Alemanha

Páscoa na Alemanha: conheça as tradições do país

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Apesar de cerca de um terço da população se declarar sem religião, é impossível ignorar as raízes cristãs do país. Assim como o Natal, a Páscoa na Alemanha é um dos feriados mais aguardados. O país possui mais de 45 milhões de pessoas que se identificam como cristãos e comemoram a data anualmente com suas famílias.

Os símbolos e tradições são semelhantes aos que estamos familiarizados a ver no Brasil, mas é claro que há costumes bastante curiosos que você só vê por aqui. Confira a seguir!

Como se comemora a Páscoa na Alemanha?

Segundo pesquisas do Statista, a maioria das pessoas comemora a Páscoa na Alemanha com suas famílias. Mesmo sendo um dos feriados nacionais mais longos e também período de férias nas escolas, muitos evitam viajar nesse período, pois acreditam que, mais importante do que o significado religioso, é reunir a família.

Da queima de fogueiras à caça aos ovinhos, muitas tradições são seguidas até hoje no país. As comemorações iniciam normalmente na quinta-feira Santa, data que, segundo as crenças, foi realizada a última ceia de Jesus com seus apóstolos.

Qual a origem da Páscoa?

A Páscoa é considerada a festa mais importante do Cristianismo, pois, conforme a Bíblia, foi o período em que Jesus foi crucificado e depois ressuscitou. A data é calculada a partir do calendário lunar, comemorada na primeira lua cheia após o equinócio vernal.

Como os festivais pagãos eram frequentemente celebrados nesse período (para festejar o início da primavera), os simbolismos acabaram sendo compartilhados, uma vez que ambos celebram o começo de uma nova vida. Foi então que símbolos como ovo e a lebre, que representam a fertilidade, ganharam significado.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Zufrieden jauchzet groß und klein: Hier bin ich Mensch, hier darf ich’s sein!

Esta citação vem do poema “Osterspaziergang” (Caminhada de Páscoa, em tradução livre) de Johann Wolfgang von Goethe e descreve muito bem o sentimento dos alemães após o término dos dias frios de inverno, com a chegada da primavera perto das comemorações de Páscoa:

Satisfeito, grande e pequeno se alegram: aqui sou um ser humano, aqui estou permitido ser!

A sexta-feira Santa (Karfreitag), que é o dia em que Jesus foi crucificado, é feriado na Alemanha. É comum que os cristãos mais fervorosos façam jejum durante o dia ou deixem de comer carne, algo que também é praticado em algumas famílias no Brasil. Além disso, em 12 dos 16 estados alemães, eventos com música alta são proibidos nesse dia e os sinos de algumas igrejas não tocam entre a sexta e o domingo.

Porém, na segunda-feira após o domingo de Páscoa (Ostermontag) também é feriado. Segundo a Bíblia, neste dia, dois discípulos encontraram Jesus, que havia ressuscitado no dia anterior, mas a princípio não o reconheceram.

A partir disso, algumas pessoas fazem uma espécie de peregrinação – especialmente no sul da Alemanha, onde a maioria é cristã – ou uma Caminhada de Páscoa, como descreve o poema de Goethe.

Tradições da Páscoa na Alemanha

As tradições de Páscoa na Alemanha são bastante curiosas e despertam o interesse de crianças e adultos. Veja quais são as principais no país:

Fogueiras de Páscoa – Osterfeuer

As fogueiras de Páscoa são um antigo costume da Alemanha e seu significado remonta a tradições pagãs, quando celebravam a chegada da primavera. Atualmente, cada região tem uma tradição diferente: algumas acendem o fogo no sábado, outras na noite de domingo ou até mesmo na manhã da segunda-feira.

Apesar da essência ter se perdido, o costume se mantém e esse momento reúne amigos e familiares para dançar e celebrar ao redor do fogo.

As fogueiras de Páscoa são normalmente acesas e controladas por bombeiros, que acompanham a festividade com a população.

Árvore de Páscoa – Osterbaum

Não é só no Natal que os alemães enfeitam as árvores, a Páscoa também recebe uma decoração especial. Pequenos arbustos em quintais ou dentro de casa ganham cor com ovinhos decorados e coloridos, normalmente feitos de madeira, plástico ou de casca de ovo de verdade. Essa tradição centenária dos alemães une dois símbolos da vida: a árvore e o ovo.

Saiba mais sobre as tradições da Páscoa na França.

Fontes de Páscoa – Osterbrunnen

Uma tradição que começou no século XX na Suíça Francônia, na Baviera e se espalhou pelo sul e centro da Alemanha. Antigamente, acreditava-se que as Águas da Páscoa traziam saúde e purificação, além de vida e fertilidade.

Como homenagem a esse símbolo, tornou-se costume decorar as fontes com guirlandas, fitas coloridas e ovos de Páscoa pintados à mão.

A fonte de Bieberbach, no sul, já foi parar no livro dos Records duas vezes pela quantidade de enfeites usados para a Páscoa.

Se você estiver disposto a explorar algumas cidades pequenas da Alemanha para ver de perto as mais famosas fontes de Páscoa, vá até o vilarejo Bieberbach. A fonte da cidade conquistou duas vezes o título de Maior Fonte de Páscoa do Mundo no Guinness Book of World Records. Foram usados mais de 12 mil ovos pintados à mão em cada ano.

Outra cidade é Sulzbach-Rosenberg, que conseguiu tirar o recorde da anterior, quando enfeitaram sua fonte com mais de 16 mil ovos.

Mercadinhos de Páscoa

Os alemães adoram mercadinhos e não é à toa que essa é uma tradição bem forte no país em diferentes datas comemorativas. Talvez os de Natal sejam os mais famosos, mas também é possível encontrá-los durante a Páscoa.

Além de comercializarem as comidas típicas, você encontra enfeites e ovos decorados para todos os gostos. Eles costumam montar a estrutura nos centros da cidade durante a quaresma e funcionam, em geral, aos finais de semana até a Páscoa.

Caça aos ovos

Se algum dia você já brincou de caça aos ovos, agradeça aos alemães! Existem diferentes teorias por trás dessa tradição, mas a mais comum é a de que o coelhinho da Páscoa (Osterhase) foi mencionado pela primeira vez em um ensaio do médico e botânico alemão Georg Franck von Franckenau.

Por volta de 1680 ele escreveu que em algumas partes da Alemanha o tal coelho escondia ovos coloridos para as crianças comportadas. Já na Suíça, animais como cegonha, raposa e galo eram os responsáveis por entregar os ovos.

A tradição de caça aos ovos começou na Alemanha e se espalhou para o mundo inteiro.

O fato é que essa história se popularizou, sendo levada para os EUA por imigrantes alemães. A partir do século XIX, portanto, a lebre passou a ser um símbolo dessa data, especialmente pela associação com a fertilidade e por se encaixar com as antigas tradições das festas de primavera, sendo adotada também pelos cristãos.

O coelhinho ganhou um papel de protagonista na Páscoa e todos os anos, na Alemanha e em diversas partes do mundo, as crianças acordam nas manhãs de domingo para buscar seus ovos de chocolate escondidos. Em uma pesquisa do Statista, cerca de 24% dos entrevistados responderam que tradicionalmente escondem ovos de Páscoa.

Presentes nas tradições de Páscoa na Alemanha

Para a felicidade dos chocólatras, os doces estão presentes na cestinha de Páscoa de crianças e adultos. Cerca de um mês antes da data já é possível encontrar nos supermercados da Alemanha diferentes tipos de chocolates em formatos de ovinhos e coelhos.

Mesmo o chocolate não representando a fertilidade ou a primavera, eles ganharam bastante espaço nessa época do ano. Mais de 200 milhões de coelhinhos de chocolate são produzidos na Alemanha anualmente, sendo que parte deles exportados para outros países.

Os coelhos de chocolate são um dos doces que os alemães mais compram para presentear parentes e amigos. Foto: Ana Lisboa

O mais comum de encontrar é o famoso coelhinho da Lindt, em diferentes tamanhos. Os ovos, como conhecemos no Brasil, não são tão comuns por aqui. Esses normalmente aparecem apenas em versões pequenas ou o clássico Kinder, que para a data ganha uma versão um pouco maior (mas nada comparado aos nossos ovos de 1kg).

Além disso, os pais também presenteiam os filhos com jogos, livros ou bichinhos de pelúcia. Os amigos e outros familiares também são beneficiados com algumas guloseimas. No entanto, o que os alemães de fato valorizam é o tempo com a família, independentemente de presentes.

O que se come na Páscoa na Alemanha?

O cordeiro foi adotado pelos cristãos como referência à crucificação de Cristo e na Alemanha é comum que ele seja o prato principal – e até mesmo a sobremesa! Mas, calma, na sobremesa o costume é preparar um bolinho simples, coberto de açúcar ou glacê, também no formato de cordeiro.

Porém, antes do domingo de Páscoa chegar, outras tradições na hora das refeições são seguidas, como, por exemplo, comer algo verde na quinta-feira santa (Gründonnerstag).

Muitas pessoas optam por incluir no cardápio o famoso molho verde de Frankfurt, ou ao menos um pouquinho de espinafre. Já na sexta-feira santa, assim como os brasileiros, o peixe é o prato principal. Confira as comidas típicas dessa época:

Hefezopf

O Hefezopf nada mais é do que um pão bem fofinho trançado e levemente docinho (como um brioche), que se encontra facilmente nas padarias nessa época do ano. Porém, muitas pessoas têm o costume de assar o seu próprio em casa para comer no café na manhã de Páscoa.

A receita leva leite, açúcar, manteiga, ovos, óleo, farinha e fermento. É possível incrementar com alguns outros ingredientes, como passas ou lascas de amêndoas.

Lammbraten – Cordeiro Assado

Como foi dito anteriormente, o cordeiro é um animal com um simbolismo muito forte para os cristãos e por esse motivo, os alemães adotaram essa receita como prato principal no domingo de Páscoa. Normalmente ele é assado com batatas (óbvio) e alguns legumes, e também pode ser acompanhado com o tal do molho verde de Frankfurt, feito com sete ervas.

Grüne Sauce

O prato típico da quinta-feira santa tem sua denominação desde 2016 protegida pela União Europeia como indicação geográfica. Ou seja, para chamar o molho de “grüne sauce”, é preciso que as sete ervas que compõem a receita original, sejam produzidas em Frankfurt ou imediações.

E tem mais, foi definido inclusive que nenhuma das ervas pode compor mais de 30% da receita.

O molho verde de Frankfurt, ou Grüne Sauce, é um prato típico dessa época, que acompanha as refeições da semana santa.

E quais são elas? Salsinha, cebolinha, azedinha, borragem, chervil (do gênero anthriscus), agrião de jardim e pimpinelle (Sanguisorba officinalis). Porém, você pode fazer a sua versão e substituir alguns ingredientes. A receita também leva iogurte, creme azedo e mostarda.

Doces típicos da Páscoa na Alemanha

A Páscoa na Alemanha é cheia de sabores interessantes, mas um dos mais famosos é o marzipã. A origem da receita tem diferentes teorias. Alguns afirmam que nasceu na Grécia, outros na Espanha e até em Portugal. No entanto, a versão mais conhecida é que o doce foi criado na Alemanha.

Segundo os registros, foi devido a uma crise agrícola em uma cidade pequena da Alemanha que os padeiros locais, no século XV, criaram uma receita simples para que as pessoas pudessem se alimentar. O pão com amêndoas e açúcar, produtos que haviam na cidade, ganhou fama e atualmente é um dos mais consumidos nessa época de Páscoa no país.

Normalmente feito em formato de bolinhas e coberto de chocolate, a marca que virou referência nesses docinhos é a Mozart, com opções para todos os gostos, com bombons que misturam licores, pistache e outros ingredientes finos.

O bolinho em formato de cordeiro é outra tradição, o doce é preparado para a sobremesa do almoço do domingo de Páscoa.

Os doces alcoólicos (com licores) e os ovinhos de waffle também são bastante consumidos nessa época do ano. Os alemães não costumam preparar grandes receitas doces, além do bolinho de cordeiro, e o mais comum é que sejam comprados para presentear a família e os amigos.

Por esse motivo, nessa época do ano as empresas ampliam a oferta de produtos, trazendo versões limitadas para a Páscoa. O Mozartkugel, por exemplo, pode ser encontrado o ano inteiro, mas qualquer doce em formato de coelhinho ou ovinhos, é exclusivo dessa data.

Conheça também os costumes da Páscoa na Itália.

Ovo de Páscoa na Alemanha é comum?

Aquele caminho irresistível que encontramos em diferentes redes de supermercados no Brasil, com ovos de Páscoa de todos os tipos pendurados em uma estrutura no meio das lojas, não existe por aqui.

Aliás, os ovos de Páscoa como conhecemos são bastante incomuns. Isso não quer dizer que não possam ser encontrados, mas as marcas optam por criar as versões em formato de coelho, que são os mais procurados.

No entanto, mini kits com ovinhos ou coelhinhos ocos, latas com bombons e barras de chocolate para todos os paladares não faltam. Os alemães são um pouco mais contidos no quesito tamanho e o mais “ousado” que encontrei foi um coelho de 1kg da Lindt.

Quanto custa o ovo de Páscoa na Alemanha?

Considero os valores bastante acessíveis pela qualidade dos chocolates. Esse super coelho da Lindt, por exemplo, custava menos de 50€. Porém, existem opções mais acessíveis e em tamanhos menores por menos de 15€ da mesma marca.

Com até 25€ você consegue fazer uma cesta bastante recheada com produtos variados e de ótima qualidade. Só lembrando que o ideal é não fazer a conversão direta e se perguntar “consigo comprar um ovo de 1kg de qualidade por R$50 no Brasil?”.

Como é comemorar a Páscoa na Alemanha sendo brasileiro?

Minha primeira Páscoa na Alemanha foi durante a pandemia, em 2020. Por ser uma data bastante familiar, confesso que não foi fácil passar longe da família, principalmente considerando o contexto da época.

Porém, existe uma comunidade bastante forte de brasileiros na Alemanha e se você quiser se sentir mais em casa, sempre há alguém disposto a preparar algum evento na cidade ou algo que aproxime mais as pessoas, especialmente nessas datas comemorativas.

Mas, uma coisa é certa, decoração e chocolate não faltam para dar aquela animada. Além disso, por ser primavera, o clima das cidades costuma ser outro e – se o tempo colaborar – sempre vale fazer um passeio e curtir o ar livre.

Por fim, separei um vídeo do canal Visita Aí, da Ba Nassar, uma brasileira que atualmente mora em Berlim e fez um conteúdo provando alguns doces de Páscoa da Alemanha e mostrando um pouco a diferença entre os países:

Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre como é comemorada a Páscoa da Alemanha. E se quiser saber mais como é viver na Europa, não deixe de conhecer o e-Book O sonho de viver na Europa, com relato de brasileiros que vivem no continente.

Frohe Ostern! (Feliz Páscoa!)

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Ana Carolina Lisboa

Graduada em jornalismo e cursando MBA em Marketing, possui experiência produzindo conteúdos para sites, blogs e redes sociais. É apaixonada por explorar novos lugares e se encontrou na Alemanha, onde vive com o marido e o gato Leopoldo.

Recent Posts

Berlin School of Business and Innovation: como estudar na escola

Muitas pessoas que desejam impulsionar a carreira pensam em fazer uma formação na Europa. Se…

% dias atrás

Número de utente Portugal: guia rápido para obter o seu

O número de utente Portugal é crucial no sistema de saúde do país, assegurando acesso…

% dias atrás

Economia da Alemanha: instabilidades e projeções para 2024

Com pouco mais de 84 milhões de habitantes e um PIB que ultrapassa quatro trilhões…

% dias atrás

Economia na Irlanda: confira as projeções para 2024

A economia da Irlanda tem crescido muito nas últimas décadas. Mesmo enfrentando situações adversas como…

% dias atrás

Presidente de Portugal pede desculpas pelos crimes do período colonial: repercussão da fala de Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que o país foi responsável por uma série…

% dias atrás

Economia da Itália: conheça o cenário econômico em 2024

A economia da Itália tem diversos desafios ao longo de 2024, entre eles: o crescimento…

% dias atrás