Queda na aquisição de cidadania portuguesa: menos 28% em 2017

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de estrangeiros residentes em Portugal que adquiriram a nacionalidade portuguesa no ano passado foi 28,2% menor que em 2016.
As estatísticas demográficas divulgadas mostram que 25.104 pessoas obtiveram nacionalidade portuguesa em 2016 e que o número diminuiu para 18.022 em 2017.

Aquisição da nacionalidade portuguesa por estrangeiros residentes em Portugal

A naturalização foi a principal forma de aquisição de nacionalidade portuguesa por estrangeiros que moram em Portugal (69,7% das pessoas conseguiram por esse meio).
Em seguida, está o casamento ou a união estável com um cidadão português há mais de três anos, com 18,3%. Logo depois, a nacionalidade concedida a filho menor ou incapaz, cujo pai ou mãe tenha adquirido a nacionalidade portuguesa, com 11,6%.

Aquisição da nacionalidade portuguesa por estrangeiros que não moram em Portugal

Em contrapartida, foi mantida a tendência de evolução comprovada nos últimos anos para aquisição da nacionalidade portuguesa por estrangeiros que não moram em Portugal.
Segundo o INE, em 2017 foram 5.298 casos, verificando-se um aumento de 24,7% em relação ao ano anterior.
Para o instituto, este crescimento é resultado, especificamente, das alterações legislativas que facilitaram a possibilidade de estrangeiros descendentes de portugueses e também descendentes de judeus sefarditas portugueses adquirirem sua nacionalidade portuguesa.
Não deixe de ler o artigo que fizemos com a nova lei de cidadania portuguesa.

Principais motivos de aquisição da nacionalidade por estrangeiros que não moram em Portugal

No ano passado, “ser descendente de judeus sefarditas portugueses” foi o principal motivo de aquisição de nacionalidade para estrangeiros que não moram no país, com 32,3% do total, 1.713 casos.
“Ser descendente de nacional português” foi o segundo principal motivo, com 26,2% do total, 1.387 casos.
O “casamento ou a união estável com cidadão português há mais de três anos”, segundo o INE, assumiu a terceira posição, com 26% do total dos casos.

Nacionalidade brasileira na aquisição de nacionalidade portuguesa

No ano passado, a nacionalidade brasileira revelou valores mais altos no que diz respeito à aquisição da nacionalidade portuguesa, não só na condição de moradores em Portugal (um total de 6.084), como também na de residentes no exterior (2.793).
A nacionalidade de Cabo Verde foi a segunda mais representativa, segundo o estudo.
Quando se trata de estrangeiros que não residem no país, as nacionalidades turca e israelita ficam, pela primeira vez, em 2º e 3º lugares.

Mais da metade das aquisições de nacionalidade portuguesa foram atribuídas a mulheres

Um dado interessante revelado pelo levantamento é que mais da metade das aquisições de nacionalidade portuguesa foram atribuídas a mulheres no caso de residentes e esse número foi 53,9% para os casos de não residentes.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Idade média dos residentes

A análise estatística também revelou que os residentes em Portugal têm idade média de 35,3 anos, valor menor que dos residentes no exterior.
Portugal anuncia o Tech Visa e 100 milhões para inovação tecnológica. Confira.
Depois de obter a a nacionalidade portuguesa pensa em morar no país? A nossa equipe preparou Programa Morar em Portugal, que reúne todas as informações necessárias em 22 vídeos, abordando desde o planejamento até o período de adaptação da sua família. Vale a pena!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Recent Posts

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás