Inglaterra

Reino Unido vai impedir que imigrantes ilegais entrem no país

Qualquer pessoa que entrar no Reino Unido ilegalmente será removida do país – assim estipula o projeto de lei apresentado na primeira semana de março ao Parlamento.

A iniciativa é uma das cinco promessas feitas pelo primeiro-ministro inglês, Rishi Sunak, ao povo britânico no início do ano. O projeto de lei “Stop the boats” (Parem os barcos) é uma alusão ao fato de, em 2022, mais de 45 mil pessoas terem cruzado o Canal da Mancha em pequenos barcos para buscar asilo no Reino Unido.

A questão da imigração ilegal no Reino Unido

Atualmente, grande parte dos que recorrem a esta alternativa tentam se apoiar em leis que garantem direitos por questões humanitárias. Muitas vezes, porém, as autoridades britânicas apontam esquemas criminosos por trás das travessias ilegais.

Em entrevista para a imprensa inglesa, a secretária do Interior, Suella Braverman, declarou que:

O povo britânico espera, com razão, que resolvamos esta crise e é isso que eu e o primeiro-ministro pretendemos fazer. Devemos parar os barcos. É completamente injusto que pessoas venham para o Reino Unido ilegalmente e abusem de nossas leis de asilo para evitar a remoção. Nossas leis serão simples em sua intenção e prática – a única rota para o Reino Unido será uma rota segura e legal.

Acordo para deportação

A lei Stop the boats prevê um acordo para facilitar a deportação dos imigrantes ilegais.

No ano passado, o então primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, fechou um acordo para enviar milhares de imigrantes, muitos deles vindos do Afeganistão, Síria ou outros países em guerra, para Ruanda.

A iniciativa deu início a uma grande batalha legal, quando o primeiro voo de deportação para Ruanda foi proibido de decolar por uma liminar do Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Em seguida, a Suprema Corte de Londres considerou a ação legal.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Regras mais duras para os imigrantes ilegais

As pessoas que chegarem ao Reino Unido ilegalmente serão detidas e rapidamente removidas para seu país de origem, se seguro, ou outro terceiro país seguro, como Ruanda, onde receberão apoio.

Segundo o primeiro-ministro, em entrevista concedida ao jornal Mail on Sunday:

Não se engane, se você vier aqui ilegalmente, não poderá ficar.

Eventuais alegações de direitos humanos também só serão avaliadas remotamente, após a remoção da pessoa que entrar ilegalmente.

Prisão sem fiança e remoção

Os migrantes poderão ser detidos por até 28 dias sem direito ao pagamento de fiança ou revisão judicial, enquanto não houver uma perspectiva razoável de remoção. Em casos excepcionais, se houver o risco real de alguém sofrer danos graves e irreversíveis quando for encaminhado para o novo país de destino, a remoção só será feita quando for seguro.

De qualquer forma, o prazo máximo para permanecer no Reino Unido, considerando todos os recursos possíveis, será de 45 dias. Crianças desacompanhadas também serão uma exceção e não serão deportadas.

Proibição de retorno ao Reino Unido

Ainda de acordo com a nova lei, todos que entrarem ilegalmente para o Reino Unido serão permanentemente proibidos de retornar ou buscar a cidadania britânica no futuro.

Países seguros para remoção dos imigrantes

Por fim, a lista dos países considerados seguros pelo Reino Unido está sendo ampliada, o que limita a alegação de pedido de asilo, por parte dos que pretendem se refugiar, pelo risco de se sentirem ameaçados nos seus países de origem.

Pontos importantes do Projeto de Lei

Um dos pontos importantes da nova lei é reconhecer a Albânia como um país seguro, o que facilita todo o processo para enviar de volta os cidadãos albaneses que entram ilegalmente no Reino Unido. Mais de 500 albaneses já foram obrigados a retornar por tentarem entrar ilegalmente desde dezembro de 2022.

Pedidos de asilo serão avaliados mais rapidamente

O governo também se compromete a acabar, até o final de 2023, com o atraso na avaliação de todos os pedidos de asilo recebidos até agora.

E já deu a indicação de que irá reduzir o gasto com hotéis que até então eram utilizados para receber as pessoas cujos casos precisavam ser avaliados antes de serem deportadas. A estimativa do governo é que o custo superava os 6 milhões de libras por dia. A partir de agora, tais pessoas irão aguardar em alojamentos especiais.

Investimento e repressão ao crime

As autoridades anunciaram também que irão dobrar o investimento em operações de inteligência e no policiamento para combater o crime organizado, especialmente daqueles grupos que estão “contrabandeando” pessoas do norte da França.

O trabalho conjunto com a França já impediu quase 33 mil travessias do canal em 2022, contra 23 mil em 2021, graças à Célula de Inteligência Conjunta Reino Unido-França, criada em 2020.

Foram identificados 59 grupos criminosos organizados e envolvidos nas travessias de barcos; e mais de 350 prisões foram feitas com base na Lei de Nacionalidade e Fronteiras.

Em novembro, um acordo de 63 milhões de libras foi assinado com a França para aumentar o patrulhamento no Canal da Mancha e ampliar o uso de drones.

Proteção aos refugiados

A restrição para a entrada ilegal, por outro lado, não deverá mudar a posição do país para aqueles que tentar fugir pelas rotas seguras e legais de zonas como o Afeganistão e Ucrânia, que continuarão a ser recebidos.

Mesmo assim, o Parlamento definirá um limite anual para o número de refugiados assentados, considerando a capacidade das autarquias para a habitação, os serviços públicos e os apoios que as comunidades justamente esperam. Tais limites poderão ser revistos, em caso de grandes crises humanitárias.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Marcos Freire

Marcos é jornalista e vive com a família em Ovar, uma pequena e simpática cidade que fica no meio do caminho entre Porto e Aveiro, há 5 anos. Além da formação em Jornalismo, tem pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Fundação Dom Cabral. Já viveu um período em Paris e rodou por mais de 20 países. Nesta nova etapa em Portugal, um dos grandes prazeres é cair na estrada e descobrir todos os encantos do país que adotou. E muita vezes sobre duas rodas, na bicicleta que o acompanha nas deslocações diárias e nos curtos trajetos pelo cidades e vilas vizinhas.

Recent Posts

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás