Espanha

Dia das Mães na Espanha: como e quando se comemora?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Que saudades da minha mãe! Já faz um tempo que não celebramos muitas datas especiais juntas. Na curiosidade de saber se as tradições são parecidas, chamei espanhóis e brasileiros para uma conversa a fim de descobrir como é o Dia das Mães na Espanha. Vamos descobrir juntos?

Quando é o Dia das Mães na Espanha?

No Brasil, o Dia das Mães não tem data concreta, sendo comemorado no segundo domingo de maio. Aqui na Espanha é um pouco diferente, já que se celebra no primeiro domingo deste mesmo mês.

Existem várias origens para esta celebração. A primeira vem da Grécia Antiga, quando a população prestava as honras a Rhea, mãe dos deuses Zeus, Poseidon e Hades. Já os cristãos resolveram realizar esta festividade para homenagar a Virgem Maria e, no século XIX, fixaram o dia em 8 de dezembro.

Mas como chegamos ao mês de maio? Durante a Guerra de Secessão nos Estados Unidos (entre 1861 e 1865), ativistas feministas realizavam manifestações pacíficas em Boston. Mães de vítimas da guerra eram as protagonistas destas iniciativas. Nesta versão, foram as ativistas Ann Jarvis e a sua filha (de mesmo nome) que cunharam este dia, já que elas realizavam reuniões de mães para debater temas da atualidade.

Com o falecimento de Ann Jarvis — a mãe — no dia 12 de maio, a filha reivindicou a data para fixar a celebração no segundo domingo deste mês. O reconhecimento chegou em 1914.

Mas por que a Espanha comemora a data no primeiro domingo de maio?

O mês de maio é considerado o mês da Virgem Maria e reza a lenda que, por isso, a data foi transferida de dezembro para maio.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Ainda assim, muitos apontam que a mudança foi feita por motivos comerciais. Além disso, não há um motivo concreto da diferença entre as datas celebradas em países como Brasil e Estados Unidos.

Na Espanha, em 1965, estabeleceu-se que o Dia das Mães se comemora no primeiro domingo do mês e ponto! E alguns países seguem as mesmas regras, sendo alguns deles Portugal, Andorra, Hungria, Lituania, África do Sul e Angola.

Confira também como é o Dia das Mães em Portugal.

Como é comemorado o Dia das Mães na Espanha?

A comemoração, por sua vez, também se parece muito com a brasileira. As famílias se reúnem para almoçar e dão presentes para as estrelas do dia, como comentam Paloma Cabezas e Sofia Moreno, mãe e filha espanholas que moram em Madrid.

“Em geral, a tradição é comer com a mãe e com a avó, envolvendo todos os netos e filhos ao redor da pessoa mais velha. Se a avó não está, seria a mãe”, diz Sofia.

Ambas também comentam que, apesar de não haver comida típica na Espanha para a comemoração desta data, é tradição comprar bolos e sobremesas especiais para a refeição.

Da esquerda para a direita, Sofia Moreno junto da irmã, Maria Moreno, e da mãe, Paloma Cabezas

Enquanto isso, o presente mais tradicional são flores. Na escola, as crianças costumam a fazer algum objeto de artesanato elaborado manualmente, como pulseiras, colares, vasos de cerâmica, etc.

“Eu costumava a preparar o café da manhã e, em seguida, entregava o presente. Quando eu era pequena, eu também fazia poesias para a minha mãe e as recitava neste dia”.

Este ano Sofia revela que vai preparar um café da manhã especial, comprar as sobremesas do almoço em família e celebrar a data na casa da sua avó, que também vive em Madrid. O prato do dia será churrasco de costela! A celebração também incluirá passeios pelo Parque do Retiro, passar a tarde em bares e aproveitar o dia de primavera.

Como se diz Dia das Mães em espanhol?

Acho que todo mundo tem um bom palpite para responder esta pergunta: aqui na Espanha, falamos Día de la Madre.

Como surgiu Dia das Mães na Espanha?

Segundo o site da Biblioteca Nacional da Espanha, o primeiro Dia das Mães celebrado na Espanha aconteceu em Madrid, em 4 de outubro de 1926. Entretanto, esta comemoração não foi feita de maneira oficial e teve como objetivo mostrar às crianças que é preciso respeitar não apenas à sua própria mãe, e sim todas elas.

Neste dia, o periódico La Correspondencia Militar criou quiosques por toda a cidade para distribuir flores para que os pequenos presenteassem as suas mães. Em total, foram dados 35 mil ramos de flores.

