Contas bancárias no exterior

Nomad Global: conheça a conta digital gratuita em dólar

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

A Nomad Global é uma fintech financeira que oferece uma conta digital internacional em dólares americanos para brasileiros que pensam em ter uma conta em outra moeda. Além de oferecer uma série de serviços como cartão internacional e conta de investimentos, ela é gratuita e 100% digital.

Mas será que realmente vale a pena abrir essa conta? Confira no artigo a seguir os detalhes, conheça como funciona o serviço e saiba como abrir a sua. Vamos lá?

O que é a Nomad Global?

A Nomad Global é uma conta digital global e gratuita que oferece soluções para brasileiros que querem ter uma conta em dólar. É possível abrir uma conta-corrente digital e uma conta investimento, ambas nos EUA e operadas em dólares americanos (USD).

A Nomad também oferece um cartão de débito para transações de câmbio para os EUA diretamente pelo aplicativo, que funciona 100% em português.

A empresa oferece uma conta sediada nos EUA, e aberta em parceria com o Evolve Bank & Trust, membro do FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation).

Nomad Global é confiável?

Sim, a Nomad Global é confiável.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

A fintech é segura e possui diversas parcerias confiáveis. No Brasil, atua como correspondente bancária do Banco Ourinvest para realizar operações de câmbio.

A conta-corrente digital é sediada nos Estados Unidos, aberta em parceria com o Evolve Bank & Trust, membro do FDIC, agência federal americana que assegura depósitos em conta de até USD 250 mil, semelhante ao FDC no Brasil.

Já os produtos de investimentos funcionam em parceria com a FRAM Capital, de acordo com a regulamentação do Bacen (Banco Central do Brasil) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Eles também são custodiados pela DriveWealth, corretora americana membro da FINRA (Financial Industry Regulatory Authority) e contam com o seguro SIPC (Securities Investor Protection Corporation).

Além disso, a SEC (U.S. Securities and Exchange Commission) também fiscaliza os investimentos. Por fim, as contas são mantidas no Evolve Bank & Trust.

Reclame Aqui Nomad Global

A Nomad Global tem uma reputação considerada boa no Reclame Aqui, com nota 7,8. Entre maio e outubro de 2023, a fintech recebeu 866 reclamações e respondeu a 821 delas, com um índice de solução de 83.2%.

A Nomad Global é uma empresa com ótima reputação no mercado.

Além disso, 70.4% dos consumidores que fizeram alguma queixa, voltariam a fazer negócios. Também, as principais reclamações são sobre a qualidade do serviço e meios de pagamento eletrônicos.

Como funciona a conta Nomad Global?

A conta Nomad Global funciona de forma bem simples. Todas suas funcionalidades podem ser acessadas pelo aplicativo, disponível para Android e IOS.

Algumas das principais funcionalidades são:

  • Remessas de câmbio em dólar comercial (sem taxa na conversão);
  • Receber e enviar transferências, ACH ou WIRE, domésticas ou internacionais;
  • Ter um cartão digital e um cartão físico de débito internacional;
  • Transferências entre contas Nomad, de forma instantânea e sem custo;
  • Envio de transferências para outras contas americanas, de pessoa física ou jurídica, via Wire;
  • Possibilidade de abrir uma Conta Investimento americana.

Ainda não é possível fazer transferências internacionais para qualquer país diretamente pela conta Nomad, apenas enviar transferências Wire para outras contas americanas.

Em quais moedas é possível abrir uma conta global Nomad?

Atualmente, só é possível abrir uma conta Nomad Global em dólares americanos.

Para fazer operações em qualquer outra moeda, serão cobradas as taxas de conversão. Portanto, se você está procurando uma conta em Euros, veja como abrir uma conta em Euros no Brasil e confira as melhores opções.

O que precisa para abrir conta global Nomad?

Para abrir uma conta Nomad é preciso cumprir alguns pré-requisitos, são eles:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir um endereço fixo brasileiro;
  • Ter um número de telefone brasileiro ou americano;
  • Apresentar um documento de identificação válido (como RG, CNH ou passaporte brasileiro);
  • Ter um smartphone para baixar o aplicativo.

A Nomad também faz uma análise usando bancos de dados públicos e alguns critérios internos para aprovação e abertura da conta.

Como abrir conta Nomad Global?

O passo a passo para abrir uma conta na Nomad Global é o seguinte:

  1. Baixe o aplicativo Nomad Global, disponível para Android ou iOS;
  2. Preencha seus dados pessoais como nome, data de nascimento, telefone, CPF ou passaporte brasileiro e endereço completo;
  3. Crie uma senha de acesso;
  4. Siga as demais instruções e envie as fotos suas e de seus documentos para a validação;
  5. Utilize o código de convidado EURODICAS para ganhar 20 dólares de cashback no primeiro carregamento feito em até 30 dias da abertura da conta;
  6. Aguarde a verificação e aprovação da conta em até 2 dias úteis.

Após a aprovação, você poderá usar a conta normalmente, assim como ter acesso aos dados bancários para fazer as transferências do Brasil para a digital Nomad.

