem está acostumado a viajar na direção oposta, dirigir pela mão inglesa pode parecer difícil, mas acredite, não é. É apenas uma questão de hábito para pegar o jeito e se acostumar.

Nas primeiras vezes deve-se prestar especial atenção para se manter à esquerda da via e seguir as rotatórias na direção certa, ou seja, no sentido horário. Aliás, é preciso ter muita atenção, especialmente no início, quando você tem que se acostumar com a ‘visão espelhada’ e os controles do carro que estão do lado contrário ao que você está acostumado.

Uma dica é praticar um pouco em uma área com pouco tráfego e durante o dia. Assim, você começa a habituar seu cérebro para “o contrário”.

dirigir pela mao inglesa

Eu, obviamente, também precisei de um tempo para me acostumar com o novo jeito de dirigir. Dá medo no começo? Com certeza, mas tudo é uma questão de costume e prática.

Na minha opinião, o mais complicado é aprender a dirigir do lado oposto em ruas bem estreitas. Isso porque, diferente do Brasil em que a gente tem um bom espaço para manobrar, desviar de outro carro e ultrapassar, na Inglaterra as ruas apertadas exigem mais atenção e habilidade dos motoristas.

Planejando se mudar para a capital inglesa? Confira 15 aplicativos para morar em Londres.

Com a carteira brasileira é possível dirigir na Inglaterra?

Se você pretende dirigir na Inglaterra, precisa ter uma carteira de motorista válida no país. A boa notícia é que, caso já tenha a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira, é possível dirigir no país por até 12 meses, desde que esteja dentro da validade.

Mas, se sua intenção é morar na Inglaterra, após esse período é preciso conseguir uma licença temporária e fazer um teste de direção para ter sua carteira de motorista definitiva.

Curiosidades sobre a mão inglesa

Afinal, como realmente é dirigir pela mão inglesa? Confira algumas curiosidades interessantes sobre a direção pelo lado esquerdo.

Ruas pintadas indicam para onde olhar

Em muitas cidades inglesas, como Londres, as ruas são pintadas com indicação para qual lado olhar. Assim, fica mais fácil entender o trânsito. Mas, mesmo quando estiver a pé e quiser atravessar uma rua de mão dupla, você deve primeiro olhar para a direita e depois para a esquerda.

Câmbio do lado esquerdo

Em um carro projetado para a mão inglesa, o banco do motorista está posicionado em uma imagem espelhada ao que estamos acostumados. Ou seja, banco, volante e câmbio estão à direita. Então, a alavanca de câmbio deve ser apertada com a mão esquerda e não com a direita como somos acostumados no Brasil.

No entanto, os pedais de freio, acelerador e embreagem são iguais aos carros brasileiros.

Rotatórias: sentido horário

Ao dirigir no Brasil, somos acostumados a fazer rotatórias no sentido anti-horário (ao contrário do relógio). Já na mão inglesa, ao circular pela esquerda, as rotatórias devem ser percorridas no sentido horário, ou seja, seguindo os ponteiros do relógio.

Aliás, na maior parte do Reino Unido, as rotatórias são construídas de acordo com o modelo francês, que dá prioridade a quem as circula, salvo quando há alguma indicação na sinalização.

Placas à esquerda

Assim como os carros, as placas de trânsito também ficam no lado esquerdo na Inglaterra. Então, é preciso uma atenção especial para não se perder.

Se dirigir na Inglaterra te assusta é bom conhecer melhor o funcionamento do metrô de Londres e aderir ao transporte.

Passagem pela direita

Ao dirigir pela mão inglesa, você deve se manter à esquerda, mas não dá passagem à esquerda, como acontece no Brasil. Quando não há nenhum sinal de trânsito específico indicando para que lado dar passagem, os carros que vêm da direita devem sempre passar.

Gostou de saber sobre essa curiosidade? Mas, a mão inglesa não é a única curiosidade da Inglaterra. Veja ainda 13 coisas que todo brasileiro pensa ao chegar na Inglaterra.