Com o passar dos anos, a comemoração foi ficando cada vez mais popular e importante, ganhando terreno por todo o país e tornando-se parte da cultura e tradições espanholas. Em 1936, governo das Ilhas Canárias foi primeiro a instituir o Dia das Mães de maneira oficial no terceiro domingo de maio.

Contudo, neste mesmo ano teve início a Guerra Civil espanhola. Ao final do conflito, em 1939, o Dia das Mães passou a ser celebrado no dia 8 de dezembro, por mediação da igreja. O objetivo era coincidir com a Festa da Virgem Imaculada. Foi apenas em 1965 que o dia voltou para o mês de maio, ficando estabelecido no primeiro domingo até hoje.

Saiba também como o Dia das Mães na Itália e o Dia das Mães na Inglaterra são comemorados.

Como é comemorar o Dia das Mães na Espanha sendo brasileiro?

Silvana Lubisco, mãe de Beatriz e Laura, é brasileira e mora na Espanha há 18 anos.

Ela conta que o seu primeiro Dia das Mães no país foi quando a sua primeira filha, Beatriz, não tinha nem um mês de vida. E com um recém-nascido em casa, podemos até imaginar que não sobrou muito tempo para a comemoração. “Não fizemos nada de especial, pelo que eu me lembro”, ela conta.

Silvana Lubisco junto das filhas, Beatriz, de 15 anos, e Laura, de 13 anos. Foto: arquivo pessoal/Silvana

Por estar acostumada e pelas similaridades das tradições, Silvana não nota muita diferença em comemorá-lo em Madrid ou no Brasil. Contudo, em 2023, será uma data especial, já que a sua mãe também estará por aqui.

“O mais importante desta data é ver as minhas filhas crescendo. Elas já são adolescentes, então têm mais consciência da data e, geralmente, pensam em alguma coisa especial”, destaca.

Já no meu caso, não costumo a comemorar esta data no dia celebrado na Espanha. Em 2023, cumpro quatro anos morando no país, portanto já faz um tempo que não passo esta data junto da minha mãe. E é claro que dá muitas saudades e esse é talvez um ponto negativo de viver na Europa longe da família no Brasil.

Na minha opinião, faz mais sentido esperar o segundo domingo do mês, como celebrado no Brasil. Nesta data, costumo a fazer uma ligação para a minha mãe para tentar matar a saudade. Além disso, reúno-me com a minha irmã para comprar uma lembrança especial e estar presente, mesmo que de longe.

Se você também quer passar o Dia das Mães na Espanha, seja para comemorar de perto ou longe, recomendo o ebook Como Morar na Espanha para te ajudar com todo o planejamento da mudança.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Bianca Alves

Bianca Alves é jornalista, nascida no interior de São Paulo. Depois de começar a sua carreira na capital paulista, decidiu apostar por algo novo e fazer um mestrado em Madri. A ideia inicial era ficar apenas um ano, até que resolveu apostar em algo diferente: buscou um trabalho e se jogou na experiência que mudou a sua vida. O resultado são altos e baixos - e muita história para contar. Já são mais de três anos em Madri, onde encontrou amor e superou desafios, sempre buscando a felicidade a cada momento. Entre os seus hobbies favoritos estão viajar e fazer esportes. Já trabalhou para revistas como Casa e Jardim e Casa Vogue, também colaborando com empresas multinacionais na área de marketing.

Recent Posts

O imigrante brasileiro é bem recebido na Espanha? Relato pessoal

Um sonho, muita coragem, incontáveis documentos e bagagens que carregam toda uma vida. Ser imigrante…

% dias atrás

O imigrante brasileiro é bem recebido na Alemanha? Entenda

Nos últimos anos, a Alemanha vem se destacando como um dos países mais procurados por…

% dias atrás

Homofobia na Europa: avanços e desafios da comunidade LGBTQIAP+

A questão da homofobia na Europa revela uma realidade complexa, ora com avanços e ora…

% dias atrás

Como é viver na Capital Verde Europeia 2024? Confira!

Como é viver na Capital Verde Europeia 2024 — Valência? A cidade espanhola eleita pela…

% dias atrás

O imigrante brasileiro é bem recebido na França? Descubra aqui

Será que o imigrante brasileiro é bem recebido na França, país em que mais de…

% dias atrás

A Casa do Chip é confiável? Confira a avaliação da empresa

Quem viaja para fora do Brasil precisa estar sempre conectado à internet, seja para pesquisar…

% dias atrás