Existe uma carência de profissionais capacitados em todos os países. Alguns na área da saúde, outros na área de tecnologia, outros na engenharia. Neste artigo, você vai descobrir quais são os profissionais em falta em Portugal, média salarial e ingressar no mercado de trabalho.

Quais os profissionais em falta em Portugal?

Todos os anos a multinacional britânica, Hays Recruiting Experts, desenvolve uma pesquisa nos 33 países em que atua como líder nos serviços de recrutamento e Recursos Humanos para avaliar as tendências do mercado de trabalho nos mais variados setores.

Para elaborar o Guia do Mercado Laboral 2022 de Portugal, a Hays Recruiting Experts nas respostas de 2.864 profissionais qualificados e 901 empresários que aceitaram responder de forma anônima um questionário online disponibilizado pela empresa.

Segundo os resultados obtidos, 84% dos empregadores disseram que pretendem abrir processos de recrutamento em 2022, a percentagem mais alta desde 2011, quando a Hays lançou a sua primeira pesquisa.

Veja quais são os profissionais em falta em Portugal.

1. Tecnologia de Informação

Não é nenhuma novidade que faltam profissionais para trabalhar com TI em Portugal, tanto que a muitas empresas estão em busca de profissionais estrangeiros para suprir o mercado. Além disso, os salários estão entre os mais altos do país.

Dizer Tecnologia da Informação é muito abrangente, uma vez que estamos falando de uma área profissional e não de um cargo em si. Contudo, existem milhares de vagas de TI em Portugal nos mais variados cargos, basta uma pesquisa no IT Jobs para verificar as oportunidades de emprego.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Vagas de emprego

Em Lisboa e Oeiras (o Vale do Silício português), estão concentradas as melhores oportunidades, uma vez que sediam a maior parte das empresas nacionais e internacionais. A capital do norte de Portugal não fica para trás, o Porto também tem um polo empresarial forte.

Exigências da área

Os profissionais de TI estrangeiros não precisam validar o diploma em Portugal para trabalhar. Contudo, será necessário providenciar o visto de residência e trabalho. Existem três tipos de visto que podem ser solicitados e cada um deles tem a sua particularidade, são eles:

  • Visto de Trabalho (visto comum);
  • Tech Visa (uma categoria desenvolvida exatamente para facilitar a vinda dos profissionais estrangeiros de tecnologia);
  • Cartão Azul Europeu (ele existe, mas Portugal emitiu pouquíssimos desde a sua criação pela União Europeia).

O domínio do inglês será uma exigência para a maioria das vagas Tecnologia da Informação.

2. Turismo

A área de Turismo também apresentam escassez para 2022 segundo o Guia da Hays. Contudo, vale observar que não é pela falta de profissionais, mas sim pelo quadro de que, devido à pandemia, muitos desses profissionais do Turismo perderam os seus empregos.

Com isso, muitos se viram sem perspectiva no setor e acabaram apostando numa mudança de área profissional.

Vagas

Vale ressaltar que a pesquisa da Hays destina-se aos profissionais qualificados no Turismo, ou seja, profissionais que tenham formação superior em Turismo e Hotelaria, e não aquelas relacionadas ao turismo sem qualificação como, por exemplo, na área de restaurantes (garçons, cozinheiros, etc.) ou hospedagem (limpeza, recepção, etc).

Portugal é um país onde o turismo é crescente de norte a sul, leste a oeste. Contudo, as oportunidades se concentram em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Évora e Algarve (principalmente no verão).

Exigências da área

Para a área de Turismo também não é necessário validar o diploma, mas assim como qualquer outro profissional estrangeiro que não tenha a cidadania europeia, será necessário solicitar o visto de trabalho.

Agora uma exigência que a área necessita é o domínio pleno do inglês e até mesmo de outros idiomas como, por exemplo, o espanhol e francês. Quanto mais poliglota o profissional de Turismo, maiores as oportunidades de uma boa colocação no mercado de trabalho.

3. Engenharia

Os engenheiros estão entre os profissionais em falta em Portugal. Porém, segundo a Paula Baptista, diretora da Hays Portugal, em entrevista para o Eco Sapo, a falta de profissionais na Engenharia está relacionada a encontrar os perfis específicos e não pela dificuldade no recrutamento.

Portugal começou a sua mudança tecnológica há poucos anos, mas tem atraído diversas multinacionais para o país. Além disso, com tantas pessoas descobrindo a qualidade de vida oferecida e as suas belezas fizeram com que os empreendimentos de construção civil disparassem para atender tamanha demanda de estrangeiros e turistas.

Tudo isso, só faz crescer as oportunidades para engenheiros e, ao mesmo tempo, ter uma carência de profissionais para suprir o crescente mercado. As engenharias destacadas pela Hays em que há profissionais em falta em Portugal são:

  • Engenheiro de Automação;
  • Engenheiro Eletrotécnico.
  • Engenheiro de Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Engenheiro Civil.