Se você também quiser abrir a sua Conta de Investimentos Nomad, clique na aba “Investimentos” e preencha o questionário. Ele será usado para analisar o seu perfil de investidor e indicar a melhor carteira para você.

Confira neste vídeo do canal Nomad Global, o passo a passo para abrir uma conta na Nomad.

Taxas da conta global Nomad

Não há custos para abertura e manutenção da conta, contudo, existem outros custos para usar a conta. Confira as principais taxas da conta global Nomad:

Serviço Custo
Abertura e manutenção de conta internacional Gratuito
Emissão do cartão virtual/físico Gratuito
Spread (taxa operacional para enviar dinheiro) até 2%
IOF 1,1% (do Brasil para os EUA) e 0,38% (dos EUA para o Brasil)
Câmbio Comercial
Enviar dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil USD 10
Transferências Wire para outras contas americanas USD 10
Enviar ou receber dinheiro para contas Nomad USD 0
Adicionar dinheiro na conta IOF de 1,1% e taxa de serviço de até 2%
Saques na Rede AllPoint Gratuitos
Saques fora da Rede AllPoint USD 5 por saque

Vale lembrar que você não paga nada para usar o cartão, seja físico ou digital. No entanto, se a compra não for feita em dólar, haverá as taxas da conversão da moeda para dólar americano.

Nomad x Wise ou C6 Bank?

Existem outras opções de contas globais, como a Wise ou C6 Bank que também são atrativas. Veja na tabela abaixo uma comparação entre os principais valores e recursos de cada uma.

Recursos Nomad Wise C6 Bank
Abertura da conta Gratuito Gratuito USD 10
Manutenção da conta Gratuito Gratuito Gratuito
IOF 1,1% (do Brasil para os EUA) e 0,38% (dos EUA para o Brasil) 1,1% para mesma titularidade e 0,38% para terceiros 1,1% para mesma titularidade e 0,38% para terceiros
Tarifa para transferência internacional IOF de 1,1% + taxa operacional de até 2% A partir de 0.43 e varia conforme a moeda USD 20 / EUR 20
Câmbio para conversão da moeda Comercial Comercial Moeda comercial + spread
Limite para transferência internacional Entre USD 5 mil a USD 50 mil por dia Depende das moedas envolvidas Varia conforme o perfil de cada cliente
Tempo para transferência internacional 2 dias úteis 2 dias úteis ou transferências instantâneas via PIX 2 dias úteis
Número de países em que é aceito Cartão é aceito em 180 países Cartão é aceito em 160 países Cartão é aceito em 180 países
Quantidade de moedas por conta Apenas dólar americano (USD) Conta em 8 moedas 2 (dólar e euro)
Transferência para quantas moedas Apenas dólar americano (USD) 77 moedas 2 (dólar e euro)

Como solicitar o cartão Nomad Global?

Assim que sua conta é aprovada, seu cartão virtual é criado automaticamente e, para usá-lo, é necessário fazer um depósito. Para ter acesso a ele, siga os seguintes passos:

  1. Abra sua conta;
  2. Clique na seção “Cartões”;
  3. Confira os dados do seu cartão;
  4. Você já pode fazer compras online ou vincular a uma carteira digital, como Apple Pay, Samsung Pay ou PayPal.

Já se você quer ter o cartão físico, o passo a passo para solicitar é o seguinte:

  1. Acesse sua conta Nomad Global e clique em “Cartões”;
  2. Selecione a opção “Cartão Físico”;
  3. Clique em “Solicite seu cartão” e preencha os dados;
  4. Aguarde para receber o cartão físico em seu endereço;
  5. Com o cartão em mãos, vá novamente em “Cartões” e em seguida em “Cartão Físico”. Depois clique em “Recebi o cartão, quero ativá-lo”;
  6. Digite os 4 últimos dígitos do seu cartão físico;
  7. Crie uma senha de 4 dígitos e você já pode usar seu cartão em compras físicas.

Como funciona o cartão Nomad Global?

O cartão Nomad Global é um cartão de débito internacional da bandeira Mastercard ou Visa. Ele é aceito em diversos países, mas o valor da compra é convertido em dólares americanos no momento da transação, utilizando a taxa de câmbio Mastercard.

Na conversão do câmbio é cobrado 1,1% de IOF e até 2% de spread. Para compras no cartão o câmbio utilizado também é o comercial, sem margem de lucro.

Vale lembrar que apesar de ser um cartão de débito, em qualquer lugar fora dos Estados Unidos, é preciso usar a função crédito, no entanto, ele só funcionará se tiver dinheiro na conta, já que o valor é debitado da sua conta no momento da transação.

