Câmbio de moedas

Trocar dólar por euro vale a pena? Respondemos a dúvida

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

O artigo de hoje tem como proposta dar uma dica de utilidade pública sobre como fazer um câmbio inteligente quando você tem uma moeda estrangeira e quer trocar por outra. E uma das dúvidas mais comuns é: vale a pena trocar dólar por euro no Brasil?

Será que basta ir na casa de câmbio e trocar uma pela outra? Ou será que existem alternativas para economizar dinheiro? Confira a resposta para essas e outras dúvidas no artigo de hoje.

Vale a pena trocar dólar por euro?

Não, não vale a pena trocar dólar por euro.

Isso porque no momento em que você quer trocar uma moeda de fora do país por outra, você precisa fazer dois câmbios, quais sejam, de dólar para real e depois com os reais comprar euros. Então, você está perdendo duas vezes. Explico melhor a seguir.

Em primeiro lugar, é preciso reforçar que não vale a pena especular quando se tem uma moeda em mãos. Então, caso você tenha dólares e está esperando um momento favorável após alguns dias de alta para vender e depois esperar o euro cair para comprar. E por que isso não vale a pena?

Porque, além de câmbio em papel moeda não ser recomendado para investimento, essa especulação muda muito pouco e é muito difícil conseguir a alta de uma moeda e a baixa de outra em um curto período de tempo – por exemplo, durante um mês, que é quando a maioria das pessoas começa organizar o câmbio para poder viajar.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Além disso, quando você compra papel moeda, é preciso levar em consideração o custo embutido das instituições envolvidas. Você teria que ter uma valorização de pelo menos 10% entre uma moeda e outra para não perder dinheiro na margem de lucro da instituição, se considerarmos o spread de compra e de venda da mesma.

Por fim, fator importante é que as moedas acabam tendo um comportamento semelhante aqui no Brasil, pois existe a paridade com o real. Então quando o real perde força, ele faz subir as duas moedas, e a oscilação é pequena em relação a nossa moeda.

É melhor trocar dólar por euro ou primeiro por real?

O mais indicado na hora de trocar dólar por euro é pegar os dólares guardados e trocar diretamente na Europa, por euros – e preferencialmente em uma casa de câmbio na região central; fuja do câmbio do aeroporto!

Trocar dólar por euro no Brasil ou na Europa?

Como mencionei no tópico anterior, o mais indicado para você que quer trocar dólar por euro é fazer a compra do câmbio direto na Europa. Dessa forma, você estará fazendo somente um câmbio, de dólar para euro, simples assim.

Entenda mais sobre os motivos no vídeo a seguir do meu canal Câmbio Inteligente:

Dicas para trocar dólar por euro na Europa

Agora que você já sabe a melhor forma de trocar dólar por euro, vamos às principais dicas para que você faça a troca do câmbio sem perder dinheiro!

Fuja das casas de câmbio de aeroportos

Trocar dinheiro no aeroporto é sempre uma roubada, já que as taxas de aeroportos são sempre mais caras.

Casas de câmbio que operam em terminais de aeroporto precisam colocar margem porque os custos da localização são muito altos, então você vai acabar perdendo dinheiro.

Por isso, antes de viajar, pesquise se existe uma casa de câmbio próxima ao seu hotel ou na região, na região central ou turística, que o mais indicado é trocar nesses locais.

Guarde os dólares para uma futura viagem para os EUA

Uma outra dica é: se puder, guarde os dólares para uma futura viagem aos Estados Unidos e não utilize-os para essa ida a Europa. Principalmente se foi analisado que a moeda passou por uma sequência de meses de queda e, junto a um assessor de câmbio, foi verificado que é um momento interessante de compra par fazer preço médio.

Então, guarde os dólares e compre os euros a partir dos reais aqui no Brasil, fazendo apenas um câmbio.

Verifique o tipo de dólar guardado

A última dica é, também, um alerta. Caso você tenha dólares guardados, revise se os seus não são do modelo chamado “da cara pequena”, emitido até 1993. Se esse for seu caso, é pior ainda fazer esse tipo de troca de dólar por euro, seja no Brasil ou na Europa. Isso porque há chances de essas notas não serem aceitas na troca local.

Nesse caso, é imprescindível que você guarde essas notas e troque somente nos Estados Unidos, pois lá essas notas são aceitas sem maiores problemas.

Descubra também qual é o melhor dia da semana para comprar euro nesse artigo.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Gustavo Candiota

Gustavo Candiota é formado em Administração de Empresas pela PUCRS (2005) e possui curso de extensão no New York Institute of Finance. Trabalha há mais de 10 anos no mercado financeiro. Fundou em 2016 a Câmbio Inteligente, assessoria especializada em câmbio de moedas estrangeiras e criação de conteúdo relacionado. Viajante experiente, conduz grandes grupos a eventos no exterior há 25 anos e está sempre em busca de informações relevantes para quem está por embarcar, morar fora do país ou dar suporte a estudantes de intercâmbio e expatriados.

Recent Posts

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás