Presidente de Portugal veta alterações na Lei de Nacionalidade

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Presidente de Portugal veta alterações na Lei de Nacionalidade e vamos te explicar o que isto significa para quem quer obter a cidadania portuguesa. Confira.

Presidente de Portugal veta alterações na Lei de Nacionalidade: entenda o que acontece agora

No dia 23 de julho de 2020, foram aprovadas mudanças na Lei de Nacionalidade Portuguesa, promovidas pelo Parlamento do país. Com elas, foram alterados requisitos para a cidadania de netos, cônjuges, companheiros e crianças nascidas em Portugal.
Nesta sexta-feira, 21 de agosto, porém, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou um veto a estas mudanças.
O veto diz respeito, especificamente, ao trecho da lei que fala da cidadania concedida a imigrantes legais que tenham filhos nascidos em território português.

Casais sem filhos estavam sendo desfavorecidos

Da maneira como a alteração da lei havia sido aprovada no Parlamento, o casal que possuísse filho em comum de nacionalidade portuguesa estaria dispensado de comprovar matrimônio ou união estável de pelo menos três anos para obter a cidadania.
Pela lei válida hoje e que não seria alterada, quem não tem filhos portugueses, mas tem matrimônio ou união estável com cidadão português, por exemplo, precisa comprovar que a relação tem duração mínima de três anos.

Presidente considera mudança “politicamente injusta”

Em carta enviada ao Parlamento, o presidente afirma considerar “politicamente injusto, porque desproporcionado, desfavorecer casais sem filhos, bem como, sobretudo, casais com filhos, dotados de nacionalidade portuguesa, mas que não são filhos em comum”.
Para o presidente, é errado considerar casais com filhos e filhos em comum mais estáveis ou coesos do que casais sem filhos ou com filhos que não sejam em comum do casal.

“É claramente o caso se houver filho ou filhos nacionais portugueses, mas que não são em comum do casal. Também, em casais sem filhos, e que, em muitos casos, os não podem ter”, conclui o chefe de Estado.

O que acontece agora?

O Parlamento encontra-se em recesso até setembro. O texto deverá ser novamente colocado em discussão na volta aos trabalhos.
E há duas possibilidades: ou o Parlamento inclui as observações sugeridas pelo presidente, ou derruba os vetos.
A tendência, no entanto, é que o texto seja ajustado. Em nota enviada à imprensa depois do veto presidencial, o Partido Comunista Português (PCP), que é autor de algumas das propostas de alteração da lei, afirmou que há todas as condições para que no reinício dos trabalhos a lei seja novamente reformulada, de modo a ficar “mais justa e inclusiva”.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Mudanças que seguem na nova lei

A questão da nacionalidade concedida a casais de imigrantes sem filhos ou sem filhos em comum pode ser alterada. Isto dependendo da interpretação da maioria do Parlamento. Assim como a que alteração que concede cidadania aos imigrantes que tem filhos nascidos em Portugal.
Outras mudanças previstas, que ficaram sem veto, no entanto, devem permanecer sem qualquer alteração. São elas:

  • A concessão de nacionalidade para netos de portugueses, tendo como exigência apenas a comprovação de conhecimento da língua portuguesa. Com a nova lei, o conhecimento da língua serve como demonstração de vínculo com Portugal. E não é mais preciso comprovar contatos regulares com o território português, por exemplo;
  • A concessão de cidadania a filhos de estrangeiros legalizados, que residam em Portugal há pelo menos um ano – atualmente, a lei exige dois anos de residência.

Mas lembramos, enquanto não for aprovado, ainda ficam válidas as regras atuais, aprovadas em 2018.
Conheça como funciona o serviço de assessoria para obtenção de cidadania portuguesa. 

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Recent Posts

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás