Portugal

Salários estáticos e custos dinâmicos em Portugal: a conta desafiadora dos trabalhadores

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Os salários em Portugal devem subir cerca de 4% em 2024, mas, infelizmente, essa melhoria pode não ser suficiente para acompanhar o aumento real dos custos de vida. Na prática, muitas famílias podem nem perceber os reajustes salariais.

Em dezembro do ano passado, a subida dos preços diminuiu, ficando em 1,4%. Mas, olhando para o ano todo, a média de aumento foi de 4,3%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Incremento conservador quando se olha para inflação

Os especialistas acreditam que os salários no setor privado vão subir, em média, 3,9%. Muitas empresas escolheram aumentos mais modestos para manter seus lucros, o que é parecido com o que aconteceu em 2023, quando os salários aumentaram, em média, 4,1% — menos do que o custo real de vida.

É como se fosse uma corrida difícil onde a inflação sempre acaba ganhando.

Há setores que vão dar mais aumento

Para compensar os reajustes salariais limitados, algumas empresas estão oferecendo benefícios extras, como horários flexíveis, trabalho remoto, assistência médica e planos de pensão.

Contudo, em alguns lugares, há relatos de pequenos aumentos nos salários e nos benefícios de alimentação, mas, ao mesmo tempo, cortes nos benefícios dos planos de saúde, com agora sendo cobrada uma taxa para incluir dependentes.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Por outro lado, em alguns setores, espera-se que haja aumentos salariais mais altos do que a média. Mobilidade elétrica, energias renováveis, serviços financeiros e inteligência artificial ainda têm uma falta de profissionais qualificados, então é provável oferecerem valores mais generosos em 2024.

As grandes empresas sabem que precisam oferecer pagamentos e benefícios competitivos se quiserem atrair talentos de outros países.

A marcha veloz do custo de vida

Os valores adicionais no salário podem ser absorvidos rapidamente devido ao aumento nos preços de produtos e serviços. O aluguel de apartamentos em Portugal, por exemplo, teve uma elevação média de 6,94%, segundo os dados do Idealista.

Para se ter uma ideia: Lisboa é hoje uma das cidades mais caras da Europa para se alugar uma casa. Os dados são do índice internacional Housing Anywhere.

Lisboa é uma das cidades mais caras da Europa quando se trata de alugar um apartamento. Foto: Maurício Martins

As principais empresas de TV a cabo, internet e telefonia também anunciaram reajustes de tarifas em torno de 4,3% para fevereiro. Energia, alimentos, transporte e despesas gerais também estão contribuindo para o aumento do custo de vida em Portugal neste início de ano.

A enxaqueca do orçamento que não fecha

Não é surpresa que 83% dos portugueses reconheçam um impacto negativo em seu bem-estar. Essa informação vem de uma pesquisa feita pela plataforma de contratação de serviços Fixando.

Vale ressaltar que, para grande parte da população, a maior despesa é relacionada à moradia, seja pagando uma prestação de financiamento habitacional ou o aluguel.

O futuro é incerto para 2024

Apesar da redução na inflação, 2024 ainda é um ano cheio de incertezas, com eventos como eleições (em Portugal e nos Estados Unidos) e conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, podendo afetar os preços de alimentos e combustíveis.

Economistas também alertam que a recente tensão no Mar Vermelho pode levar a aumentos de preços em Portugal. O presidente da IMF, Informação de Mercados Financeiros, Filipe Garcia, explica que os produtos que chegam aos consumidores devem ficar mais caros:

“Para Portugal, o impacto existe nas empresas ou setores que importem da China e que integrem componentes chineses na sua cadeia de produção.”

Governo tentou frear e aliviar o custo de vida

Para enfrentar o aumento rápido do custo de vida, o governo português tomou várias medidas em 2023. Isso incluiu isenção de IVA (imposto sobre bens e serviços), ajuda financeira para famílias em situação vulnerável e um aumento extra para funcionários públicos.

No total, foram investidos 2,5 bilhões de euros para apoiar as famílias.

A isenção de IVA contribuiu significativamente para reduzir em 2/3 da taxa de inflação. Foto: Maurício Martins

Essas medidas tiveram algum impacto significativo em setores como o de alimentos, mas quase efeito algum no de habitação. A desaceleração do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi notada na maioria das categorias de produtos em 2023, principalmente devido à isenção de IVA em alguns alimentos essenciais a partir de maio.

Escapando da recessão

Apesar de muitas dúvidas, a economia portuguesa aumentou 2,3% em 2023, evitando uma recessão no último trimestre, de acordo com informações do Instituto Nacional de Estatística. A confiança dos consumidores e o ambiente econômico também melhoraram em janeiro. O ministro da Economia, Antônio Costa Silva, comemorou os resultados:

“Isto significa que a economia portuguesa, hoje, é uma economia que está em transformação, é uma economia muito resiliente.”

Diversos setores econômicos estão à espera de novas decisões do governo. A proposta de Orçamento do Estado para 2024 mantém medidas que beneficiam as famílias, mas também prevê aumentos dos impostos.
Segundo as projeções do Banco de Portugal, a inflação deverá reduzir para 2,9% ainda este ano.

O custo de vida em Portugal só tem aumentado nos últimos anos. O desafio que permanece agora é determinar o momento em que esses indicadores positivos começarão a se manifestar de maneira tangível nos salários dos trabalhadores, proporcionando assim um impacto concreto no cenário econômico e social.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Maurício Martins

Nascido no Rio de Janeiro e com raízes portuguesas, o jornalista, redator e roteirista Mauricio Martins reside em Portugal desde 2020. Com mais de 25 anos de experiência, trabalhou em diversos veículos de comunicação. Possui pós-graduação em Marketing e Comunicação Empresarial. É apaixonado por tecnologia, viagens e boa música.

Recent Posts

A Casa do Chip é confiável? Confira a avaliação da empresa

Quem viaja para fora do Brasil precisa estar sempre conectado à internet, seja para pesquisar…

% dias atrás

Aluguel de carro no Porto, Portugal: vale a pena?

Se você vai viajar para Portugal e está planejando conhecer várias cidades, então o aluguel…

% dias atrás

Espanha alcança índice de desemprego mais baixo dos últimos anos

Ao atingir um marco significativo no mercado de trabalho durante o mês de abril, a…

% dias atrás

Viajar para Itália: guia completo para planejar a sua viagem

Saiba informações sobre como viajar para a Itália para turismo e para morar, quanto custa…

% dias atrás

Viajar para Espanha: guia completo para programar a sua viagem

Ainda não sabe como viajar para a Espanha? Acompanhe esse artigo com dicas sobre visto,…

% dias atrás

Viajar para França: guia completo para planejar sua viagem

Um artigo completo com todas as informações sobre custos, vistos, documentos obrigatórios, principais cidades e…

% dias atrás