Inglaterra

Maratona de Londres: a emoção de estar em um evento histórico

“A pessoa que começa uma maratona não é a mesma pessoa que termina a corrida”. A frase não tem um autor conhecido, mas me marcou profundamente ao percorrer o Km 33 da Maratona de Londres! Eu não poderia concordar mais!

Eu comecei meu treinamento seis meses antes e, em um domingo chuvoso no dia 23 de abril de 2023, participei de uma das maiores maratonas do mundo, a Maratona de Londres. Estou aqui para contar como foi essa experiência para vocês!

Como foi o preparo para essa maratona?

O preparo para uma maratona nunca é fácil. Foram seis meses de dedicação exclusiva, com treinos quatro vezes na semana, sendo um treino longo no final de semana. E como meu objetivo era ser mais rápida do que na maratona de Lisboa, eu realmente precisava me dedicar e sair da zona de conforto.

Eu tenho uma assessoria de corrida, que fica em Curitiba, e meu técnico passou a planilha de treinos pelo aplicativo. E, ao menos uma vez por semana, a gente batia um papo sobre como estavam os treinos, o que precisava ser alterado ou outro feedback importante.

Eu acho que o pior desse ciclo de treinos para a maratona foi enfrentar o inverno inglês. Entre dezembro e abril, os dias são curtos e muito frios. Para sair para correr no frio, e muitas vezes no escuro, foi preciso muita disciplina e força de vontade. E quando não era o frio, ainda precisei enfrentar vento, chuva e gelo, muito gelo.

Em muitos dias, eu escolhi correr na esteira da academia porque o clima estava péssimo. Eu não gosto, claro, mas correr 24km em uma esteira requer muita força mental, o que ajuda bastante no final das contas.

Ao final de todo o ciclo, foram quase 1 mil km rodados, dois joelhos machucados, uma injeção e muito gelo, mas muita vontade de fazer essa corrida por mim!

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Alimentação

Além dos treinos, a gente precisa cuidar bastante do que come. Não digo que a gente segue uma alimentação extra especial, mas com certeza é importante seguir uma dieta um pouco mais específica. E claro, atenção especial no final de semana. Sem bebida alcoólica durante o treinamento e eu aproveitava os treinos longos para testar a alimentação antes e durante a corrida.

Assim, eu conseguia observar o que dava certo e o que precisava ser ajustado. Afinal, ninguém quer ter uma dor de barriga no meio da maratona, não é mesmo? Ou mesmo sentir câimbra por estar desidratado. Então, a gente precisa saber exatamente o que podemos comer e em que momento. Tudo isso, a gente testa durante os treinos.

Conciliar trabalho, filho e casa

E além dos treinos, eu também precisava manter a rotina de cuidar da casa e do meu filho e trabalhar. É bastante coisa para equilibrar, mas eu acho que tudo vale a pena!

Maratona de Londres: por que participar?

Por que participar da Maratona de Londres? Simplesmente porque é uma das maiores maratonas do mundo!

Acredito que cada um tenha a sua motivação pessoal. Você pode correr por uma causa especial, como arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade, por exemplo. Ou você pode correr para provar a si mesmo que você pode! Independentemente do motivo, é sempre especial!

Correr por uma causa

Para conseguir uma vaga na maratona de Londres, como eu não consegui entrar pelo sorteio, resolvi aproveitar a chance e correr por uma instituição de caridade. Assim, além de ter a incrível oportunidade de correr a maratona, eu ainda poderia ajudar a arrecadar dinheiro para uma causa que também significa muito para mim: Brest Cancer Now.

Eu criei uma página e com a ajuda de muitos amigos e minha família, consegui arrecadar um bom dinheiro!

Chegou o dia da maratona de Londres: e agora?

Com mais de 48 mil corredores, a Maratona de Londres foi realizada no dia 23 de abril de 2023. Os corredores foram aplaudidos por milhares de pessoas que se aglomeraram nas ruas para oferecer água, comida ou simplesmente gritos de incentivo.

A ansiedade bate, com certeza. Eu dormi muito pouco, acordando o tempo todo pensando em mil e uma coisas. Aí é hora de acordar, tomar um bom banho e um café da manhã do jeito que foi treinado nos últimos meses.

Saí do hotel onde estava hospedada e me desloquei até o local onde seria a minha saída, no parque de Greenwich. O sistema de metrô foi especialmente organizado para receber quase 50 mil corredores, além de familiares, amigos e centenas de pessoas que estavam lá para assistir à maratona.

Andrea com a medalha comemorando o final da Maratona de Londres. Foto de arquivo pessoal.

Na área destinada aos corredores, a gente via pessoas de diversos países, idades, sexo e condição física. A atmosfera era especial! Apesar das diferenças, todos com o mesmo objetivo, finalizar os 42km!

A minha saída estava marcada para 10h39, mas a gente precisava chegar com antecedência para deixar nossa sacola com as roupas para o final da corrida e nos organizarmos. Nesse tempo de espera, dava para comer mais alguma coisa, se aquecer e aguardar o momento da largada.

Mais de 48 mil corredores participaram da corrida que saiu de Greenwich Park até The Mall, passando por marcos de Londres como Tower Bridge e Trafalgar Square. A gente cruzou a linha de chegada em frente ao Buckingham Palace. Foi lindo, emocionante!

Valeu a pena participar da Maratona de Londres?

Sim, apesar das dores, antes, durante e depois, e do cansaço, posso afirmar que valeu muito a pena participar da Maratona de Londres.

O evento em si já é algo para ser lembrado para o resto da minha vida! Nunca havia visto tanta gente gritando e aplaudindo os corredores, mesmo debaixo de muita chuva. Eu já posso dizer, com muito orgulho, que corri uma das maiores e mais importantes maratonas do mundo!

Sem contar o sentimento de orgulho por ter me dedicado e, em meio a inúmeros percalços no meio do caminho, finalizado a prova feliz! Eu consegui! E volto ao início do texto “A pessoa que começa uma maratona não é a mesma pessoa que termina a corrida”.

Treinar para uma maratona não é fácil. São meses de dedicação, tentando equilibrar os treinos com trabalho, casa e filho. Você abdica de bastante coisa em prol de um objetivo, mas posso dizer que é uma experiência transformadora. A gente se sente mais forte e o sentimento de vitória se espalha para todas as áreas de nossa vida. É algo que ninguém fez pela gente! É uma conquista nossa!

Então, se você gosta de correr, não hesite em procurar uma assessoria de corrida e te vejo na linha de chegada!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Melhor seguro viagem para idosos: confira o top 7

Para viajar na terceira idade, você vai precisar de um seguro viagem para idosos. Veja…

% dias atrás

Morar no Porto, Portugal: guia para morar na cidade Invicta

Morar no Porto: custo de vida, aluguel de imóvel, trabalho, bairros, população, características e curiosidades…

% dias atrás

O que precisa para viajar para Europa: documentos e custos

Confira o que precisa para viajar para a Europa: todos os documentos necessários, quantia de…

% dias atrás

Banco N26 Brasil: saiba se o banco digital europeu opera no país

O N26 é um banco alemão digital criado para reduzir o processo burocrático de abrir…

% dias atrás

Fim do Golden Visa na Espanha para investimento imobiliário: entenda a medida

Depois de 10 anos de capital estrangeiro entrando no país através do Golden Visa, esta…

% dias atrás

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás