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PEDIR MEU CARTÃO →Os madrilenhos se vangloriam de ter um transporte público de altíssima qualidade. E é verdade! O metrô de Madrid é super bem conectado e facilita viagens por todos os cantos da cidade.
Convidamos todos os novatos na capital espanhola a subir conosco neste trem, que vai passar por todos os detalhes sobre como funciona o metrô em Madrid. Boa leitura!
Índice do artigo
Já sabe para onde ir assim que for morar na Espanha, mais especificamente em Madrid? Com o destino em mente, busque no Google Maps a parada mais próxima. Os bilhetes são vendidos em todas as estações por meio de caixas automáticos. Neles, você pode escolher todas as opções de pagamento para comprar o seu cartão ou tarjeta multi, como chamamos por aqui.
Diferente da maioria das cidades, no metrô de Madrid, você vai precisar comprar um cartão a parte para carregar os bilhetes, já que estes não são vendidos avulsos. Este cartão custa 2,50€ e pode ser utilizado infinitamente, sempre que você o recarregue.
No centro da cidade, a maioria dos trens passa de quatro em quatro minutos durante o dia. Isso faz com que a espera não seja tão longa. Já nos lugares mais afastados, o tempo aumenta para seis minutos durante o dia. Além disso, para não se equivocar com o sentido, todas as estações são bem sinalizadas.
Ao montar no vagão, não há segredos. É só ficar atento para escutar quando o trem chega à sua estação ou olhar o nome da parada pelas janelas. Se precisar fazer baldeação, não se preocupe! Todas as estações com mais de uma linha têm placas por todos os lados.
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Cotar Agora →Talvez você tenha que caminhar um pouquinho, subir ou descer umas boas escadas (na maioria das vezes, rolantes), mas é só seguir as indicações que chegará à próxima plataforma.
Como já comentamos, todas as estações têm caixas automáticos, o que significa que você vai ter que comprar os bilhetes sozinho. Para quem precisa de ajuda, sempre há um guichê próximo, onde um funcionário do metrô de Madrid poderá guiá-lo.
Contudo, muitas vezes os guichês se encontram vazios, principalmente em estações pequenas – ainda que estejam no centro da cidade. Neste caso, você terá que fazer a compra sozinho.
As instruções são bem claras:
Nas estações reformadas recentemente os caixas oferecem a opção de realizar a compra em português. Porém, isto não se aplica a maioria dos casos.
O metrô de Madrid é composto por uma vasta rede de 12 linhas, cada uma identificada por uma cor única. Estas linhas estão divididas em quatro zonas.
A divisão de zonas pode não ser muito clara até mesmo para os madrilenhos. Isso porque cobre grande parte da Comunidad de Madrid. Elas são:
Como muitas outras cidades, as linhas do metrô de Madrid têm cores e números. Geralmente, as pessoas utilizam os números para se localizar, mas preciso admitir que me custou uns dois anos para associar as cores com a numeração. Por isso, vamos explorar algumas das linhas mais importantes e suas características distintas:
Se você está pelo centro, também pode acabar usando as linhas 3 (amarela) e 5 (verde). A primeira cobre o bairro de boêmio de Lavapiés e o centrão turístico na estação de Callao. Já a segunda passa por La Latina e Chueca, dois bairros madrilenhos super animados.
O meu conselho para quem acaba de chegar é ter o mapa guardado e favoritado nas fotos do seu celular – já vi até gente que o colocou como plano de fundo. Isso porque são 302 estações e pode ser um pouco confuso. Veja a imagem:
Entre centenas de estações, separamos aquelas que deve conhecer com atencedência, se você vier morar em Madrid:
É bem simples, seguro e rápido! Como já comentamos, trata-se de recarregar o seu cartão (mensal ou para bilhetes avulsos), passar pelas catracas, esperar o seu trem e montar.
O mais difícil é saber que tipo de ticket você deve comprar, a fim de não desperdiçar dinheiro – logo entraremos em detalhes.
Para ver como o transporte funciona na prática, aperte o play no vídeo do canal do YouTube Um Casal de Amigos Meu!
