Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.
PEDIR MEU CARTÃO →Muitos brasileiros têm deixado o país por um motivo especial: o empreendedorismo no exterior. Ser dono de uma empresa envolve muitos desafios, mas uma boa alternativa é investir em um modelo que já existe no mercado e está consolidado. Por isso, neste artigo vamos falar sobre as franquias na Espanha e como abrir a sua.
Índice do artigo
Antes de tirar o projeto do papel e colocar a sua franquia na Espanha em prática é preciso investir em muita pesquisa e planejamento. É necessário familiarizar-se com as leis que nem sempre são fáceis de entender, processos burocráticos locais, conhecer o comportamento do consumidor, além de ter uma reserva financeira considerável.
Mas saiba que a Espanha está entre os países da Europa que mais se destacam por facilitar e incentivar a criação de empresas em seu território.
Se tem interesse em Morar na Espanha leia também o nosso guia essencial para preparar sua mudança.
Na Espanha, o contrato de franquia é considerado um contrato atípico. As franquias estão regulamentadas no Real Decreto 201/2010, de 26 de fevereiro – que regulamenta o exercício da atividade comercial em regime de franquia e a comunicação de dados ao registo do franqueador.
Para você abrir uma franquia na Espanha, três elementos são essenciais no contrato:
Ficou interessado em abrir franquia na Espanha? Há excelentes oportunidades no país! Se você não tem nacionalidade espanhola ou de algum outro país da União Europeia, alguns requisitos são necessários como veremos a seguir:
Os manuais de empreendedorismo são unanimes ao garantir que o primeiro passo para abrir uma empresa é criar um bom plano de negócios, também conhecido como “business plan”.
Logo, o documento é uma espécie de carta de intenções que identifica, descreve e analisa uma oportunidade de negócio. Com ele, será possível ter uma ideia da viabilidade técnica, economia e financeira da empresa, além de estudar o mercado, monitorar as finanças e obter crédito.
Quanto mais detalhado for, melhor. Assim, deverá conter os seguintes elementos:
Conhecer as franquias na Espanha é um passo importante de análise de mercado do país, vamos dar alguns exemplos, começando pelas mais rentáveis. Primeiramente, é importante saber que uma franquia pode ser considerada lucrativa quando:
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →
Nesse sentido, selecionamos algumas franquias consideradas rentáveis que foram criadas e desenvolvidas na Espanha.
A multinacional espanhola do setor de distribuição de alimentos está com um plano de transformação para acelerar a abertura de 500 franquias em três anos, aumentar a sua rentabilidade e criar um sistema de incentivo às vendas.
Atualmente o Dia possui 4.041 lojas em mais de 800 cidades da Espanha, das quais 1.477 são franquias. O investimento depende do modelo de negócio, da dimensão da loja e do estado das instalações, mas é preciso disponibilizar uma garantia bancária, que varia entre 4.500€ e 25.000€.
O grupo também atua em Portugal, Argentina e Brasil.
A Mango é a empresa de moda espanhola líder em número de franquias. Ela nasceu em 1984, em Barcelona, e começou a sua expansão em 1992. Atualmente possui 2.217 lojas em 110 países.
O El Corte Inglés, com sede em Madrid, é a maior rede de lojas de departamentos da Espanha com um volume de negócios consolidado de 15.261 milhões de euros em 2019. A empresa fundada em 1935, hoje conta com 90 unidades e diferentes formatos comerciais como Supercor (187 lojas), Viajes El Corte Inglés (804 unidades) e El Corte Inglés Seguros (126 lojas), entre outros.
Criada em 1992, a Natur House é uma marca de produtos dietéticos e serviços de nutrição e se expandiu como poucas no mundo, ultrapassando a marca de 2.200 estabelecimentos em 31 países. A proposta da empresa é reeducar os hábitos alimentares dos clientes para ajudá-los a atingir e manter o peso ideal. Isso é feito com um método próprio, que combina a venda de suplementos alimentares com aconselhamento personalizado gratuito e acompanhamento por um especialista qualificado.
A Beep tornou-se uma das mais completas e rentáveis franquias de informática do mercado graças à venda de produtos de informática, assistência técnica e reparos e venda de recargas de cartuchos. Com uma rede de cerca de 300 lojas, ela é a franquia número 1 do setor em pontos de venda, faturamento e quantidade de PCs fabricados.
A Telepizza nasceu em Madrid, em 1988, como uma empresa familiar e se tornou referência no setor de entrega de alimentos. Atualmente existem mais de 600 estabelecimentos na Espanha e uma força de trabalho de mais de 15.000 pessoas.
Para quem pensa em como abrir franquia na Espanha aqui vai outra dica. Franquias baratas podem até ser uma excelente porta de entrada para o empreendedorismo, mas ainda assim há riscos. Por isso, há alguns cuidados que você deve ter antes de investir neste negócio.
Como em qualquer outro negócio, esse também exige dedicação total e muito trabalho para que o resultado desejado apareça. Na lista abaixo, o Euro Dicas apresenta 5 franquias baratas na Espanha. Uma delas pode caber no seu orçamento.
A Franquia espanhola Donpiso é uma rede que atua no segmento de mercado de agência imobiliária e é especializada na venda e locação de imóveis com mais de 30 anos de experiência no setor.
A Eurekakids é uma marca espanhola especializada em jogos educativos e pedagógicos que estimulam atividades criativas e lúdicas. Os brinquedos são feitos com madeira e papelão.
A Clean & Go é uma rede de lavanderias self-service. Cada unidade é totalmente autônoma, não necessita de pessoal e vem equipada com máquinas que dispensam o uso do detergente.
A franquia Mascotetes é uma oportunidade de negócios no mercado pet. A marca se posiciona como referência em produtos naturais e ecológicos para animais de estimação e em serviços de cabeleireiro e beleza.
A Capil Clinic é uma empresa especializada em tratamentos estéticos capilares. Atualmente, é líder em transplante de cabelo na Espanha e na Turquia.
O atual cenário econômico e social, provocado pelo coronavírus, potencializa o surgimento de franquias que não precisam necessariamente de um ponto comercial para que a sua atividade seja desenvolvida. Nesse sentido, selecionamos 5 exemplos onde a tecnologia é a protagonista.
Quem não quer economizar eletricidade? A Zulux é focada no setor elétrico, especificamente na eficiência energética, permitindo às comunidades de proprietários economizar grandes quantias de dinheiro nas contas de luz. A empresa procura franqueados que tenham, antes de tudo, um perfil comercial e se tiverem um portfólio de administradores de imóveis, melhor.
A The Simple Rent é uma imobiliária online com foco no mercado de luxo. Ela opera por meio de uma plataforma digital exclusiva, onde seus agentes e parceiros franqueados oferecem gestão de patrimônio imobiliário e serviços de alto padrão, em qualquer lugar do mundo.
A marca possui linhas de negócios com foco na gestão esportiva. Os serviços da Sportmadness são voltados para empresas, setor público, clubes, centros educacionais ou instalações esportivas privadas. Eles buscam parceiros que sejam apaixonadas por esporte e que queiram conciliar a vida pessoal e profissional.
Aquí tu Reforma é a primeira rede espanhola de franquia de reformas e já conta com mais de 10 unidades espalhadas pela Espanha. A empresa prioriza a qualidade e o cumprimento de prazos num mercado que movimenta mais de 17 milhões de euros, segundo a Andimac, Associação Nacional dos Distribuidores de Cerâmica e Material de Construção. Para fazer parte da rede de franquias é preciso demonstrar experiência anterior em reformas, passar por um processo de seleção e por auditorias de qualidade.
Epic Kids Lab é uma escola de empreendedorismo voltada para crianças e adolescentes de 5 a 18 anos. Alguns dos projetos que já surgiram dessa instituição são um comércio eletrônico para a venda coletiva de moda, um aplicativo móvel contra o bullying, um portal de videogame e uma rede social de jogadores com torneios de esportes.
Numa época em que milhares de empresas estão fechando as portas diante das incertezas causadas pelo avanço do novo coronavírus, um empreendedor paulista está na contramão da crise e fortalece o seu negócio na Espanha.
Essa história começou em 2015, quando Dado Lima trabalhava como diretor de marketing em uma agência de publicidade, em São Paulo, e recebeu a proposta de um velho amigo.
“Ele me convidou para abrir uma hamburgueria artesanal em Marbella, na Espanha. Eu nunca sequer tinha ouvido falar nessa cidade, nem sabia onde ela ficava no mapa, mas fui atraído pela ideia de sair da minha zona de conforto e ser dono do meu próprio negócio”.
Logo depois, Dado viajou para Marbella, cidade litorânea do sul da Espanha, para conhecer e explorar um mercado de hamburguerias ainda em crescimento na região. Passou dez dias conversando com empresários locais e voltou para o Brasil com as chaves do novo restaurante nas mãos e a meta de se aperfeiçoar.
Em três meses fez estágio com o chef Marcos Lee China, a quem chama de mentor, e um curso de hambúrguer gourmet, no Senac, para atender até o consumidor mais exigente.
Posteriormente aos estudos, com passagem só de ida, viajou para a Espanha com a esposa. Em maio de 2015, Dado abriu a sua primeira empresa em sociedade com seu amigo brasileiro, cidadão português.
