Aposentar em Portugal

Isenção de impostos para estrangeiros aposentados em Portugal acabou

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

O regime de isenção de impostos para estrangeiros aposentados em Portugal já não existe mais. Os beneficiários que recebem pensões do exterior e que conseguiram a isenção de Imposto de Renda da Pessoa Singular (IRS) permanecem isentos. Entenda abaixo.

Partido Socialista pediu fim da isenção de impostos para estrangeiros aposentados

Desde 2009, todos os aposentados estrangeiros originais de países que têm acordos para evitar a bitributação, como é o caso de Portugal e Brasil, tinham isenção de impostos para morar no país lusitano. Os aposentados brasileiros em Portugal eram isentos do pagamento de imposto de renda (IRS) ao abrigo do regime de residentes não habituais.
Entretanto, a partir da aprovação do Orçamento de Estado em 2020, essa isenção deixou de existir. O objetivo do Ministério das Finanças é diminuir novos pedidos dentro do regime de residentes não habituais.

De acordo com o jornal Expresso, os aposentados estrangeiros que forem aderir ao regime de residentes não habituais deverão perder a dupla isenção de IRS e pagar uma taxa de 10%, com um mínimo de imposto de 7.500 euros por ano.
Ou seja, o fim da isenção só é válido para quem aderiu ao Estatuto de Residente Não Habitual depois da aprovação do Orçamento de Estado em 2020, aqueles que já se beneficiam da medida ainda permanecem isentos. O prazo para aderir ainda com a isenção terminou em 31 de março.

O regime de isenção possuía críticas internas e externas

De acordo com o jornal Negócios, a alteração preparada pelo Ministério das Finanças, vai ao encontro das reivindicações do Bloco de Esquerda, que é crítico a este regime.
A proposta apresentada pelos deputados do PS durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE-2020). E, segundo o Expresso, alcança uma espécie de quadratura do círculo:

Serenar o crescendo de críticas internas e externas que se têm ouvido a estes benefícios fiscais e, ao mesmo tempo, não afugentar estrangeiros endinheirados de um regime que tem rendido muitos milhões ao imobiliário e à consultoria fiscal.

Sobre o regime de residentes não habituais

Lançado em 2009, o regime fiscal de residentes não habituais é o nome fiscal atribuído a todos que, ao estabelecerem residência em Portugal, não tenham residido anteriormente no país nos últimos cinco anos. Ele está direcionado àqueles que têm residência fiscal em Portugal.
Em síntese, esse regime consiste em dois grandes benefícios fiscais:

  • Não sofrer a bitributação em Portugal de suas rendas, especificadas na lei portuguesa, já tributadas no país de origem, por 10 anos;
  • Ter uma faixa única de IRS de 20%, quanto aos rendimentos do trabalho recebidos em Portugal, pelo período de 10 anos.

O regime tem tido entre os seus beneficiários uma maioria de pensionistas. Em março de 2019, eram 29.901 os residentes não habituais registados. Pouco mais de dois mil indivíduos (7%) representavam uma atividade de valor acrescentado para o país. Nestes casos, os beneficiários que ganham rendimentos em Portugal pagam uma taxa fixa de 20% no imposto sobre o rendimento ao longo de um período de 10 anos.
Entretanto, segundo um relatório feito em 2019, em três anos (2015 a 2017), o IRS efetivamente pago pelos imigrantes e portugueses emigrados atraídos para Portugal com uma taxa a 20% foi um pouco além dos 180 milhões de euros.
Saiba tudo sobre os benefícios fiscais para aposentados em Portugal.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Pró e contra do regime

Por um lado, o regime serve para atrair para Portugal vários aposentados com bons rendimentos. Em contrapartida, tem também provocado muitas críticas. Suécia e Finlândia reviram inclusivamente acordos fiscais com Portugal, de maneira a não perderem a receita fiscal dos seus pensionistas por causa do esquema português. Além disso, o Bloco de Esquerda é um dos partidos mais críticos do regime em Portugal.
O novo modelo irá de acordo com as regras aplicadas – dentro do mesmo regime – para os não residentes com atividades de elevado valor acrescentado, conhecidos como “cérebros”, que se instalem no país e que durante um período de 10 anos têm como garantida uma taxa de somente 20% sobre os rendimentos de trabalho dependente ou rendimentos empresariais e profissionais.
Veja também informações de como viver em Portugal depois de aposentar.
Fontes: Jornal Expresso, Negócios, Dinheiro Vivo e Idealista.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Recent Posts

Primeiro-ministro da Espanha não renuncia após acusações contra esposa – veja o desenrolar da decisão de Pedro Sánchez

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, decidiu permanecer no cargo após especulação sobre uma possível…

% dias atrás

Economia da França em 2024: cenário atual e previsões

Inflação e tensões geopolíticas afetaram a economia mundial nos últimos anos. Como está a economia…

% dias atrás

Economia de Portugal: cenário e perspectivas para 2024

A economia de Portugal enfrenta atualmente um cenário econômico complexo de crescimento moderado e desafios…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de maio de 2024

Em maio, pode se preparar para uma festa de ritmos brasileiros invadindo a Europa! O…

% dias atrás

Economia da Espanha: conheça o panorama de 2024

O primeiro relatório trimestral macroeconômico espanhol de 2024 aponta para a estabilização e a desinflação…

% dias atrás

Economia da Europa em 2024: confira o cenário atual

Países do continente europeu costumam ser destaque quando o assunto é desenvolvimento, mas como está…

% dias atrás