Normalmente, o serviço do metrô de Madrid vai das 06h30 à 01h30.
Os horários são a maior queixa dos moradores da cidade quanto ao transporte público, principalmente dos jovens. Isso porque a vida noturna na capital espanhola é agitadíssima – pense que o horário familiar do jantar é às 22h!
Mas aqui mora um segredo! Na verdade, o primeiro trem deve sair às 06h05, e o último às 01h33. Isso significa que, se você está voltando à casa de madrugada, dependendo do local e da hora, pode ter a sorte de pegar o último trem na sua estação, ainda que seja pouco depois da 1h30.
Toda a validação dos bilhetes de transporte público é feita de forma magnética. Basta encostar o cartão no sensor e a catraca se desbloqueia.
Como já comentamos, todos os bilhetes são comprados no caixa automático e nem sempre há funcionários do metrô para ajudar ou fiscalizar – o que abre brecha para muitos espertinhos.
Ainda assim, não há muita fiscalização no metrô de Madrid.
Contudo, por experiência própria, eu diria que a prefeitura deve ter reforçado este ponto em 2023. Então, não se surpreenda se você se deparar com funcionários do metrô logo depois da catraca, um pouco escondidos.
A fiscalização é rápida: você deve apenas dar o seu cartão, e eles verificam se está válido.
Até o dia 31 de dezembro de 2023, o governo espanhol, junto com a presidência da Comunidade de Madrid oferecerão descontos nos preços do metrô. Para quem recarrega o cartão com 10 viagens, o desconto é de 50%. Já quem compra a mensalidade (que chamamos de Abono Transporte) recebe 60% de desconto.
Entretanto, até o fim da promoção, não se sabe se o preço vai voltar ao que era antes, se haverá uma ampliação nas datas ou se o preço será modificado por completo.
Veja as tabelas com os dados site oficial do metrô de Madrid.
Zonas | Preço | Explicação |
Metrô Zona A + ML1 | 1,50€ – 2€ | 1,50€ o ticket para uma viagem de até 5 estações. Em seguida, adiciona-se 0,10€ por estação até chegar nos 2€ |
Rede TFM | 2€ | A rede Transportes Ferroviários de Madrid (TFM), cobre es estações da linha 9 – de Puerta de Arganda a Arganda del Rey (Zonas B1, B2 e B3) |
Metrô Norte | 1,50€ | Estações da linha 10 – de La Granja a Hospital Infanta Sofía (Zona B1) |
Metrô Leste | Estações da linha 7 – de Barrio del Puerto a Hospital del Hernares (Zona B1) | |
Metrô Sul | Estações da linha 10, 11 e 12 – seções mais afastadas como Joaquín Vilumbrales (12), Puerta del Sur (10) e La Fortuna (11) |
Zonas | Preço | Explicação |
METROBÚS (10 viagens) | 6,10€ | Estações da Rede de Matrô Zona A e ML1 + viagem de ônibus |
Rede TFM | A rede Transportes Ferroviários de Madrid (TFM), cobre es estações da linha 9 – de Puerta de Arganda a Arganda del Rey (Zonas B1, B2 e B3) | |
Metrô Norte | 5,60€ | Estações da linha 10 – de La Granja a Hospital Infanta Sofía (Zona B1) |
Metrô Leste | Estações da linha 7 – de Barrio del Puerto a Hospital del Hernares (Zona B1) | |
Metrô Sul | Estações da linha 10, 11 e 12 – seções mais afastadas como Joaquín Vilumbrales (12), Puerta del Sur (10) e La Fortuna (11) |
Para quem precisa fazer baldeação entre metrô e ônibus ou metrô e TFM.