Vagas

Não faltam vagas para os engenheiros em Portugal. Em uma pesquisa realizada no Net Empregos em 14 de dezembro de 2021, existem mais de 1.200 vagas a serem preenchidas no país, sendo a maioria delas, nas seguintes cidades: Lisboa, Porto, Braga, Viseu, Faro.

Exigências da área

A boa notícia para os profissionais brasileiros é que existe um Acordo Bilateral entre as Ordens dos Engenheiros de ambos os países, sendo assim, não há necessidade de validação do diploma.

Engenheiros estão em falta em Portugal

Os profissionais em falta em Portugal na área de engenharia precisam fazer a inscrição na Ordem dos Engenheiros para poderem exercer a profissão. Além disso, será necessário obter o visto de trabalho em Portugal.

4. Comerciais

Os Comerciais também estão entre os profissionais em falta em Portugal, que de acordo com a pesquisa da Hays, representam 29% das perspectivas de recrutamento para 2022.

Analista, gestor, coordenador e representante, são as principais áreas de setor com demanda profissional em Portugal.

Vagas

As vagas para Comerciais estão em todo o país, como constatado numa pesquisa no portal NetEmpregos, para o cargo de Gestor Comercial. Contudo, há mais vagas abertas para a capital portuguesa e arredores de Lisboa.

Exigências da área

Dependendo da empresa em que o comercial irá trabalhar, o inglês será de extrema importância, dado que é um profissional que estará em constante contato com o público português e internacional. Além disso, o conhecimento do mercado, da empresa e do produtos em que irá representar é fundamental para o desenvolvimento do trabalho comercial.

Conhecimentos em Marketing, vendas e Relações Públicas são características que destacam no currículo dos profissionais qualificados da área.

5. Marketing e Comunicação

A área de Marketing e Comunicação também apareceu no ranking de profissionais em falta em Portugal e representando 18% para as perspectivas de contratação para 2022.

Para os brasileiros em Portugal essa área é um destaque e também um desafio. O Brasil é uma referência mundial, tanto que estamos sempre conquistando prêmios importantes no setor.

Ao ver as propagandas comerciais, sites com falta de usabilidade e a grande quantidade de propaganda ainda em papel, os brasileiros chegam até ficar assustados e conseguem ver boas oportunidades no mercado de Marketing em Portugal.

Por outro lado, o grande desafio está na comunicação, dado que o português do Brasil e o português de Portugal têm diferenças gritantes. E as “sacadas de marketing” também são bem diferentes.

Vagas

Como já falei, o mercado tecnológico é crescente no país e o Marketing Digital não ficaria para trás. As principais vagas abertas para a área são exatamente para suprir essa demanda. Veja alguns exemplos de profissionais em falta em Portugal no Marketing e Comunicação:

  • Analista de SEO;
  • Analista de E-commerce;
  • Gestor de tráfego;
  • Social Media;
  • Especialista em Marketing.

Exigências da área

A principal exigência da área é o domínio do inglês e não só na fala, mas também na escrita e escuta, dado que Portugal é um país que faz parte da União Europeia e muitas empresas possuem escritórios ou clientes fora do país. Os profissionais de Marketing e Comunicação não precisam validar o diploma para atuar na área.

6. Analista de Risco

Dentre os profissionais em falta em Portugal, está o Analista de Risco. As empresas estão buscando cada vez mais os profissionais com competências qualificadas para se dedicar exclusivamente na avaliação, quantificação e monitoramento de riscos financeiros. E isso inclui inúmeras variáveis: flutuações da moeda, economia do país, política interna e externa, custos e perdas operacionais, etc.

Vagas

As principais vagas em Portugal são para Analista de Risco Financeiro e Analista de Risco de Crédito.

Exigências da área

As exigências da área envolvem a graduação em uma das seguintes áreas: Gestão, Economia, Matemática e Estatística, experiência mínima de três anos (ou mais) na área. Além disso, uma pós-graduação, mestrado ou até mesmo doutorado em Análise e Gestão de Risco e conhecimentos de inglês são grandes diferenciais no currículo.

7. Administrador

Os Administradores também são profissionais em falta em Portugal de acordo com o Guia do Mercado Laboral 2022 da Hays Recruiting Experts. O leque na área é extremamente abrangente, envolvendo setores públicos e privados.

Vagas

As vagas para Administradores se concentram nas principais cidades que possuem um polo industrial, sendo: Lisboa, Porto, Maia, Braga, Setúbal, Oeiras e Leiria. As vagas vão desde Assistentes Administrativos a Administradores Sénior.

Exigências da área

Formação superior em Administração, Finanças ou Gestão, domínio do inglês e, principalmente, capacidade de liderança e boa comunicação são as principais exigências da área. A boa notícia é que para ingressar no mercado de trabalho, não é exigido a validação do diploma.

8. Suporte nas Finanças

Pessoas capacitadas para fazer o Suporte de Finanças estão dos profissionais em falta em Portugal segundo os exemplos citados na entrevista da diretora da Hays Portugal, Paula Baptista.

