Portugal deve encerrar 2023 com crescimento de 2,5%, índice mais do que duas vezes superior ao previsto para a zona do euro (0,9%).

A previsão é da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que acaba de anunciar dados revisados em função dos indicadores mais positivos do que o esperado, principalmente os relacionados com as exportações portuguesas.

Previsão foi revista e é mais otimista

Em novembro de 2022, a OCDE havia indicado que o crescimento da economia portuguesa ficaria em torno de 1%. Com a revisão das análises, Portugal passa a ter também perspectivas de desempenho melhores do que a média dos países que pertencem à própria organização (1,4%).

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico é uma entidade internacional, composta por 38 Estados-membros, que visa coordenar políticas econômicas e sociais, apoiar o crescimento econômico sustentado, aumentar o emprego e a qualidade de vida dos cidadãos e manter a estabilidade financeira.

FMI também confirma a estimativa

A projeção mais otimista da OCDE é compartilhada também pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), que prevê uma taxa de crescimento de 2,6% no PIB português em 2023. A informação foi publicada na Declaração Final da Equipe de Portugal em maio de 2023.

Primeiro trimestre em alta

Os primeiros três meses de 2023 confirmam os bons resultados em Portugal. Enquanto nos países membros da OCDE o crescimento médio do PIB ficou em 0,4% no período, a economia portuguesa apresentou alta de 1,6% no trimestre.

Países como a Alemanha, por exemplo, que teve queda de 0,5% no último trimestre de 2022, ficou estagnada nos três meses iniciais deste ano. A economia da França, por outro lado, saltou de um trimestre sem crescimento para uma variação positiva de 0,2% entre janeiro e março deste ano.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Entre os países da OCDE, a liderança portuguesa no crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2023 foi seguida por Colômbia (1,4%), México (1,3%) e Finlândia (1,1%).

Previsões para os Estados-membros da OCDE

No gráfico abaixo, é possível ver quais as projeções de crescimento atualizadas da OCDE para os países-membros da organização.

As estimativas são referentes a 2023 (coluna laranja) e 2024 (coluna azul).

Gráfico das projeções da OCDE
Projeções para o crescimento dos países-membros em 2023 e 2024. Fonte: Economic Outlook OCDE.

Previsão menos otimista para Portugal em 2024

No caso específico de Portugal, a projeção para 2024 é menor do que a esperada para 2023 (2,5% x 1,5%). Segundo análise da OCDE, o bom resultado de 2023 tem como componente a utilização dos fundos europeus para impulsionar o investimento público no país.

Porém, o relatório da organização aponta que a elevada incerteza e a subida das taxas de juro continuarão a pesar sobre o investimento empresarial e habitacional, o que influencia a projeção para 2024, uma vez que a inflação elevada continua a reduzir o poder de compra e o aumento das taxas de juros eleva os custos do serviço da dívida do país.

Porém, vale lembrar que há poucos meses a mesma OCDE havia feito uma projeção bem mais conservadora para Portugal. Mas, com os indicadores em alta, acabou sendo revisada para cima.

Inflação em queda e ganhos reais nos salários

As previsões positivas se repetem em relação à inflação, que segundo a OCDE deverá ficar em torno de 5,7% ao final de 2023 (na projeção feita em novembro, a taxa era de 6,6%).

Na análise feita pelo FMI, a inflação média em Portugal, que em 2022 foi de cerca de 8%, já ficou em 6,8% em abril deste ano e deverá recuar para 5,6% ao final de 2023, projeção bastante em linha com a apresentada pela OCDE.

Crescimento global pouco expressivo

De acordo com as últimas projeções da OCDE, o PIB global deve crescer cerca de 2,7% em 2023, taxa que só não foi pior do que a registrada durante a pandemia, em 2020. Para 2024, há uma perspectiva de leve melhora, com o ano fechando com crescimento de 2,9%.

Se for feito um recorte apenas com os países da OCDE, o indicador é menos positivo: 1,4% de crescimento ao final deste ano e mais 1,4% em 2024.

Os cinco primeiros países que devem apresentar crescimento acima da média em 2023 e 2024, segundo o relatório da OCDE, são:

2023 2024
Irlanda 4,4% 3,7%
Islândia 4,4% 2,6%
Turquia 3,6% 3,7%
Israel 2,9% 3,3%
Costa Rica 2,8% 3%

E o Brasil?

O Brasil não faz parte da OCDE, mas a organização estima que  o país irá crescer 1,7% em 2023 e 1,2% em 2024. Por outro lado, o Ministério da Fazenda brasileiro tem expectativas mais otimistas e estima que o crescimento do país ao final do ano será de 1,9%.