“Por divergência de ideologia, a sociedade se desfez em dezembro de 2015. Eu fiquei sem dinheiro, sem negócio, sem rumo, num país estranho. Mas meus pais resolveram apostar no meu talento. Me apoiaram financeiramente e psicologicamente. Me lembro como se fosse hoje da minha mãe falando: filho, prepare-se para criar o melhor hambúrguer da sua vida e uma marca muito, mas muito forte. Você vai dar a volta por cima”.
As previsões da mãe foram infalíveis. Em junho de 2016, o empresário brasileiro inaugurou a TORO Burger Lounge, localizada no passeio marítimo de Marbella, e sua proposta ousada e inovadora de Burgers caiu imediatamente no gosto do público, lhe rendendo em tão poucos seis meses de abertura o Prêmio de Profissional do Ano da Andaluzia (província em que a TORO está situada).
De acordo com Dado, além da qualidade e do sabor único dos produtos, a marca se destaca pelo cuidado no atendimento ao cliente. “Nós não fazemos hambúrgueres, nós fazemos amigos, e todos são bem vindos: famílias, casais, amigos e até animais de estimação”, defende o Chef que criou a hamburgueria já pensando em levar a experiência para outros lugares “eu sempre pensei em expandir, mas sem um modelo de franquia essa expansão seria mais difícil, afinal, eu dependeria de capital próprio para abrir mais lojas e tardaria muito mais”, analisa.
A primeira franquia foi aberta após 2 anos de vida, em 2018, em São Paulo, no Brasil, tornando a TORO uma das poucas hamburguerias criada por brasileiros com presença internacional. Mas a expansão da rede foi impulsionada com o prêmio de “Melhor Cheesburguer da Espanha”, conquistado durante o I Campeonato de Hamburgueres da Espanha.
O prato vencedor foi o Maya Burger com pão brioche amanteigado, maionese de bacon, duplo bacon tostado, cream cheese caseiro e cebola caramelizada em açúcar mascavo. Tudo isso debaixo de duas fatias de cheddar derretidas com cerveja. A competição que colocou o brasileiro entre os melhores do mundo, aconteceu em novembro de 2019 com 101 restaurantes inscritos. “Ser considerado o melhor da Espanha e ver a TORO Burguer Lounge se expandindo é a melhor recompensa que esses anos de luta e perseverança poderiam me dar”, festeja o Chef.
Como resultado da façanha, três unidades foram abertas em 2020: Puerto Banús (abril), Madrid (agosto) e Valência (outubro).
“Eu acho que a franquia é um excelente negócio para investimento porque o que você realmente está comprando é uma garantia, um modelo que já deu certo e que te ensinarão a replicar. Na TORO nós procuramos franqueados que estejam na operação para garantir o atendimento genuíno e amável, um dos pilares mais importantes desse projeto”.
Aos amantes do prato e investidores, o chef informa que o valor do investimento para a abertura de uma unidade na Europa parte de 80 mil euros com tempo de retorno previsto para aproximadamente 24 meses. “Eu prefiro focar a expansão na Europa porque estarei mais presente fisicamente para dar todo o suporte necessário, mas se surgir um interessado no Japão eu vou até lá e faço acontecer”, finaliza.
Acompanhar os sites especializados e fazer contato com associações, acima de tudo, podem ajudar na tomada de decisões. Por isso, selecionamos alguns portais com muitas informações sobre como abrir franquia na Espanha.
Outra dica é participar das feiras de franquias no país. As principais são:
Primeiramente, antes de abrir uma franquia na Espanha você vai precisar do visto de empreendedor para morar legalmente no país e abrir seu negócio.
A solicitação pode ser feita em qualquer Consulado da Espanha no Brasil. A taxa é de 60€ e deve ser paga em moeda local.
O setor de franquias na Espanha é amplo e variado. Só para exemplificar são 1.381 redes em atuação, de acordo com a Asociación Española de Franquiciadores (AEF). Destas, 1.132 (81,9%) são de origem nacional e as 249 restantes (18,1%) vêm de um total de 26 países.
França (54 marcas), Estados Unidos (46), Itália (44), Reino Unido (16) e Alemanha e Portugal (14) são as nações com mais franquias na Espanha. O Brasil conta com 3. E, sem dúvida, esse é um setor que não para de crescer.
Ano | Número de franquias na Espanha |
2019 | 1.381 |
2018 | 1.376 |
2017 | 1.348 |
2016 | 1.298 |
2015 | 1.232 |
2014 | 1.199 |
2013 | 1.087 |
2012 | 1.040 |
2011 | 947 |
2010 | 934 |
Como resultado desse crescimento, no final de 2019, havia um total de 77.819 locais em funcionamento no país, sendo 19.787 próprios e 58.032 franqueados. Dessa maneira, o volume de negócios obtido por todo o sistema de franquias na Espanha ultrapassou a marca dos 26 milhões de euros. Os setores com maior receita foram alimentação, restaurantes e hotéis, fast food e transportes. Por outro lado, os setores que tiveram mais estabelecimentos abertos foram os listados abaixo.