Profissionais em alta em Portugal

Suporte nas Finanças pode parecer um tanto amplo, mas é aquele profissional que dará o apoio necessário para auditores, apoio na elaboração de relatórios, processar e emitir faturas, entre outros suportes.

Vagas

As vagas para Suporte de Finanças estão concentradas em Lisboa e região metropolitana, Porto e arredores, e Braga. No entanto, é possível encontrar vagas em todas as regiões, inclusive no interior de Portugal.

Exigências da área

A formação superior ou técnica em Contabilidade, Finanças ou Gestão é uma exigência nas principais vagas do setor. Além disso, dominar e se manter atualizado com relação à legislação contabilística e fiscal de Portugal é uma exigência obrigatória. Muitas empresas também exigem conhecimentos em idiomas, sendo os principais deles, o inglês e francês.

9. Logística

A área de Logística existem em todos os setores, seja na construção, indústria, transporte, eventos, etc. O profissional com boa qualificação tem lugar em Portugal para otimizar diversos processos estratégicos que incluem etapas da produção à venda.

Vagas

Dentre as principais vagas de profissionais em falta em Portugal estão: Diretor de compras e logística, Coordenador de logística e Analista de logística.

Exigências da área

A licenciatura em Gestão de Operações, Logística, Tecnologia da Informação, Engenharias ou Gestão é uma exigência para as vagas qualificadas no setor. Assim como o domínio do inglês e experiências em programas operacionais como, por exemplo, o SAP EWM ou SAP TM.

10. Recursos Humanos

Quem é que vai selecionar essa quantidade de profissionais em falta em Portugal? Pois é! Os profissionais de Recursos Humanos também estão em falta no país e há diversas oportunidades, seja júnior ou sênior.

Vagas

Para confirmar que esses profissionais estão em falta no país, no dia 14 de dezembro de 2021, encontramos mais de 3.700 vagas abertas no LinkedIn, sendo a maioria delas concentradas em Lisboa e Porto.

Exigências da área

Dentre as exigências da área, os conhecimentos na legislação trabalhista portuguesa, conhecimento em outros idiomas (inglês, francês e espanhol são os mais requisitados), formação superior em Economia, Gestão, Psicologia ou Contabilidade.

Quanto ganham os profissionais em falta em Portugal?

Já deu para entender que os profissionais em falta em Portugal precisam ter qualificação, certo? Por conta disso, os valores dos salários dos variam entre 1.200€ a 3.000€, a depender do cargo ocupado, tempo de experiência e qualificação do profissional.

Como encontrar vagas de emprego em Portugal?

Para encontrar vagas de emprego em Portugal você deve utilizar os sites de emprego. Veja alguns exemplos:

Vejo muitas pessoas ignorarem o LinkedIn, mas a rede social é uma excelente plataforma para encontrar vagas de emprego, se conectar com pessoas da área para troca de conhecimentos e networking. Quem diz não gostar da plataforma é porque ainda não conhece as suas funcionalidades e potencial.

Trabalho na área em que faltam profissionais em Portugal, o que fazer?

Se você trabalha na área em que faltam profissionais em Portugal, pode começar a preparar o seu currículo.

Na Europa existe um modelo chamado Europass que pode ser utilizado em toda a União Europeia. Contudo, já li algumas entrevistas de recrutadores dizendo que ele é um modelo muito “quadrado e ultrapassado”.

Então, tente fazer um currículo mais personalizado e atrativo, colocando em destaque as informações mais relevantes para a vaga a qual vai se candidatar. Evite informações desnecessárias e nunca fale mentira no currículo como, por exemplo, dizer que domina o inglês e, na verdade, está no nível básico. Em Portugal é comum inserir uma foto no currículo.

O segundo passo é iniciar as pesquisas através dos sites de emprego em Portugal e começar a se candidatar. Leia atentamente a descrição da vaga, o que a empresa oferece e, sobretudo, se você realmente encaixa no perfil da empresa e tem a qualificação profissional exigida na vaga.

Prepare-se também para as entrevistas, perguntas como qual a sua expectativa de salário, como você se vê daqui a tantos anos, as suas melhores qualidades e defeitos podem surgir. Nesse sentido, são bem parecidas com as entrevistas do Brasil.

Se tudo der certo e você for selecionado por uma empresa e conseguir assinar o contrato de trabalho em Portugal, vai precisar organizar a mudança. Isso inclui o passo a passo da burocracia: solicitação de passaporte (se ainda não tem), visto de residência, abertura de conta bancária em Portugal, encerramento de conta no Brasil, aluguel de casa, etc.

Para te ajudar com todos esses passos, recomendo o Programa Morar em Portugal, que envolve uma série de 22 videoaulas com o Erick, fundador do Euro Dicas, e um e-book completo com mais de 300 páginas desenvolvido por uma equipe especialista no assunto.