Zonas | Preço | Explicação |
Combinado Simples | 3€ | Estações da Rede de Metrô e Metrô Ligeiro (ML1, ML2 e ML3) |
Combinado Simples 10 viagens | 9,10€ | Estações da Rede de Metrô e Metrô Ligeiro (ML1, ML2 e ML3) |
Zonas | Preço | Explicação |
Simples + Suplemento Aeroporto | 4,50€ – 5€ | Para quem vai pegar o metrô na Zona A ou ML1 até o aeroporto, com saídas nos diferentes terminais (T1, T2, T3 e T4). O preço varia pois adicionam-se 3€ sobre o preço do bilhete simples. |
Combinado Simples + Suplemento Aeroporto | 6€ | Para quem vai pegar o metrô em qualquer zona até o aeroporto, com saídas nos diferentes terminais (T1, T2, T3 e T4). |
Suplemento Aeroporto | 3€ | Para quem não compra o suplemento aeroporto antes de entrar no metrô, é preciso pagar 3€ para sair da estação e chegar ao aeroporto. |
Zonas x Tipos | A | B1 | B2 | B3 | C1 | C2 | E1 | E2 |
Normal | 21,80€ | 25,40€ | 28,80€ | 32,80€ | 32,80€ | 32,80€ | 44,20€ | 52,70€ |
62,70Jovem | 8€ | |||||||
3ª idade (a partir dos 65 anos) | Gratuito | |||||||
Cartão Azul * | 4,30 € | – | ||||||
Cartão infantil (até 7 anos) | Gratuito |
*O cartão azul é aplicável para pessoas com deficiências, pensionistas entre 60 e 65 anos, entre outras excessões. Este tipo de cartão não é fácil de obter e exige bastante burocracia.
Os turistas também têm o seu bilhete especial. Neste caso, o valor é cobrado por dia e é dividido em duas zonas: A e T. A primeira refere-se a zona normal, como nos outros tipos de bilhete, enquanto a segunda refere-se às zonas A, B1, B2 e B3. Crianças até 11 anos têm desconto de 50%.
Para quem vai ficar apenas na Zona A, estes são os preços.
Números de dias | Preços |
1 dia | 8,40€ |
2 dias | 14,20€ |
3 dias | 18,40€ |
4 dias | 22,60€ |
5 dias | 26,80€ |
7 dias | 35,40€ |
Já na Zona T, estes são os valores:
Números de dias | Preços |
1 dia | 17€ |
2 dias | 28,40€ |
3 dias | 35,40€ |
4 dias | 43€ |
5 dias | 50,80€ |
7 dias | 70,80€ |
O aplicativo Metro de Madrid está disponível para download na Apple Store, Google Play e na App Gallery. Nele você pode consultar trajetos, ver o mapa com todas as estações de Madrid, escolher as suas estações favoritas, ver os horários dos próximos trens nas estações mais próximas e até consultar um guia cultural.
Entretanto, com a praticidade do Google Maps, este aplicativo acaba sendo esquecido pela maioria dos habitantes de Madrid. Ele pode ser útil para turistas ou para quem acaba de chegar.
A minha recomendação é utilizar o Google Maps para tudo, já que ele oferece as diferentes opções de rota, incluindo conexões com ônibus e trens, ou até mesmo outros serviços de mobilidade como Uber e Cabify para carros, e Lime e Bird para patinetes.
Além disso, na minha experiência, estes aplicativos costumam a falhar muito e demoram em carregar. Por isso, o Google Maps acaba sendo mais prático.
Sim.
O metrô de Madrid é integrado com diversos outros meios de transporte, proporcionando uma ampla rede de conexões para facilitar o deslocamento dos passageiros. Para isso servem os bilhetes combinados e as tarifas mensais.
Para utilizá-los você deve passá-los pela leitura magnética nas catracas do metrô, TFM e Cercanías ou nos leitores instalados dentro dos ônibus. O único ponto é que você deve ficar bem atento na hora de comprar o bilhete correspondente à zona que vai viajar.
Veja algumas opções de integração a seguir:
Muitas estações de metrô em Madrid possuem paradas de ônibus da Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT) nas proximidades. Alguns exemplos de estações com conexão de ônibus são: Puerta del Sol, Atocha, Moncloa e Plaza de España.
O metrô ligeiro está implementado dentro da Comunidade de Madrid na região central e nos municípios de Pozuelo de Alarcón, Boadilla del Monte e Parla. Para o viajante, é quase imperceptível. A maior diferença é que o trem é mais novo e silencioso.
A estação de metrô de Moncloa é a que mais oferece conexões com os ônibus urbanos da Comunidade de Madrid. Por ser muito grande, para quem vai fazer a baldeação entre metrô e ônibus, recomendamos chegar com alguns minutos de antecedência. Existem muitas plataformas, e o local está lotado na maioria dos dias.
As principais estações de metrô onde há conexões com os ônibus interurbanos são Nuevos Ministerios, que possui um terminal de ônibus interurbanos adjacente Plaza de Castilla, Príncipe Pío e Atocha. Com eles, você pode ir a qualquer canto da Comunidade.
Muitas estações de metrô em Madrid oferecem acesso direto ou conexões com as estações do sistema ferroviário Cercanías, que levam a zonas e municípios que ao redor de Madrid Central. Alguns exemplos de estações de metrô que são pontos de transferência para os trens Cercanías são: Nuevos Ministerios, Chamartín, Atocha e Sol.
A estação de metrô de Estación Sur de Autobuses é um importante terminal de ônibus de longa distância em Madrid. Essa estação está conectada à parada de metrô e Cercanías Méndez Álvaro.
A estação de Atocha é a principal estação de trem de Madrid e também é conectada ao metrô, fazendo parte da linha 1 (azul clara) e da maioria das linhas de Cercanías. Os passageiros podem fazer a transferência direta entre o metrô e os trens de média e longa distância na estação de Atocha.
O metrô de Madrid é muito fácil de utilizar, acessível e seguro. Um ponto negativo que vale a pena mencionar é que as estações principais estão sempre lotadas, principalmente em horários de pico.
Porém, estamos falando de uma cidade grande e cosmopolita. Por isso, não podemos deixar de destacar que há furtos no metrô de Madrid, principalmente de celular. Para evitar, basta ter atenção:
Para completar, antes de viajar, confira se a estação do seu destino não está em obras. Este conselho serve mais para quem viaja a lugares mais afastados do centro, onde caminhar entre uma parada e outra fica difícil.
Ainda mais, se você for utilizar alguma conexão, utilize o Google Maps para saber a que hora exata o seu trem ou ônibus vai passar. Ainda que a espera do metrô seja rápida, o tempo dos outros transportes públicos tende a ser mais espaçado.
A seguir, separamos as perguntas mais frequentes sobre o tema. Confira os respectivos esclarecimentos:
Sim, o metrô de Madrid possui medidas de acessibilidade para atender às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida.
Muitas estações estão equipadas com elevadores, rampas e outros recursos para facilitar o acesso de cadeiras de rodas, carrinhos de bebê e pessoas com dificuldades de locomoção.
Além disso, os trens possuem áreas reservadas para passageiros com necessidades especiais. Mesmo assim, recomendo verificar a acessibilidade de cada estação específica antes de planejar sua viagem.
O caminho até o aeroporto de metrô pode exigir alguma conexão ou troca de linha, o que acaba sendo um pouco desconfortável se você viaja com malas grandes. O seguinte trajeto é o mais comum.
Antes de sair, recomendo ver o melhor caminho no Google Maps. É provável que seja mais prático pegar o ônibus 24h que passa por todos os terminais e vai até a estação de Atocha.
O metrô de Madrid é considerado um meio de transporte seguro. O sistema de segurança é constantemente monitorado e medidas de proteção estão implementadas para garantir a segurança dos passageiros. Por isso, ao passar pelas estações principais, você certamente se deparará com funcionários da polícia.
Ainda assim, é impossível garantir a ausência de riscos. Sobretudo, porque no dia 11 de março de 2004, ocorreu um trágico atentado terrorista na estação de Atocha. Vários trens foram alvo de explosões coordenadas, resultando em um alto número de vítimas e feridos. Esse acontecimento abalou a cidade e deixou uma marca profunda na história de Madrid.
E lembre-se: se houver qualquer informação específica sobre possíveis riscos ou alertas de segurança, as autoridades locais e o metrô de Madrid fornecerão as orientações necessárias.
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