Setor | Novos pontos de vendas em 2019 |
Alimentação | 12.691 |
Beleza e Estética | 4.484 |
Agências de viagens | 3.946 |
Telecomunicações | 3.625 |
Um aspecto significativo do sistema de franquias na Espanha é a geração de empregos. No final de 2019 o sistema empregava 294.231 pessoas, 359 a mais (0,13%) do que em 2018. Na tabela abaixo você poderá observar as cinco comunidades autônomas do país com o maior número de franquias, unidades, faturamento e empregos gerados.
Comunidade Autônoma | Número Franquias | Número Unidades | Faturamento em Euros | Empregos gerados |
Madrid | 367 | 26.013 | 10.832.931.000 | 117.683 |
Catalunha | 335 | 23.703 | 7.275.353.000 | 80.244 |
Comunidade Valenciana | 177 | 6.608 | 1.381.371.000 | 19.728 |
Andaluzia | 161 | 6.034 | 1.123.959.000 | 16.850 |
Galicia | 50 | 2.069 | 413.541.000 | 6.575 |
Sabemos que a economia mundial está passando por um mau momento e que construir um negócio fora do Brasil, em uma cultura diferente, pode ser mais arriscado. Por outro lado, há sempre pessoas cogitando deixar o país em busca de uma vida melhor e um dos caminhos pode ser o empreendedorismo no exterior. Com um crescimento nos últimos dez anos de 45,8% as franquias na Espanha se consolidam como um modelo de negócio seguro para muitos investidores.
Por conta da elevada taxa de desemprego no país, as administrações central, regional e municipal, concedem incentivos para quem quer abrir uma empresa na Espanha. Os benefícios podem variar de acordo com a natureza e o domicílio do negócio. É possível conseguir desde a isenção ou redução da cota de contribuição à seguridade social, redução da taxa do imposto de sociedades, até créditos com juros baixos.
O paulista Dado Lima pesquisou o mercado para abrir sua franquia na Espanha. Com pouco mais de 5 anos de experiência como empreendedor no país, o CEO da TORO Burger Lounge, garante que valeu a pena expandir seu negócio.
“Eu diria que se animem muito. O custo de vida aqui na Espanha é infinitamente menor e o poder aquisitivo muito maior se você ganha em euros, é claro. Além disso, tem a questão da segurança e dos serviços públicos que funcionam muito bem”.
As diferenças de idiomas, costumes locais e práticas empresariais nas diferentes regiões que compõem o território espanhol podem afetar a maneira de se estruturar um negócio ou até mesmo colocar em risco um que já existe. Portanto, é bom conhecer e se adaptar ao mercado local. Enfim, essa é uma competência valiosa.
De modo geral o comércio na Espanha funciona entre 10:00 e 20:00/21:00, sendo que a siesta vai das 14:00 às 17:00 horas. Não é comum encontrar lojas que permaneçam abertas 24 horas ou que funcionem aos domingos, com exceção daquelas situadas em áreas turísticas.
Apesar do país ser pequeno, há pelo menos uma dezena de idiomas na Espanha e, em alguns caso, a língua falada em uma região é mais utilizada do que o próprio espanhol.
As férias escolares na Espanha são nos meses de julho e agosto. Nesta época é comum que os empreendimentos de menor porte, em especial os de administração familiar, permaneçam fechados por períodos determinados.
Os espanhóis valorizam o contato pessoal entre colaboradores/parceiros. Portanto, visitas regulares, reuniões e entrevistas são princípios fundamentais para quem vai trabalhar na Espanha, seja como empreendedor ou como funcionário. Então ficar atento à essas informações é importante para saber como abrir franquia na Espanha.
Ficou com vontade de morar na Espanha? Nós ajudamos! Conheça o nosso Ebook Como Morar na Espanha e veja o passo a passo completo para organizar a sua mudança. Ele foi escrito por outros brasileiros que moram na Espanha e sabem exatamente o que você deve (e o que não deve!) fazer para que a sua mudança seja bem sucedida, saiba tudo!
Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!
PEDIR MEU CARTÃO→Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.
DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.
VER PREÇOS →Quem viaja para fora do Brasil precisa estar sempre conectado à internet, seja para pesquisar…
Se você vai viajar para Portugal e está planejando conhecer várias cidades, então o aluguel…
Ao atingir um marco significativo no mercado de trabalho durante o mês de abril, a…
Saiba informações sobre como viajar para a Itália para turismo e para morar, quanto custa…
Ainda não sabe como viajar para a Espanha? Acompanhe esse artigo com dicas sobre visto,…
Um artigo completo com todas as informações sobre custos, vistos, documentos obrigatórios, principais cidades e…