Países que a aceitam os cartões

Você pode utilizar o cartão Nomad em mais de 180 países que aceitam os cartões Mastercard ou Visa. Atualmente, os países europeus que aceitam são:

  • Alemanha;
  • Andorra;
  • Armênia;
  • Áustria;
  • Azerbaijão;
  • Bélgica;
  • Bulgária;
  • Cazaquistão;
  • Chipre;
  • Croácia;
  • Dinamarca;
  • Eslováquia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Holanda;
  • Geórgia;
  • Grécia;
  • Hungria;
  • Irlanda;
  • Islândia;
  • Irlanda;
  • Itália;
  • Letônia;
  • Lituânia;
  • Liechtenstein;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Moldávia;
  • Mônaco;
  • Noruega;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • Reino Unido;
  • Romênia;
  • República Tcheca;
  • Suécia;
  • Suíça;
  • Ilhas Aland;
  • Ilhas do Canal;
  • Ilhas Faroé;
  • Gibraltar;
  • Ilha de Man;
  • Ilhas de São Bartolomeu;
  • São Marinho.

O cartão é gratuito?

Sim, o cartão Nomad Global é gratuito.

Não há taxas para solicitação ou manutenção do cartão. O envio do cartão é gratuito, mas em alguns casos ao solicitar o envio do cartão para um endereço no Brasil, é possível que uma cobrança seja feita no valor de 20 dólares como taxa de envio.

Com o cartão da conta Nomad Global é possível fazer saques em caixas eletrônicos.

Você também pode usar o cartão para fazer saques gratuitamente em caixas eletrônicos da Rede AllPoint no mundo todo. Para saques fora da rede, há uma cobrança de 5 dólares por operação.

Como usar a conta Nomad Global?

Para usar a conta Nomad Global, basta criar sua conta, aguardar a aprovação e começar a usá-la por meio do aplicativo.

Como adicionar dinheiro à conta?

Para adicionar dinheiro à conta Nomad, é preciso enviar os valores já convertidos em dólares americanos (USD) porque a Nomad não faz essa conversão.

Para isso, você pode usar plataformas terceiras, como a Remessa Online e Wise, ou bancos tradicionais. O passo a passo é o seguinte:

  1. Acesse sua conta Nomad e no seu perfil vá em “Dados Bancários”;
  2. Clique em “Conta bancária” e copie os dados que irão aparecer na tela e guarde;
  3. Acesse sua plataforma de transferência internacional ou banco e vá em “enviar dinheiro”;
  4. Ao informar os dados da conta de destino, coloque aqueles que você copiou em sua conta Nomad;
  5. Informe que a conversão deve ser feita de reais (BRL) para dólares americanos (USD);
  6. Finalize a operação e aguarde os valores em sua conta Nomad Global.

Como sacar dinheiro da conta Nomad Global?

Para sacar dinheiro da conta Nomad Global, basta ir até um caixa eletrônico da rede Allpoint e solicitar o saque.

Nesse caso o procedimento é gratuito e você pode encontrar aqui a lista de ATMs da rede. Para sacar em qualquer outro caixa eletrônico, o procedimento é o mesmo, mas haverá uma taxa de USD 5 por saque.

Como converter moedas?

Não é possível converter moedas na conta Nomad Global. Ao fazer uma transferência para a conta, é necessário fazer a conversão para dólares americanos (USD) antes da transferência, porque a Nomad não faz essa conversão.

Já se você faz compras em outras moedas com o cartão Nomad, a conversão para dólares americanos é feita automaticamente, com base na cotação no momento da compra, utilizando a taxa de câmbio Mastercard.

Saiba também qual vale mais a pena: Nomad ou C6 Global.

Ter uma conta na Nomad Global vale a pena?

Depende, pois a conta Nomad Global vale a pena especialmente para quem quer ter uma conta apenas nos Estados Unidos e fazer investimentos no país.

No entanto, apesar de vantajosa e confiável, ela ainda não é a melhor opção no mercado porque ainda não é possível fazer transferências internacionais para diversos países, apenas entre Brasil e Estados Unidos. Então, se você está buscando por uma conta digital global mais completa, pode contar com outras opções como a conta Wise.

A Wise, antiga TransferWise, é uma plataforma inglesa que possui a conta multimoeda gratuita, disponível no Brasil. Com ela, além de uma conta em dólares americanos, é possível obter dados de contas locais nas seguintes moedas:

  • Euro;
  • Libra Esterlina;
  • Dólar australiano;
  • Dólar neozelandês;
  • Dólar de Singapura;
  • Dólar canadense;
  • Florim húngaro;
  • Lira turca.

Por fim, a conta Wise também é muito econômica. Ela é gratuita na abertura e manutenção, não cobra margem de lucro na conversão do câmbio e as taxas para enviar dinheiro são transparentes e dependem da operação feita. Você pode fazer uma simulação aqui no site da Wise.

Portanto, como vimos, a Nomad Global é uma conta interessante, mas com várias limitações. Avalie o que faz sentido e escolha a melhor opção para o seu perfil.

Até a próxima!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

O que precisa para viajar para Europa: documentos e custos

Confira o que precisa para viajar para a Europa: todos os documentos necessários, quantia de…

% dias atrás

Banco N26 Brasil: saiba se o banco digital europeu opera no país

O N26 é um banco alemão digital criado para reduzir o processo burocrático de abrir…

% dias atrás

Fim do Golden Visa na Espanha para investimento imobiliário: entenda a medida

Depois de 10 anos de capital estrangeiro entrando no país através do Golden Visa, esta…

% dias atrás

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás