Francesinha de Portugal: conheça o prato típico portuense

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Portugal é cheio de sabores e, talvez você não saiba, mas os pratos típicos do país europeu vão muito além do bacalhau, da sardinha e dos pastéis de nata. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a francesinha de Portugal, um prato típico do norte do país e que, com todas as suas variações, vai muito bem com uma cerveja gelada.

O que é uma francesinha?

A francesinha de Portugal pode ser considerada um sanduíche e, basicamente, são três pães de forma recheados com carnes (presunto, bife, linguiça, etc.). Por cima vai um queijo derretido que é colocado em um prato fundo.
Depois da montagem do prato, um ovo estalado é colocado sobre o pão e um molho é despejado e deixa o prato como uma ilha em um mar de sabores.

É muito grande?

Sim, a francesinha é bem grande. Porém, caso você queira pegar menos pesado e somente experimentar o prato, ele também é vendido às metades. Ou seja, você consegue pedir meia e apreciar a iguaria e não sair passando mal do restaurante.
Geralmente, para acompanhar o prato, os restaurantes disponibilizam batatas fritas, portanto quando você for experimentar essa comida típica do norte de Portugal deixe o apetite aguçado e pegue leve na refeição anterior para aguentar o tranco.
Você também pode gostar da matéria com os destinos para aposentados na Europa.

O molho da francesinha

O molho da francesinha é o segredo e muitos restaurantes guardam a receita que desenvolveram no cofre. A base do molho é de tomate, cerveja e outras bebidas alcoólicas, como conhaque, uísque, vinho, etc. O molho também conta com uma boa dose de piri-piri, uma pimenta bem comum em Portugal.

Veja também o que visitar no país europeu e saiba mais sobre o turismo em Portugal.

História da francesinha

Essa comida típica portuguesa foi inventada por um português chamado Daniel David Silva que foi viver na França e trouxe as influências gastronômicas francesas para desenvolver o prato em Portugal ainda na década de 1950.
Segundo ele, as mulheres francesas são as mais picantes, por isso o molho da francesinha é, geralmente, picante e faz os desavisados sentirem calor ao consumir o prato.
Conheça também os doces portugueses e escolha sua sobremesa.

Em qual região comer a iguaria?

Tradicionalmente a francesinha é um prato mais comumente encontrado no norte de Portugal, especialmente no Porto. Porém por conta do seu sucesso com o público você encontra em todas as regiões do país.
Obviamente que se você comentar com algum português sobre o seu desejo de comer uma francesinha, ele muito provavelmente irá lhe indicar algum restaurante no norte de Portugal.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Dá para fazer em casa?

Dá, mas dificilmente vai ficar igual. Aliás, você encontra garrafas de molho que são vendidas em diversos supermercados de Portugal. Existe até caldo pronto com sabor francesinha. Mas lembra do tal segredo que eu falei no começo do texto? Pois é, o tal segredo e o sabor nunca serão iguais de quando você experimenta em um restaurante tradicional.

Qual é a melhor francesinha de Portugal?

Se um dia você quiser arrumar inimigos em Portugal, especialmente nas cidades do norte do país, diga que você comeu a melhor francesinha no restaurante X. Se for um restaurante fora da cidade do Porto, por exemplo, saiba que a discussão será acesa.
A melhor francesinha depende muito do seu gosto. Existem pratos com dezenas de molhos diferentes e até com recheios diferenciados. Para você ter uma ideia, alguns restaurantes e tabernas até disponibilizam a francesinha vegetariana ou com peixe e os molhos podem ser de frutos-do-mar, com ou sem creme de leite, de cerveja, molho de tomate, etc.
Se estiver de viagem marcada para Europa, conheça as praias de Portugal.

Onde provar a francesinha? Top 5 restaurantes em Portugal

Existem diversos rankings que indicam onde você pode encontrar e provar a melhor francesinha de Portugal, porém a melhor dica é pegar os 5 melhores restaurantes e ir provando, um a um, para você criar o seu próprio ranking.
Mas abaixo nós vamos lhe indicar os cinco melhores, confira:

Taberna Belga (Braga)

Se você estiver passeando por Portugal, coloque Braga no seu roteiro e deixe a francesinha da Taberna Belga lhe conquistar. Com dois restaurantes amplos, bem iluminados e limpos, a Taberna Belga também possui outros pratos no cardápio, mas o seu carro-chefe é, sem dúvidas, a francesinha.
Chegue cedo, peça a sua francesinha, escolha uma das inúmeras cervejas artesanais, belgas ou alemãs do menu e aproveite.

Café Santiago (Porto)

Localizado no centro da cidade do Porto, o Café Santiago é muito bem avaliado em sites como o TripAdvisor e extremamente recomendado para quem pretende experimentar o prato na cidade onde ela foi inventada.
Com preços acessíveis, o restaurante vale a visita para quem busca conhecer a francesinha e ser bem servido.
Parques, atrações e pontos turísticos. Já compartilhamos uma lista dos pontos turísticos no Porto.

Brasão Cervejaria Aliados (Porto)

Outro restaurante muito bem recomendado para uma francesinha é o Brasão Cervejaria Aliados, que fica na cidade do Porto.
Com destaque para o excelente atendimento e a generosidade dos pratos que são servidos, o restaurante pode ser uma boa opção para quem pretende experimentar e ter um acesso fácil e rápido ao local.

Yuko (Porto)

Outro restaurante que merece destaque em nosso ranking é o Yuko, no Porto. Apesar da localização não ser central, ele é muito bem recomendado por servir uma francesinha que faz qualquer um lamber os dedos.
Com uma decoração típica de uma taberna, o Yuko é bem disputado e você vai precisar de paciência se optar por jantar na hora de pico. Porém, com certeza, terá a oportunidade de experimentar uma comida fantástica!

Francesinha Café (Porto)

Na região central da cidade do Porto, o Francesinha Café é reconhecido por servir pratos de tirar o fôlego. Com porções generosas e batatas fritas muito saborosas, o restaurante é extremamente bem recomendado para quem pretende experimentar a francesinha “original” do Porto sem decepções.
Conheça também o que fazer no Porto e quais são os pontos turísticos do Porto.

Vale a pena experimentar a francesinha?

Vale sim. Até porque, durante uma viagem ou em nossa vida, precisamos experimentar coisas, sensações, culturas, pratos, cheiros e sabores que nos farão ir adiante enquanto seres humanos. Viajar é bom, mas poder experimentar a cultura de um outro país ou região é que tornam a experiência inesquecível.
Se você estiver com viagem marcada para Portugal e o norte do país fizer parte do seu roteiro, reserve uma noite para experimentar esse prato tão especial. Com certeza você terá bons motivos para voltar inúmeras vezes e revisitar o país europeu.
Descubra como é possível levar bacalhau de Portugal para o Brasil.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Recent Posts

Homofobia na Europa: avanços e desafios da comunidade LGBTQIAP+

A questão da homofobia na Europa revela uma realidade complexa, ora com avanços e ora…

% dias atrás

Como é viver na Capital Verde Europeia 2024? Confira!

Como é viver na Capital Verde Europeia 2024 — Valência? A cidade espanhola eleita pela…

% dias atrás

O imigrante brasileiro é bem recebido na França? Descubra aqui

Será que o imigrante brasileiro é bem recebido na França, país em que mais de…

% dias atrás

A Casa do Chip é confiável? Confira a avaliação da empresa

Quem viaja para fora do Brasil precisa estar sempre conectado à internet, seja para pesquisar…

% dias atrás

Aluguel de carro no Porto, Portugal: vale a pena?

Se você vai viajar para Portugal e está planejando conhecer várias cidades, então o aluguel…

% dias atrás

Espanha alcança índice de desemprego mais baixo dos últimos anos

Ao atingir um marco significativo no mercado de trabalho durante o mês de abril, a…

% dias atrás